Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Dúvida sobre Cilindros!

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Dúvida sobre Cilindros!

Mensagem por Thiago »

Galera,

Estou querendo pegar o meu primeiro marcador, para jogar cenário. :twisted:

Só que é um assunto que quase não ouço falar é sobre Cilindro e tals..
Estou pensando em pegar um marcador mecânico mesmo p/ começar...

Se alguém puder me dar umas dicas de modelo, fabricante, pressão, etc..
Sobre usar CO² ou Ar Comprimido...

Sou totalmente leigo no assunto, se alguém puder dar uma luz seria de muuuuuuita ajuda!

Espero ter sido claro nas minhas dúvidas! Se não fui, por favor, critiquem :lol:

Valeuuuu!!
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Bono...

Basicamente para marcadores mecanico, o mais comum é o uso de CO² do que o AC. O principal motivo disso é o custo do AC que é no minimo 7x maior que o CO².

Em cilindros de CO², o peso é que determina quando ele está cheio e não a pressão, as nomenclaturas mais comuns nesses cilindros são:

:arrow: 7oz = 85.05g
:arrow: 9oz = 255.15g
:arrow: 12os = 340.19g
:arrow: 20oz = 566.99g

1oz = 28.3495g

Nota: Esse valores não levam em consideração o peso do cilindro.

Os materiais mais usados na fabricação de cilindros para CO² são: aço e alumínio.

Entre os cuidados mais comuns estão:

:arrow: Evitar quedas acidentais ou não.
:arrow: Não exceder a capacidade do cilindro.
:arrow: Guarda-lo longe de locais quentes.
:arrow: Fazer os teste hidrostático rigorosamente nos períodos determinados pelo fabricante.

É comum quando de atira em cadencias elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma faze gasosa, essa faze gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadencia, normalmente é puxada uma parte da faze líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenomeno de congelamente

O ar comprimido tem como principal vantagem a estabilidade de tiro e não congelar o marcador em hipotese nenhuma. A nomenclatura normalmente usada é:

capacidade volumétrica / pressão interna

68 (capacidade volumétrica em in³) / 4500 (pressão interna em psi)

A principal desvantagem é o alto custo, enquanto um sistema de CO² tem um custo médio de R$ 180,00, o custo médio do sistema de AC está em R$ 900,00.

O AC é indispensável em marcadores eletrônicos, o principal motivo disso é a possibilidade de congelamento da placa eletrônica, que muito provavelmente irá queimar por isso.

Os materiais normalmente utilizados na fabricação de cilindros de AC são:

:arrow: Aço
:arrow: Alumínio
:arrow: Fibra de carbono ou composite

Uma das maiores diferenças entre um material e outro é o peso do cilindro, nos de fibra de carbono podem ser 50% menor que nos de alumínio, a resistência é outro fator preponderante nos de fibra de carbono.

Os cuidados são semelhantes aos de CO², acrescentando que nunca, em hipotesi nenhuma, coloque óleo no niple ou valvula de um sistema de AC, não importa que tipo de óleo seja, é imperativo que não seja feito isso, o risco de acidente é gigantesco, tem uma explicação muito boa postada pelo Marcelo e no site da Mercenários.
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

Caramba Grenader!!

Valeuuu pela explicação! Nossa!

Minha única dúvida agora é em relação a capacidade e o "formato" do cilindro.

Quanto maior esse xoz maior a capacidade do cilindro? Ou tem alguma coisa na pressão ou algo do tipo??

Estava vendo que os de AC são mais "Gordinhos" (Tenho como base os de speed) e os de CO² sempre aquele "fininhos". Domingo no Jogo de Mariporã vi muito o pessoal usando esses cilindros "Gordinhos" e se não me engano com CO².

Existe mesmo essa separação?? Cilindro de AC só pode carregar AC e de CO² só pode carregar com CO² ? Ou existe um "Flex" rs :lol:

Remote pode se usar com todos os tipos? (AC e CO²)

Desculpe se as perguntas foram meio bobas é que fiquei meio confuso...


E se você puder, qual vc recomenda pra quem está começando.. um custo beneficio bom e talvez um investimento a longo prazo.


Muito Obrigado Grenader! :wink:

Abraços!
Avatar do usuário
Flávio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2591
Registrado em: 15 Abr 2007, 02:01
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Flávio »

- 16 oz bem comum tambem
- media de preço dos AR um pouco menos que 900,0 diria uns 750,0

Thiago, AR so carrega AR CO² so CO², o fininho de CO² que voce viu sao de 9oz os maiores sao de 16oz e 20oz. Ou entao era de AR mesmo!

O mesmo remote serve pra ambos!
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

É isso ai que o Flavio falou !!! :wink:

A pressão do cilindro aumenta ou diminui de acordo com a quantidade de CO² dentro ou com a temperatura. Mais uma coisa que esqueci de dizer, sempre vai ficar um pouco de CO² no cilindro, isso ocorre por que a pressão interna cai tanto que não é suficiente para que o gás funcione o marcador ou saia do cilindro.

Tirando rarissimas excessões, os materiais tendem a dilatar quando expostos a temperaturas mais altas e a contrair em temperaturas mais baixas.

Um exemplo legal disso é: se vc for colocar um cilindro de aço com tolerancia H7 num anel de aço com a mesma tolerancia, vc deve esfriar o cilindro e esquentar o anel, uma vez acoplados nunca mais vão se soltar.

