estava procurando como saber a validade do cilindro de co2, depois de uma pesquisa descobri que no topo do cilindro vem a data de fabricação dele do tipo: tc-3alm124 04A*07 A132929
a data de fabricação seria esses pedaço 04A*07
que seria a fabricação do cilindro no mês de abril de 2007 tendo validade até abril de 2012 (validade de 5 anos) onde teria que ser feito um teste de segurança para validar o cilindro por mas um período
espero que essa informação tire duvida de alguém
abraços
*(símbolo parecido com uma A maiúsculo)
Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
Validade cilindro co2
- mauhilst
- major
- Federado: 1182
- Contato:
Re: Validade cilindro co2
Igor,
não tenho certeza... mas deve ser assim mesmo.. vc pode tentar levar numa "loja" de extintores (onde eles também recarregam é claro)
e ver o quanto custa fazer um testes hidrostático ou outro testes de cilindros q eles usam...
consiste basicamente colocar o cilindro numa situação extrema por algum tempo... normalmente ele deve colocar uma pressão mais alta q a de costume do CO2... pelo q sei... o cilindro de CO2 funciona entre 800 e 1200 PSI em uso normal... como não sei o fator de segurança... não sei o quanto seria pro teste...
talves é claro meus valores de pressão estejam errados... mas pelo q sei, o cilindro tem a valvula de segurança de 3K (3000 PSI)
então... isso seria uma situação extrema pra ele... por isso a valvula de segurança abriria pra proteger o cilindro e o operador...
a unica DUVIDA q tenho é se os cilindros podem ser "revalidados"... tenho inclusive um cilindro antigo aqui que estou pra mandar fazer o teste...
ja q estou sem $$$ pra comprar um novo... decidi experimentar o caso e informo o resultado assim que puder...
o meu teste estava marcado pra sabado cedo (dia 30/4) mas precisou ser remarcado pois o dono da empresa q é nosso fornecedor de CO2 não vai poder estar la...
Bem, tendo um resultado eu posto aqui pra vc se a informação é valida 100%
Espero estar ajudando...
não tenho certeza... mas deve ser assim mesmo.. vc pode tentar levar numa "loja" de extintores (onde eles também recarregam é claro)
e ver o quanto custa fazer um testes hidrostático ou outro testes de cilindros q eles usam...
consiste basicamente colocar o cilindro numa situação extrema por algum tempo... normalmente ele deve colocar uma pressão mais alta q a de costume do CO2... pelo q sei... o cilindro de CO2 funciona entre 800 e 1200 PSI em uso normal... como não sei o fator de segurança... não sei o quanto seria pro teste...
talves é claro meus valores de pressão estejam errados... mas pelo q sei, o cilindro tem a valvula de segurança de 3K (3000 PSI)
então... isso seria uma situação extrema pra ele... por isso a valvula de segurança abriria pra proteger o cilindro e o operador...
a unica DUVIDA q tenho é se os cilindros podem ser "revalidados"... tenho inclusive um cilindro antigo aqui que estou pra mandar fazer o teste...
ja q estou sem $$$ pra comprar um novo... decidi experimentar o caso e informo o resultado assim que puder...
o meu teste estava marcado pra sabado cedo (dia 30/4) mas precisou ser remarcado pois o dono da empresa q é nosso fornecedor de CO2 não vai poder estar la...
Bem, tendo um resultado eu posto aqui pra vc se a informação é valida 100%
Espero estar ajudando...
- Wash
- first sergeant
- Federado: FPERJ - #281
O cilindro passando no teste hidrostático, ganha automáticamente mais 05 anos de validade.
Tb não sabia... boa dica!
wmiranda
wmiranda
-
- private
o problema é a pessoa que vai recarregar saber que ele passou no teste né? no cilindro de HPA eles cravam os dados e emitem um certificado. não sei se no cilindro de co2 eles fazem a mesma coisa.
grato
walmir
grato
walmir
- mauhilst
- major
- Federado: 1182
- Contato:
Walmir,capixaba 27 escreveu:o problema é a pessoa que vai recarregar saber que ele passou no teste né? no cilindro de HPA eles cravam os dados e emitem um certificado. não sei se no cilindro de co2 eles fazem a mesma coisa.
grato
walmir
normalmente ou eles usam uma etiqueta, tipo aquela de extintor de carro... OU pra fazer um serviço mais bem feito...
eles marcam com punções de aço... martelando
bom.. uma coisa q pode ser feita tb... pra controle do proprio usuário é gravar com uma broquinha de aço ou aquelas de dentista...
(falo por mim pq tenho umas "porcarias" aqui na bancada... eheheheh)
dai grava a data do teste hidrodostatico ali perto da valvula e boa...
se alguem tiver mais alguma ideia...
- Wash
- first sergeant
- Federado: FPERJ - #281
Se o teste for feito em uma empresa homologada, com certeza eles farão as marcações pertinentes no cilindro.