Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

arakawa escreveu:
Porque em cadência elevadas de tiros meu marcador quase congela?
É comum quando de atira em cadência elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma fase gasosa, essa fase gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadência, normalmente é puxada uma parte da fase líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenômeno de congelante.
Essa explicacao ta meio errada. O co2 em temperatura ambiente, fica na temperatura ambiente, independente da fase...

O co2 fica liquido em temperatura ambiente com uma pressao em torno de 5 atm. Quando se dispara o marcador, o gas que estava a 5 atm dentro do cilindro tenta se expandir ate ficar em 1 atm, a pressao do ambiente. O q acontece e que esta expansao rouba calor do ambiente, pois a relacao Pressao*Volume/Temperatura deve ser constante.
Em operacao normal, esta expansao ocorre dentro do proprio cilindro, que tem uma superficie maior para absorver calor, ha tambem uma variacao do volume do gas, o que diminui a queda de temperatura. Quando co2 liquido passa para dentro do marcador, a expansao do gas ocorre em outro lugar, roubando calor daquele ponto, ocasionando o congelamento.

O ar comprimido, no entanto, como nao e liquefeito dentro do cilindro, nao sofre este problema. A expansao ocorre sempre nos lugares corretos (chamados de 1o e 2o estagio no regulador de mergulho, nao sei como e no paintball)
Caramba! Show de explicação! Vou melhorar a resposta valeuu! :wink:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

arakawa escreveu:
Porque em cadência elevadas de tiros meu marcador quase congela?
É comum quando de atira em cadência elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma fase gasosa, essa fase gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadência, normalmente é puxada uma parte da fase líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenômeno de congelante.
Essa explicacao ta meio errada. O co2 em temperatura ambiente, fica na temperatura ambiente, independente da fase...

O co2 fica liquido em temperatura ambiente com uma pressao em torno de 5 atm. Quando se dispara o marcador, o gas que estava a 5 atm dentro do cilindro tenta se expandir ate ficar em 1 atm, a pressao do ambiente. O q acontece e que esta expansao rouba calor do ambiente, pois a relacao Pressao*Volume/Temperatura deve ser constante.
Em operacao normal, esta expansao ocorre dentro do proprio cilindro, que tem uma superficie maior para absorver calor, ha tambem uma variacao do volume do gas, o que diminui a queda de temperatura. Quando co2 liquido passa para dentro do marcador, a expansao do gas ocorre em outro lugar, roubando calor daquele ponto, ocasionando o congelamento.

O ar comprimido, no entanto, como nao e liquefeito dentro do cilindro, nao sofre este problema. A expansao ocorre sempre nos lugares corretos (chamados de 1o e 2o estagio no regulador de mergulho, nao sei como e no paintball)
Grande Arakawa, explicação nota 10 !!! :wink:
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Esse FAQ está cada vez melhor!

Valeu a todos pela colaboração!!!

:legal:
Avatar do usuário
arakawa
corporal
corporal
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Jul 2007, 11:57
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por arakawa »

No model98.org tem um thread q explica tudo possivel e imaginavel sobre co2 e hpa.

http://model98.org/forum/index.php?topic=8177.0
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

Marcelo Utsch escreveu:Esse FAQ está cada vez melhor!

Valeu a todos pela colaboração!!!

:legal:
Opa Marcelão!! Já Já vou adicionar umas imagens e e tentar chegar no nivel da de Red Dot :lol: :lol:
arakawa escreveu:No model98.org tem um thread q explica tudo possivel e imaginavel sobre co2 e hpa.

http://model98.org/forum/index.php?topic=8177.0
Caramba!! Valeuu Mais uma vez Arakawa! Assim que sair aqui do trampo vou ler e atualizar a FAQ!

Abração!
Avatar do usuário
Dornelas
private
private
Mensagens: 73
Registrado em: 10 Out 2007, 10:14

Realmente nasci pra ser advogado!!!

Mensagem por Dornelas »

Nasci pra ser advogado mesmo.

Pressão * Volume/temperatura

psi

Tô loco!

Bem, no meu caso, pelo que entendi (se é que entendi), que tenho um tip 98 mecânica, qualquer dos sistemas de Ar comprimido atenderiam. Estou correto?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Corretissimo !!!

O unico detalhe é que o CO2 tende a desregular a cronografagem com o empo, já o AC não tem esse problema, independente do tempo.
Avatar do usuário
Yuri
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 169
Registrado em: 15 Nov 2007, 11:24

Mensagem por Yuri »

Nao entendi como funciona o CI e o PSI.

