Roger escreveu:Marinho_GOTP escreveu:Roger, tuh tira uma duvida minha? tipo... eu gostaria de saber se quando um menor de idade que possui marcador se filia a uma federação... o registro/carteirinha da federação pode servir como uma especie de CR? eu só ainda num investi na compra de um marcador por causa dessa portaria, pq senão ja tinha arrumado um jeito de comprar um... té mais povo!
De maneira alguma. Não temos este poder para substituir um clube de tiro.
As leis são claras e a FPESP não incentiva ninguém a praticar o esporte fora da lei, porém nós não concordamos da maneira como o R-105 e a nova portaria nos enquadrou, desta forma estamos lutando e trabalhando para mudar este cenário do paintball em geral.
Roger,
Pense na possibilidade da Federação de Paintball estar cadastrada no Exército e conseqüentemente ter CR. Desta forma não haveria a necessidade dos esportistas procurarem um Clube de Tiro para se filiarem, nem pagar por um curso e etc para poder tirar CR de Atirador.
Eu acredito que teremos boas notícias com relação a Portaria e a própria R-105 com relação às armas de pressão.
Eu também não concordo com o que fizeram com o Paintball na última Portaria e R-105, mas se você pudesse ter CR específico para armas de pressão com todos os seus marcadores apostilados e Guia de tráfego para cada um deles, não seria melhor? Isso não estaria separando os verdadeiros esportistas dos aventureiros ou baderneiros?
As armas de pressão não serão de uso permitido, mas o que eu acho é que em breve teremos a oportunidade de ter CR e GT, com tudo apostilado (como arma de fogo), só que com um processo menos restritivo por se tratar de arma de pressão.
Hoje para cadastrar um clube ou federação (de arma de fogo) no Exército para ter CR é necessário (retirado do site
http://www.fgct.com.br):
01. Procuração (firma reconhecida);
02. Ficha de CR (firma reconhecida);
03. Requerimento (firma reconhecida);
04. Declaração de idoneidade (firma reconhecida);
05. Termo de compromisso (firma reconhecida);
06. Cópia do CNPJ;
07. Cópia do Álvara de Localização da Prefeitura Municipal;
08. Estatuto Social (e/ou alteração);
09. Relação nominal da Diretoria e Conselho Fiscal (com RG) ;
10. Ata da posse da Diretoria;
11. Fotos da instalação de o estande;
12. Termo de vistoria em 3 vias (1ª via do SFPC/3, 2ª via do SFPC /local e 3ª via para ser entregue à firma);
13. Mapa novo de armas (se houver armas em nome do clube);
14. Cópia do Certificado de Registro - CR;
15. Cópia do mapa de armas ou recarga;
16. Declaração de filiação a FGCT (anuidade em dia) - Apostila (Solicitar apostilamento nos casos de alteração no texto do CR, ou alteração dos documentos já relacionados). Ex.: endereço, responsáveis, etc);
17. Cópia do RG e CPF do Presidente e do Vice;
18. Cópia do comprovante de residência do Presidente e do Vice;
19. Negativa Criminal Estadual do Presiidente e Vice;
20. Negativa Criminal Federal do Presidente e do Vice;
21. Negativa Criminal Militar do Presidente e Vice;
22. Negativa Criminal Eleitoral do Presidente e do Vice;
23. Taxa para obtenção de CR - R$ 500,00;
24. Taxa de renovação de CR - R$ 250,00;
25. Taxa de renovação de CR vencido - R$ 500,00.
Agora, se o clube ou federação for para a prática de esporte de arma de pressão, nem tudo isso acima faria sentido (isso com a provável mudança da portaria ou R-105).
Eu não acredito que bater de frente com o DFPC vá adiantar alguma coisa. Temos que ir comendo pelas beiradas. E o primeiro passo vocês deram, que foi a criação da Federação.
Digo isso porque estou conduzindo com outras pessoas a criação de uma Federação no Distrito Federal. Apesar do foco desta federação ser Paintball, ela será cadastrada no Exército como Federação de Armas de Pressão do Distrito Federal. Nós estamos seguindo as orientações de um despachante militar e esperamos que em breve esteja ativa e com CR.
abraço,