Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Destinado a fotos e vídeos de paintball em geral.
Responder
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por nemezes »

Bem,

Todo mundo sabe o que nao deve ser feito com relacao a sistemas de HPA...e eu pesssoalmente recomendo um double check sempre em cilindros de fibra..igual ao da foto abaixo... bem...aqui vai um reforco para a recomendacao:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Resultado:
Imagem



Agora... acho que a galera vai se concientizar...senao... vai parecer que vc e' este cara aqui no game:

Imagem

Abs! E jogue com seguranca!!
marbaeta
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 146
Registrado em: 27 Mar 2008, 17:29

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por marbaeta »

Como vc sabe que o óleo que provocou isso?
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por Gagliani »

Pois o òleo é o unico combustivel que poderia ter feito isso !!

Óleo + o2 + pressão = BUM

Fica o alerta ...boa nemezes :legal:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por nemezes »

marbaeta escreveu:Como vc sabe que o óleo que provocou isso?
O alessandro ja' respondeu... :grin:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por RogerDiver »

Existe um histórico bem maior desse tipo de incidente no mergulho.

Inclusive esse final de semana no CTTR estavamos falando sobre começar a usar ar comprimido no lugar do Co2.

O uso de lubrificante a base de hidrocarboneto em sistema de alta pressão onde existe alguma fração de oxigenio na mistura de gases, exige procedimentos especiais.

Todo mecanismo que vai entrar em contato com o gas em expansão ou compressão deve ser lubrificado usando materiais compativeis com a fração de oxigênio e a pressão de trabalho. No caso dos equipamentos de mergulho eles normalmente saem de fabrica compativeis com frações de oxigenio de até 40% (coincidentemente falamos de Nitrox tambem no final de semana), ainda comentei com o Gagliani que a gente chega a usar oxigenio puro em algumas etapas do mergulho, para se ter uma ideia todo equipamento para frações de oxigenio acima de 40% tem que ser preparado utilizando-se luvas estereis, tipo essas para cirurgia, porque a própria oleosidade da pele pode causar combustão, todos os o'rings são trocados por similares que são feitos de material compativeis com oxigenio, o mais comum é um material da Dupont chamado Viton, e a graxa para lubrificação se chama Christo Lube.

Acho que uma boa conclusão para esse incidente seria:

- Se vc possui um sistema de ar comprimido que apresenta mal funcionamento, procure uma assistencia técnica ou o fabricante (pode ser dificil por aqui), nesse caso procure uma loja/operadora de mergulho que esta acostumado com esse tipo de equipamento.

- Em hipotese alguma utilize um lubrificante que vc não tenha certeza que é compativel com ar comprimido.

- Só pra enfatizar, não significa que vc não pode mais usar oleo nas partes móveis do seu marcador, significa que não pode usar óleo onde existe pressurização do gas, ou seja o interior de todo pneumatico.

[]'s
Roger
Editado pela última vez por RogerDiver em 12 Jan 2009, 14:06, em um total de 1 vez.
Vela - RANGERs
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 160
Registrado em: 31 Ago 2007, 12:42
Localização: Rio de Janeiro

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por Vela - RANGERs »

RogerDiver escreveu:Existe um histórico bem maior desse tipo de incidente no mergulho.

Inclusive esse final de semana no CTTR estavamos falando sobre começar a usar ar comprimido no lugar do Co2.

O uso de lubrificante a base de hidrocarboneto em sistema de alta pressão onde existe alguma fração de oxigenio na mistura de gases, exige procedimentos especiais.

Todo mecanismo que vai entrar em contato com o gas em expansão ou compressão deve ser lubrificado usando materiais compativeis com a fração de oxigênio e a pressão de trabalho. No caso dos equipamentos de mergulho eles normalmente saem de fabrica compativeis com frações de oxigenio de até 40% (coincidentemente falamos de Nitrox tambem no final de semana), ainda comentei com o Gagliani que a gente chega a usar oxigenio puro em algumas etapas do mergulho, para se ter uma ideia todo equipamento para frações de oxigenio acima de 40% tem que ser preparado utilizando-se luvas estereis, tipo essas para cirurgia, porque a própria oleosidade da pele pode causar combustão, todos os o'rings são trocados por similares que são feitos de material compativeis com oxigenio, o mais comum é um material da Dupont chamado Viton, e a graxa para lubrificação se chama Christo Lube.

Acho que uma boa conclusão para esse incidente seria:

- Se vc possui um sistema de ar comprimido que apresenta mal funcionamento, procure uma assistencia técnica ou o fabricante (pode ser dificil por aqui), nesse caso procure uma loja/operadora de mergulho que esta acostumado com esse tipo de equipamento.

- Em hipotese alguma utilize um lubrificante que vc não tenha certeza que é compativel com ar comprimido.

- Só pra enfatizar, não significa que vc não pode mais usar oleo nas partes móveis do seu marcador, significa que não pode usar óleo onde existe pressurização do gas, ou seja o interior de todo pneumatico.

