Exatamente Calcabrina!calcabrina escreveu:Para isso deveríamos ter um "CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DESPORTIVO" para a prática de esportes que envolvam armas de pressão em geral (airsoft, paintball e ação de cordas); como estamos começando um código de ética estabelecendo garantias, obrigações e punições no âmbito da instituição federativa, afim de demonstrar que não haverá prevaricação em atos irresponsáveis e quem se sentir injustiçado terá o código como base para recorrer.
O interessante é que na PM não precisa ser formado em direito para se defender de "nabas VUADORAS", e o julgamento é realizado por 03 representantes do batalhão (sub-unidade federativa) que julgam dentro das normas e apreciam o resultado ao batalhão que por sua vez analisa o mérito da questão e então embasado no código aplica a sanção ou punição dos atos administrativos, ou mesmo encaminhando a quem de competência se for caso de vislumbrar crime...
Vejo isso como passo importante na organização do esporte...
No Estatuto da FEP-DF (Federação Esportiva de Paintball do Distrito Federal) existe um Anexo que é o Código Disciplinar - Segurança e Ética.
Nós enviamos o Código Disciplinar para apreciação do Exército e desta forma mostramos que existem regras bem definidas que prezam pela segurança dos praticantes e comunidade em geral.
Está no Estatuto também a criação do Conselho Disciplinar que terá no máximo 5 membros eleitos. Esse Conselho tem o mesmo objetivo do exemplo que você deu.