Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

TPX - Minha experiência inicial e dicas

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por sktanaka »

Ok, num post anterior eu descrevi um problema que tive com um barulho estranho durante o disparo da TPX, pesquisando fóruns americanos e com dicas de colegas aqui do fórum, resolvi criar este post com dicas de problemas comuns que a TPX pode ter.

1. Sobre o problema do barulho estranho (squeak noise) após o disparo:
Resolvi hoje desmontar a TPX novamente, desta vez lubrifiquei o bolt, o regulador e a peça que fura o cilindro com AINDA MAIS óleo e graxa (já tinha feito isso 2 dias antes). Também re-lubrifiquei cada o-ring cuidadosamente. Porém, quando retestei, ainda existia o barulho, mas desta vez bem menor e, depois de uns 10 tiros simplesmente parou. O som do tiro também ficou muito mais agradável (antes parecia uma Doze atirando, seguido desse squeaking noise, horrível !), ficando com o som característico de um marcador bem regulado e sadio.

Ontem mesmo eu tinha enviado um email para a Tippmann a respeito deste problema, eles responderam dizendo que o "squeak noise" é normal, isso se deve ao fato do regulador precisar ser 'amaciado' e que com o tempo o barulho ia sumir. Parece que ele já tá amaciado entao. Disseram também que, com a instalação do "CO2 Upgrade Kit" (ver proximo topico), isso poderia melhorar também.

2. Sobre o problema da NAO-perfuração dos cilindros de CO2:
Eu tive o problema apenas uma vez, mas o que acontece é que alguns cilindros de 12g possuem tamanhos diferentes. A Tippmann diz para evitar a marca Coppermine. Aqui estou apenas usando Crossman e tá perfurando ok, mas com bastante dificuldade. O furo é minúsculo, acredito que deveria ser maior. Outra coisa é que, quando se assiste a videos do Youtube, voce percebe que dá pra ouvir quando o lacre é rompido, mas nao acontece isso no meu caso. Acredito que instalando o "CO2 Upgrade Kit" (que a Tippmann está enviando DE GRAÇA para cada proprietário de TPX), este problema será totalmente resolvido. Eu pedi o meu na segunda-feira, quando ele chegar eu posto aqui pra voces. Com relacao a autonomia dos cilindros, eu confesso que estou um pouco desapontado, um cilindro dura no máximo, 3 magazines. Depois disso, dá pra perceber a perda de eficiencia, quando é melhor parar de atirar e trocar de cilindro caso contrário a quebra de bolinhas é bem provável de acontecer.

3. Sobre a quebra de bolinhas:
Dei uns 20 tiros hoje e nenhuma bolinha quebrou tb, acredito que por eu ter limpado e lubrificado internamente todas as peças e, principalmente, por ter diminuido a velocidade. Nao tenho cronografo, mas acredito que esteja em torno de 250fps pela minha experiencia com a Alpha Black (que tá travada em 280). A precisão e o agrupamento estão ótimos, consegui acertar 5 tiros dentro de um círculo de 20 cm de diametro a uma distancia de 10m. Fiquei impressionado !

Outras recomendações importantes:
a evitar bolinhas de má qualidade: geralmente estas ou quebram facil, ou se deformam, ovais, enfim, todos já sabemos a dor-de-cabeça que elas sao

b. evitar bolinhas muito macias: mesmo se voce utilizar uma bolinha de boa qualidade, se ela for muito macia (parecendo um chiclete), elas podem se deformar DENTRO do magazine e aí quando entram na câmara (aquela grande peça de aluminio prateado) ela fica oval e aí pode quebrar durante o tiro.

c. evitar bolinhas 'cascudas': tem algumas bolinhas que sao boas porque quebram facilmente no alvo, por terem a casca 'crocante'. Para marcadores comuns nao chegam a apresentar grandes problemas porém com a TPX isso pode ser uma grande dor de cabeça também, pois na hora em que voce trava o magazine nela, o impacto da mola pode quebrar a bolinha em milhares de pedacinhos, esses pedacinhos têm o péssimo costume de se espalharem por todo o interior da pistola. Resultado: Pode desmontar, tirar tudo, limpar, passar água quente, enxugar, lubrificar e engraxar.

Obviamente, as bolinhas mais recomendadas sao as Marba, mas atualmente estou usando XO Spectrum e eu obtive várias quebras, mas isso foi antes de abrir a TPX e fazer a manutencao, agora tá atirando que uma beleza (mas ainda quero comprar uma caixa de Marba so pra usar naTPX).

