RogerDiver escreveu:Daniel,Lokoerapoko escreveu:Acredite mas é uma lição básica no EB, você carrega o que precisa sempre o essencial.Iqueuti-CABI escreveu: As vezes nos preocupamos em estar preparados com tudo quanto é tipo de equipamento e acessório mas deixamos o essencial em segundo plano, em fim, como tb fui vítima da exaustão tb já tomei nota de tudo.
Antes de começar o jogo já tinha comentado com o Dairus (também é oficial do EB) que era muito bonito ver o pessoal todo equipado e talz, mas tinha certeza que muita gente ia espanar pela falta de conhecimento em querer carregar a casa e não levar o básico, isto é aprendizado.
Eu estava " meio carregado", mas não levei nada desnecessário, meu equipamento estava pesando em torno de 15 Kg, muito menos do que carregava no EB. Vi muita gente desfilando com os marcadores com lanterna tática, mira laser, sem bandoleira e usando remote, colete abarrotado (não sei com que) e fardamento escuro. Mas poucos estavam preocupados com a hidratação (não sabem o que é ter sede) e com até onde o corpo aguentava. O sol não estava tão forte não (normalmnete é muito mais quente em Pira), mas a previsão era de chuva. Fica ai o prendizado para as próximas "missões" e preparação para os bizus funcionais.
[]'s
Ontem eu e o Teco (tambem instrutor de mergulho) estavamos discutindo sobre a exaustão que derrubou bastante gente, o fundamento mais importante que ensinamos no mergulho, é respirar.
Existe uma condição chamada Hypercapnia (tambem conhecida como Hypercarbia), esta condição envolve um grande risco qdo vc esta a algumas dezenas de metro e sente alguns efeitos muito semelhante a exaustão que acometeu a galera do jogo, com o agravante de que normalmente se desmaia.
Esta condição ocorre qdo não fazemos a troca gasosa ideal, e o teor de Co2 começa a aumentar demais, e ao contrário do senso comum o reflexo da respiração é disparado pelo aumento do Co2 na circulação e não pela diminuição da disponibilidade de O2, e quando tem alguem sofrendo de Hypercapnia, o sintoma principal é a respiração curta e acelerada, o que só potencializa o problema.
E o que nos levou a discutir isso tudo e cogitar Hypercapnia como um dos fatores que derrubou a galera, é que as mascaras que usamos favorecem o acumulo de Co2 próximo a boca e as narinas, a maioria dessas mascaras foram projetadas para jogos de Speed, que duram 5 minutos em média por Round, não 4 horas de jogo.
Nós vamos fazer uma experiencia, instalando coolers na mascara na região da boca/nariz, para ver se é menos extenuante usa-la por um periodo prolongado como esse.
[]'s
Roger
Honestamente, umas barrinhas de cereal e um pouco mais de água teriam feito uma grande diferença, primeiro pq 1,5 l de água que tinha no meu camel foi consumido nos primeiros 30 min de jogo e eu só fui descobrir que tinha água potável naquelas carretinhas horas depois ao ver um monte de moribundos como eu fazendo fila com os pods vazios e outra, desde as 13h00 +/- eu só estava com o café das 5h00 no final eu tava com o cérebro e reflexo manso e nem sabia direito o que eu estava falando, não adiantou fazer planejamento coletivo se eu mesmo não me planejei. O que o Roger falou da respiração com a mascara também pude vivenciar na prática, principalmente no início quando estava abrindo caminho naquele capim-bambu e respirando aquela fumaça do buracão. A dificuldade de respirar acelerou a minha exaustão disso tenho certeza.
É isso ae, minha mensagem é: quando for à guerra não esqueçam da lancheira...