Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
HHirata
private
private
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2011, 08:38
Localização: São Paulo

Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por HHirata »

Bom dia a todos!

Estava pesquisando no forum e nao achei nada especifico sobre as diferenças, quanto ao alcance e precisao, entre os tipos de riflagem (ou raias, como quiserem) RETA e ESPIRAL.
É claro que existe a controvérsia sobre os canos riflados para paintball, mas nao existe nada "cientificamente" comprovando ou desmistificando a sua perfomance.

Artigos estrangeiros nao tem nenhuma definiçao sobre superioridade entre um ou outro, com destaque a:
""The SPIRAL rate and the depth of the rifling groove is critical to create the right spin for optimal performance and air efficiency. The rifling imparts a slow spin on the ball. This spin helps to resist outside factors that may cause drag on the ball during flight. Although in theory the ball and the inside paint may be rotating at different speeds, the result is still better accuracy. Because the ball is traveling along the grooves of the rifling, less air is used in the process to achieve the same velocity.

The other school of thought involves LINEAR rifling. Linear rifling uses straight grooves cut along the length of the inner bore of the barrel. The purpose is to stop rotation. The theory also has to do with the inherit fact that paintballs are not perfect. Paintballs are not perfectly round and rarely are they filled completely. Very few are uniform in size and will even roll straight on a flat surface. Restricting the rotation of the ball as it is shot out of the barrel removes some of the effects created from the ball’s weight, size and shape flaws. It is thought that spin would exaggerate those effects at certain velocities."
(fonte: http://sniperpaintballblog.com/2009/02/ ... -accuracy/)

O argumento de que as bolas nao possuem perfeiçao de sua superficie, nem sao completamente cheias, alem do fato de serem 2 materiais de diferente densidade em rotaçao (o recheio e a casca), me faz pensar se as raias RETAS possuem alguma vantagem...

Gostaria de saber se alguem tem experiencia com relaçao aos canos riflados com desenho espiral (HH, Straightline, etc) ou reto (rap4 raptor, etc)!
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

Testei 2 da RAp4 com ranhuras reta, nenhuma melhora perceptível.. Agora quero ver o HH, creio q esse tenha uma melhora sim. Vou aguarda..
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Uma das coisas mais importantes é o "bore match", que é uma das fratures que vc vai encontrar nos HH.

A TechT lançou um kit interessante.

Avatar do usuário
HHirata
private
private
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2011, 08:38
Localização: São Paulo

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por HHirata »

RogerDiver escreveu:Uma das coisas mais importantes é o "bore match", que é uma das fratures que vc vai encontrar nos HH.

A TechT lançou um kit interessante.

Demonstration of paintball shot-spread trend using .680, .687, .696, and .700 9" barrels. Target distance is 80'. Paint used is Marballizer (.686-.688 at the equator) Groups are 25 shots each. Shot spread increases as you go from over-bore to under-bore. This is due to imparted spin from the barrels. More contact with the ball = more spin = more spread.

neste video pelo menos nao há o viés do "componente humano", sendo que o marcador esta fixo! E provou o contrario...quanto mais OVERbore, menor o espalho!
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

O video é muito bom, posso sugerir alguns pontos para vc observar antes de tirar suas conclusões e assumir que overbore é melhor que bore match?

Observa a velocidade marcada no chrono no primeiro cano que ele usa, e observa a velocidade no ultimo cano. Por que existe essa diferença?

Observa que o cano que ele usa nao tem porting, no entanto, tem rosca para muzzle. O que vc acha que aconteceria se tivesse um muzzle ou porting nesse cano?

Discussão de referencia: http://paintballcenario.com.br/forum/vi ... =4&t=15570

[]'s
Roger
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

RogerDiver escreveu:Uma das coisas mais importantes é o "bore match", que é uma das fratures que vc vai encontrar nos HH.

A TechT lançou um kit interessante.


Esse pessoal bem q podia caprichar mais no local... Po em local aberto e ainda com uma parede lateral onde o vento pode bater e retornar.. Enfim, parece q ñ interferiu nos disparos..
Uma coisa q ñ entra na minha cabeça é usar Bore no começo do cano ao invés do final, deq adianta a bolinha entrar justa no cano e logo após percorrer um caminho mais largo até a saída?..
Tenho uma TM7 para meu uso e fiquei meio impressionado com a precisão de um cano original e tão curto, logo tinha em mente colocar um cano mais longo e com ranhuras, assim q fui fazer o ajuste do Redot com o Colimador, percebi q o cano original afunila na ponta, coisa q em outros canos q testei ñ percebi.. Talvez esse seja o segredo do cano original da TM7.
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Olá Zarro,

No funcionamento do marcador o bolt (nas blowback como as Tippman, o front bolt) desempenha sua função em dois estágios, o primeiro estagio leva a bola ate o inicio do cano, onde faz sentido bater com o tamanho da bola, no segundo estagio ele faz a descarga do gás, se esse ponto o diâmetro do cano é maior do que a bola, o gás ultrapassa a bola envolvendo ela, e se acumulando na frente dela, fazendo com que ela ganhe menos velocidade. Nesses instantes iniciais é que a bola acelera e deforma mais, durante todo o percurso do cano ela desacelera.

