PREPARAÇÃO DE JOGOS
Bom, então vamos lá!
A primeira coisa a se fazer é um planejamento básico sobre o formato do evento, levando em consideração alguns fatores importantes.
Local do Jogo: O primeiro ponto vital, que considero o mais importante de todos, é a seleção/escolha do local onde o evento/jogo irá acontecer.
De nada adianta você ter uma fazenda maravilhosa, com ótima estrutura de jogo, se ela fica longe demais do centro da cidade, tem estradas inviáveis ou de difícil tráfego, ou fica numa zona de risco ou mal sinalizadas.
O que todo mundo quer é poder jogar e se divertir, e depois ir embora para casa satisfeito... e se tiver que pegar uma estrada de terra complicada, ou acabar parando no meio de uma "comunidade", te garanto que muitos desistirão, e muitos outros que forem, criticarão incisivamente este fato.
Por isso, sempre é melhor se optar por locais mais próximos ao centro da cidade, e com acessos pouco complicados. Um mapa é mandatório, e as vezes, indicações pelo caminho atravéz de placas, cartazes e faixas podem auxiliar nessa tarefa
Cenário: Cenário é o local do jogo em si, que pode ou não ser preparado para o evento. Esta preparação irá depender do que o terreno tem à oferecer, e qual o tipo de jogo você está proposto a formatar.
Descampados, obviamente, não são bons locais de jogo e precisarão ter obstáculos onde os jogadores poderão se proteger e progredir durante o jogo. Para isso, toneis, manilhas de concreto, carretilhas de fios, sacos de areia, Pallets de carga, carcaças de veículos, tapumes de madeira e mais uma infinidades de materiais de segunda linha, servirão à contento para preencher a arena de jogo, de forma satisfatória (observe a remoção, desgaste ou isolamentos de pontas cortantes, pregos e quinas que podem e irão machucar os jogadores)
Em contrapartida, matas mistas, bambuzais, florestas de eucalípto e zonas edificadas são perfeitas para jogos de Mata e Cenário, precisando realmente de muito poucas alterações, que quando existirem deverão ser para indicar as trilhas principais, limitar o tamanho do campo, ou proteger locais frágeis, como janelas, portas e afins.
Agora... se o disponível é apenas uma mata semi-fechada, picadas ou trilhas deverão ser providenciadas, de forma a permitir o deslocamento dos jogadores.
Ainda assim, emqualquer uma das opções, a construção de Bunkers, Casamatas e trincheiras em lugares estratégicos, são sempre bem vindas e apreciadas pelos jogadores.
Uma alerta especial fica por conta dos riscos que os ambientes possam apresentar.
- Qualquer local de risco deve ser sinalizado e até isolado, de forma a impedir ou restringir o acesso, e prevenir eventuais acidentes. Rios, construções semi-demolidas, zonas cercadas com arame-farpado, escavações, pedreiras... são exemplos de locais de alto-risco.
Infraestrutura: Não se esqueça de pensar no conforto (mesmo que mínimo) dos jogadores, com uma boa Zona Neutra (de preferência em local fora da linha de tiro, ou cercada com tela - aquelas do tipo de construção), acesso à material de limpeza, locais para se sentar e colocar seu equipamento (pode ser até no chão mesmo... mas que se tenha pelo menos uma grama para isso, porque sentar na terra-vermelha não é uma opção
).
Nessa consciência pense também em abrigos contra o rigor do sol (como tendas), ou locais apropriados para a concentração e descanso à sombra!
Um
Cronógrafo e um bom conjunto de
Regras Básicas de Conduta e Jogo são também mandatórios, de forma a cercar o evento com o mínimo de segurança desejável. (Observe mais abaixo)
Pense também em alguma instalação sanitária, e se o jogo for muito longe, pelo menos uma ducha ou chuveiro, onde os jogadores poderão se refrescar e se limpar após o jogo.
Quanto mais longe for o Local de Jogo, maior será a infraestrutura que você terá que preparar, uma vez que como não haverão comércios locais nas proximidades, você deverá suprir as necessidades mais pungentes por reposição de líquidos, lanches e até eventualidades de emergência médica ou clínica.
Tenha em mente, que se algo de pior acontecer, você será o responsável em manter o quadro estável de uma vítima até que uma ambulância possa chegar ao local e prover um atendimento mais satisfatório e obviamente a remoção do ferido.
Nesse caso, a presença de socorristas é altamente recomendável!
Fornecimento de Consumíveis: Uma coisa fundamental é ter em mente que você terá de prover o suprimento de CO2 e Ar Comprimido para os jogadores, bem como o acesso a aquisição de Bolinhas de Paintball!
