Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Comunicação, Estratégias e Perícias.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Quando jogamos em matas fechadas temos muitos pontos ao nosso favor quando bem empregados, como a camuflagem por exemplo. Quando o operador utiliza um bom padrão de camuflagem (eficiente no local do jogo), permanece em silêncio, e se mantem atento, dificilmente ele será neutralizado se manter a calma, e para nós os ghosts, iniciativa é a nossa principal vantagem

Porém a parte critica para qualquer operador que necessita de realizar missões dentro do território inimigo é a movimentação, que se não for realizada de maneira eficiente poder acabar com qualquer estratégia furtiva, principalmente quando o teatro operacional fica dentro de um matagal. Sabendo disso, separei algumas dicas básicas para facilitar a movimentação, tornando- a furtiva, porém sem ser lenta demais e mantendo- a efetiva.

Um dos pontos principais... Oq vc está vestindo?!

:arrow: Uniforme/Equipamentos: Se no seu equipamento há acessórios como mosquetão, grampos, botões de metal e coisas do tipo, assim como o gas line do marcador, eles devem ser "cobertos", pois todas as vezes que é necessário uma uma movimentação furtiva o barulho dos acessórios batendo um no outro, vão fazer um som inconfundível, além de refletirem muito a luz do sol, denunciando- o precocemente. Uma maneira de evitar isso, é cobrir os apetrechos metálicos com fita isolante (não usem as coloridas, elas refletem a luz do sol, prefira as pretas para acessórios pequenos, para acessórios grandes, como cantis de aluminio, usem tecidos camuflados) ou espaguete térmico.

Outro ponto importante, é manter sempre o colete bem justo ao corpo, evitando- se assim aquele som de briga de travesseiros na hora da corrida. :grin:

Para os usuários de remote, o ideal é utilizar uma capa de tecido, pois essa mangueira por causa do formato em espiral, possui o péssimo hábito de se enroscar em tudo se não for deviamente utilizado, principalmente na hora de se arrastar sob os arbustos.

:arrow: Pods/loader: Não há nada mais barulhento que um operador correndo com pods e loader cheios pela metade. o chacoalhar das bolinhas é inconfundível. O agravante, é que nem sempre temos como encher um loader antes de correr, assim como garantir que os pods estarão sempre cheios. Uma maneira legal de evitar esse problema, é cobrir a parte interna do loader com um tecido aveludado (Me corrijam por favor, mas o nome é feltro certo?) e no caso dos pods home made, nada como uma boa mão de tinta emborrachada para tecidos na parte interna do tubo para acabar de vez com esse problema. E por ultimo mas não menos importante, manuseie o marcador com cuidado. evitando- se assim quebra de galhos, barulho com as bolinhas e mexer abruptamente com a moita que o esconde. rs

Ahh p/ não esquecer, nós q jogamos com loaders táticos sempre teremos 30 bolinhas no loader, mas que joga com loader de 200, depois de recarregar, de uma leve sacudida no marcador, se o loader chacoalhar, coloque mais bolinhas, até o barulho diminuir.

:arrow: Fardamento: Como todos sabemos, os uniformes, BDU, ACU, ABU e etc, são um pouco largos, e isso é muito bom, pois não atrapalha a movimentação, mas devemos ter cuidado, p/ não comprarmos vestimentas largas demais e ficarmos presos toda vez que formos tentar passar por arbustos ou próximos a espinhais.

:arrow: Localização do equipamento no seu corpo: Imaginem a situação... Vc está camuflado em sua posição, deitado atrás de uma arvore, e vê um operador inimigo se aproximando de sua posição. Só que o seu marcador está sem munição, e vc guarda os seus pods em um drop leg cheio de velcro, que dificilmente poderá ser acessado se vc não mudar de posição... Ou seja, se o inimigo não for cego ou surdo, certamente ele ouvirá o barulho típico de velcro, e o verá quando for necessário quando se movimentar. Sendo assim, guarde os equipamentos mais necessários, em locais bem acessíveis, permitindo assim poucos e precisos movimentos quando for necessário pegar algum equipamento ou acessório. Caso utilizem rádio, não esqueça do fone de ouvido, e de saber manter o silencio quando necessário.

:arrow: Movimentação em local de mata fechada/folhagens no chão: O pior agravante p/ quem necessita de se aproximar furtivamente de um adversário, é a folhagem no chão ou galhos e matos no caminho. um ghost deve olhar sempre para onde pisa, evitando assim a quebra de galhos e se enroscar nos arbustos. Na aproximação final, uma técnica que eu gosto muito quando o chão está coberto de folhas secas é observar a passada do inimigo e sincronizar os meus passos com o dele, sempre da certo.