Uma coisa que observei é que, se uma bolinha quebrar na câmara, PARE DE USAR A TPX, mesmo que voce limpe com um squeegiee, cada vez que voce atirar, vai aumentar a chance de quebra, aí quebra de novo, suja ainda mais, aí limpa, continua atirando, continua quebrando, continua sujando e aí vira uma bola de neve. Se isso ocorrer, desmonte a TPX, faça a limpeza completa e aí sim pode voltar a utiliza-la. Se a bolinha quebrar no cano, tudo bem, basta limpá-lo e continuar no jogo. Atente também para a autonomia do CO2 (descrito no item 2).

4. Cuidados na manutenção:
Por último e não menos importante, CUIDADO com os 3 minusculos o-rings que estao no cano de metal e no bolt. Estes são muito frágeis e na hora de remontar, somente o faça se estiverem devidamente lubrificados, é muito fácil quebra-los, quando for reencaixar as peças, voce tem que encaixa-las bem retinho, se voce inclinar um pouco, já era. Vários proprietários americanos de TPX estao reclamando com a Tippmann que está enviando de graça kits com o-rings para estas pessoas, me pergunto se enviariam pro brasil ....Acho que nao :(

Enfim, espero que tenha ajudado aqueles que já possuem ou que ainda estejam pensando em adquirir uma TPX. Quanto aos pontos positivos, basta olhar no site da Tippmann, hehehe. Eu digo que vale a pena, é um marcador robusto, apesar de ter ainda algumas falhas, creio que os próximos lotes virão com correções. Nao é tao grande quanto parece e é bem leve (mais leve que uma P99 diga-se de passagem).

Até logo !
Sergio
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 188
Registrado em: 18 Out 2007, 17:21

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Sergio »

Parabéns pelas dicas. Vc poderia colocar umas fotos e mandar esse post para a área de reviews(só uma sugestão) :legal:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por nemezes »

Muito bom! EU acho legal quando a pessoa tem um problema e compartilha a solução... tá de Parabéns bro! abs :legal:
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por sktanaka »

Valeu galera ! é a minha parcela de contribuicao, afinal este fórum me resolveu tantos problemas, me ajudou a escolher cuidadosamente meus equipamentos e principalmente, me trouxe grandes amigos !

Eu ainda to esperando chegar o kit do CO2 Upgrade, a Tippmann me disse que já tá a caminho, tomara que a fiscalização nao banque a sacana e coloque imposto ! Vai saber !

Aproveitando ... outro problema que ja to prevendo é o front-bolt que tá comendo o o-ring, a Tippmann também já sabe do problema e eles enviam as peças de reposicao se voce tiver o problema (enviar fotos para eles). Pelo menos nisso a tippmann tá respeitando seus usuários, embora tb esteja tendo uma dor de cabeça grande com recalls, envio de pecas e reclamacoes. Tomara que saia logo uma "TPX-2" com muitas melhorias (especialmente o consumo de gás ! 25 tiros para cada cilindro de CO2 fica muito caro !)

Hoje tive meu primeiro jogo com ela num campo speed aqui pertinho, em Araraquara. Achei que era mais fácil jogar com pistola, mas looooonge disso. Fiquei feliz porque consegui uma eliminacao a uns 25 m, pura sorte mesmo, atirei só pro cara nao vir, mas acbou que acertou ! Meu gás tinha acabado e bom, aí a pistola realmente teve a sua serventia ! Bom, acredito que para jogar CQB ela seja maravilhosa, mas jogar speed realmente fui suicidio (tive um duelo contra um cara com Alpha Black, ele com umas 30 bolinhas e eu com 2 carregadores, eu NUNCA MAIS vou fazer tamanha burrice ! Nem precisa dizer quem perdeu né ? :nono:

Até a proxima !
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por RogerDiver »

Fala Tanaka,

Eu ia "palpitar" no seu post do problema exatamente sobre o regulador "amaciar" (break), tive a mesma experiencia com uma Tiberius.

De vez em quando estou tentando jogar só de pistola e realmente tem suas peculiaridades, estou tentando adaptar minha configuração igual a desse gringo no post: http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =14&t=7346.

É interessante a dinamica dele, e acompanhando o Forum da Tiberius, descobri que é muito mais comum do que se imagina o pessoal entrar em campo só de pistola.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por sktanaka »

De fato, jogar só com pistola pode ser muito util se vc assume uma posicao de scout por ex. Outra coisa que pensei é, vc poderia deixar o seu marcador primário na sua 'base', avancar, fazer alguma coisa, voltar pra sua base, utilizar seu 'armamento pesado', voltar pro campo, enfim ... possibilidades !

Uma pena ainda os carregadores serem apenas de 8 bolinhas e custarem tao caro. Acho um absurdo uma 'peça de plástico' custar mais de 100,00 aqui no brasil sendo que lá fora custa quase nada. Fazer o que ....
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Legionnaire_RJ »

sktanaka escreveu: Uma pena ainda os carregadores serem apenas de 8 bolinhas e custarem tao caro. Acho um absurdo uma 'peça de plástico' custar mais de 100,00 aqui no brasil sendo que lá fora custa quase nada. Fazer o que ....