O que vc notou no cano da tm7 é um problema conhecido, e o resultado é ela estourar bola na saída do cano, esse assunto já foi bem discutido aqui a uns 2 anos atras.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

RogerDiver escreveu:Olá Zarro,

No funcionamento do marcador o bolt (nas blowback como as Tippman, o front bolt) desempenha sua função em dois estágios, o primeiro estagio leva a bola ate o inicio do cano, onde faz sentido bater com o tamanho da bola, no segundo estagio ele faz a descarga do gás, se esse ponto o diâmetro do cano é maior do que a bola, o gás ultrapassa a bola envolvendo ela, e se acumulando na frente dela, fazendo com que ela ganhe menos velocidade. Nesses instantes iniciais é que a bola acelera e deforma mais, durante todo o percurso do cano ela desacelera.

O que vc notou no cano da tm7 é um problema conhecido, e o resultado é ela estourar bola na saída do cano, esse assunto já foi bem discutido aqui a uns 2 anos atras.

[]'s
Roger

Opa,, Grande Roger..

Poise, ñ sabia dos casos de estouro de bolinhas na TM7, mas faz sentido, as bolinhas q uso aq as Severe ainda ñ tive esses problemas..
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Quando usei severe, senão me falha a memória o tamanho dela era .686, por isso talvez vc nao tenha tido problemas.

A primeira vez que usei minha tm7 foi no megajogo I, e as bolas que eu levei eram as JT Fluid, muitas estouraram na saída do cano, foi bem frustrante.
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

RogerDiver escreveu:Quando usei severe, senão me falha a memória o tamanho dela era .686, por isso talvez vc nao tenha tido problemas.

A primeira vez que usei minha tm7 foi no megajogo I, e as bolas que eu levei eram as JT Fluid, muitas estouraram na saída do cano, foi bem frustrante.

Vix maria, essas estouravam na minha antiga Alpha com cano original, e bolinha danada essa..
Avatar do usuário
eduardocamile
Recruit
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Abr 2010, 17:26

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por eduardocamile »

Eu usei durante um tempo na minha Phenom com CO2, um da RAP 4 de 12", raiado reto. No modo full, dando rajadas, a media distancia as bolinhas estouravam mto concentradas, iam bem reto no alvo... porém , de tiro em tiro, era um desastre, mto desvio.
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

Gagliani escreveu:Eu usei por um longo tempo na minha antiga e guerreira X7 o Rifled Barrel da Rap4 ( Raias Retas ) e foi um dos melhores canos que já usei !

Eu sou um dos que nunca gostou dos HH e acho uma enganação justamente por esse motivo que eu sempre defendi aqui no Fórum:

Na minha opinião quanto menos Spin a Paintball sofrer mais preciso e consistente será seu disparo e é exatamente a função das raias retas , evitar o maximo o atrito e o Spin das Paintballs dentro do cano .

As Paintballs não são perfeitamente esféricas e muito menos balanceadas para se alcançar um agrupamento desejado usando o Spin .

Vide Apex e Flatline.

Outra coisa sempre defendi o OVERBORE justamente por isso !

The other school of thought involves LINEAR rifling. Linear rifling uses straight grooves cut along the length of the inner bore of the barrel. The purpose is to stop rotation. The theory also has to do with the inherit fact that paintballs are not perfect. Paintballs are not perfectly round and rarely are they filled completely. Very few are uniform in size and will even roll straight on a flat surface. Restricting the rotation of the ball as it is shot out of the barrel removes some of the effects created from the ball’s weight, size and shape flaws. It is thought that spin would exaggerate those effects at certain velocities."
[/i] (fonte: http://sniperpaintballblog.com/2009/02/ ... -accuracy/)
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

OVERBORE Rulez !


[youtube]r7LMQLSfiDY&feature=youtu.be[/youtube]
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Marcos RS »

Tabém sou adepto do Over Bore.

Só para esclarecer, riflado é o cano com furos, como o original da Phenom, por exemplo, já o raiado como o próprio nome já diz, é o que contém estrias, com o HH.

Uma vez em um catadão da vida, atirei com uma A5 com um cano de raia reta e gostei bastante.


[ ]'s
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

Caraca, agora sim vi um vídeo com boas variáveis.. Realmente tem uma baita diferença ai.. O cano é o RAP4 raiado será?.. Esses tamanhos foram sequenciais 0,68, 068/7 e 0,69/0?..Foi isso mesmo?. Ñ estou conseguindo visualizar com perfeição aq..
Responder

Voltar para “Acessórios.”