Flávio escreveu:É importante que o maior numero de pessoas que praticam este esporte estejam a par desta situaçao. Muitos desconhecem a parte legal e ou não sabem o que esta acontecendo. É importante difundirmos este tema. Um lugar que é importante para o paintball e onde esta com um topico sobre este tema é o forum pintabrasil :
http://www.pintabrasil.com.br/forum/for ... PN=0&TPN=1
Lá conta com bastante jogadores de speedy e é importante o envolvimento deles nesse tema.
Flávio,
O Leonardo do pintabrasil me enviou um e-mail perguntando sobre a nova Portaria e seu entendimento etc.
Ele foi claro ao meu falar que deseja a distinção entre paintball "normal" e paintball cenário e airsoft.
Eu respondi o seguinte: acho muito pouco provável que haja esta separação, pois o DFPC não trabalha com design, formas ou uso e sim com calibres, forças etc. Sendo assim eles podiam lutar por isto mas eu iria lutar pelo airsoft e paintball, seja qual tipo de paintball for, pois para mim estamos no mesmo barco.
A união seria muito melhor, mas lendo o tópico do Pintabrasil que vc postou, eu percebi que existe muita separação entre os que jogam speed e os que curtem o cenário. Cheguei a ler até uns comentários totalmente absurdos sobre quem gosta de MilSim gosta de guerra, matar e deveria se alistar, este realmente foi bem triste e nem vou perder tempo comentando. Ele se diz "não leigo", mas mostrou ser um grande ignorante sobre o assunto.
Minha decisão já foi tomada, vou fazer como sempre fiz. Vou mantendo contato com o DFPC e vou tentando descobrir e sugerir mudanças. Quando tiver novidades eu vou avisar. Mas percebi que não devo me meter na comunidade de paintball.
É uma pena que haja tanta separação dentro de um mesmo esporte. Diferente do que dizem no pintabrasil, o airsoft tem crescido muito no mundo com partidas gigantes em bases militares, ilhas, com uso de veículos etc, bem como o paintball com a utilização dos RAP4. A diferença é que airsoft só maior de 18 anos pode e paintball é liberado e aparece na mídia em competições etc, mas isto não quer dizer que haja mais pessoas no mundo jogando paintball. Na verdade isto não importa, se tiver uma pessoa querendo jogar cenário, ela deve ser ouvida. Foi o meu caso em 2003.
MilSim é Military Simulation, é um jogo no qual são criadas regras para torná-lo bem realista. Mas tem pessoas que jogam o airsoft no formato speed, caça bandeira etc a diferença não é o jogo e sim as armas de pressão e roupas.
Mas enfim, diferente do que vi alguns dizendo no pinta, eu respeito todos e vou lutar por todos, pois não me custa nada incluir o paintball. E o Leonardo vai lutar pelo paintball "normal". Muitos pontos são benéficos para todos e vamos ver o que o DFPC vai decidir.
Estou a 5 anos nesta luta, é difícil, tem de ter paciência e vamos continuar assim sempre para não deixar piorar.
Mas eu particularmente vou permanecer, pelo menos por enquanto, só no forum do Airsoft Brasil e neste aqui, pois meu estilo de jogo é este.