Para iniciar, a não ser que vc queira muito ou tenha grana sobrando, compre uma sistema de AC, caso contratrio o CO² vai atender completamente sua espectativa em marcadores mecanicos.
gmoraes
corporal
corporal
Mensagens: 281
Registrado em: 16 Abr 2007, 09:37
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por gmoraes »

Valeu Grenader,

vou comprar meu primeiro marcador e estava com a mesma dúvida do Tiago.

Abraços
Fabricio
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:13
Localização: Contagem - MG
Contato:

Mensagem por Fabricio »

Grenade disse:
Basicamente para marcadores mecanico, o mais comum é o uso de CO² do que o AC. O principal motivo disso é o custo do AC que é no minimo 7x maior que o CO².
Concordo com o Grenade! optei por AC por motivos de qualidade de tiro minha cocker variava terrivelmente ai comprei cilindro de AC 450 reais depois estação de recarga 150 Reais ai por fim a scuba de mergulho + 600Reais isso preço de custo!
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

Flávio escreveu:- 16 oz bem comum tambem
- media de preço dos AR um pouco menos que 900,0 diria uns 750,0

Thiago, AR so carrega AR CO² so CO², o fininho de CO² que voce viu sao de 9oz os maiores sao de 16oz e 20oz. Ou entao era de AR mesmo!

O mesmo remote serve pra ambos!

Ahhh entendi, o que eu vi foi de CO² então! O Chicão estava com esses "Gordinhos" devia ser de 16oz ou 20oz e carregou de CO² com o Alexandre :D

Existe um fabricante bom, vamos dizer assim, para cilindros?

No Caso do remoto com AR só pode usar colindros com no max 3000psi ou não?

Grenader escreveu:É isso ai que o Flavio falou !!! :wink:

A pressão do cilindro aumenta ou diminui de acordo com a quantidade de CO² dentro ou com a temperatura. Mais uma coisa que esqueci de dizer, sempre vai ficar um pouco de CO² no cilindro, isso ocorre por que a pressão interna cai tanto que não é suficiente para que o gás funcione o marcador ou saia do cilindro.

Tirando rarissimas excessões, os materiais tendem a dilatar quando expostos a temperaturas mais altas e a contrair em temperaturas mais baixas.

Um exemplo legal disso é: se vc for colocar um cilindro de aço com tolerancia H7 num anel de aço com a mesma tolerancia, vc deve esfriar o cilindro e esquentar o anel, uma vez acoplados nunca mais vão se soltar.

Para iniciar, a não ser que vc queira muito ou tenha grana sobrando, compre uma sistema de AC, caso contratrio o CO² vai atender completamente sua espectativa em marcadores mecanicos.
A vou de CO² por enquanto... AC é um pouco caro p/ mim ainda que não possuo nem marcador e carregar com CO² pelo que estava vendo deve ser bem mais facil e barato que AC. :?
gmoraes escreveu:Valeu Grenader,

vou comprar meu primeiro marcador e estava com a mesma dúvida do Tiago.

Abraços
Pow legal! Ajudou mais um!! :wink: :D



Pessoal muito obrigado! Já ajudou muuuuito!! Depois posso resumir em um F.A.Q e se o Flávio aprovar podemos fixar no forum. Que pelo visto nao era uma dúvida só minha :D


Obrigado!
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Fantástico as explicações!

Nota 1000 Grenader! :legal:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Thiago

Não conheço um fabricante top para cilindros de CO², mas os mais usados atualmente são os de alumínio pelo fator peso.
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

Grenader escreveu:Thiago

Não conheço um fabricante top para cilindros de CO², mas os mais usados atualmente são os de alumínio pelo fator peso.

Valeuu Grenader! Estou montando tudo isso em um FAQ, depos passo p/ vc dar uma olhada e aprovar se possivel.. acho que ficou bem completo esse topico!


Valeu Novamente!! :wink:

Abraços!!
olavodiniz
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 428
Registrado em: 11 Mai 2007, 11:06

Mensagem por olavodiniz »

compra um kit de campo. ele vai atender as suas necessidades por um preço bem inferior
e se vc não quiser mais jogar
o prejuizo foi pequeno.
tem muito jogador que começa e larga, tem outras prioridades, necessidades e ate falta de interesse.
seja sensato e analize o que vc quer e por quanto tempo quer.
Avatar do usuário
JGutierrez
private
private
Mensagens: 38
Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
Localização: Itupeva

Mensagem por JGutierrez »

Olá pessoal

Por que não é possível carregar um cilindro de CO2 com AC? Tem a ver com o material com que os anéis o'ring desse cilindro são feitos?

Um abraço
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

JGutierrez escreveu:Olá pessoal

Por que não é possível carregar um cilindro de CO2 com AC? Tem a ver com o material com que os anéis o'ring desse cilindro são feitos?

Um abraço
Na verdade, tem tudo a ver com o tipo de valvula que equipa o cilindro de CO² e as pressões de trabalho de cada um. Os de CO² foram projetados para pressões da ordem de 900psi, enquanto os de AC foram projetados para pressões de 3000 a 4500psi.
Avatar do usuário
JGutierrez
private
private
Mensagens: 38
Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
Localização: Itupeva

Mensagem por JGutierrez »

Então, seria possível utilizar AC se a pressão não excedesse 900psi e eu trocasse a válvula do cilindro? Estou fazendo essas perguntas pq tenho um amigo que tem um compressor de ar para carregamento de cilindros de mergulho, daí, neste caso o AC sairia mais barato pra mim.

Grato
Responder

Voltar para “Acessórios.”