O pior de tudo é que não existe industria nacional que concorra com as importações no quesito "paintball" sendo assim acho extremamente incoerente ter tantos subsídios em cima de tais aparatos...

Depois o governo reclama da taxação do algodão!
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por fbrunello »

Valeu mesmo Sulivan !
Avatar do usuário
Macarrao
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 129
Registrado em: 15 Dez 2008, 17:31
Localização: Santo André

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Macarrao »

É uma baita pistola pra backup, mas tenho que dizer que fiquei frustrado com ela...

Primeiro pq usando MARBALIZER, ela ainda assim teve problemas quebrando a dita cuja.
Atentem para a cena...
fui pro jogo domingo, carreguei os mags (um na TPX e outro no bolso), e fui pro campo...
Acabou o loader da X7, e eu peguei a tpx que estava no colete com um magazine colocado...
Era só atirar, e a bola quebrou (MARBA), escorrendo toda dentro do magazine, inutiliando a pistola e o resto das mesmas bolas... :sad:
Com diablo HEAT, foi o mesmo problema :sad: :sad: :sad:
Será que existe alguma bola com a casca mais rígida ainda, que não seja uma reball??? :mrgreen:

Hj eu abri a dita cuja, e vi que o O'ring do pistão tava mordido nas pontas...
troquei pelo de borracha (de cilindro mesmo), mas ainda não testei...

Mas entre sábado (dia que peguei) e hoje, já foram 3 desmontadas na bichinha...
Não tive problemas de perfuração com o cilindro, porém, só tentei com 5 iguais...

MAGAZINE (NÃO ABRAM ELE, pelamordeDeus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Abri um meu para lavar as peças, e sumiu uma molinha (TA 02-20):sad: :sad: :sad:
Vou ver se a tippmann manda outra, senão vai ser soda..
Lava ele na água, agitando pros lados, por um BOM tempo, que dá pra limpar... Depois, lubrifica ele com óleo...

Não vou usar a TPX como arma primária, e eu li em alguns fóruns gringos, que ela não pode ficar exposta a humidade.... deforma a bolinha e se lá mais o que...
CÁSPITA, será que num coldre ela fica melhor acondicionada?
também li que vc só pode colocar o magazine na hora que atirar, ou seja, nada de levar ela com o loader pré colocado!!!!!!!
SEM COMENTÁRIOS...
3 magazines por cilindro de CO2...
Aia ai... vou ter que comprar essas porcarias de caixa fechada mesmo (ou contêiner)... rs

bom, eu escrevi pra eles, vamos ver o que vai ser respondido...
Enquanto isso eu vou atrás do coldre original pra ver se ficando na perna, ela fica menos úmida :mal:

Sei lá, frustração é complicado mesmo...

:sad: :sad: :sad:
Abs
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por AsdEspada »

Pois é!!! Acho que a era TPX está chegando, bom...a minha experiência não foi e não está sendo muito diferente a dos amigos!!! :drink:

Eu adquiri a TPX como um marcador de backup, fiquei bastante impressionado com a precisão, o grupamento e a distância realmente são incriveis, e o melhor, o calibre .68!
A questão do gás realmente é frustante, no máximo 3 magazines, sem contar que é recomendado dar pelo menos 1 tiro seco após colocar o cilindro (ou seja, um tiro a menos).

Tenho usado cilindros cooperhead e não tenho tido problemas :grin: ....mas estouro de bolinha dentro do magazine ou no cano....ahhh...isso realmente é um desastre :evil: :sux:

Impressionante como suja o marcador INTEIRO!!! :mal:

Bom, usei o marcador poucas vezes! O barulho realmente esquisito, tentei mudar a pressão e lubrifiquei, diminuiu o barulho...mas continua...talvez seja questão de "amaciar" mesmo!

Tinha lido no forum sobre os problemas, e que havia um lote acima do 8000 (o meu é 7xxx), que já vinha com todas as correções, tirando a questão de quebra de bolinha não tive outros, como por exemplo perfurar o cilindro. Fiz questão de comprar apenas depois de testar! Ao testar o marcador, dei 2 rounds com bolinhas draxxus e não tive problemas.

Fui para o aço puro, e como tinhamos que acordar muito cedo...montei o marcador e municiei os carregadores horas antes do evento. Quando fui testar antes do jogo! Aquela meleca!! E bolinha estourando!!! Decepção total!!! Como não havia tempo hábil para desmontar...tirei o carregador e fiz disparos secos...eliminou boa parte da tinta, limpei o cano e o carregador e remuniciei novamente os mesmos.

