Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exército

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Tenente Ferrer
Recruit
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mai 2013, 14:52

Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exército

Mensagem por Tenente Ferrer »

Olá pessoal. Eu sou o Tenente Ferrer e trabalho no 29º Batalhão de Infantaria Blindado em Santa Maria/RS.
Com a mesma dúvida do militar que postou antigamente e que o Marcelo Utsch respondeu brilhantemente acerca desse assunto eu venho aqui pra solicitar a ajuda de vocês que são peritos e especializados no assunto. LINK
Estou montando processo licitatório para aquisição de material necessário para execução de exercícios de combate a localidade, regiões edificadas e operações de busca e apreensão do Exército Brasileiro. Dessa forma eu preciso da descrição detalhada E GENÉRICA dos itens os quais vão estar no pregão.
O que eu preciso: Armamento robusto, simples e fácil de manutenir. Além disto preciso do material extra para reposição (quais peças tendem a estragar, etc). Dessa forma preciso que me indiquem um modelo genérico e fácil de encontrar no Brasil para que os fornecedores possam ofertar seus valores para mim.
Por exemplo: Modelo “Black Assault” com dois loaders, peça de reposição X, peça de reposição Y, sistema HPA obrigatoriamente (os bombeiros tem os compressores para nos auxiliarem).
Gostaria de saber também se há diferença e quais as capsulas de paintball são as mais indicadas.
Preciso montar kits completos, ou seja, com as proteções necessárias também. Se puderem especifica-las eu agradeço.
Por fim preciso de indicação de empresas que vendem o material aqui no Brasil para que eu possa solicitar os preços para que eu faça a média e a partir daí poder lançar o meu Pregão Eletrônico no sistema do Comprasnet. Eu preciso de no mínimo 03 pesquisas de preço para poder lançar o pregão.

Desde já agradeço!
2º Tenente Ferrer
Comandante do 3º Pelotão da 3ª Companhia do 29º BIB.

Obs1: Não posso especificar a MARCA do produto. Portanto eu preciso da especificação do modelo que vocês me indicarem. Mas com a indicação do modelo eu consigo as especificações no site do fabricante.
Obs2: Depois do processo licitatório montado posso disponibilizar o modelo pra download se alguém quiser.

:tropa:
Avatar do usuário
atoshiobr
private
private
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Dez 2011, 23:43
Federado: FPESP00187
Localização: São Paulo - Zona Sul

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por atoshiobr »

Salve Ferrer,

Tentamos fazer algo parecido no 28º BIB - 11ª BDA INF BLD de Campinas/SP. Excelente iniciativa!!! Não vou negar, era um sonho que tínhamos na época. Fico feliz só de saber que que alguém ainda busca pela mesma coisa. Na época fomos desmotivados pela tamanha burocracia, apesar do incentivo de grande parte dos nossos companheiros.
O que posso dizer sobre marcadores é que não há nada mais robusto e de fácil manutenção do que Tippman, Spyder e BT (Battle Tested).
O calibre .68 é muito prático, fácil de encontrar e muito mais barato do que os .43.
Acredito que pela facilidade de uso e independência de remote's e coisas assim, seria melhor optar pelas AIR-THROUGH (que tem o sistema de HPA embutida na coronha, dispensando assim o uso do cilindro preso no corpo ligado por remote ou ainda o desconforto do cilindro desbalanceando o marcador).
O sistema de MAG (magazine, carregador) é outro fator que aumenta a qualidade do equipamento, tornando mais real, pois a munição pode ser controlada mais facilmente, tornando o jogo mais real.
Particularmente sou apaixonado pela BT4 Ironhorse, marcador que utilizo, por ser muito customizável e extremamente confiável (note que o corpo é BT4, não muda muito de um modelo para outro) e pela Phenon X7 da Tippman, modelos que recomendo fortemente.
Qualquer coisa manda um e-mail e eu tento responder suas dúvidas junto ao pessoal que conheci neste esporte fantástico.

Abraços
Anselmo Toshio Matsukura
1ª Pc MTR MAG M971 - 2ª Cia Fzo Bld - Pel. Apoio - Turma '91
FPESP 00187
atoshiobr@gmail.com
Avatar do usuário
vinicius_michel
sergeant
sergeant
Mensagens: 376
Registrado em: 13 Mar 2011, 22:17
Localização: Beagá/MG

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por vinicius_michel »

Prezado Tenente,

Acho legal a iniciativa. Os rangers americanos (e outros esquadrões) há muito tempo já usam os marcadores de paintball para instrução de seus operadores.

Existe muita opção de mercador no mercado, com as mais variáveis possíveis. Na minha humilde opinião, considerando que o equipamento deverá ser durável, eu acredito que seriam melhores os marcadores MANUAIS (que funciona até debaixo de chuva), sem nenhuma firula de eletrônico ou RT. Aliás, acho que poderiam comprar até alguns desse tipo, para operarem em full auto e facilitar instrução de operador de metralhadora (SAM), por exemplo.

Acho, também, que o marcador poderia ter aparência militarizada, para tentar simular melhor um combate, pois assim teriam noção da coronha, alças de mira e afins quando do treino. Esquece remote e essas coisas...vão de cilindro na marcadora mesmo.

Também seria interessante a prática de Real Action (com munição reduzida e afins), para treino de reabastecimento, sei lá....

