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Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
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- brigadier general
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- Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
- Federado: FPERJ0008 FPESP0234
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Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Bem,
Todo mundo sabe o que nao deve ser feito com relacao a sistemas de HPA...e eu pesssoalmente recomendo um double check sempre em cilindros de fibra..igual ao da foto abaixo... bem...aqui vai um reforco para a recomendacao:
Resultado:
Agora... acho que a galera vai se concientizar...senao... vai parecer que vc e' este cara aqui no game:
Abs! E jogue com seguranca!!
Todo mundo sabe o que nao deve ser feito com relacao a sistemas de HPA...e eu pesssoalmente recomendo um double check sempre em cilindros de fibra..igual ao da foto abaixo... bem...aqui vai um reforco para a recomendacao:
Resultado:
Agora... acho que a galera vai se concientizar...senao... vai parecer que vc e' este cara aqui no game:
Abs! E jogue com seguranca!!
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Como vc sabe que o óleo que provocou isso?
- Gagliani
- lt general
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- Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
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Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Pois o òleo é o unico combustivel que poderia ter feito isso !!
Óleo + o2 + pressão = BUM
Fica o alerta ...boa nemezes
Óleo + o2 + pressão = BUM
Fica o alerta ...boa nemezes
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- brigadier general
- Mensagens: 2483
- Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
- Federado: FPERJ0008 FPESP0234
- Localização: Nômade - Carioca
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
O alessandro ja' respondeu...marbaeta escreveu:Como vc sabe que o óleo que provocou isso?
- RogerDiver
- major
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- Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
- Federado: 0505
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Existe um histórico bem maior desse tipo de incidente no mergulho.
Inclusive esse final de semana no CTTR estavamos falando sobre começar a usar ar comprimido no lugar do Co2.
O uso de lubrificante a base de hidrocarboneto em sistema de alta pressão onde existe alguma fração de oxigenio na mistura de gases, exige procedimentos especiais.
Todo mecanismo que vai entrar em contato com o gas em expansão ou compressão deve ser lubrificado usando materiais compativeis com a fração de oxigênio e a pressão de trabalho. No caso dos equipamentos de mergulho eles normalmente saem de fabrica compativeis com frações de oxigenio de até 40% (coincidentemente falamos de Nitrox tambem no final de semana), ainda comentei com o Gagliani que a gente chega a usar oxigenio puro em algumas etapas do mergulho, para se ter uma ideia todo equipamento para frações de oxigenio acima de 40% tem que ser preparado utilizando-se luvas estereis, tipo essas para cirurgia, porque a própria oleosidade da pele pode causar combustão, todos os o'rings são trocados por similares que são feitos de material compativeis com oxigenio, o mais comum é um material da Dupont chamado Viton, e a graxa para lubrificação se chama Christo Lube.
Acho que uma boa conclusão para esse incidente seria:
- Se vc possui um sistema de ar comprimido que apresenta mal funcionamento, procure uma assistencia técnica ou o fabricante (pode ser dificil por aqui), nesse caso procure uma loja/operadora de mergulho que esta acostumado com esse tipo de equipamento.
- Em hipotese alguma utilize um lubrificante que vc não tenha certeza que é compativel com ar comprimido.
- Só pra enfatizar, não significa que vc não pode mais usar oleo nas partes móveis do seu marcador, significa que não pode usar óleo onde existe pressurização do gas, ou seja o interior de todo pneumatico.
[]'s
Roger
Inclusive esse final de semana no CTTR estavamos falando sobre começar a usar ar comprimido no lugar do Co2.
O uso de lubrificante a base de hidrocarboneto em sistema de alta pressão onde existe alguma fração de oxigenio na mistura de gases, exige procedimentos especiais.
Todo mecanismo que vai entrar em contato com o gas em expansão ou compressão deve ser lubrificado usando materiais compativeis com a fração de oxigênio e a pressão de trabalho. No caso dos equipamentos de mergulho eles normalmente saem de fabrica compativeis com frações de oxigenio de até 40% (coincidentemente falamos de Nitrox tambem no final de semana), ainda comentei com o Gagliani que a gente chega a usar oxigenio puro em algumas etapas do mergulho, para se ter uma ideia todo equipamento para frações de oxigenio acima de 40% tem que ser preparado utilizando-se luvas estereis, tipo essas para cirurgia, porque a própria oleosidade da pele pode causar combustão, todos os o'rings são trocados por similares que são feitos de material compativeis com oxigenio, o mais comum é um material da Dupont chamado Viton, e a graxa para lubrificação se chama Christo Lube.
