Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
Tabela de Cronagem
- eonio
- private
- Federado: FPEMG #32
Tabela de Cronagem
Pessoal,
Venho trabalhando em um projeto que visa acima de tudo a busca pela segurança em nosso esporte. Com a chegada das bolinhas de talco e as variações de calibre .43, .50 e .68, muitos estão tendo dúvida sobre a "cronagem ideal". Usei valores majorados e não a média, isso aumenta a margem de segurança para nós. Bom, sendo assim como trabalho inicial segue uma tabela que serve como orientação. Coloquei no Dropbox e de tempos em tempos ela será atualizada.
Caso queiram ajudar fornecendo bolinhas ou dados para aferição fiquem à vontade.
Dica
Como a tabela pode ser atualizada com novas informações aconselho usar o link em outros fórums (http://farm8.staticflickr.com/7282/8743 ... e029_c.jpg)
Venho trabalhando em um projeto que visa acima de tudo a busca pela segurança em nosso esporte. Com a chegada das bolinhas de talco e as variações de calibre .43, .50 e .68, muitos estão tendo dúvida sobre a "cronagem ideal". Usei valores majorados e não a média, isso aumenta a margem de segurança para nós. Bom, sendo assim como trabalho inicial segue uma tabela que serve como orientação. Coloquei no Dropbox e de tempos em tempos ela será atualizada.
Caso queiram ajudar fornecendo bolinhas ou dados para aferição fiquem à vontade.
Dica
Como a tabela pode ser atualizada com novas informações aconselho usar o link em outros fórums (http://farm8.staticflickr.com/7282/8743 ... e029_c.jpg)
Editado pela última vez por eonio em 29 Mai 2013, 10:16, em um total de 1 vez.
- FabaoBH350
- Administrador
- Contato:
Re: Tabela de Cronagem
Muito bom Eônio...
Vc acrescentou mais informações desde a última vez que vi essa tabela....
Vc acrescentou mais informações desde a última vez que vi essa tabela....
- eonio
- private
Fala Fabão, e vai continuar aumentando. Estou esperando uma alma caridosa mandar dados mais detalhados das RAP4 Golf .68 e das Paintballs .50
- FabaoBH350
- Administrador
- Contato:
Com certeza já já alguém coloca os dados mais precisos aqui pra vc...
Eu tinha as GOLF pra venda aqui, mas acabaram...
Essas .50 eu nunca nem vi uma na mão ainda.... Não sei se ela vai cair no gosto do pessoal, mas, a título de informação e referência é legal mesmo estar na tabela...
Eu tinha as GOLF pra venda aqui, mas acabaram...
Essas .50 eu nunca nem vi uma na mão ainda.... Não sei se ela vai cair no gosto do pessoal, mas, a título de informação e referência é legal mesmo estar na tabela...
- mauhilst
- major
- Federado: 1182
- Contato:
Eonio... cara... parabens MESMO pela tabela...
muito instrutiva e completa...
poderiamos adicionar a "força" do impacto em kilos estimando a área da superfície de impacto das bolas e seus devidos tamanhos ? correto ?
to longe da faculdade a um certo tempo... e o q leciono na ETEC é um pouco fora disso...
mais uma vez parabens..
Abraço !
muito instrutiva e completa...
poderiamos adicionar a "força" do impacto em kilos estimando a área da superfície de impacto das bolas e seus devidos tamanhos ? correto ?
to longe da faculdade a um certo tempo... e o q leciono na ETEC é um pouco fora disso...
mais uma vez parabens..
Abraço !
- eonio
- private
Opá, vlw mauhilst! Bom saber que vai ter mais um doido aqui pra ajudar nos experimentos!
É possível fazer o cálculo da força sim e se chegar à equivalência em massa. Fiz um estudo aqui e tenho até um exemplo prático pra todo mundo entender melhor o que uma .68 a 280FPS equivale.
Uma bolinha .68 no impacto gera a mesma quantidade de energia que um tijolo de 1.2kg largado de 1 metro de altura... imagina isso batendo na cara... hehehe... lógico que aqui estamos desconsiderando as resultantes e área de aplicação da força, sem falar claro nas componentes elásticas do material envolvido que causam o rompimento da casca e transformam a energia cinética em mecânica e sonora durante a "explosão" da bolinha! Um tijolo vai te machucar muito mais que uma bolinha pois ele não irá "dividir a conta" contigo das resultantes como uma bolinha de paintball faz... hehehe
Caso a se pensar! Uma coisa que me preocupa muito é saber que há uns "espertinhos" durante jogos aumentando a cronagem das marcadoras. Imagina que o camarada pegou e aumentou a cronagem de 280 pra 320 FPS, um aumento de cerca de 14%, parece inofensivo, porém em virtude da relação matemática da Energia com a Velocidade ser exponencial, há um aumento de 30% na Energia dissipada no impacto. Se o engraçadinho ainda não contente aumentar para 340FPS, cerca de 21% acima da velocidade de segurança, irá causar um aumento de cerca de 50% na Energia resultante, daí estamos falando de uma SENHORA TIJOLADA na cara caindo de 1 metro de altura com a massa de quase 2kg (na verdade 1.75kg), a galera tem que ficar esperta com isso! Cronagem é muito importante e as implicações por imprudência e negligência podem ser muito sérias!
É possível fazer o cálculo da força sim e se chegar à equivalência em massa. Fiz um estudo aqui e tenho até um exemplo prático pra todo mundo entender melhor o que uma .68 a 280FPS equivale.
