Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

N2 substituir HPA

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Lord_Arum
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Jul 2009, 16:39
Localização: Tubarão - Santa Catarina

N2 substituir HPA

Mensagem por Lord_Arum »

Ola amigos , ja li aqui no forum que o N2(nitrogenio) poderia substituir o HPA , mais ai que me surgiram as duvidas , pois vi que de certa forma o HPA teria que ter um tratamento bem profissional , tanto na parte de conservação quanto na parte de cargas(essa que me preocupa mais). E queria saber se o N2 pressurizado não teria o mesmo efeito de combustão que o HPA em contato com algum tipo de oleo ? Se o N2 poderia congelar o marcador em cadencia de tiros rapidos(como pode acontecer com o CO2) ? E qual o custo de carga para HPA e N2? O cilindro teria que ser o de HPA ou o de CO2 tb serve?

Desculpe a minha nobice , mais quem nunca pergunta , nunca vai saber.
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por CoelhoPB »

Vamos ver se posso te ajudar!

HPA - AR comprimido, ar atmosférico comprimido, no ar temos N²(nitrogênio) Oxigênio, argônio CO² e inumeros gases em pequena escala...quando temos apenas N², temos um ar puro de outros gases, apenas nitrigênio, o caso de combustão está diretamente relacionado ao Oxigênio, que é o "causador" da combustão, se vc tem AR comprimido vc tem Oxigênio tbm, se vc tem N² é apenas N², logo, não pega fogo, e tbm não congela o marcador, pois o fato do CO² congelar o marcador, e que o mesmo encontrase no cilindro quando cheio na sua forma liquida, devido a sua pressão de vapor ser menor que a do N²por ex. quando o CO² é despressurizado na sua camada de gás, o liquido do CO² vira gás, e esse processo rouba calor para acontecer, por isso que GELA...na verdade ele precisa de calor para expandir.
Ok, HPA pode ser chamado qualquer gás comprimido, o N² não causaria as queimas que o pessoal tanto teme, mais lembro, para trabalhos sob alta pressão, não aepnas precisa pegar fogo, basta esplodir, isso singifica que tanto faz o gás, todos os cuidados devem ser tomados da mesma forma, e lógigo, se der pra evitar em todos casos lubrificante a base de pretóleo, vamos fazer....
Lord_Arum
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Jul 2009, 16:39
Localização: Tubarão - Santa Catarina

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Lord_Arum »

Vlw cara , só mais uma coisa , o cilindro para carga de N2 poderia ser a mesma destinada a CO2 (cilindro novo sem nenhuma carga feita de CO2) ou teria que ser realmente o destinado ao HPA , vc sabe quanto esta o custo de recarga de N2?
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por FabaoBH350 »

O que eu entendo sobre a explosão é o seguinte: O que explode é o lubrificante sobre pressão, independentemente do tipo de gás.... O fato do O2 ser um alimentador da chama e ele não estar no cilindro não implica em menos risco, pois o local de manuseio tem O2 de sobra pra causar a chama depois da explosão..... Então não use lubrificante em momento nenhum nos locais de alta pressão...

O HPA é ar atmosférico, e nele vc tem 78% de N2, então N2 e HPA não são muito diferentes.... Na minha concepção, usando-os para paintball, são a mesma coisa....

Usar um cilindro de CO2 para HPA é uma gambiarra braba, os níveis de pressão por área de um e de outro são diferentes... Eu nunca usaria, minha vida vale muito mais que uns poucos reais que eu gastaria a mais comprando um cilindro adequado....

Acho que é isso... Se falei besteria ai por favor me corrijam.... :yessir: :yessir:
Lord_Arum
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Jul 2009, 16:39
Localização: Tubarão - Santa Catarina

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Lord_Arum »

FabaoBH350 escreveu:O que eu entendo sobre a explosão é o seguinte: O que explode é o lubrificante sobre pressão, independentemente do tipo de gás.... O fato do O2 ser um alimentador da chama e ele não estar no cilindro não implica em menos risco, pois o local de manuseio tem O2 de sobra pra causar a chama depois da explosão..... Então não use lubrificante em momento nenhum nos locais de alta pressão...

O HPA é ar atmosférico, e nele vc tem 78% de N2, então N2 e HPA não são muito diferentes.... Na minha concepção, usando-os para paintball, são a mesma coisa....

Usar um cilindro de CO2 para HPA é uma gambiarra braba, os níveis de pressão por área de um e de outro são diferentes... Eu nunca usaria, minha vida vale muito mais que uns poucos reais que eu gastaria a mais comprando um cilindro adequado....

Acho que é isso... Se falei besteria ai por favor me corrijam.... :yessir: :yessir:

Como o CoelhoPB falou e vc reforçou , não deve ser usado qualquer tipo de oleo nos cilindros , mais na questão de combustão por algum motivo , o N2 é asfixiante deslocando o ar atmosferico , com isso não alimentando a chama e sim extinguindo ela por falta de oxigenio. Com relação ao tipo de cilindro , fiz uma pergunta ao qual não sabia a resposta , e saber de membros muito mais experientes , não é e nunca foi a minha intensão fazer "gambiarra" e sim jogar com segurança , até o porque da minha duvida de saber sobre a substituição do HPA pelo N2.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por FabaoBH350 »

Ok Lord, eu não quis dizer que vc faria essa gambiarra não, hehehe, a internet tem dessas coisas, é que já ouvi gente aqui em BH falando que fez.... e isso é uma coisa que não pode se espalhar por ai não, senão vai dar problemas pro esporte....

