Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
CUPIM
private
private
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Out 2009, 19:01

TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por CUPIM »

Tenho uma TM15 que custava a atirar, e quando atirava o primeiro tiro saia fraco e depois atirava normal, com o tempo ela passou a vazar todo o ar pelo bolt, troquei o solenoide e resolveu, usei 2 vezes e voltou a vazar o ar pelo bolt. Dizem que tem uma regulagem a ser feita, alguem sabe algo sobre isto ou como resolver este problema?

Desde ja fico agradecido.

CUPIM
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por Gagliani »

A primeira coisa a se fazer !

Troque a Bateria e resete a placa , faça isso e me avisa o que aconteceu :legal:
Avatar do usuário
FILIPE_E
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Abr 2010, 20:37
Localização: COPACABANA

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por FILIPE_E »

Opa... o problema é mais simples do que parece !!!

(A) pode ser a solenóide aberta ( NÃO precisa trocar a solenóide ) - quando a bateria está fraca ela não manda carga suficiente para a solenóide fechar adequadamente.

faça o seguinte:

1) troque a bateria, coloque uma zerada
2) ligue o marcador com a função "olho off" - ligar o marcado segurando o gatilho, soltar o gatilho somente depois que a luz vermelha estiver acesa.
3) colocar o cilindro de Ar (ainda vai estar vazando)
4) dar uns 3 ou 4 tiros

PRONTO !!! PROBLEMA RESOLVIDO !!!

S o vazamento ainda presistir, calma, relaxe , ainda tem jeito !!!

(B) Pode ser vazamento pelo POPPET SEAL

faça oseguinte:

1) retire o stock
2) retire o parafuso cromado na parte de baixo , puxe BOLT GUIDE ( peça interna preta comprida com varios orings, não troque os orings )
3) desenrosque retire a tampa do BOLT GUIDE ( esta tampa é a peça traseira com varios furos onde se coloca a chave para cronografar o marcador)
4) dentro dela tem uma peça dourada com ponta de plástico uma mola pequena. (O PROBLEMA ESTÁ NA PEÇA DE PLASTICO !!!) retire esta peça dourada.
5) TROQUE esta peça de plastico da ponta, ela CHAMA-SE: POPPET SEAL, e sai com rosca manual em sentido anti-horário. (ESTA PEÇA TEM EM SEU KIT DE MANUTENÇÃO)
6) limpe bem o interior do BOLT GUIDE (peça preta) - use papel toalha ou algodão - NÃO passe graxa - esta parte precisa estar seca para não ocorrer mais vazamentos - evite mexer, mohar, sujar , lubrificar esta parte, apenas limpe com papel toalha ou algodão somente quando estiver sujo !!!
7) monte o marcador todo novamente.

PRONTO !!! PROBLEMA RESOLVIDO !!!

se o problema persistir me mande MP, pois o problema pode ser o PRÓPRIO "BOLT GUIDE"

abraço

:legal:
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por sktanaka »

Eu tive o mesmo problema, utilizei a solucao (A) do amigo acima e resolveu tudo !

No ultimo final de semana aconteceu de novo, repeti o procedimento e pronto ! acho que tá na hora de eu trocar a bateria hehehehe !

Alias, falando em baterias.... dá problema usar uma bateria recarregavel ? é q sabemos q ela nao é 9v real, geralmente é de 8.4v.... essa defasagem poderia danificar o marcador ?
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por Veterano »

sktanaka escreveu:Eu tive o mesmo problema, utilizei a solucao (A) do amigo acima e resolveu tudo !

No ultimo final de semana aconteceu de novo, repeti o procedimento e pronto ! acho que tá na hora de eu trocar a bateria hehehehe !