[]'s
Roger

Só para informação da galera e sem querer fazer propaganda. Existe a scubalab que faz manutenção e resteste em cilindros de paintball (HPA). Procurem o César que é super gente boa, ele joga no Bulldogs (time de speedball de sampa) e saca bem de paintball.
O Site deles é http://www.scubalab.com.br
Tormod
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 446
Registrado em: 08 Abr 2008, 19:51

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por Tormod »

Por que não usar somente graxa com base de silicone, o pessoal parece que gosta de desafiar o conhecimento geral e fica tentando "quebrar" as regras... Como se o custo fosse muito maior... Dá nisso.
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill

Mensagem por RogerDiver »

Só para informação da galera e sem querer fazer propaganda. Existe a scubalab que faz manutenção e resteste em cilindros de paintball (HPA). Procurem o César que é super gente boa, ele joga no Bulldogs (time de speedball de sampa) e saca bem de paintball.
O Site deles é http://www.scubalab.com.br
Ola Vela,

Eu não conheço o César pessoalmente, mas ele é bem respeitado na especialidade de equipamento no meio do mergullho, e teve um aluno meu que fez curso de equipamentos com ele, e falou muito bem, ele inclusive mostrou uma Shocker para ele.

Tormod escreveu:Por que não usar somente graxa com base de silicone, o pessoal parece que gosta de desafiar o conhecimento geral e fica tentando "quebrar" as regras... Como se o custo fosse muito maior... Dá nisso.
Ola Tormod,

O que eu observei nos campos não é o pessoal preocupado com custo, é que o óleo virou um "serum" milagroso, tipo:

"Para não estragar o o'ring do cilindro, pinga uma gota de oleo antes de rosquear..."
"O slide-check do remote ta vazando, pinga uma goa de óleo..."

Tem duas questões aqui, se os o'rings forem de uretano o oléo não deve atacar esse o'ring, agora se ele for de nitrilo, que é o material normalmente utilizado nos o'rings pretos, a tendencia é o material dissolver, alias é por isso que resolve momentaneamente o problema, amolecendo o o'ring aos poucos e entupindo o vazamento.

Uma coisa que vale lembrar tambem que os sistema de alta pressão foram concebidos para trabalharem com nitrogenio, que é um gas relativamente estavel em termos de explosão, o senso comum do uso do oleo como corretivo de alguns problemas, não seria um perigo, no entanto, o nitrogenio precisa ser industrializado, e o ar comprimido de compressores para cilindro de mergulho parecem ser mais acessiveis, e embutiram um risco que o pessoal do paintball numca precisou se preocupar em mitigar.

No mergulho tambem utilizamos lubrificantes a base de silicone para sistemas que vão trabalhar com misturas gasosas que tem oxigenio com frações inferiores a 40%.

A Dow Corning tem um bom lubrificante desse tipo o Dow 33 (Molikote 33), que é a base do SL33K.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
vminuzzi
private
private
Mensagens: 78
Registrado em: 24 Nov 2010, 13:34
Localização: Campinas-SP

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por vminuzzi »

Fala pessoal :yessir: Vi alguns post sobre o risco de oléo no niple do cilindro, agora uma dúvida que está me deixando :loko: . Recentemente comprei um Cilindro AC da Pure Energy 3000 psi e quando tirei o protetor do niple percebi que a valvula está umidecida com algum tipo de lubrificante, é assim mesmo ou tenho que limpar? fiquei com medo de usar e nem carreguei ele, perguntei ao vendedor mas o mesmo não soube informar. Alguem pode ajudar?

Obrigado :legal:
Avatar do usuário
Thiagon
sergeant
sergeant
Mensagens: 387
Registrado em: 10 Set 2010, 13:58

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por Thiagon »

Caraca... isso deve dar um susto animal
Avatar do usuário
jits
major
major
Mensagens: 1618
Registrado em: 14 Jul 2010, 13:16
Localização: São Paulo

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por jits »

vminuzzi escreveu:Fala pessoal :yessir: Vi alguns post sobre o risco de oléo no niple do cilindro, agora uma dúvida que está me deixando :loko: . Recentemente comprei um Cilindro AC da Pure Energy 3000 psi e quando tirei o protetor do niple percebi que a valvula está umidecida com algum tipo de lubrificante, é assim mesmo ou tenho que limpar? fiquei com medo de usar e nem carreguei ele, perguntei ao vendedor mas o mesmo não soube informar. Alguem pode ajudar?

Obrigado :legal:
Opa!!!
O meu tambem veio assim... todo lambusado,rs
Eu estava com a msm duvida, perguntei um amigo e ele sugeriu que na duvida era melhor retirar o possivel lubrificante.
Buxinha umidecida com um pouco de agua e detergente, ficou zero...


Abrçs...
Avatar do usuário
Diogo Murakami
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 605
Registrado em: 20 Dez 2010, 11:54
Localização: Vila Matilde Zona Lost

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por Diogo Murakami »

Desculpe a pergunta mas depois de ver as fotos fiquei preocuádo.

Isso tbm serve para os cilindros de CO2????

Ou posso continuar passando oleo no engate do cilindro e o marcador????


TKS
Avatar do usuário
breniark
corporal
corporal
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Set 2009, 11:44
Localização: Sao Paulo

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por breniark »

no Co2 por simso no HPA q nao !!!!

se passa oleo de qualquer tipo vai fica com a mao igual na foto e ainda coloca e risco os seus amigo q estiver perto ! :cmd:
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por Ices_br »

Calma galera!!!
Co2 pode usar os oleo normais!!!

No HPA existem oleos espesifico que não sao imflamaveis!!!
Avatar do usuário
morphina
private
private
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Ago 2010, 17:14
Localização: Saúde - São Paulo

Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F

Mensagem por morphina »

Ok..

Alguem Pode Nos Dizer
Quais óleos para o-ring e Cilindro de CO2
e Por dentro do Marcador??

Agradeço!
Responder

Voltar para “Fotos e Vídeos.”