Uma bolinha .68 no impacto gera a mesma quantidade de energia que um tijolo de 1.2kg largado de 1 metro de altura... imagina isso batendo na cara... hehehe... lógico que aqui estamos desconsiderando as resultantes e área de aplicação da força, sem falar claro nas componentes elásticas do material envolvido que causam o rompimento da casca e transformam a energia cinética em mecânica e sonora durante a "explosão" da bolinha! Um tijolo vai te machucar muito mais que uma bolinha pois ele não irá "dividir a conta" contigo das resultantes como uma bolinha de paintball faz... hehehe
Caso a se pensar! Uma coisa que me preocupa muito é saber que há uns "espertinhos" durante jogos aumentando a cronagem das marcadoras. Imagina que o camarada pegou e aumentou a cronagem de 280 pra 320 FPS, um aumento de cerca de 14%, parece inofensivo, porém em virtude da relação matemática da Energia com a Velocidade ser exponencial, há um aumento de 30% na Energia dissipada no impacto. Se o engraçadinho ainda não contente aumentar para 340FPS, cerca de 21% acima da velocidade de segurança, irá causar um aumento de cerca de 50% na Energia resultante, daí estamos falando de uma SENHORA TIJOLADA na cara caindo de 1 metro de altura com a massa de quase 2kg (na verdade 1.75kg), a galera tem que ficar esperta com isso! Cronagem é muito importante e as implicações por imprudência e negligência podem ser muito sérias!
- Marcos RS
- Moderador Global
- Federado: FPESC 001, FPERJ 782
- Contato:
Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.
Só por curiosidade, por quê +- 12 joules é o considerado impacto seguro?
Tens como colocar a bolinha de airsoft nesta tabela?
Grande abraço!
Grande abraço!
- FabaoBH350
- Administrador
- Contato:
Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu...Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.
Grande abraço!
- Roger
- Administrador
- Federado: FPESP #2
- Contato:
Parabéns! Ficou muito bom!
- Marcos RS
- Moderador Global
- Federado: FPESC 001, FPERJ 782
- Contato:
Eu também acho que foi isso, mas queria ter certeza!FabaoBH350 escreveu:Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu...Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.
Grande abraço!
- eonio
- private
Marcão, é devido a uma padronização por questão de segurança. Em competições utiliza-se a velocidade padrão de 280 FPS pelo que sei. Corrijam-me se eu estiver enganado.Marcos RS escreveu:Eu também acho que foi isso, mas queria ter certeza!FabaoBH350 escreveu:Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu...Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.
Grande abraço!
Fabão, não sei se estou enganado, mas lembro de você comentar em um post sobre uns documentos que especificavam normas de segurança para máscaras e acho que um deles recomendava os 280 FPS.
- eonio
- private
vlw Roger, vamos que vamos!Roger escreveu:Parabéns! Ficou muito bom!
- mauhilst
- major
- Contato:
Eonio...
cara... tava tentando calcular a força com base no diametro da bolinha...
ja que todos sabem muito bem... um disparo de .68" a 280 FPS "doe" menos que os mesmos 280 FPS numa bolinha .43"
considerando a área da face da bolinha que impacta no corpo do jogador é meio óbvio o pq disso...
mas seria interessante calcular... eu acho ehehhehe
cara... tava tentando calcular a força com base no diametro da bolinha...
ja que todos sabem muito bem... um disparo de .68" a 280 FPS "doe" menos que os mesmos 280 FPS numa bolinha .43"
considerando a área da face da bolinha que impacta no corpo do jogador é meio óbvio o pq disso...
mas seria interessante calcular... eu acho ehehhehe
- eonio
- private
Pois é, este modelo é complicado mesmo. O fato de uma bolinha de .43 doer mais é resultante daquilo que você descreveu mesmo. A área menor tem um impacto muito grande na resultante da força aplicada. O que você sugere em termos de modelagem pra isso? Estou sem muita idéia no momento. Tem muita coisa que vai influenciar na propagação das ondas de choque na casca e no líquido interno...
Sem falar que muitas bolinhas .43 não estouram fácil, daí piora né, sobra muita energia pro alvo absorver... hehehe...
Mas vamos lá. A idéia é trabalhar com uma integral. Aqui tem a referência: http://www.engbrasil.eng.br/pp/mt/aula14.pdf
Sem falar que muitas bolinhas .43 não estouram fácil, daí piora né, sobra muita energia pro alvo absorver... hehehe...
Mas vamos lá. A idéia é trabalhar com uma integral. Aqui tem a referência: http://www.engbrasil.eng.br/pp/mt/aula14.pdf
- mauhilst
- major
- Contato:
Não não... esquece ondas... esquece casca... esquece liquido... pensa só no impacto...eonio escreveu:Pois é, este modelo é complicado mesmo. O fato de uma bolinha de .43 doer mais é resultante daquilo que você descreveu mesmo. A área menor tem um impacto muito grande na resultante da força aplicada. O que você sugere em termos de modelagem pra isso? Estou sem muita idéia no momento. Tem muita coisa que vai influenciar na propagação das ondas de choque na casca e no líquido interno...
é claro q seria interessante saber a força MINIMA (média) pra quebrar a casca... isso seria um bom passo pra iniciar...
ou não ehehehhe sei la...
temos peso... temos velocidade... desconsideramos vento, atrito da casca com o disparo... um "disparo perfeito" inicialmente...
achei um programa na net outro dia... pra calcular Airgun... chama GGDT (http://www.thehalls-in-bfe.com/GGDT/)
da uma olhada ve se vai server pra calcular isso pra gente... to meio zuado de sono agora...
se eu tentar entender algo vou só piorar as coisas ehehhe