Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Agenda e Comentários de jogos e eventos.
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marco-ABP »

Prezado Marcelo:

O outro tópico já nasceu trancado então abri esse aqui para poder fazer alguns comentários. Nem se se isso é punível pelos moderadores. Caso seja, por favor sigam as regras do fórum, sem hard feelings...

O que escrevi abaixo não se refere especificamente a um evento já acontecido, são idéias pinçadas de muitos tópicos lidos sobre eventos de paintball cenário...

Sobre a carta, você comentou que os organizadores de eventos não teriam poder pra punir jogador que descumprir as regras. Como não pode punir? Em campeonatos de speedball, algumas atitudes em campo ou configurações de equipamentos podem levar à imediata desclassificação do jogador. E é sumário, sem apelação! E por que se aplica disciplina dessa maneira? Porque os organizadores têm que garantir que haja igualdade de condições, ninguém pode usar de subterfúgios para obter vantagens. E, também, há que se primar pelo espírito esportivo (que é um elemento essencialmente formado por ética). E para que esse espírito impere no evento, quem não se adequar deve ser afastado!

TODOS os esportes que conheço tem a previsão de eliminação de indisciplinados, por que em eventos de paintball não pode ter? Seria porque o cara está pagando para estar lá? Os outros (que seguem as regras) também estão! E estão esperando que seja um evento sem incidentes e bem organizado! A presença de highlanders e "nervosinhos" só contribui para inflamar os ânimos de jogadores. E a impunidade leva ao caos...

TODO evento de paintball cenário que vejo anunciado nos fóruns traz uma mensagem subliminar de "nós organizadores somos de fato competentes e esse será um evento muito organizado! Venham que vocês não se arrependerão!". O cara que faz a inscrição acredita nisso e, acredito eu, espera encontrar isso no evento. Se a expectativa for frustrada, não vejo problemas no cara externar isso em fóruns de jogadores. Evidentemente que tem que se manter a coerência. Reclamar que não tinha no evento algo que não estava previsto na propaganda é errado, agora reclamar que não viu empenho por parte dos organizadores em viabilizar alguma coisa que estava prevista na propaganda eu acho razoável. Você provavelmente não vai ver em nenhuma propaganda de evento o cara dizer: "Pessoal, a gente não tem muita experiência em organização de jogos mas vai tentar fazer uma coisa organizada. Se não der certo, desculpem a nossa falha...". Se o cara já começa com esse espírito, é melhor nem pensar em fazer...

Evidentemente, há que se "filtrar" o que se lê sobre eventos realizados. Sempre vai ter aquele que vai criticar destrutivamente (devemos ignorá-los), haverá os que criticarão construtivamente (esses são importantes!!!) e haverá os que criticarão com aquela idéia de auto promoção mal disfarçada do tipo "vocês são desorganizados, eu faço melhor que vocês... (devemos rir desses...)". Nessa salada de opiniões, eu não vejo diferença entre os que emitem opiniões tendo ido ou não ao evento. Essa coisa de dizer disfarçadamente "tá falando o que, você nem estava lá no evento!" é bem comum nos fóruns e isso eu nunca consegui entender. A pessoa que não foi ao evento não pode apoiar uma crítica feita por quem foi ao evento? O evento "organizado" pela Mercenários em Bragança contou com UM cronógrafo para mais de 400 jogadores (informação do pessoal que estava lá!). Então eu que não fui ao evento não poderia concordar com quem foi e achar isso um absurdo de desorganização?

Toda vez que aparece um evento no Brasil eu fico animado em participar. Quando eu vejo na propaganda que vai ser um evento pra 200, 300, 400 pessoas, eu desisto na hora. E por que? Porque eu não conheço ninguém no Brasil que seja capaz de organizar um evento com tanta gente em campo (as críticas dos participantes em relação à falhas primárias de segurança ou organização acabam legitimando a minha opinião). E quando eu falo em "organização" eu estou falando de respeito à TODAS as normas de segurança do esporte, respeito às regras previamente definidas para o jogo, uso correto da autoridade do organizador etc. Eu vou achar legal que os organizadores pensem em organizar um evento "social" pós jogo que facilite a integração entre jogadores. Mas se isso consumir recursos (tempo, dinheiro e pessoas) que poderiam ser usados para deixar o jogo mais seguro ou organizado, eu certamente apoiaria a idéia de preteri-lo em prol do jogo. Eu não invisto uma grana preta para viajar pra participar de festinha, isso eu posso fazer onde moro. Minha prioridade na viagem é jogar! Vai ser legal conhecer jogadores de outros estados? Claro que vai! Mas isso não supera meu desejo por um bom jogo! Por que então não se começa com eventos menores, para no máximo 100 pessoas? Vai dar pra dimensionar melhor os recursos disponíveis...