Logo, eu sugiro kits da seguinte maneira:

Marcador Tippman AlphaBlack ou BT Ômega - Como não pode colocar a marca, melhor descrever como: Marcador mecânico, disparo semi-automático, estilo/aparência militarizada (estilo M-16/M-4), calibre 0.68
Kit de reparos simples do marcador (os kits são específicos para cada marca)
Loader convencional de 200 rounds
Loader Tático de 50 rounds
Máscara específica para paintball dotada de LENTE DUPLA e TÉRMICA (THERMAL)
Lente de reposição para máscara de paintball
Meia ou plug de cano (Barrel Sox ou Barrel Plug);
Cilindro para marcador de paintball que utilize ar comprimido - Capacidade mínima de 48Pés Cúbicos;
04 Pods para guarda de bolinhas (capacidade de 100 bolinhas)

Eu iria por aí...... isso sem saber da especificidade do treinamento. De todo modo, um conselho que te dou é para fugir das alimentadas por magazine...... só dor de cabeça.

abs
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por variedades »

O que eu recomendo, de fato, é analisar antes o custo total de propriedade da solução a longo prazo (5...10 anos), a fim de saber qual seria o melhor sistema para adestramento, posto que hoje além do Paintball existem opções de Simunition, Airsoft e até soluções "mistas".

Particularmente hoje, embora eu ame o Paintball, para adestramento, devido aos custos a longo prazo acho meio fora de mão hoje licitar Paintball devido as bolinhas.
Avatar do usuário
vagnerbatata1
private
private
Mensagens: 55
Registrado em: 04 Set 2012, 16:43

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por vagnerbatata1 »

Opa, Tenente, fiz meu CR ( certificado de registro ) ai no 29º, moro aqui do lado de Santa Maria, na minha opinião acho que para um treinamento mais real, teriam que ser equipamentos que se assemelham aos reais, tanto em peso e aparência, sendo assim acho que os marcadores RAP4 RAm 0,43 são os melhores, até mesmo no funcionamento, mas os gastos com o mesmo o torna inviável, então acho que os t68 da RAP4 seriam os ideais.
Avatar do usuário
raulbp
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 193
Registrado em: 18 Jan 2012, 14:12
Federado: FPERJ nº 0779
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por raulbp »

Tenente, já trabalhei em licitações então sugiro o seguinte para a nota técnica:

1 - definir se a alimentação do marcador será por compartimento externo (loader) ou por magazine, de forma a se assemelhar mais a operação de uma arma real, isso é fácil justificar na licitação, considerando as necessidade do adestramento etc.
2 - definir o calibre, se .68 ou .43... como em geral as bolinhas de .68 são mais comuns e mais baratas, seria fácil justificar a sua utilização.
3 - sistema de disparo mecânico, semi-automático, uma vez que partes eletrônicas poderiam ser comprometidas com chuva e umidade, aumentando os custos de manutenção.
4 - o sistema de abastecimento do propelente (gás) por cilindro acoplado diretamente ao marcador, por "remote line" ou por cilindro oculto na coronha (Air-trough), o que pela maior similitude a arma real como já foi dito, seria mais adequado, nos mesmos termos da utilização de alimentação por pente. A utilização de "remote line" geraria custo da manutenção do próprio e da compra de coletes apropriados para carregar o cilindro e o acoplamento abaixo da coronha, junto a parte inferior da empunhadura afetaria a manipulação.
5 - o ideal é a utilização de cilindros recarregáveis, pois eles duram mais e acabam tendo um custo menor do que os descartáveis.
6 - qual a quantidade de disparos que iriam ser feitas em um treino? 100? 150? 200? Seria legal apontar isso..
7 - o equipamento deve ser assemelhado a uma arma de fogo (fuzil), para fins de adestramento.
8 - Se possível apresentar na nota técnica notas ou figuras com os tipos de alimentação de gás e de municiamento... mostrar um marcador de speed e outro de cenário para fazer a diferenciação.

Na especificação
Objeto:
Aquisição de armas de pressão, do tipo "marcador de paintball", de calibre .68, observadas as seguintes condições:
1 - capacidade de municiamento através de pente;
2 - cilindro de gás para alimentação acoplado ao marcador, simulando coronha, com capacidade mínima de (por exemplo) 100 disparos.
3 - possibilidade de fixação de miras, lanternas e outros no equipamento.
4 - conjunto de manutenção.
5 - o equipamento deve ser assemelhado a uma arma de fogo (fuzil).
6 - capacidade de utilizar CO2, HPA (Ar Comprimindo) e N2 (Nitrogênio) como propelente.
7 - cada kit deverá conter minimante o marcador, o cilindro, 'X' carregadores, meia ou plugue de cano para prevenir disparo acidental, conjunto de manutenção (chaves e peças de reposição).


Quanto aos equipamentos de segurança vai ser complicado cotar a máscara, uma vez que são muito diferentes os modelos... se for entrar na água etc não recomendaria as thermais pois elas funcionam com 2 lentes separadas por uma espuma fazendo um isolamento térmico mas correriam o risco de estragar se a água entrasse entre as lentes... dá um trabalho dos infernos arrumar depois.

Abraços,

Raul
Avatar do usuário
raulbp
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 193
Registrado em: 18 Jan 2012, 14:12
Federado: FPERJ nº 0779
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pregão Eletrônico: Aquisição de Marcadores para o Exérci

Mensagem por raulbp »

Em tempo, esqueci de uma coisa importante...
Creio que será necessário especificar o tipo de munição, ou seja, das bolinhas...
"bolas de tinta (paintballs), capsulas esféricas de gelatina, contendo uma solução viscosa de cor opaca de fácil visualização, normalmente em tons claros, lavável, de calibre .68, para serem disparadas de armas de pressão"
Responder

Voltar para “Marcadores.”