Acho que uma boa conclusão para esse incidente seria:
- Se vc possui um sistema de ar comprimido que apresenta mal funcionamento, procure uma assistencia técnica ou o fabricante (pode ser dificil por aqui), nesse caso procure uma loja/operadora de mergulho que esta acostumado com esse tipo de equipamento.
- Em hipotese alguma utilize um lubrificante que vc não tenha certeza que é compativel com ar comprimido.
- Só pra enfatizar, não significa que vc não pode mais usar oleo nas partes móveis do seu marcador, significa que não pode usar óleo onde existe pressurização do gas, ou seja o interior de todo pneumatico.
[]'s
Roger
Editado pela última vez por RogerDiver em 12 Jan 2009, 14:06, em um total de 1 vez.
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- lance corporal
- Mensagens: 160
- Registrado em: 31 Ago 2007, 12:42
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
RogerDiver escreveu:Existe um histórico bem maior desse tipo de incidente no mergulho.
Inclusive esse final de semana no CTTR estavamos falando sobre começar a usar ar comprimido no lugar do Co2.
O uso de lubrificante a base de hidrocarboneto em sistema de alta pressão onde existe alguma fração de oxigenio na mistura de gases, exige procedimentos especiais.
Todo mecanismo que vai entrar em contato com o gas em expansão ou compressão deve ser lubrificado usando materiais compativeis com a fração de oxigênio e a pressão de trabalho. No caso dos equipamentos de mergulho eles normalmente saem de fabrica compativeis com frações de oxigenio de até 40% (coincidentemente falamos de Nitrox tambem no final de semana), ainda comentei com o Gagliani que a gente chega a usar oxigenio puro em algumas etapas do mergulho, para se ter uma ideia todo equipamento para frações de oxigenio acima de 40% tem que ser preparado utilizando-se luvas estereis, tipo essas para cirurgia, porque a própria oleosidade da pele pode causar combustão, todos os o'rings são trocados por similares que são feitos de material compativeis com oxigenio, o mais comum é um material da Dupont chamado Viton, e a graxa para lubrificação se chama Christo Lube.
Acho que uma boa conclusão para esse incidente seria:
- Se vc possui um sistema de ar comprimido que apresenta mal funcionamento, procure uma assistencia técnica ou o fabricante (pode ser dificil por aqui), nesse caso procure uma loja/operadora de mergulho que esta acostumado com esse tipo de equipamento.
- Em hipotese alguma utilize um lubrificante que vc não tenha certeza que é compativel com ar comprimido.
- Só pra enfatizar, não significa que vc não pode mais usar oleo nas partes móveis do seu marcador, significa que não pode usar óleo onde existe pressurização do gas, ou seja o interior de todo pneumatico.
[]'s
Roger
Só para informação da galera e sem querer fazer propaganda. Existe a scubalab que faz manutenção e resteste em cilindros de paintball (HPA). Procurem o César que é super gente boa, ele joga no Bulldogs (time de speedball de sampa) e saca bem de paintball.
O Site deles é http://www.scubalab.com.br
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Por que não usar somente graxa com base de silicone, o pessoal parece que gosta de desafiar o conhecimento geral e fica tentando "quebrar" as regras... Como se o custo fosse muito maior... Dá nisso.
- RogerDiver
- major
- Mensagens: 1535
- Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
- Federado: 0505
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no Fill
Ola Vela,Só para informação da galera e sem querer fazer propaganda. Existe a scubalab que faz manutenção e resteste em cilindros de paintball (HPA). Procurem o César que é super gente boa, ele joga no Bulldogs (time de speedball de sampa) e saca bem de paintball.
O Site deles é http://www.scubalab.com.br
Eu não conheço o César pessoalmente, mas ele é bem respeitado na especialidade de equipamento no meio do mergullho, e teve um aluno meu que fez curso de equipamentos com ele, e falou muito bem, ele inclusive mostrou uma Shocker para ele.
Ola Tormod,Tormod escreveu:Por que não usar somente graxa com base de silicone, o pessoal parece que gosta de desafiar o conhecimento geral e fica tentando "quebrar" as regras... Como se o custo fosse muito maior... Dá nisso.