Nós dois já debatemos no outro fórum sobre uso de bloqueadores de cano. Minhas opiniões a respeito disso são vistas como "radicais" por vários jogadores. Mas o "radicalismo" tem fundamento: isso é um procedimento de segurança adotado no esporte há vinte anos!!!!!!!!!! Por que ainda se discute isso no Brasil?!?!?!?!?!?!?!?! Por que ainda vemos eventos onde isso não é observado?!?!?!?!?! Isso é um típico sinal de amadorismo! Se queremos "profissionalizar" as coisas para que autoridades, imprensa, patrocinadores etc nos vejam com seriedade, essas coisas elementares no esporte devem ser cobradas em todos os eventos!!! Tem que aparecer nas regras do evento que será obrigatório o uso de bloqueador de cano nas área de segurança do local do evento e também em todos os momentos que os organizadores acharem por bem exigi-lo (sim, quem manda na área é o organizador! Se ele mandou, eu tenho que obedecer mesmo que não concorde!!! O bem comum prevalesce sobre o interesse individual)! O Tetah disse que tinha muita gente nesse evento de Ilhabela sem bloqueador de cano. Se estava assim é porque os organizadores vacilaram. A coisa mais simples de fazer é orientar os rangers a exigir o bloqueio do cano se o jogador estivesse em área de segurança. O ranger viu o cara sem plug, bastava dizer: "Por favor, ponha o bloqueador de cano!" Se o jogador disser: "Não tenho um", bastaria dizer "Então por favor retire o cano da arma." Caso o jogador se recusasse, bastaria o ranger anotar o nome do jogador (deve ser exigência da organização do evento que o jogador ostente o crachá de identificação em local que permita sua identificação imediata!) e reportar o ocorrido para o organizador. Aí o organizador chama o cara e faz uma advertência do tipo "Ou usa ou não joga."

Sobre bater boca com ranger, isso é problema de falta de autoridade. No briefing que antecede o início do evento, basta o organizador dizer que os participantes devem seguir as orientações dos rangers, sob pena de serem punidos (lembro mais uma vez que isso deve estar escrito no formulário de inscrição do evento. Tem que ter um parágrafo final onde o jogador vai declarar estar ciente das normas disciplinares e que concorda com a aplicação delas). Caso alguém queira bater boca, basta o ranger seguir o que sugeri no parágrafo acima. Não precisa ter disciplina militar (que é baseada no "cala a boca e faz o que eu mando", basta deixar claro que há um código de conduta a ser cumprido...)

Falando especificamente sobre o evento em Ilhabela, acho que os organizadores devem checar as opiniões lançadas no fórum e separar em duas colunas o que deu certo e o que não deu certo no evento. O que deu certo deve ser mantido ou melhorado se for possível e o que não deu certo TEM que ser melhorado para a próxima edição do evento. Poderíamos considerar o início de uma "disputa saudável" entre promotores de eventos para ver quem faz jogos mais organizados. Isso aconteceu no speedball e deu certo (embora o espírito não fosse esse "lúdico" de apenas fazer bons eventos), por que não seguir caminho semelhante nos jogos de cenário? :P

Cada vez mais me convenço de que temos que promover um grande debate sobre o que pretendemos para essa modalidade do esporte...

Abraços,

Marco Corrêa
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Roger »

Marco o tópico não nasceu aberto porque simplesmente foi para expressar nossa opinião sobre as criticas não construtivas sobre os eventos que são organizados no Brasil.

Este tópido não fere de forma alguma as regras do fórum e o que queremos é justamente isto dialogos contrutivos.

Todo organizador de jogo e ranger tem o poder de punir os jogadores, mas punir 8 ou 10 jogadores é diferente de punir 150 ou mais concorda?

Temos que ter em mente que speed é completamente diferente de cenário embora o esporte seja o mesmo.