O volume desse material dependerá do tipo de jogo planejado, a quantidade de jogadores e de suas experiências.
- Se o jogo for mais estratégico e o campo de jogo bem diversificado, é bem provável que o volume de combate - e logo, o consumo de Gás e Bolinhas - seja menor.
- Se o jogo for em área mais aberta, tende-se a ter combates mais intensos, com maior consumo de bolinhas e gás.
No meu caso aqui, sempre levo duas SCUBAs de Ar Comprimido, e uma Bala de CO2 (com Peso líquido: 20kg), além de duas caixas de bolinhas.
Eu alugo as SCUBAS de HPA por R$ 15,00 cada, e pago cerca de R$ 50,00 pela bala de CO2, cobrando de cada jogador o valor de R$ 5,00 pela recarga durante o jogo (em geral, sem restrição de vezes de recarga, porque um cilindro de CO2 é difícil de se encher plenamente em campo)
A caixa de bolinhas (com 2.000 unidades) são vendidas por cerca de R$ 130,00, sendo que eu revendo cada 100 unidades por R$ 10,00 (o lucro proveniente desta venda é revertido para o custeio dos demais elementos da infraestrutura e o residual, se houver, se reverte ao caixa de reserva do time. Obviamente, que sempre reponho a caixa de bolinha usada, para ter suprimentos para o próximo jogo).
Todavia, nunca restrinjo o uso de bolinhas particulares, e cada jogador tem a liberdade de levar e usar suas próprias. Isso é interessante para se evitar as discussões e atritos com os jogadores, mas limita sua noção do consumo previsto de bolinhas...
Sobre a recarga dos cilindros, é importante salientar que além das SCUBAS de HPA e da Bala de CO2, você ainda terá que ter as respectivas estações de recarga e prever um tempo no seu organograma para ao processo de recarga dos cilindros, já que isto demanda alguns minutos e a atenção exclusiva de um elemento especializado no manuseio das estações de recarga de cada tipo de Gás!
- ATENÇÃO: Lembre-se de providenciar uma proteção especial contra o sol (e outras fontes de calor) para os cilindros de CO2 e HPA, uma vez que os gases se expandem sob o calor, o que pode, em alguns casos, levar a explosão dos cilindros!!!
Aliás... para poupar tempo, outra opção interessante é contar as bolinhas e emabala-las em pacotes de 100 unidades (retire o ar com aquela bombinha de cozinha e feche bem o saco de forma a manter as bolinhas em um tipo de vácuo). Da mesma forma, armazene com cuidado as bolinhas e evite a exposição ao sol e calor, bem como a umidade e impactos.
Aluguel de Equipamento: Bom... isso é importante demais... mas igualmente difícil demais!
- Importante, porque é a forma de possibilitar quem não tem equipamento, à participar dos jogos.
- Difícil, porque tem que se ter os equipamentos para o aluguel, e para quem não visa lucro e não está com dinheiro sobrando, o investimento é proibitivo (cerca de R$ 700,00 por kit completo, do tipo básico para aluguel + o valor de manutenção para as eventuais perdas, quebras e panes)!
Aqui nós contamos eventualmente com o apoio de um parceiro de jogo que tem 11 kits completos (Marcador, Loader Gravitacional, Cilindro de CO2 e máscara), e vez ou outra, ele comparece aos jogos, alugando o equipamento por R$15,00 (sem Gás nem bolinha, adquiridos à parte)... mas nem sempre podemos contar com ele, o que nos deixa de mãos abanando.
Você pode fazer parcerias com os campos de jogo de sua cidade, ou até mesmo, fechar um contrato de prestação de serviço com eles, de forma que eles arquem com a tarefa de suprir todos os consumíveis (e lucrar com isso) enquanto você se encarrega dos outros detalhes da organização, como montagem do cenário, infraestrutura, missões...
De qualquer forma, essa não é uma tarefa fácil... e eu mesmo ainda não consegui resolve-la de forma definitiva!
Estilo de Jogo: Eu só organizo jogos táticos, inspirados na SGM, Vietnam ou Operações de Forças Especiais (modernas ou não). Para tanto, missões táticas são fundamentais, porque o "Rouba-bandeira" ou o "Mata-Mata" cansa qualquer jogador de Paintball um pouco mais experiente.
Abaixo postarei alguns exemplos de missões desse estilo!
Bom
Lucas... acho que é basicamente isso!
Qualquer dúvida, entre em contato!
Abraço!