Outra coisa muito importante, além de olhar aonde pisa, é pisar com cuidado mas com firmeza, uma maneira de fazer isso, é pisando primeiro com o calcanhar, permitindo um deslocamento rápido porém furtivo

Quando precisar se movimentar rapidamente, uitlize o som dos disparos para abafar o som dos seus passos.

Ao avançar sem cobertura, pare por pelo menos 15 segundos a cada 10, 12 metros, para garantir que não tenha alguém no teu encalço.

Quando a progressão for feita por duplas de ghosts, nunca deve- se avançar em fila, ou com uma distância com menos de 5 metros entre os operadores.


Senhores, essas são algumas dicas, e em breve pretendo ajudar com mais estratégias, espero que esse tópico os possa ajudar em seus jogos furtivos daqui p/ frente, e caso queiram acrescentar algo, é só falar q eu edito o tópico.

abcs :yessir:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Moderação faltou incluir umas dicas ao final do post inicial...

Quando precisar se movimentar rapidamente, uitlize o som dos disparos para abafar o som dos seus passos.

Ao avançar sem cobertura, pare por pelo menos 15 segundos a cada 10, 12 metros, para garantir que não tenha alguém no teu encalço.

Quando a progressão for feita por duplas de ghosts, nunca deve- se avançar em fila, ou com uma distância com menos de 5 metros entre os operadores.

Eu não consegui editar o tópico, então se for possível juntar as informações eu agradeço

abcs
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Gagliani »

Apesar de meu estilo ser muito mais ''Point Man'' eu emprego muito das táticas de Ghost em meu jogo e principalmente na movimentação !!

Ótimo post Legionnaire !! :yessir:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Roger »

Legionnaire_RJ escreveu:Moderação faltou incluir umas dicas ao final do post inicial...

Quando precisar se movimentar rapidamente, uitlize o som dos disparos para abafar o som dos seus passos.

Ao avançar sem cobertura, pare por pelo menos 15 segundos a cada 10, 12 metros, para garantir que não tenha alguém no teu encalço.

Quando a progressão for feita por duplas de ghosts, nunca deve- se avançar em fila, ou com uma distância com menos de 5 metros entre os operadores.

Eu não consegui editar o tópico, então se for possível juntar as informações eu agradeço

abcs
Alteração feita Leandro! :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Alessandro Gagliani escreveu:Apesar de meu estilo ser muito mais ''Point Man'' eu emprego muito das táticas de Ghost em meu jogo e principalmente na movimentação !!

Ótimo post Legionnaire !! :yessir:

Vlw mesmo Gagli... A intenção é essa mesmo, postar informações que todos possam utilizar, sem distinção de função.
Roger escreveu:
Alteração feita Leandro! :legal:
Vlw Roger, mto obrigado :legal:
Avatar do usuário
QuickSilver
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 176
Registrado em: 25 Abr 2007, 19:56
Localização: Iraque

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por QuickSilver »

Show de bola este Tópico!!!! Sem comentários!!

Abraço a todos!!!
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Grenader »

Bono... ®

Minha pequena contribuição !!!

Quando efetuo o disparo, tento acertar na primeira, mas quando isso não ocorre, volto a me esconder e troco de posição, quando luto contra pelotões, sempre miro o ultimo da fila e sempre mudando de posição para o próximo disparo.

Outro ponto de vital importância é o silencio do marcador, costumo dizer que um marcador silencioso é nossa maior e mais poderosa arma no campo, é muito engraçado ver a cara dos oponentes quando são alvejados e não sabem de onde veio o disparo !!! :grin: :grin: :grin:

:horse: :sniper:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

QuickSilver escreveu:Show de bola este Tópico!!!! Sem comentários!!

Abraço a todos!!!
Vlw Quick... SELVA!!!
Grenader escreveu:Bono... ®

Minha pequena contribuição !!!

Quando efetuo o disparo, tento acertar na primeira, mas quando isso não ocorre, volto a me esconder e troco de posição, quando luto contra pelotões, sempre miro o ultimo da fila e sempre mudando de posição para o próximo disparo.

