Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Tabela de Cronagem

Bolinhas, rádio, POD's, etc..
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Pessoal,

Venho trabalhando em um projeto que visa acima de tudo a busca pela segurança em nosso esporte. Com a chegada das bolinhas de talco e as variações de calibre .43, .50 e .68, muitos estão tendo dúvida sobre a "cronagem ideal". Usei valores majorados e não a média, isso aumenta a margem de segurança para nós. Bom, sendo assim como trabalho inicial segue uma tabela que serve como orientação. Coloquei no Dropbox e de tempos em tempos ela será atualizada.

Caso queiram ajudar fornecendo bolinhas ou dados para aferição fiquem à vontade.

Imagem

Dica
Como a tabela pode ser atualizada com novas informações aconselho usar o link em outros fórums (http://farm8.staticflickr.com/7282/8743 ... e029_c.jpg)
Editado pela última vez por eonio em 29 Mai 2013, 10:16, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por FabaoBH350 »

Muito bom Eônio...

Vc acrescentou mais informações desde a última vez que vi essa tabela.... :1place: :1place:

:goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Fala Fabão, e vai continuar aumentando. Estou esperando uma alma caridosa mandar dados mais detalhados das RAP4 Golf .68 e das Paintballs .50

:loko:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por FabaoBH350 »

Com certeza já já alguém coloca os dados mais precisos aqui pra vc... :legal:

Eu tinha as GOLF pra venda aqui, mas acabaram... :mal:

Essas .50 eu nunca nem vi uma na mão ainda.... Não sei se ela vai cair no gosto do pessoal, mas, a título de informação e referência é legal mesmo estar na tabela... :1place:
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por mauhilst »

Eonio... cara... parabens MESMO pela tabela...

muito instrutiva e completa...
poderiamos adicionar a "força" do impacto em kilos estimando a área da superfície de impacto das bolas e seus devidos tamanhos ? correto ?

to longe da faculdade a um certo tempo... e o q leciono na ETEC é um pouco fora disso...

mais uma vez parabens..
Abraço ! :drink:
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Opá, vlw mauhilst! Bom saber que vai ter mais um doido aqui pra ajudar nos experimentos! ;)

É possível fazer o cálculo da força sim e se chegar à equivalência em massa. Fiz um estudo aqui e tenho até um exemplo prático pra todo mundo entender melhor o que uma .68 a 280FPS equivale.

Uma bolinha .68 no impacto gera a mesma quantidade de energia que um tijolo de 1.2kg largado de 1 metro de altura... imagina isso batendo na cara... hehehe... lógico que aqui estamos desconsiderando as resultantes e área de aplicação da força, sem falar claro nas componentes elásticas do material envolvido que causam o rompimento da casca e transformam a energia cinética em mecânica e sonora durante a "explosão" da bolinha! Um tijolo vai te machucar muito mais que uma bolinha pois ele não irá "dividir a conta" contigo das resultantes como uma bolinha de paintball faz... hehehe

Caso a se pensar! Uma coisa que me preocupa muito é saber que há uns "espertinhos" durante jogos aumentando a cronagem das marcadoras. Imagina que o camarada pegou e aumentou a cronagem de 280 pra 320 FPS, um aumento de cerca de 14%, parece inofensivo, porém em virtude da relação matemática da Energia com a Velocidade ser exponencial, há um aumento de 30% na Energia dissipada no impacto. Se o engraçadinho ainda não contente aumentar para 340FPS, cerca de 21% acima da velocidade de segurança, irá causar um aumento de cerca de 50% na Energia resultante, daí estamos falando de uma SENHORA TIJOLADA na cara caindo de 1 metro de altura com a massa de quase 2kg (na verdade 1.75kg), a galera tem que ficar esperta com isso! Cronagem é muito importante e as implicações por imprudência e negligência podem ser muito sérias!
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por Marcos RS »

Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.

Só por curiosidade, por quê +- 12 joules é o considerado impacto seguro?

Tens como colocar a bolinha de airsoft nesta tabela?


Grande abraço!
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por FabaoBH350 »

Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.

Só por curiosidade, por quê +- 12 joules é o considerado impacto seguro?

Tens como colocar a bolinha de airsoft nesta tabela?