Alias, falando em baterias.... dá problema usar uma bateria recarregavel ? é q sabemos q ela nao é 9v real, geralmente é de 8.4v.... essa defasagem poderia danificar o marcador ?
também tenho essa dúvida, tem gente que usa aquelas 9.6V recarregável da spyder,portanto 0.6V pra mais ou pra menos é a questão.
boa bateria regarregável e confiável , eu só conheço uma: Sony Cycle Energy, ela nao tem efeito memória, e o melhor de tudo : 400 MaH !!!
são as melhores que existem , pelo menos pra mim.ainda tem as pilhas AA cycle energy pro rip clip !
mas comprar é comprar um par, sair de campo por bateria é de dar raiva.
abração
Avatar do usuário
FILIPE_E
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Abr 2010, 20:37
Localização: COPACABANA

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por FILIPE_E »

sktanaka escreveu:Eu tive o mesmo problema, utilizei a solucao (A) do amigo acima e resolveu tudo !

No ultimo final de semana aconteceu de novo, repeti o procedimento e pronto ! acho que tá na hora de eu trocar a bateria hehehehe !

Alias, falando em baterias.... dá problema usar uma bateria recarregavel ? é q sabemos q ela nao é 9v real, geralmente é de 8.4v.... essa defasagem poderia danificar o marcador ?
Galera,

sem querer fazer propaganda, mas eu só uso DURACELL e eu nunca tive problema algum com solenoide ou de ficar sem bateria em campo... elas duram muitooooooooooooo....

NÃO recomendo as recarregável, elas não duram nada... a questão de voltagem, ser um pouco mais alta ou mais baixa, eisso nao danifica em nada o marcador, a voltagem da duravell tb variam, toda bateria varia, seja as de carro, moto, avião, marcador, carrinho de controle remoto, etc...

o grande problema das recarregáveis é que NÃO dá pra confiar nelas!!!

abraços :cmd:
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por Veterano »

FILIPE_E escreveu: o grande problema das recarregáveis é que NÃO dá pra confiar nelas!!!
pelo menos EU confio nas Sony Cycle Energy,nunca me deixaram na mão.
Avatar do usuário
CUPIM
private
private
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Out 2009, 19:01

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por CUPIM »

Galera, valeu mesmo pela força estarei fazendo estes procedimentos e mando resposta para vcs. Mais uma vez muito obrigado.

CUPIM
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por sktanaka »

Veterano escreveu:
sktanaka escreveu:Eu tive o mesmo problema, utilizei a solucao (A) do amigo acima e resolveu tudo !

No ultimo final de semana aconteceu de novo, repeti o procedimento e pronto ! acho que tá na hora de eu trocar a bateria hehehehe !

Alias, falando em baterias.... dá problema usar uma bateria recarregavel ? é q sabemos q ela nao é 9v real, geralmente é de 8.4v.... essa defasagem poderia danificar o marcador ?
também tenho essa dúvida, tem gente que usa aquelas 9.6V recarregável da spyder,portanto 0.6V pra mais ou pra menos é a questão.
boa bateria regarregável e confiável , eu só conheço uma: Sony Cycle Energy, ela nao tem efeito memória, e o melhor de tudo : 400 MaH !!!
são as melhores que existem , pelo menos pra mim.ainda tem as pilhas AA cycle energy pro rip clip !
mas comprar é comprar um par, sair de campo por bateria é de dar raiva.
abração
Se voce encontrar por aí alguma bateria recarregável ORIGINAL me avisa onde .... pq é praticamente impossivel hoje em dia comprar pilhas ou baterias originais ! tá dificil !!!
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por Lokoerapoko »

Eu uso bateria recarregada e só me deixou na mão uma vez com TM 15, uso as recarregáveis da ENERGY Paintball, segue um link:

[]`s

DM
josecilurzo
private
private
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Ago 2009, 11:26

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por josecilurzo »

Venho usando baterias recarregaveis ( DURACELL e GTL desde minha INVERT MINI até minha TM-15, tanto de 280 mah, quanto de 400 mah, a diferença é autonomia ( levo uma reserva no pente ), uma carga na de 280 me da 3 a4 jogos de 1 hora tranquilo, a de 400 nunca fui até o fim, mas, em um BIG GAME em PIRASSUNUNGA com o EXERCITO, durou as mais de 5 horas de jogo sem problemas.
Cheguei a comprar e não usei as de LITHIUM, mas, as de NI-MH ( hidreto ), dão conta do recado e não tem efeito memoria como as NI-CAD.