Dos jogos que venho acompanhando por ai os erros que geram mais confusão são dos rangers, que na maioria da vezes são pessoas despreparadas que não conseguem exercer uma autoridade em campo. Vou citar o exemplo do CBP que vem sendo realizado aqui em São Paulo. Nas últimas etapas o jogadores do speed estavam reclamando demais dos rangers, mas nesta última etapa realizada na semana passada o coordenador dos ranger (Oswaldo) foi um cara que manja muito e os jogos rolaram tranquilamente, por isso acho que em jogos grandes temos que ter uma participação mais efetiva por parte dos rangers e com pessoas experientes por trás.

Ser ranger não é simplemente colocar uma camiseta vermelha (ao meu ver esta errado também porque entrega a posição dos jogadores) e entrar em campo. O ranger tem que ficar em posição estrategica para não entregar a posição dos jogadores e saber impor sua posição se for preciso punir um jogador com a eliminação.

A maioria dos problemas poderiam ser resolvidos no começo da dilvugação dos jogos com uma campanha maciça sobre as regras e que não serão toleradas atitudes que vão contra as regras do evento.

Quando falamos na carta sobre as criticas que fique bem claro que são as criticas que não levam a lugar nenhum. Se os organizadores prometeram uma coisa e não foi cumprido, todos que pagaram pelo evento tem todo direito de reclamar. O que achamos injusto são reclamações que visam somente inflamar os animos dos usuários do fórum.

Sobre os bloqueadores de cano isto já se tornou uma coisa repetitiva e que infelizmente as coisas não funcionam. Quando começamos a jogar na fabrica matarazzo o Alexandre fez uma campanha maciça para o uso e no começo todos faziam sua parte mas com o passar do tempo os jogadores acabam achando que por serem veteranos e ter experiencia não seria necessário usar o dispositivo. ESTA ERRADO!! Todos independente da experiencia devem usar o barrel porque estamos lidando com marcadores que por algum desgaste mecanico podem ser acionados acidentalmente, portanto os organizadores e principalmente os jogadores devem ter em mente a importancia do uso do Barrel.

No evento da Ilha levei minha P99 e no encontro com o pessoal na porta da escola todos pediram para manusear a pistola, deixei mas logo em seguida como estava com o pente eu coloquei o barrel por segurança. Não custa nada prevenir. Depois com ela descarregada e na certeza se não ter bolinhas no cano eu relaxei.

Bom pessoal não vou me estender muito porque fica cansativo ficar lendo. O que tenho a dizer é que cobrar é um dever de todos se vocês estiverem na sua razão mas lembre-se de não jogar tudo nas costas dos outros para resolverem os problemas, vamos arregaçar as mangas e vamos fazer nossa parte também.

Abraço

Rogério Guarniero - Roger
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marcelo Utsch »

Marcão e Roger... vou ler atentamente o que ambos postaram e depois continuo com o assunto!

Só vi isso agora e já estou de saída... e não queria deixa meu "oi" por aqui.

Abraço
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Grenader »

Marcos,

São comentários pró-ativos como o seu que fazem o paintball crescer, particularmente, eu concordo com muito que escreveu, principalmente sobre o uso dos bloqueadores, eu tinha uma SP8, marcador feroz mas com um problema, ela não tem trava de gatilho, porem mesmo que tivesse, o bloqueador deveria ser uma obrigação, para me policiar quanto a possíveis acidentes, passei a deixar o bloqueador preso nela e instalei um slide check no remote, quando saio do jogo desconecto o remote, dou um ultimo tiro no chão, coloco o barrel sox e desligo o marcador.

As vezes o barrel sox engancha em galhos e coisas do tipo, atrapalha um pouco as vezes, mas prefiro er a cosnciencia tranquila de não machucar ninguem por um acidente que poderia ser facilmente evitado.

O brasileiro em geral tem um grave problema: ele só procura saber de seus direitos e se esquece de seus deveres, por esse motivo que alguns mais exaltados discutem com a arbitragem e em alguns casos o fazem mesmo estado errados, porem, mesmo que estivessem certos, dentro do campo não é lugar para isso, dentro do campo o arbitro é a autoridade máxima.

Organizar um evento não é fácil, principalmente quando se faz por amor, mas isso não pode ser usado como pretesto para justificar falhas que fatalmente ocorrerão, em minha opinião, big games com 80 a 100 jogadores é relativamente fácil de administrar, uma coisa que fiquei bronqueado no evento da Ilhabela é que todos os jogadores conheciam a regra que seria aplicada e ainda assinaram um termo de ciencia delas, mesmo assim alguns iluminádos insistem em reclamar delas, oras, se conheço com antecedencia as regras do jogo e as aceito, que direito tenho de reclamar delas ??? No máximo devo exigir que elas sejam cumpridas.

