Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

N2 substituir HPA

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
Danilo Hawk
private
private
Mensagens: 47
Registrado em: 12 Abr 2010, 13:01
Localização: Assis/SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Danilo Hawk »

pietro-cean escreveu:
Danilo Hawk escreveu:
sktanaka escreveu:Amigo,

Aqui em Araraquara usamos N2 também, pois é mais barato até do que o HPA e quanto ao seus resultados no paintball, estamos muito satisfeitos, tudo funcionando que uma beleza !

vai fundo !
Bro, vc consegue me passar algumas informações? Qual o tamanho dos cilindros que vcs compram no fornecedor e qual o preço pago?
Eles fornecem (emprestam) o cilindrão e vcs pagam só a recarga ou tiveram que comprar o "casco"? O que vc puder me fornecer de informações será muito útil !!!

É pra podermos fazer um comparativo com os custos aqui da nossa cidd ... eita cidadezinha cara meu ... rsrsrs

Vlw !!!! :grin: :yessir: :legal:

agente aluga o cilindro por 20 reais..
e o cara cobra 80 reais para o cilindro cheio!
o cilindro é de 50 litros!
Putz ... a intenção foi ótima mas eu me confundi mais ainda ... kkkkkkkkkkkk

Pietro, o tal do Nitrogênio não é medido em PSI - LIBRAS - BAR ??? A gente compra aqui CO2 por peso mas ouvi dizer que o N2 é vendido por psi .... sei lá ..

:?: :hlp: :para:
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Ices_br »

Danilo Hawk escreveu:
Pietro, o tal do Nitrogênio não é medido em PSI - LIBRAS - BAR ??? A gente compra aqui CO2 por peso mas ouvi dizer que o N2 é vendido por psi .... sei lá ..

:?: :hlp: :para:
Então cara isso é uma confusão comum....
Libras, Bar, PSI :são medidas de pressão do cilindro.

Litros, M3 e Cm3: são medidas de volume.

Mas qual a maldita diferença???
Essa é uma pergunta dificil de explicar aqui, mas vou tentar a pressão e quanto o gás esta compactado no cilindro (quando a pressão dele esta igual a do ambiente não a mais troca gasosa, mas nem por isso o cilindro esta realmente vazio).
Volume e quantidade de gás que pode ser comprimido em um cilindro.

Para gases como N2 e HPA ( que estão no estado gasoso no cilindro) calcula-se assim:
V= (PxC)/1000 ,onde
V = Volume, em m3
P = Pressão do Cilindro, em bar (utilizando um manômetro aferido)
C = Capacidade hidráulica do cilindro, em litros (esta informação está gravada no corpo do cilindro)

Deu pra entender?? Cada o Roger (dive) quando precisamos dele? pq se eu errar ele vai me xingar kkkkk!!!!!
Gabriel_Santos
private
private
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Nov 2010, 16:37

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Gabriel_Santos »

na parte de dos cilindros, normalmente eles vem marcando em psi, mas pode tbm ser marcado em bar, libras nunca ouvi falar!
cilindros geralmente são de 3000psi ou 200bar!
so pra vcs perceberem que o cilindro de vcs tem que estar em bom estado, um pneu de um carro tem 30psi cilindro de paintball são 100x com maipressãos .
lembrando cuidado: qualquer cilindro, tanto de mergulho quanto de paintball, CO² ou AR, tem validade de 5 anob][/cs[/olor], depois disso ele tem que ser feito um teste hidrostático, para validar ele por mais um ano!
vlw!
Gabriel_Santos
private
private
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Nov 2010, 16:37

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Gabriel_Santos »

CO² suporta ate 1600psi!
Everton Minardi
private
private
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Out 2010, 16:40
Localização: Cuiabá-MT
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Everton Minardi »

boa explicação!! obrigado, esse topico me tirou todas as duvidas que eu tinha sobre N2 e HPA..

valeu :para:
Avatar do usuário
bobzila
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1069
Registrado em: 05 Nov 2010, 16:15

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por bobzila »

Ban Detected...kkkk
Avatar do usuário
LucasNuzzi
private
private
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Fev 2011, 08:45
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por LucasNuzzi »

Pessoal, vou mostrar os dados coletados pela minha empresa:

