Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Uniformes Militares e Forças Armadas

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...
Avatar do usuário
RicardoGarra
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 595
Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
Localização: Ipiranga-São Paulo

Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por RicardoGarra »

Pra quem tinha qualquer dúvida sobre os padrões proibidos no Brasil, a matéria ajuda um pouco.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... TROLE.html
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por nemezes »

VENHO MAIS UMA VEZ SALIENTAR:

USO INDEVIDO DE UNIFORME. ART. 172 DO CPM. CRIME FORMAL QUE SE CONSUMA PELO MERO USO DE UNIFORME MILITAR POR QUEM NÃO TENHA DIREITO AO MESMO. IRRELEVANTE O UNIFORME ESTAR OU NÃO COMPLETO.

Estatuto dos Militares: LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980 - DO USO DOS UNIFORMES....SE LÊ "... Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito."

GALERA É CRIME (Pena - detenção, até seis meses).... ENTÂO, NÂO USEM UNIFORMES QUE SÂO DE FORÇAS NO BRASIL (FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL).. USEM PRETO (UNIFORME SEM SER DE FORÇAS ESPECIAIS - EXEMPLO: BOPE, CORE, GARRA E ETC - POSSUEM FARDAS ESPECÍFICAS - EVITE-AS), PATENTES E/OU CURSOS SÃO PROIBIDOS TAMBÉM... USEM FARDAS GRINGAS (TEM UMA SESSÂO COM ZILHÔES DE TIPOS DE PADRÔES), POIS NÂO REPRESENTAM NADA NO BRASIL.

FAÇAM AS CAMISAS DOS SEUS TIMES (A MAIORIA DOS TIMES DO RIO POSSUEM ESTA BOA PRÁTICA) E DESTA FORMA TODOS PODEM USAR A CALÇA PRETA, PODE SER QUALQUER UMA, NÃO CARACTERIZA UM UNIFORME DE FORÇA ATIVA NO BRASIL POIS A CALÇA É UM PADRÃO COMUM, A GANDOLA NÃO... ISSO RESOLVE 99,9% DOS PROBLEMAS!

ESTA HISTÓRIA AINDA VAI DAR O QUE FALAR, TEM MUITO POLÍTICO QUE APROVEITA ESTAS COISAS QUE SAEM NA MÍDIA PARA APARECER. SE ALGUÉM TIVER ALGUMA DÚVIDA, PROCURE ALGUÉM QUE FAÇA DIREITO, E VENHA AQUI DIZER O CONTRÁRIO, AS RESTRIÇÕES SÃO EXPLICITAS! ESTA MATERIA ESTA MUITO ENGANADA...E É ADMIRÁVEL OS CAPITÃES NESTA REPORTAGEM NÃO TEREM CONHECIMENTO DAS LEIS...

ESTE ARTIGO É DE UTILIDADE PARA OS NOVOS JOGADORES, PEÇO POR FAVOR QUE ALGUÉM COLOQUE NO PREGO.
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Zaca »

Grillo pelo que li na materia o Oficial no RJ afirmou quanto a fabricaçao e venda, sobre isso ano sei se tem lei vigente. A lei apenas puni a utilizaçao dos uniformes em vias publicas. Mas isso pode ser mal interpretado.
Galera nao custa nd parar de teimar em usar farda do EB ou forcas policiais. É da murro em ponta de faca, Aderir ao BDU preto ou uniforme gringo e o melhor para nao ter dor de cabeça
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por nemezes »

Zaca escreveu:Grillo pelo que li na materia o Oficial no RJ afirmou quanto a fabricaçao e venda, sobre isso ano sei se tem lei vigente. A lei apenas puni a utilizaçao dos uniformes em vias publicas. Mas isso pode ser mal interpretado.
Galera nao custa nd parar de teimar em usar farda do EB ou forcas policiais. É da murro em ponta de faca, Aderir ao BDU preto ou uniforme gringo e o melhor para nao ter dor de cabeça

Zaca, se algo é restrito a venda também deve ser restrita, é óbvio que a fabricação não deveria ser proibida, mas a venda "deveria" ser controlada já que existem leis que definem a restrição. Mas isto não vem ao caso, o fato é que existe Lei, no qual eu, você e todos estamos sujeitos..e se existe lei, existe pena. É sobre isso que tento falar para os novatos ou pessoas que não tem conhecimento. Depois desta reportagem, as coisas podem mudar...lembre-se, vivemos no brasil.
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Zaca »

nemezes escreveu:
Zaca escreveu:Grillo pelo que li na materia o Oficial no RJ afirmou quanto a fabricaçao e venda, sobre isso ano sei se tem lei vigente. A lei apenas puni a utilizaçao dos uniformes em vias publicas. Mas isso pode ser mal interpretado.
Galera nao custa nd parar de teimar em usar farda do EB ou forcas policiais. É da murro em ponta de faca, Aderir ao BDU preto ou uniforme gringo e o melhor para nao ter dor de cabeça

