Caramba! Show de explicação! Vou melhorar a resposta valeuu!arakawa escreveu:Essa explicacao ta meio errada. O co2 em temperatura ambiente, fica na temperatura ambiente, independente da fase...Porque em cadência elevadas de tiros meu marcador quase congela?
É comum quando de atira em cadência elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma fase gasosa, essa fase gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadência, normalmente é puxada uma parte da fase líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenômeno de congelante.
O co2 fica liquido em temperatura ambiente com uma pressao em torno de 5 atm. Quando se dispara o marcador, o gas que estava a 5 atm dentro do cilindro tenta se expandir ate ficar em 1 atm, a pressao do ambiente. O q acontece e que esta expansao rouba calor do ambiente, pois a relacao Pressao*Volume/Temperatura deve ser constante.
Em operacao normal, esta expansao ocorre dentro do proprio cilindro, que tem uma superficie maior para absorver calor, ha tambem uma variacao do volume do gas, o que diminui a queda de temperatura. Quando co2 liquido passa para dentro do marcador, a expansao do gas ocorre em outro lugar, roubando calor daquele ponto, ocasionando o congelamento.
O ar comprimido, no entanto, como nao e liquefeito dentro do cilindro, nao sofre este problema. A expansao ocorre sempre nos lugares corretos (chamados de 1o e 2o estagio no regulador de mergulho, nao sei como e no paintball)
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SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ
- Thiago
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Grande Arakawa, explicação nota 10 !!!arakawa escreveu:Essa explicacao ta meio errada. O co2 em temperatura ambiente, fica na temperatura ambiente, independente da fase...Porque em cadência elevadas de tiros meu marcador quase congela?
É comum quando de atira em cadência elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma fase gasosa, essa fase gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadência, normalmente é puxada uma parte da fase líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenômeno de congelante.
O co2 fica liquido em temperatura ambiente com uma pressao em torno de 5 atm. Quando se dispara o marcador, o gas que estava a 5 atm dentro do cilindro tenta se expandir ate ficar em 1 atm, a pressao do ambiente. O q acontece e que esta expansao rouba calor do ambiente, pois a relacao Pressao*Volume/Temperatura deve ser constante.
Em operacao normal, esta expansao ocorre dentro do proprio cilindro, que tem uma superficie maior para absorver calor, ha tambem uma variacao do volume do gas, o que diminui a queda de temperatura. Quando co2 liquido passa para dentro do marcador, a expansao do gas ocorre em outro lugar, roubando calor daquele ponto, ocasionando o congelamento.
O ar comprimido, no entanto, como nao e liquefeito dentro do cilindro, nao sofre este problema. A expansao ocorre sempre nos lugares corretos (chamados de 1o e 2o estagio no regulador de mergulho, nao sei como e no paintball)
- Marcelo Utsch
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No model98.org tem um thread q explica tudo possivel e imaginavel sobre co2 e hpa.
http://model98.org/forum/index.php?topic=8177.0
http://model98.org/forum/index.php?topic=8177.0
- Thiago
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Opa Marcelão!! Já Já vou adicionar umas imagens e e tentar chegar no nivel da de Red DotMarcelo Utsch escreveu:Esse FAQ está cada vez melhor!
Valeu a todos pela colaboração!!!
Caramba!! Valeuu Mais uma vez Arakawa! Assim que sair aqui do trampo vou ler e atualizar a FAQ!arakawa escreveu:No model98.org tem um thread q explica tudo possivel e imaginavel sobre co2 e hpa.
http://model98.org/forum/index.php?topic=8177.0
Abração!
Realmente nasci pra ser advogado!!!
Nasci pra ser advogado mesmo.
Pressão * Volume/temperatura
psi
Tô loco!
Bem, no meu caso, pelo que entendi (se é que entendi), que tenho um tip 98 mecânica, qualquer dos sistemas de Ar comprimido atenderiam. Estou correto?
Pressão * Volume/temperatura
psi
Tô loco!
Bem, no meu caso, pelo que entendi (se é que entendi), que tenho um tip 98 mecânica, qualquer dos sistemas de Ar comprimido atenderiam. Estou correto?
Não o CI é capacidade volumétrica em polegadas cúbicas. Seria isso:Yuri escreveu:Nao entendi como funciona o CI e o PSI.
