hahahaha....pode ir sem medo!tom.g12 escreveu:Vc ta quase me convencendo a pegar a multicam! ahuehuaehae=)AsdEspada escreveu:Quando usarem a mesma tecnologia do Predador, não será mais camuflagem, mas invisibilidade. Realmente não existe melhor ou pior, mas a que mais adequa a região e ambiente, o problema que hoje em dia de deserto vai para mata da mata vai para região urbana...essas diferenças e a necessidade de multiuso que é a questão.AHPA escreveu:Tenho visto defesas ferrenhas deste ou daquele tipo de camuflagem, mas o interessante é que nem dentro de uma Força Militar há um concenso de qual tipo usar. Vejam como por exemplo os EUA, adotaram o digital, foi o maior alarde, uma coisa totalmente nova e revolucionária, agora os cabeças de cuia que estão no Iraque e no Afeganistão usaram o Multicam... Creio que só haverá uma camuflagem perfeita, que serve para todos os tipos de terrenos, quando conseguirem fazer uma farda como a do ET do filme O Predador!!!! Para cada região e emprego, sempre haverá um tipo de camuflagem diferente, assim como há atitudes e técnicas diferentes... Mas eu também tenho a minha preferida, que é a usada pelo EB!!! Rondônia tem apenas duas estações: Seca e Chuvas. Estas duas estações, duram 06 meses cada uma! Mesmo quando estamos no período de seca e tendo a vegetação mais "amarronzada", a camuflagem do EB se sai muito bem.
Abs,
![]()
E nesse sentido nunca será perfeito um multiuso...mas na média para todas...
A camuflagem do EB na minha humilde opinião, ajuda apenas em regiões de selva e assim mesmo com bastante sombra e se o combatente se misturar na folhagem...em montanha de base em granito o sujeito some...fora esses casos do contrário denuncia demais. E hoje o combate vc sai rapidamente de um ambiente com clareira, para selva, da selva para uma trilha...se vc se enfiar de forma intrusiva na mata, praticamente qualquer camo ajudará...![]()
De qualquer maneira até os americanos finalmente renderam ao multicam de forma oficial (site oficial do US Army):
http://www.army.mil/-news/2010/03/02/35 ... oots-gear/
Os ingleses também adotaram o multicam, aposentando o DPM (padrão muito parecido com o nosso EB).

[]'s