Alguem pode me explicar?

O CI é o volume de ar e o PSI a pressao?

Quer dizer que um cilindro 48CI/3000PSI vai disparar 48 vezes a 3000PSI?

Obrigado

Yuri
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Yuri escreveu:Nao entendi como funciona o CI e o PSI.

Alguem pode me explicar?

O CI é o volume de ar e o PSI a pressao?

Quer dizer que um cilindro 48CI/3000PSI vai disparar 48 vezes a 3000PSI?

Obrigado

Yuri
Não o CI é capacidade volumétrica em polegadas cúbicas. Seria isso:

:arrow: 48 polegadas cúbicas de ar comprido

:arrow: 3000 psi de pressão interna.

O 48 não identifica quantos disparos poderão ser dados. Ex: consigo dar em média 1000 disparos ou mais com um cilindro de 68/4500 psi.
Avatar do usuário
chas
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Nov 2007, 09:17
Federado: FPESP 377
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por chas »

Algumas dúvidas que tenho e que podem ser úteis para colocar tb:

Ouvi falar que não pode "remontar" a carga em um cilindro de CO2, boato ou fato?

Carreguei meu cilindro de 20oz de CO2 em um determinado campo e um amigo meu em outro campo. Fizemos o mesmo número de disparos, porém o CO2 dele ja acabou e o meu ainda não. Eu vi encher em ambos os campos e foi praticamente da mesma forma. Para testar se não era o marcador que poderia estar vasando ou o cilindro com defeito, fizemos uma troca... enchi o meu cilindro no campo que ele tinha enchido e ele encheu no campo que eu havia enchido. Ae ocorreu o inverso, o meu CO2 acabou antes que o dele. Existe diferença na "qualidade" ou alguma outra coisa que poderia interferir nisso?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Fato:

:arrow: Antes de encher o cilindro de CO2 ele deve ser esvaziado e RESFRIADO, essa etapa do resfriamento é importantissima por que o co@ espande quando ganha temperatura, consequentemente cabe menos no cilindro, quado resfriado ele contrae, fazendo caber mais dentro. :wink:
Avatar do usuário
chas
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Nov 2007, 09:17
Federado: FPESP 377
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por chas »

Mas isso não pode ser perigoso?

Se o cilindro é enchido resfriado, depois ele ganha uma temperatura maior, com isso ele não corre o risco de estourar?

Então antes de encher meu cilindro, deveria deixa-lo em uma geladeira por ex?

E sobre a "qualidade" do CO2, como disse na segunda pergunta da msg anterior, isso pode existir também!?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

chas escreveu:Mas isso não pode ser perigoso?

Se o cilindro é enchido resfriado, depois ele ganha uma temperatura maior, com isso ele não corre o risco de estourar?

Então antes de encher meu cilindro, deveria deixa-lo em uma geladeira por ex?

E sobre a "qualidade" do CO2, como disse na segunda pergunta da msg anterior, isso pode existir também!?
Não existe esse tipo de perigo com o CO2, a não ser que ele esquente muito e quando digo muito é algo do tipo: esquece-lo no porta-mals do carro em dia de sol !!! :shock:

O lacre vai ser o primeiro a virar paçoca, o restante fica intacto, a não ser seus ouvidos e sistema nervoso se isso ocorrer dentro do carro na hora que voce estiver dirigindo. :P

Já a qualidade do CO2, tem muito pouco ou nenhuma interferência.

E sempre que voce recarregar um cilindro com CO2, coloque o marcador para cronagem, fatalmente vai almentar a pressão do disparo e será necessário ajuste.
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Mensagem por Arrigow »

Uma pequena dúvida: Com uso do remote existe perda de pressão do disparo ou redução na cadência dos disparos?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Arrigow escreveu:Uma pequena dúvida: Com uso do remote existe perda de pressão do disparo ou redução na cadência dos disparos?
Nenhum pouco, quando voce usa o remote, a pressão fica ecoalizada em todo o sistema, por esse motivo que não é recomendado utilizar mangueirar próprias para alta pressão. Tanto isso que alguns modelos de marcadores (normalmente eletrônicos) tem um manometro que mostra a pressão de trabalho do marcador.

A cadência de tiro tem mais a ver com o consumo de HPA/CO2 do que com a pressão.
Responder

Voltar para “Acessórios.”