Zaca, se algo é restrito a venda também deve ser restrita, é óbvio que a fabricação não deveria ser proibida, mas a venda "deveria" ser controlada já que existem leis que definem a restrição. Mas isto não vem ao caso, o fato é que existe Lei, no qual eu, você e todos estamos sujeitos..e se existe lei, existe pena. É sobre isso que tento falar para os novatos ou pessoas que não tem conhecimento. Depois desta reportagem, as coisas podem mudar...lembre-se, vivemos no brasil.
Concordo 100% com vc. Devemos sempre alertar, o RJ em especial tem problemas com falsas blitz e tenho notado que sempre que há apreensão de armamento e drogas em morros eles frisam tbm a apreençao de uniforme da PM ou coletes da Civil.
Se podemos evitar a dor de cabeça, que se evite. Todos saem ganhando!
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por FabaoBH350 »

nemezes escreveu:
Zaca escreveu:Grillo pelo que li na materia o Oficial no RJ afirmou quanto a fabricaçao e venda, sobre isso ano sei se tem lei vigente. A lei apenas puni a utilizaçao dos uniformes em vias publicas. Mas isso pode ser mal interpretado.
Galera nao custa nd parar de teimar em usar farda do EB ou forcas policiais. É da murro em ponta de faca, Aderir ao BDU preto ou uniforme gringo e o melhor para nao ter dor de cabeça

Zaca, se algo é restrito a venda também deve ser restrita, é óbvio que a fabricação não deveria ser proibida, mas a venda "deveria" ser controlada já que existem leis que definem a restrição. Mas isto não vem ao caso, o fato é que existe Lei, no qual eu, você e todos estamos sujeitos..e se existe lei, existe pena. É sobre isso que tento falar para os novatos ou pessoas que não tem conhecimento. Depois desta reportagem, as coisas podem mudar...lembre-se, vivemos no brasil.
Isso tudo sem contar que eu quase morri, por estar carregando na mala uma gandola Desert Choco, que é o padrão da Policia Baiana e uns bandidos me assaltaram... Isso sim é risco, vc ser confundido por um bandido idiota, e morto como se fosse um policial....

:mal: :mal: :mal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Quando eu e o Neo resolvemos reestruturar a equipe, nós adotamos o uniforme preto como padrão... porém o proprio dono da loja em que eu comprei o uniforme me mostrou o uniforme, eu vi que era um padrão de costura BDU e que era diferente do padrão usado pelo BOPE.

Eu uso 2 brevês de curso, Vip Protection e um brevê de cursados de snipers, esses 2 cursos não são exclusivamente nacionais, sendo assim não tem problemas, mas é bom evitarmos tags e patchs que remontem unidades militares do Brasil.

Fabão, essa situação que vc passou é o meu maior medo
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Lokoerapoko »

Legionnaire_RJ escreveu:Quando eu e o Neo resolvemos reestruturar a equipe, nós adotamos o uniforme preto como padrão... porém o proprio dono da loja em que eu comprei o uniforme me mostrou o uniforme, eu vi que era um padrão de costura BDU e que era diferente do padrão usado pelo BOPE.

Eu uso 2 brevês de curso, Vip Protection e um brevê de cursados de snipers, esses 2 cursos não são exclusivamente nacionais, sendo assim não tem problemas, mas é bom evitarmos tags e patchs que remontem unidades militares do Brasil.

Fabão, essa situação que vc passou é o meu maior medo
Legionnaire_RJ, bom dia!

Apenas para esclarecer o brevê que você usa de sniper na realidade é o brevê do estágio de caçadores do Exército Brasileiro, não é um brevê genérico. :legal:

O uso de brevês nas forças armadas é permitido pelos possuidores de cursos e estágios homologados, sendo um diferencial para os militares também caracaterizarem além de sua arma quadro ou serviço (Infantaria, cavalaria etc.) as especialidades que fazem parte de sua formação.

Em respeito a isto mesmo eu agora sendo um oficial da reserva do E.B. só uso os brevês dos cursos que realmente possuo e são homologados, pois sei o "ralo" que é para possuir um brevê de batedor, resgate, operações especiais em equipe tática (FAB), lutas entre outros.

Aconselharia a quem quer portar brevês que usem brevês que não sejam os exclusivos das forças armadas e polícias, mas cada um é consciente do que faz. :legal:

[]'s :horse:

Daniel Miranda
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Daniel,

Vc está correto, os Brevês de curso são dados por merecimento, e para conseguir um o cara tem que ralar muito, por isso deve-se manter um certo respeito quando a isso...

Porém o paintball cenário é embuste, em 90% por cento dos jogos não é necessário usar bdu completo, coturno, drop leg e coisas do tipo, mas mesmo assim são coisas que não saem do nosso inventário.

O cara não usar um breve por que realmente não foi merecedor é a mesma coisa que não usarmos coturno marrom havana por não ser pqdt ou usar BDU preto por não ser ForEsp.