Gostei desse tópico !!! :legal:
Avatar do usuário
Blackday
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Dez 2007, 15:54

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Blackday »

Boa noite, acho que posso dar minha opnião sobre o assunto e colaborar com o entendimento geral.
Big Games são extremamente complexos de se realizarem porque as expectativas e cobranças são proporcionais ao número de jogadores, quanto mais jogador maior a cobrança e expectativa e vice-versa.
QUALQUER evento de paintball, isso EU aprendi com o Carlos da ACP, que está promovendo a Batalha do Vietnã, tem um problema específico chamado: JUIZ. Infelizmente, após bastante experiencia, todo mês eu tenho jogo com mais ou menos 100 a 120 pessoas em meu campo, constatou-se que oque leva uma pessoa normal, tem os malucos, esses deixo para comentar numa outra ocasião, a "roubar", é motivada por + - 80% de vontade de ficar em campo, muitas das vezes a partida está alucinante e o cara simplesmente ao ser atinjido, tenta arrumar uma maneira de continuar em campo. Para controlar isso o uso das pulseiras, como em ilhabela, se fazem indispenssável, assim como ter JUIZES de qualidade em campo.
Aí vem outro problema sério, onde arrumar bons juizes? Não exixste esta profissão! Bom o Carlos consegue com tranquilidade com os rapazes do Hellboys, Ink e etc, mas e um ser normal em uma cidade mais afastada como Eu? Como faço para ressolver o problema? Gastando dinheiro. A mais ou menos 4 meses atrás comecei um programa de treinamento de juizes, assim como em ilha bela, com garotos e homens carentes da região, é preciso tempo e dinheiro para isso, no período de treinamento, palestras e etc, Eu pagava R$ 15,00 para cada um mais custo de bolinhas ( muitas bolinhas ) para mostrar a diferença entre splash e um tiro certeiro, como abordar um jogador para fazer o chek paint sem parar a partida e sem tormar tiro, que ninguém quer tomar tiro! Aos sábados e domingos pagava entre R$ 20,00 e R$ 30,00 e em dia de big games pago entre 35,00 e 40,00, dependendo do desempenho de cada um. Mas não era suficiente, comecei a perceber a total falta de autoridade dos juizes, isso estava comprometendo os jogos, daí veio a decisão extrema, Eu fui de JUIZ e os outros juizes passaram a observar o meu comportamento, não era insconstante jogadores tentando burlar, sair de campo com mais um companheiro que estaria em campo e está saindo por que o amigo tentou "roubar", já tirei 3 de uma só vez por causa do erro de um apenas, não preciso nem dizer que foi grave, bom, resumidamente os garotos estão melhores, já demonstram uma autoridade bem superior que a 4 meses atras e agora tenho uma equipe de 8 juizes formados que vou usando aleatóriamente nos meus finais de semana no campo. Então é isso! Resumidamente o ponto chave de qualquer evento é o JUIZ e como conheco meu professor Carlos, acho que a Batalha do vietnã será um exemplo, Eu vou apoiar e aprender mais um pouco com Eles, pois aprendi algumas coisa interessantes em IlhaBela, não vou revelar, segredo comercial, rs.

Abraços companheiros e bons jogos.
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Gagliani »

Na Realidade speed é bem diferente de cenário..cenario é simulação de combates, speed é competição!! , por isso necessita de rangers , ja no cenario é impossivel colocar ranger para mais de 50 jogadores que seja . Cenário tem que ser baseado no fair play e é ai que está o erro, pois não tenho visto isso , se cada um fizesse sua parte esse tópico nem existiria.

Percebo muito em grandes eventos que o pessoal que mais cria problema são jogadores de speed pois estão habituados a isso, ja quem nasceu no cenario ja tem outra mentalidade ''salve as excessões''.

Onde costumo jogar normalmente cada um joga como gosta uns com 1000 bolinhas outros com loaders taticos , snipers , SAWs , é guerra mesmo rsrs sem rangers e nunca temos problemas, e to falando em jogos com média de 50 pessoas, porque??, porque é feito um trabalho de concientização que o que vale é se divertir e para isso respeitar as regras do jogo e principalmente seu oponente!!o famoso Fair Play

Na minha opinião o Cenario só vai evoluir o dia em que cada um se concientizar que o que vale é a sua honestidade. ranger para mim é coisa para Speed Ball , imaginem então o pessoal do RA ...o cara leva um tiro na perna e o ranger sai gritando '' sentaaa ai '' :lol:

Sobre o Barrel Plug , ando sem moral para falar nada pois apesar de ter sempre meu marcador travado também não tenho usado ultimamente, mas concordo ser item fundamental para a segurança do esporte.