Sobre o N2 expelir o O2 eu não sabia, mas tenho minhas dúvidas, haja visto a proporção dele na atmosfera como eu te falei, mas não conheço do assunto então não posso discordar, mas posso não confiar aheuhauehae....

É isso, um abraço e me desculpe por não ter sido muito claro no meu texto.... :legal: :legal: :legal:
Lord_Arum
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Jul 2009, 16:39
Localização: Tubarão - Santa Catarina

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Lord_Arum »

:legal: :legal: :legal:

Aqui tem uma pequena apresentação:

http://www.whitemartins.com.br/site/cat ... genio.html
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por BCRick »

Acho que o que responde a sua pergunta é:
Cilindro de HPA é também cilindro de N², é só ver em site de vendas gringo, às vezes tem hpa tank e às vezes N2 tank.
No entanto, não dá pra usar N2 num cilindro de co2.
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Grenader »

BCRick escreveu:Acho que o que responde a sua pergunta é:
Cilindro de HPA é também cilindro de N², é só ver em site de vendas gringo, às vezes tem hpa tank e às vezes N2 tank.
No entanto, não dá pra usar N2 num cilindro de co2.
Simples e direto !!! :legal:
Avatar do usuário
Danilo Hawk
private
private
Mensagens: 47
Registrado em: 12 Abr 2010, 13:01
Localização: Assis/SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Danilo Hawk »

Galera, boas ...

Antes da questão, desculpas por "upar" um tópico antigo. É que a dúvida surgiu só agora.

Nosso time se reúne todos os sábados pra jogar e usamos CO2 que, como é sabido, traz uma série de problemas. Alguns poucos Hawks migraram pro HPA mas a maioria esmagadora ainda sofre com o CO2. E aqui na nossa cidade, conseguir um lugar pra carregar as scubas é um "parto de ouriço"! Já tentamos Bombeiros e nada. Estamos até pensando (“sonho meuuuuuu ....”) em comprar um compressor, mas eita trem caro !

Agora a dúvida: é viável, como alternativa, usar o N2? Pelo que li, os benefícios são os mesmos do HPA e o custo, pelo que me informei, é quase igual. O investimento inicial seria de uma estação e de um cilindro. É isso ????

Alguém usa (ou usou)????

Abraços !!! :legal: :legal:
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por sktanaka »

Amigo,

Aqui em Araraquara usamos N2 também, pois é mais barato até do que o HPA e quanto ao seus resultados no paintball, estamos muito satisfeitos, tudo funcionando que uma beleza !

vai fundo !
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por zarro »

Nem sabia disso..
Avatar do usuário
Danilo Hawk
private
private
Mensagens: 47
Registrado em: 12 Abr 2010, 13:01
Localização: Assis/SP
Contato:

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Danilo Hawk »

sktanaka escreveu:Amigo,

Aqui em Araraquara usamos N2 também, pois é mais barato até do que o HPA e quanto ao seus resultados no paintball, estamos muito satisfeitos, tudo funcionando que uma beleza !

vai fundo !
Bro, vc consegue me passar algumas informações? Qual o tamanho dos cilindros que vcs compram no fornecedor e qual o preço pago?
Eles fornecem (emprestam) o cilindrão e vcs pagam só a recarga ou tiveram que comprar o "casco"? O que vc puder me fornecer de informações será muito útil !!!

É pra podermos fazer um comparativo com os custos aqui da nossa cidd ... eita cidadezinha cara meu ... rsrsrs

Vlw !!!! :grin: :yessir: :legal:
Gabriel_Santos
private
private
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Nov 2010, 16:37

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por Gabriel_Santos »

Galera o lobos do cerrado tem a sorte de ter um membro mergulhador com compressor(eu) ahhaha.
o lobos usava CO², la vai porque mudamos para Ar comprimido!
-custo mais baixo(o cilindro e mais caro, mas pra manter e mais barato).
-melhor precisão no marcador.
-não danifica marcador(o-rings, peças de plástico, bolt, mangueiras, principalmente marcadores eletrônicos CO² é veneno pra o sistema elétrico).
-sistema não congela mesmo em climas bem frios.
-tem como saber a pressão do cilindro, evitando assim que fique sem ar no meio do jogo.
ou seja da pra perceber que o sistema e bem mais seguro!

espero ter tirado a duvidas de todos!
Avatar do usuário
pietro-cean
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 829
Registrado em: 29 Dez 2009, 21:13
Localização: Araraquara

Re: N2 substituir HPA

Mensagem por pietro-cean »

Danilo Hawk escreveu:
sktanaka escreveu:Amigo,

Aqui em Araraquara usamos N2 também, pois é mais barato até do que o HPA e quanto ao seus resultados no paintball, estamos muito satisfeitos, tudo funcionando que uma beleza !

vai fundo !
Bro, vc consegue me passar algumas informações? Qual o tamanho dos cilindros que vcs compram no fornecedor e qual o preço pago?
Eles fornecem (emprestam) o cilindrão e vcs pagam só a recarga ou tiveram que comprar o "casco"? O que vc puder me fornecer de informações será muito útil !!!

É pra podermos fazer um comparativo com os custos aqui da nossa cidd ... eita cidadezinha cara meu ... rsrsrs

Vlw !!!! :grin: :yessir: :legal:

agente aluga o cilindro por 20 reais..
e o cara cobra 80 reais para o cilindro cheio!
o cilindro é de 50 litros!
Responder

Voltar para “Acessórios.”