Não discordo de vc, longe disso, mas eu só acho que é apenas mais uma parte da longa caracterização de todos nós, pseudos militares.

Além do Fairplay e da honra, o embuste é um dos pilares do paintball cenário rsrs

Forte abraço
Avatar do usuário
RicardoGarra
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 595
Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
Localização: Ipiranga-São Paulo

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por RicardoGarra »

Legionnaire_RJ escreveu: Porém o paintball cenário é embuste, em 90% por cento dos jogos não é necessário usar bdu completo, coturno, drop leg e coisas do tipo, mas mesmo assim são coisas que não saem do nosso inventário.
Concordo que haja de fato alguns 'embustes' na nossa caracterização, caso sua citação ao Drop Leg, mas o Fardamento Rip Stop, coturno, capacete, são absolutamente necessários em todos os jogos que realizamos nos campos aqui em São Paulo, por ser, geralmente, ambientes em ruína. Já vi alguns acidentes por falta, exatamente, destes equipamentos, o que me fizeram crer que são equipamentos necessários e não somente uma caracterização. :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Legionnaire_RJ »

RicardoGarra escreveu:
Legionnaire_RJ escreveu: Porém o paintball cenário é embuste, em 90% por cento dos jogos não é necessário usar bdu completo, coturno, drop leg e coisas do tipo, mas mesmo assim são coisas que não saem do nosso inventário.
Concordo que haja de fato alguns 'embustes' na nossa caracterização, caso sua citação ao Drop Leg, mas o Fardamento Rip Stop, coturno, capacete, são absolutamente necessários em todos os jogos que realizamos nos campos aqui em São Paulo, por ser, geralmente, ambientes em ruína. Já vi alguns acidentes por falta, exatamente, destes equipamentos, o que me fizeram crer que são equipamentos necessários e não somente uma caracterização. :legal: :legal: :legal:
Por isso que não falei em 100%... pois há muitos campos pré- fabricados que oferecem poucos riscos, mas em areas como matas ou ruinas abandonadas toda segurança é pouca.

Eu por exemplo não gosto de coturno, tanto estéticamente como no quesito conforto, então para jogar em areas de terreno acidentado eu usava somente uma bota air step para motociclistas, muito confortavel e praticamente impermeavel. Porém uma otima promoção no mercado livre me fez comprar uma guartelá combat desert (135 pratas, novissima em perfeito estado) então por isso eu comecei a usar uma bota tatica.
Avatar do usuário
Laercio
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2009, 12:50

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Laercio »

Pessoal, inflamando um pouco mais a discusão, sabemos que toda lei é muito subjetiva. Digo isso, pois a pergunta é: o que é considerado uniforme do exército? Uma farda com bolsos diferentes, com uma estampa, um bordado, desbotada, ou sei lá mais o que, fica descaracterizada, e acredito eu que já não pode mais ser considerada cópia, só por possuir o tecido no mesmo padrão de camuflagem.

Esse meu comentário, foi em função da dificuldade que tive em encontrar um tecido de camuflagem verde aqui no brasil que fosse diferente do utilizado pelo EB. Acabei comprando um pronto nesse padrão de camuflagem, mas minha idéia é afastá-lo cada vez mais do real, sem emblemas ou distintivos, ou melhor, sempre que for colocar um, utilizarei algum específico de paintball.

Outro detalhe importante, é que nunca vou ao campo com a roupa. Levo ela dentro de uma mochila e me visto no campo, acho melhor do que ficar dando bandeira por aí com roupa militar.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Qlqr corte de tecido que tenha as cores do EB, FAB ou CFN é considerado proibido, desde que o mesmo simule de alguma maneira um fardamento, sendo ele ACU, BDU, TRU-SPEC e etc
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por nemezes »

A quem interessar possa...este projeto de lei trâmita no senado...author Senador Romeu Tuma:

"Dispõe sobre a proibição da venda de fardas, coletes e qualquer tipo de vestuário, bem como distintivos e acessórios das Forças Armadas Brasileiras, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal ou de qualquer órgão que tenha poder de polícia."

Como havia falado...qualquer coisa que aparece na mídia..tem ecos no senado...então, melhor prevenir do que remediar. :?

Gabinete do Senador Romeu Tuma:
http://legis.senado.gov.br/pls/prodasen ... AL?t=65555
marioferes
Recruit
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Set 2009, 11:39

Re: Uniformes Militares e Forças Armadas

Mensagem por marioferes »

Olá a todos. Sou novo no forum e praticante de paintball. Em vista do problema "camuflagem EB" tenho uma dica que pode ajudar... Um pouco de tintol cinza ou verde claro (só um pouco apenas para colorir levemente a água) e proceder à tintura da farda, só para mudar levemente o padrão da camuflagem. Comigo resolveu, a final de contas Ripstop não é tão barato e para quem já tem farda EB é um saco ficar sem usar.
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”