Outro ponto de vital importância é o silencio do marcador, costumo dizer que um marcador silencioso é nossa maior e mais poderosa arma no campo, é muito engraçado ver a cara dos oponentes quando são alvejados e não sabem de onde veio o disparo !!! :grin: :grin: :grin:

:horse: :sniper:
O terror psicológico é a alma do negócio :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Grenader »

Um outro ponto que considero importante é: sempre procuro entrar em campo leve, carrego comigo o mínimo necessário, meu colete não oferece proteção por ser um AMAN 01, porem é muito leve e ótima mobilidade, cabem até 4 pods de 100 bolinhas, mas só levo comigo um de 100, mas em breve será substituído por 3 ou 4 pods de 30, uso 2 cilindros: um de 3,5 oz e um 13/3000psi, portanto meu marcador é muito leve, o loader eu revesti internamente com adesivos de neoprene o que impede qualquer ruido ao correr ou me deslocar.

Tenho preferência por marcadores compactos, então dispenso o uso de stock e RD ainda estou estudando a real necessidade de usa-lo.
Avatar do usuário
diegoBHPT
sergeant
sergeant
Mensagens: 314
Registrado em: 13 Mai 2009, 08:54
Localização: Ilha do Gov. / Jd. Guanabara
Contato:

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por diegoBHPT »

Prezado Grenader,

Até hj nunca vi ninguém usando o red dot de maneira efetiva, apenas pra "tiro ao alvo" em alvos na entrada do campo!!!

marcadores curtos e silenciosos são como vc mesmo falou, a melhor arma!!!

Abraçosssssssss
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por nemezes »

Boa bro! Mandou bem.. meu apelido é grillo porque me diverto no mato! Woodball player forever! kkkk
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

nemezes escreveu:Boa bro! Mandou bem.. meu apelido é grillo porque me diverto no mato! Woodball player forever! kkkk
Boa Grillo eu sou seu fã hehehe :legal:
diegoBHPT escreveu:Prezado Grenader,

Até hj nunca vi ninguém usando o red dot de maneira efetiva, apenas pra "tiro ao alvo" em alvos na entrada do campo!!!

marcadores curtos e silenciosos são como vc mesmo falou, a melhor arma!!!

Abraçosssssssss
Cara, Red Dot é uma ferramenta excelente, quando vc comprar um vai saber oq eu estou falando! Mas eu deixo o se uso restrito para operações tipo MOUT ou CQB, no mato ele aumenta muito o perfil (temos q levantar a cabeça p/ fazer a visada) e ainda por cima o reflexo dele acaba com qualquer camuflagem!
Grenader escreveu:Um outro ponto que considero importante é: sempre procuro entrar em campo leve, carrego comigo o mínimo necessário, meu colete não oferece proteção por ser um AMAN 01, porem é muito leve e ótima mobilidade, cabem até 4 pods de 100 bolinhas, mas só levo comigo um de 100, mas em breve será substituído por 3 ou 4 pods de 30, uso 2 cilindros: um de 3,5 oz e um 13/3000psi, portanto meu marcador é muito leve, o loader eu revesti internamente com adesivos de neoprene o que impede qualquer ruido ao correr ou me deslocar.

Tenho preferência por marcadores compactos, então dispenso o uso de stock e RD ainda estou estudando a real necessidade de usa-lo.
Bem, hj em dia eu tbm tenho um aman-01 e gostei muito da qualidade e leveza, perfeito para os tubes táticos... quanto ao cilindro de 3,5 Oz, eu preciso de um desses urgente hehe
Avatar do usuário
lcxrp
sergeant
sergeant
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Out 2008, 07:45

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por lcxrp »

Show de bola. Muito bom.! Obrigado pelas dicas cara! :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por Legionnaire_RJ »

lcxrp escreveu:Show de bola. Muito bom.! Obrigado pelas dicas cara! :legal:

UUUURRRAAAAAA :yessir:
Avatar do usuário
EduRosa
private
private
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Dez 2008, 18:44
Localização: Atibaia/SP.

Re: Ghost Tips: Básico da movimentação silenciosa

Mensagem por EduRosa »

Ao meu ver, um dos antídotos, para ser ter o mínimo de baixas em campo de mata fechada, onde a possibilidade de um "bandido" desse estar esperando o grupo é o deslocamento com cobertura de flancos, onde TODOS os integrantes daquele grupo saíba o seu campo de tiro, cobrindo todo o perímetro ao seu redor. Dependendo da distância do disparo, as chance de se identificar da onde partiu, são bem maiores, pois na mata fechada, os ângulos de tiro são bem menores...
O problema é que, equipes não acostumadas a jogar na mata, tendem a se deslocarem desorganizadamente, sem o menor esquema e cuidado (além de fazerem um ENORME barulho), aí...é caixão para maioria, com certeza...rsrs.
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”