Um campo de paintball com média e alta quantidade de jogos semanais utiliza em média 25 l de nitrogênio por mês. Isso na prática, acreditem ou não, equivale a 2 cilindros de 50l (equivalente a 0,05m3) mensalmente. Isso se dá porque o cilindro nunca é totalmente aproveitado, devido à sua pressão e vazão diminuirem conforme o cilindro vai sendo utilizado. O cilindro do gás é utilizado até prover a pressão de (no caso do paintball) 3000 psi. Quando o cilindro de gás não consegue chegar nessa pressão, ele é geralmente devolvido ao fornecedor apesar de ainda ter uma quantidade significativa de gás nele. E eu nem preciso falar o quanto as companhias de gás gostam disso, pois a maioria delas conta com um sistema de reciclágem de gás. Este sistema retira todo gás contido no cilindro e o recomprime nos cilindros para serem novamente comercializados.

Estes foram os valores considerados (ano de 2010):

Aluguel mensal do cilindro + o nitrogênio = R$125,00
Considerando a utilização mensal de 2 cilindros = 2 x 125 = R$250,00

O valor total então do uso do gás é de R$250,00
A parcela de um compressor AL7002 é de aproximadamente R$260,00

Portanto, por R$10,00 mensalmente, você deixa de ter o seu próprio compressor e fica dependendo de empresas que em sua grande maioria te deixam na mão.
Outro fator importante é a portabilidade: tenho um AL7002 PGA (à gasolina) que me satisfaz em dois hobbies (paintball e mergulho) além de caber no porta-malas do meu carro. Fui em uma floresta em Brotas-SP durante o carnaval com alguns amigos para jogar e deu para fazer umas 20 recargas com meio tanque de gasolina e no final ainda sobrou...

Com relação à segurança:
Se todos os procedimentos de segurança forem respeitados e todas as manutenções preventivas forem realizadas no seu "maquinário" (válvulas, marcadores, o-rings, cilindro e no meu caso o compressor), as chances de acidentes ou incidentes ocorrerem é nula. Se óleo que você utilizar for sintético, você pode até comprimir oxigênio puro no cilindro que não ocorrerá combustão! rsrsrsrs
Agora falando sério, para os que pretendem continuar utilizando cilindros de terceiros, há muitas distribuidoras de gases em São Paulo que estão falsificando os laudos dos testes hidrostáticos. Sei disso pois um cliente nosso "explodiu" um cilindro de gás hélio durante o processo de reciclágem. Vimos posteriormente que estava 3 anos vencido seu teste hidrostático...

Enfim, deixei de usar o CO2 a muito tempo e acho que não vou sair do HPA tão cedo!

Bons jogos para todos!
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Marcos RS »

LucasNuzzi escreveu:Pessoal, vou mostrar os dados coletados pela minha empresa:

Um campo de paintball com média e alta quantidade de jogos semanais utiliza em média 25 l de nitrogênio por mês. Isso na prática, acreditem ou não, equivale a 2 cilindros de 50l (equivalente a 0,05m3) mensalmente. Isso se dá porque o cilindro nunca é totalmente aproveitado, devido à sua pressão e vazAão diminuirem conforme o cilindro vai sendo utilizado. O cilindro do gás é utilizado até prover a pressão de (no caso do paintball) 3000 psi. Quando o cilindro de gás não consegue chegar nessa pressão, ele é geralmente devolvido ao fornecedor apesar de ainda ter uma quantidade significativa de gás nele. E eu nem preciso falar o quanto as companhias de gás gostam disso, pois a maioria delas conta com um sistema de reciclágem de gás. Este sistema retira todo gás contido no cilindro e o recomprime nos cilindros para serem novamente comercializados.

Estes foram os valores considerados (ano de 2010):

Aluguel mensal do cilindro + o nitrogênio = R$125,00
Considerando a utilização mensal de 2 cilindros = 2 x 125 = R$250,00

O valor total então do uso do gás é de R$250,00
A parcela de um compressor AL7002 é de aproximadamente R$260,00

Portanto, por R$10,00 mensalmente, você deixa de ter o seu próprio compressor e fica dependendo de empresas que em sua grande maioria te deixam na mão.
Outro fator importante é a portabilidade: tenho um AL7002 PGA (à gasolina) que me satisfaz em dois hobbies (paintball e mergulho) além de caber no porta-malas do meu carro. Fui em uma floresta em Brotas-SP durante o carnaval com alguns amigos para jogar e deu para fazer umas 20 recargas com meio tanque de gasolina e no final ainda sobrou...