O que eu observei nos campos não é o pessoal preocupado com custo, é que o óleo virou um "serum" milagroso, tipo:
"Para não estragar o o'ring do cilindro, pinga uma gota de oleo antes de rosquear..."
"O slide-check do remote ta vazando, pinga uma goa de óleo..."
Tem duas questões aqui, se os o'rings forem de uretano o oléo não deve atacar esse o'ring, agora se ele for de nitrilo, que é o material normalmente utilizado nos o'rings pretos, a tendencia é o material dissolver, alias é por isso que resolve momentaneamente o problema, amolecendo o o'ring aos poucos e entupindo o vazamento.
Uma coisa que vale lembrar tambem que os sistema de alta pressão foram concebidos para trabalharem com nitrogenio, que é um gas relativamente estavel em termos de explosão, o senso comum do uso do oleo como corretivo de alguns problemas, não seria um perigo, no entanto, o nitrogenio precisa ser industrializado, e o ar comprimido de compressores para cilindro de mergulho parecem ser mais acessiveis, e embutiram um risco que o pessoal do paintball numca precisou se preocupar em mitigar.
No mergulho tambem utilizamos lubrificantes a base de silicone para sistemas que vão trabalhar com misturas gasosas que tem oxigenio com frações inferiores a 40%.
A Dow Corning tem um bom lubrificante desse tipo o Dow 33 (Molikote 33), que é a base do SL33K.
[]'s
Roger
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Fala pessoal Vi alguns post sobre o risco de oléo no niple do cilindro, agora uma dúvida que está me deixando . Recentemente comprei um Cilindro AC da Pure Energy 3000 psi e quando tirei o protetor do niple percebi que a valvula está umidecida com algum tipo de lubrificante, é assim mesmo ou tenho que limpar? fiquei com medo de usar e nem carreguei ele, perguntei ao vendedor mas o mesmo não soube informar. Alguem pode ajudar?
Obrigado
Obrigado
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Caraca... isso deve dar um susto animal
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Opa!!!vminuzzi escreveu:Fala pessoal Vi alguns post sobre o risco de oléo no niple do cilindro, agora uma dúvida que está me deixando . Recentemente comprei um Cilindro AC da Pure Energy 3000 psi e quando tirei o protetor do niple percebi que a valvula está umidecida com algum tipo de lubrificante, é assim mesmo ou tenho que limpar? fiquei com medo de usar e nem carreguei ele, perguntei ao vendedor mas o mesmo não soube informar. Alguem pode ajudar?
Obrigado
O meu tambem veio assim... todo lambusado,rs
Eu estava com a msm duvida, perguntei um amigo e ele sugeriu que na duvida era melhor retirar o possivel lubrificante.
Buxinha umidecida com um pouco de agua e detergente, ficou zero...
Abrçs...
- Diogo Murakami
- master sergeant
- Mensagens: 605
- Registrado em: 20 Dez 2010, 11:54
- Localização: Vila Matilde Zona Lost
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Desculpe a pergunta mas depois de ver as fotos fiquei preocuádo.
Isso tbm serve para os cilindros de CO2????
Ou posso continuar passando oleo no engate do cilindro e o marcador????
TKS
Isso tbm serve para os cilindros de CO2????
Ou posso continuar passando oleo no engate do cilindro e o marcador????
TKS
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
no Co2 por simso no HPA q nao !!!!
se passa oleo de qualquer tipo vai fica com a mao igual na foto e ainda coloca e risco os seus amigo q estiver perto !
se passa oleo de qualquer tipo vai fica com a mao igual na foto e ainda coloca e risco os seus amigo q estiver perto !
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Calma galera!!!
Co2 pode usar os oleo normais!!!
No HPA existem oleos espesifico que não sao imflamaveis!!!
Co2 pode usar os oleo normais!!!
No HPA existem oleos espesifico que não sao imflamaveis!!!
Re: Transformando o marcador em bomba.. 3 gotas de oleo no F
Ok..
Alguem Pode Nos Dizer
Quais óleos para o-ring e Cilindro de CO2
e Por dentro do Marcador??
Agradeço!
Alguem Pode Nos Dizer
Quais óleos para o-ring e Cilindro de CO2
e Por dentro do Marcador??
Agradeço!