Alguem pode me explicar?
O CI é o volume de ar e o PSI a pressao?
Quer dizer que um cilindro 48CI/3000PSI vai disparar 48 vezes a 3000PSI?
Obrigado
Yuri
48 polegadas cúbicas de ar comprido
3000 psi de pressão interna.
O 48 não identifica quantos disparos poderão ser dados. Ex: consigo dar em média 1000 disparos ou mais com um cilindro de 68/4500 psi.
- chas
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Algumas dúvidas que tenho e que podem ser úteis para colocar tb:
Ouvi falar que não pode "remontar" a carga em um cilindro de CO2, boato ou fato?
Carreguei meu cilindro de 20oz de CO2 em um determinado campo e um amigo meu em outro campo. Fizemos o mesmo número de disparos, porém o CO2 dele ja acabou e o meu ainda não. Eu vi encher em ambos os campos e foi praticamente da mesma forma. Para testar se não era o marcador que poderia estar vasando ou o cilindro com defeito, fizemos uma troca... enchi o meu cilindro no campo que ele tinha enchido e ele encheu no campo que eu havia enchido. Ae ocorreu o inverso, o meu CO2 acabou antes que o dele. Existe diferença na "qualidade" ou alguma outra coisa que poderia interferir nisso?
Ouvi falar que não pode "remontar" a carga em um cilindro de CO2, boato ou fato?
Carreguei meu cilindro de 20oz de CO2 em um determinado campo e um amigo meu em outro campo. Fizemos o mesmo número de disparos, porém o CO2 dele ja acabou e o meu ainda não. Eu vi encher em ambos os campos e foi praticamente da mesma forma. Para testar se não era o marcador que poderia estar vasando ou o cilindro com defeito, fizemos uma troca... enchi o meu cilindro no campo que ele tinha enchido e ele encheu no campo que eu havia enchido. Ae ocorreu o inverso, o meu CO2 acabou antes que o dele. Existe diferença na "qualidade" ou alguma outra coisa que poderia interferir nisso?
- chas
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Mas isso não pode ser perigoso?
Se o cilindro é enchido resfriado, depois ele ganha uma temperatura maior, com isso ele não corre o risco de estourar?
Então antes de encher meu cilindro, deveria deixa-lo em uma geladeira por ex?
E sobre a "qualidade" do CO2, como disse na segunda pergunta da msg anterior, isso pode existir também!?
Se o cilindro é enchido resfriado, depois ele ganha uma temperatura maior, com isso ele não corre o risco de estourar?
Então antes de encher meu cilindro, deveria deixa-lo em uma geladeira por ex?
E sobre a "qualidade" do CO2, como disse na segunda pergunta da msg anterior, isso pode existir também!?
Não existe esse tipo de perigo com o CO2, a não ser que ele esquente muito e quando digo muito é algo do tipo: esquece-lo no porta-mals do carro em dia de sol !!!chas escreveu:Mas isso não pode ser perigoso?
Se o cilindro é enchido resfriado, depois ele ganha uma temperatura maior, com isso ele não corre o risco de estourar?
Então antes de encher meu cilindro, deveria deixa-lo em uma geladeira por ex?
E sobre a "qualidade" do CO2, como disse na segunda pergunta da msg anterior, isso pode existir também!?
O lacre vai ser o primeiro a virar paçoca, o restante fica intacto, a não ser seus ouvidos e sistema nervoso se isso ocorrer dentro do carro na hora que voce estiver dirigindo.
Já a qualidade do CO2, tem muito pouco ou nenhuma interferência.
E sempre que voce recarregar um cilindro com CO2, coloque o marcador para cronagem, fatalmente vai almentar a pressão do disparo e será necessário ajuste.
Nenhum pouco, quando voce usa o remote, a pressão fica ecoalizada em todo o sistema, por esse motivo que não é recomendado utilizar mangueirar próprias para alta pressão. Tanto isso que alguns modelos de marcadores (normalmente eletrônicos) tem um manometro que mostra a pressão de trabalho do marcador.Arrigow escreveu:Uma pequena dúvida: Com uso do remote existe perda de pressão do disparo ou redução na cadência dos disparos?
A cadência de tiro tem mais a ver com o consumo de HPA/CO2 do que com a pressão.