Falei tudo isso pra dizer só uma coisa :

Vamos cada um fazer nossa parte !!! :yessir:
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Fran »

Alessandro Gagliani escreveu:imaginem então o pessoal do RA ...o cara leva um tiro na perna e o ranger sai gritando '' sentaaa ai '' :lol:
Imaginei essa cena e dei muita risada!!
hehehe

É verdade, no nosso estilo de jogo, fairplay é tão fundamental quanto a segurança do jogador, o marcador dele, sua indumentaria...É parte intrínseca do jogo.
O ranger denuncia posição. Ele existe no SpeedBall porque existe um premio no fim do jogo...e para aqueles que já fizeram clinica de speedball, sabe que é ensinado como limpar tiro na frente do juiz!
Isso não é nossa modalidade, isso não é como jogamos.

Ao invez de treinar juiz, deve-se treinar o fairplay primeiro!

Quanto ao barrelsox, estamos adotando no CTT pois percebemos a importancia dele!!!

Aqui em São Paulo[desculpem-me por segregar, mas por enquanto é minha unica realidade de jogo] estamos fazendo nossa parte da melhor forma possivel.
Sobre o texto trancado e o seu, concordo com os dois [ambiguo né?! rsrs]. O que foi trancado eu concordo pois participei da criação dele, e concordo muito com o seu pois foi construtivo e é disso que precisamos para nosso esporte. Nosso forum deve servir de instrumento para o crescimento do esporte e não para chamas companheiros de recalcados ou dizer que cariocas são isso, paulistas são aquilo, mineiros sei-lá-o-que e foi assim que nosso texto surgiu. É um pedido nosso, administradores e moderadores, para que tenhamos conversas e debates de alto nivel para que a organização dos jogos melhorem, para que os eventos se tornem mais profissionais, para que os jogadores tenham um local para debates adultos.

Assim como voce Marco, se ouço que o evento terá mais de 100 jogadores, pulo fora!!
E porque?! porque os eventos ainda não tem o nivel que espero encontrar e ainda assim, quando jogo, não volto pra cá para reclamar!
Todos nós iremos colher melhores frutos se o nivel de debate for alto!

Abraços

François Skaf Lorenzon
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marco-ABP »

Olá Blackday:
Muito boa essa iniciativa de treinar juízes! Dá despesa mas dá retorno depois...
Tem que pensar também que a ação dessas pessoas não é apenas dentro de campo. Precisa ter gente da organização na saída do campo pra checar se o jogador deixou a arma segura para entrar na área de segurança e também tem que ter gente circulando pela área de segurança pra ver se não tem jogador manuseando a arma de um jeito que ofereça perigo às pessoas...

Olá Alessandro:
Concordo que é difícil botar muitos rangers em campo quando é jogo de cenário. Eu acho que deve-se esperar fairplay dos jogadores mas alguns rangers tem que estar em campo e fazer a fiscalização por "amostragem". O jogador que trapacear tem que ter em mente que, caso seja pego, a punição vai ser enérgica (isso quando o organizador achar que essas coisas são excrecências no esporte e não devem ser toleradas)...

Olá Fran:
Treinar juízes e rangers não invalidam a busca por fairplay. Como falei acima, uma coisa reforça a outra. Tão importante quanto concientizar os jogadores da importância do fairplay, temos que mostrar qual é o preço pela tentativa de trapacear...

Marco
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Fran »

Olha Marco, andei lendo e estudando as regras do Marcelo para R.A. e existem algumas puniçoes para o jogador "trapaceiro".
Em grandes eventos, como o da ilha, que li uma serie de problemas e ouvi falar de jogadores brigando com rangers, jogando com tiro na viseira, enfim, punição seria um caminho...mas não gosto de pensar nisso como a solução ideal. Prefiro ser otimista e acreditar na soberania do fairplay!!! :yessir:

Um jogador que limpou o tiro e foi retirado de campo, pensaria duas vezes antes de fazer de novo!
Talvez, não só retirado de campo como não poderá jogar a proxima partida...isso seria simples de fazer:

Só entra no campo com um tarja. Caso não tenha uma, é porque está sob punição por algo que tenha cometido.
Os rangers teriam uma tabela onde está o nome do jogador, sua infração e o tempo que permanecerá sem jogar.