o segredo é levar reserva no case do pente, é a melhor garantia. comprei as recarregaveis para RIP-CLIP e VORTEX da mascara.

abc
JR
eduardimmm
Recruit
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Mai 2011, 08:14

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por eduardimmm »

Alguém ai com a solução para esse problema? A minha vaza ar pelo bolt, já troquei bateria, ja troquei solenoid, já troquei toda aquela peça dourada que fica dentro do bolt, ja troquei todos os orings e nada! Alguem ai pra me ajudar? Abraços
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por zarro »

eduardimmm escreveu:Alguém ai com a solução para esse problema? A minha vaza ar pelo bolt, já troquei bateria, ja troquei solenoid, já troquei toda aquela peça dourada que fica dentro do bolt, ja troquei todos os orings e nada! Alguem ai pra me ajudar? Abraços

Vc seguiu os procedimentos acima do usuário FILIPE_E,, vai me dizer q ainda ñ leu?.. :smile:
Avatar do usuário
Icenet
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:22
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por Icenet »

Amigos,

Estou com um vazamento tbm em minha TM15, mas o estranho é que vaza pela junção do cano que sobe do asa até o bolt, bem ali na emenda mesmo... como mostro na foto... alguém sabe como desmontar ou como funciona esse encaixe? Pode ser um oring ali que terei que trocar?

Imagem


Abs, :sld:
Avatar do usuário
romanoqz
private
private
Mensagens: 24
Registrado em: 09 Dez 2011, 10:56
Localização: Porto Alegre

Re: TM 15 vazando AR pelo bolt (SOLENOIDE)

Mensagem por romanoqz »

FILIPE_E escreveu:Opa... o problema é mais simples do que parece !!!

(A) pode ser a solenóide aberta ( NÃO precisa trocar a solenóide ) - quando a bateria está fraca ela não manda carga suficiente para a solenóide fechar adequadamente.

faça o seguinte:

1) troque a bateria, coloque uma zerada
2) ligue o marcador com a função "olho off" - ligar o marcado segurando o gatilho, soltar o gatilho somente depois que a luz vermelha estiver acesa.
3) colocar o cilindro de Ar (ainda vai estar vazando)
4) dar uns 3 ou 4 tiros

PRONTO !!! PROBLEMA RESOLVIDO !!!

S o vazamento ainda presistir, calma, relaxe , ainda tem jeito !!!

(B) Pode ser vazamento pelo POPPET SEAL

faça oseguinte:

1) retire o stock
2) retire o parafuso cromado na parte de baixo , puxe BOLT GUIDE ( peça interna preta comprida com varios orings, não troque os orings )
3) desenrosque retire a tampa do BOLT GUIDE ( esta tampa é a peça traseira com varios furos onde se coloca a chave para cronografar o marcador)
4) dentro dela tem uma peça dourada com ponta de plástico uma mola pequena. (O PROBLEMA ESTÁ NA PEÇA DE PLASTICO !!!) retire esta peça dourada.
5) TROQUE esta peça de plastico da ponta, ela CHAMA-SE: POPPET SEAL, e sai com rosca manual em sentido anti-horário. (ESTA PEÇA TEM EM SEU KIT DE MANUTENÇÃO)
6) limpe bem o interior do BOLT GUIDE (peça preta) - use papel toalha ou algodão - NÃO passe graxa - esta parte precisa estar seca para não ocorrer mais vazamentos - evite mexer, mohar, sujar , lubrificar esta parte, apenas limpe com papel toalha ou algodão somente quando estiver sujo !!!
7) monte o marcador todo novamente.

PRONTO !!! PROBLEMA RESOLVIDO !!!

se o problema persistir me mande MP, pois o problema pode ser o PRÓPRIO "BOLT GUIDE"

abraço

:legal:
Felipe, caso tenha posto graxa por engano na peça dourada que segura o poppet seal, pode ser este um motivo para um vazamento semelhante?

Minha TM15 vaza direto todo cilindro, e aparentemente vem dali o problema, e realmente FOI POSTO GRAXA ali.

Tentei limpar com papel toalha, mas nao deu certo, ainda vaza. Alguma outra dica?

Obrigado!
Responder

Voltar para “Marcadores.”