Olha, eu acho que numa situação dessas, vc deveria observar o jogador melhor, antes de fazer o contato, vendo pra onde ele estava olhando, se era para vc diretamente sem desviar a cabeça ou do tipo despreocupado.
Então como vc não tinha como saber se ele era inimigo, a sugestão é de se mostrar com o marcador apontado para ele. Caso fosse inimigo, certamente iria se abaixar, companheiro iria levantar o braço em sinal de engano.
Mas como vc fez o contato e ele retornou o sinal, fica difícil.
Quanto a outras soluções:
- A bandana eu não acho legal, pois prejudica a camuflagem.
- A fita na parte da frente do loader seria uma alternativa, porém nesse exemplo, o jogador (portador da dúvida) não iria ver.
- A camuflagem padrão, com fardas diferentes entre os times é muito legal, porém todos deveriam ter 2 tipos de fardas disponíveis. Ou então, dia(s) antes do início do evento, os organizadores já deveriam estabelecer os times e o tipo de camuflagem e postar no QG ou em algum tópico aqui no fórum. (Em eventos onde a formação de times ocorre minutos antes do início do jogo, todos deveriam levar as 2 fardas.)
- A máscara é outro problema, pois na maioria das vezes os jogadores só possuem uma.
Minha opinião.
Abraço.