Com relação à segurança:
Se todos os procedimentos de segurança forem respeitados e todas as manutenções preventivas forem realizadas no seu "maquinário" (válvulas, marcadores, o-rings, cilindro e no meu caso o compressor), as chances de acidentes ou incidentes ocorrerem é nula. Se óleo que você utilizar for sintético, você pode até comprimir oxigênio puro no cilindro que não ocorrerá combustão! rsrsrsrs
Agora falando sério, para os que pretendem continuar utilizando cilindros de terceiros, há muitas distribuidoras de gases em São Paulo que estão falsificando os laudos dos testes hidrostáticos. Sei disso pois um cliente nosso "explodiu" um cilindro de gás hélio durante o processo de reciclágem. Vimos posteriormente que estava 3 anos vencido seu teste hidrostático...

Enfim, deixei de usar o CO2 a muito tempo e acho que não vou sair do HPA tão cedo!

Bons jogos para todos!

Lucas, como eu consigo comprar um AL7002 com uma parcela de R$ 260?

Tu sabes se é possivél carregar um Scuba S80 com nitrogênio?

[ ]'s
Avatar do usuário
LucasNuzzi
private
private
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Fev 2011, 08:45
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por LucasNuzzi »

Bom dia, Marcos!

Então cara, se o seu S80 se encontra em boas condições de uso e com o teste hidrostático em dia, você pode comprimir nitrogênio sem problemas! Alías, fazem muito isso no mercado e é um processo seguro! Dependendo da pressão que você for utilizar, é necessário fazer um tratamento térmico no gás durante a compressão. Esse tratamento é bem simples, basta comprar uma mangueira mais longa para que haja uma troca térmica em maior escala entre o gás e o ambiente.

Quanto à parcela do AL7002, se você financiar pelo cartão BNDES é possível pagar R$260,00 por mês! Me mande uma MP ou um email para mais informações!

Bom final de semana e bons jogos!
Avatar do usuário
Danilo Hawk
private
private
Mensagens: 47
Registrado em: 12 Abr 2010, 13:01
Localização: Assis/SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Danilo Hawk »

LucasNuzzi escreveu:Bom dia, Marcos!

Então cara, se o seu S80 se encontra em boas condições de uso e com o teste hidrostático em dia, você pode comprimir nitrogênio sem problemas! Alías, fazem muito isso no mercado e é um processo seguro! Dependendo da pressão que você for utilizar, é necessário fazer um tratamento térmico no gás durante a compressão. Esse tratamento é bem simples, basta comprar uma mangueira mais longa para que haja uma troca térmica em maior escala entre o gás e o ambiente.

Quanto à parcela do AL7002, se você financiar pelo cartão BNDES é possível pagar R$260,00 por mês! Me mande uma MP ou um email para mais informações!

Bom final de semana e bons jogos!
Lucas, me interessei no assunto..... mp pra vc !!!! Abs
Avatar do usuário
eduardonx4
private
private
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Jan 2013, 15:41
Localização: Arapongas - PR
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por eduardonx4 »

Então, o HPA eu ainda estou achando dificil e pouco pratico de manusear.

Antes de comprar uma Scuba S80, eu queria tirar umas duvidas.

O corpo de bombeiro aqui na cidade, carrega as Scubas no maximo 2500psi.

Estou pensando no Nitrogenio (N2), aqui na minha cidade tem varias consesionarias de cilindros de gases industriais, e inclusive trabalham com N2.

Posso usar N2 em cilindros de HPA?

Outro probleminha se eu for comprar um cilindro eu vou optar por um medio no caso um de 3m ou 4 m cubicos, mas esses cilindros são de 150bar (2170 psi). Somente os grandões de 10m cubicos vem com 200bar.

Sera que com 2170Psi de Nitrogenio eu consigo uma autonomia boa em cilindro de 48ci?

Tenho 2 cilindros de HPA é o Empire Pure Energy de 48Ci de Aluminio, e um Guerilha de 22Ci de Aluminio.
Responder

Voltar para “Acessórios.”