Grande abraço!
Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu... :legal: :legal:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por Roger »

Parabéns! Ficou muito bom!
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por Marcos RS »

FabaoBH350 escreveu:
Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.

Só por curiosidade, por quê +- 12 joules é o considerado impacto seguro?

Tens como colocar a bolinha de airsoft nesta tabela?


Grande abraço!
Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu... :legal: :legal:
Eu também acho que foi isso, mas queria ter certeza!
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Marcos RS escreveu:
FabaoBH350 escreveu:
Marcos RS escreveu:Enio, parabéns pelo ótimo trabalho, se tu me permitires eu vou divulgar no fórum da minha equipes.

Só por curiosidade, por quê +- 12 joules é o considerado impacto seguro?

Tens como colocar a bolinha de airsoft nesta tabela?


Grande abraço!
Marcão, logo o Eônio responde com certeza... Mais eu creio que seja o limite indicado pelos fabricantes das lentes de paintball, (os 280fps transformados em Joules, ai o Eônio padronizou). Mas é um chute meu... :legal: :legal:
Eu também acho que foi isso, mas queria ter certeza!
Marcão, é devido a uma padronização por questão de segurança. Em competições utiliza-se a velocidade padrão de 280 FPS pelo que sei. Corrijam-me se eu estiver enganado.

Fabão, não sei se estou enganado, mas lembro de você comentar em um post sobre uns documentos que especificavam normas de segurança para máscaras e acho que um deles recomendava os 280 FPS.
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Roger escreveu:Parabéns! Ficou muito bom!
vlw Roger, vamos que vamos! :grin:
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por mauhilst »

Eonio...

cara... tava tentando calcular a força com base no diametro da bolinha...
ja que todos sabem muito bem... um disparo de .68" a 280 FPS "doe" menos que os mesmos 280 FPS numa bolinha .43"

considerando a área da face da bolinha que impacta no corpo do jogador é meio óbvio o pq disso...

mas seria interessante calcular... eu acho ehehhehe :loko:
Avatar do usuário
eonio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2010, 21:50
Federado: FPEMG #32
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por eonio »

Pois é, este modelo é complicado mesmo. O fato de uma bolinha de .43 doer mais é resultante daquilo que você descreveu mesmo. A área menor tem um impacto muito grande na resultante da força aplicada. O que você sugere em termos de modelagem pra isso? Estou sem muita idéia no momento. Tem muita coisa que vai influenciar na propagação das ondas de choque na casca e no líquido interno...

Sem falar que muitas bolinhas .43 não estouram fácil, daí piora né, sobra muita energia pro alvo absorver... hehehe... :cmd:

Mas vamos lá. A idéia é trabalhar com uma integral. Aqui tem a referência: http://www.engbrasil.eng.br/pp/mt/aula14.pdf
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: Tabela de Cronagem

Mensagem por mauhilst »

eonio escreveu:Pois é, este modelo é complicado mesmo. O fato de uma bolinha de .43 doer mais é resultante daquilo que você descreveu mesmo. A área menor tem um impacto muito grande na resultante da força aplicada. O que você sugere em termos de modelagem pra isso? Estou sem muita idéia no momento. Tem muita coisa que vai influenciar na propagação das ondas de choque na casca e no líquido interno...
Sem falar que muitas bolinhas .43 não estouram fácil, daí piora né, sobra muita energia pro alvo absorver... hehehe... :cmd:
Mas vamos lá. A idéia é trabalhar com uma integral. Aqui tem a referência: http://www.engbrasil.eng.br/pp/mt/aula14.pdf
Não não... esquece ondas... esquece casca... esquece liquido... pensa só no impacto...

é claro q seria interessante saber a força MINIMA (média) pra quebrar a casca... isso seria um bom passo pra iniciar...
ou não ehehehhe sei la...

temos peso... temos velocidade... desconsideramos vento, atrito da casca com o disparo... um "disparo perfeito" inicialmente...
achei um programa na net outro dia... pra calcular Airgun... chama GGDT (http://www.thehalls-in-bfe.com/GGDT/)

da uma olhada ve se vai server pra calcular isso pra gente... to meio zuado de sono agora...
se eu tentar entender algo vou só piorar as coisas ehehhe :loko:
Responder

Voltar para “Outros.”