Durante o jogo o usei duas vezes, sem problemas, e ao fim do jogo disparei o restante da munição que estava nos dois magazines! Aquela quebra de bolinhas novamente!
O dia do jogo estava muito quente, talvez tenha contribuido com o problema! Porem, notei uma certa deformação nas bolinhas. Mas como alguem disse anteriormente, recomendo municiar apenas antes da partida, fiz isso no ultimo jogo e não tive nenhum problema de quebra, e usei as draxus do mesmo lote. Portanto, levo a crer que a força exercida pela mola na bolinha por muito tempo (mais de 6h), possa causar problemas nas mesmas, e em caso de exposição ao sol de forma continua deve também contribuir com o problema!

Já desmontei por duas vezes, e não tive problemas com os o-rings, talvez sorte :P Acho que o segredo mesmo é realmente a lubrificação e colocar as bolinhas somente antes de iniciar a partida!

No mais estou bem satisfeito com a TPX, tive oportunidade de usar como backup e atendeu em todas as expectativas!!! E foi uma grata surpresa no quesito precisão e distância! :mp5:

Abraços,

Michael
:yessir:
Avatar do usuário
fredjpa
sergeant
sergeant
Mensagens: 331
Registrado em: 08 Set 2008, 18:08
Localização: Freguesia, Jacarepagua, Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por fredjpa »

Eu faço isso tmb. Municio os pentes antes da partida (o que vai nela) e mais os 2 que uso no colete...tive sorte...pois ela estourou bola uma unica vez e acho que o problema foi a pressão que estava demasiadamente alta. Cronei e pronto...nunca mais. Estou usando Draxxus Gold ou Silver e Dragon Special ou Pro.
Uso ela em um coldre no meu colete...outro dia caiu na agua (em um riacho onte estavamos jogando) e não deu problema algum...devo ter sorte.
Estou satisfeito com a minha...recomendo a compra.
Abs,
Avatar do usuário
Macarrao
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 129
Registrado em: 15 Dez 2008, 17:31
Localização: Santo André

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Macarrao »

AsdEspada escreveu:
Durante o jogo o usei duas vezes, sem problemas, e ao fim do jogo disparei o restante da munição que estava nos dois magazines! Aquela quebra de bolinhas novamente!
O dia do jogo estava muito quente, talvez tenha contribuido com o problema! Porem, notei uma certa deformação nas bolinhas. Mas como alguem disse anteriormente, recomendo municiar apenas antes da partida, fiz isso no ultimo jogo e não tive nenhum problema de quebra, e usei as draxus do mesmo lote. Portanto, levo a crer que a força exercida pela mola na bolinha por muito tempo (mais de 6h), possa causar problemas nas mesmas, e em caso de exposição ao sol de forma continua deve também contribuir com o problema!
Eu também municei antes dos jogos, coisa de minutos antes, e com Marba ou com a Diablo Heat, ocorreram quebras...
Essa semana eu vou testar de novo...

Se, alguém souber de uma bola um pouco mais dura que a MARBA ou a HEAT, por favor...

Preciso experimentar as draxxus, que eu nunca usei....

Abs
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por RogerDiver »

Eu uso uma T8 como backup, e as vezes como primaria.

Fora o que ja foi comentado sobre municiar os carregadores proximo do inicio do jogo, um ponto importante de se observar é não deixar a pistola e os carregadores expostos ao sol, e alguma fonte de umidade, inclusive suor. Antes de começar os jogos, ou nos intervalos, a gente adora ficar de papo, o ideal é não deixar nem a pistola, nem os carregadores no coldre, depois que comecei a fazer isso, a quebra de bolas na minha T8 diminuiu muito.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Macarrao
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 129
Registrado em: 15 Dez 2008, 17:31
Localização: Santo André

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Macarrao »

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE....

Acabei de receber um email da Tippmann...

Eles vão me mandar a mola do magazine (barbeiragem :mrgreen: ), e segundo eles mesmos, um kit de upgrade pra diminuir o problema de quebra de bolas!!! :o :o :o

Isso que é um serviço de atendimento!!!

Agora é só aguardar!

Abs
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: TPX - Minha experiência inicial e dicas

Mensagem por Grenader »

Macarrao escreveu:AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE....

Acabei de receber um email da Tippmann...

Eles vão me mandar a mola do magazine (barbeiragem :mrgreen: ), e segundo eles mesmos, um kit de upgrade pra diminuir o problema de quebra de bolas!!! :o :o :o

Isso que é um serviço de atendimento!!!

Agora é só aguardar!

Abs
Eu chamaria de "cala boca", mas o que importa é que eles estão enviando e que a Tippmann SEMPRE agiu dessa forma, até quando o marcador se quebra por descuido. Nesse aspecto a Tippmann merece palmas !!!

:goodjob:
Responder

Voltar para “Marcadores.”