No jogo da ilha, ouvi de outros jogadores de um grupo que chegou numa caminhonete portando seus marcadores. Issa postura deveria ser severamente punida, assim como outros relatos de jogadores atirando em safezone.
No speedball, caso um jogador encoste em outro, voce é expulso do campeonato...não acho que deveriamos copiar esse modelo, mas talvez, lendo as criticas dos bons esportistas, seria a coisa ideal a fazer para respeitar os que jogam limpo e tem etica esportiva.


abs
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marco-ABP »

Fran escreveu:Olha Marco, andei lendo e estudando as regras do Marcelo para R.A. e existem algumas puniçoes para o jogador "trapaceiro".
Em grandes eventos, como o da ilha, que li uma serie de problemas e ouvi falar de jogadores brigando com rangers, jogando com tiro na viseira, enfim, punição seria um caminho...mas não gosto de pensar nisso como a solução ideal. Prefiro ser otimista e acreditar na soberania do fairplay!!! :yessir:

Um jogador que limpou o tiro e foi retirado de campo, pensaria duas vezes antes de fazer de novo!
Talvez, não só retirado de campo como não poderá jogar a proxima partida...isso seria simples de fazer:

Só entra no campo com um tarja. Caso não tenha uma, é porque está sob punição por algo que tenha cometido.
Os rangers teriam uma tabela onde está o nome do jogador, sua infração e o tempo que permanecerá sem jogar.

No jogo da ilha, ouvi de outros jogadores de um grupo que chegou numa caminhonete portando seus marcadores. Issa postura deveria ser severamente punida, assim como outros relatos de jogadores atirando em safezone.
No speedball, caso um jogador encoste em outro, voce é expulso do campeonato...não acho que deveriamos copiar esse modelo, mas talvez, lendo as criticas dos bons esportistas, seria a coisa ideal a fazer para respeitar os que jogam limpo e tem etica esportiva.


abs
A predominância do fairplay entre jogadores será fruto de um processo de amadurecimento. Até lá acho que devemos usar as punições rigorosas como fator "coercitivo" mas "catalisador". Em qualquer lei que entra em vigor, há os cidadãos que seguem em função da consciência dos efeitos do desrespeito mas há os cidadãos que só passam a respeitar quando o desrespeito dói no bolso ou quando a punição limita ou suspende algum direito. Aí malandro se manca. Eu considero esse período de aplicações de punições uma fase inicial no processo de amadurecimento. Quando finalmente chegarmos nessa maturidade, a gente nem vai se lembrar que instituimos punições severas...

Eu gosto da regra do "encostou, tá expulso". Paintball não é esporte de contato entre adversários...

Temos que fazer uma lista de infrações e propor a punição adequada...

O lance da retirada da tarja pode funcionar mas tem que ver se isso funciona em eventos pra muita gente... O jogador punido pode pegar a tarja de um amigo que não vai querer jogar a partida seguinte...
Tava pensando em algum controle usando o crachá de identificação mas todas as idéias que tive eu mesmo consegui burlar... :lol:
Esse lance da caminhonete foi lamentável. Eu poria a polícia local pra dar uma dura nos caras... Tolerância zero...
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Fran »

Realmente Marco...nosso esporte tem tudo para ser mal visto e ainda existem os que portam seus marcadores em publico na caçamba de uma caminhonete! Lamentavel...

Será que não estamos na hora de criarmos alguns padrões de jogos?!
Gerarmos material para que futuros organizadores possam usar de referencia para proximos jogos??

Marco, manda seu messenger pra mim. Voce topa desenvolver um material para o uso comum da galera de cenario para publicarmos aqui no forum que ajude o desenvolvimento e organização de futuros jogos?

franskaf@hotmail.com

abraxx
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marco-ABP »

Fran escreveu:Realmente Marco...nosso esporte tem tudo para ser mal visto e ainda existem os que portam seus marcadores em publico na caçamba de uma caminhonete! Lamentavel...

Será que não estamos na hora de criarmos alguns padrões de jogos?!
Gerarmos material para que futuros organizadores possam usar de referencia para proximos jogos??

Marco, manda seu messenger pra mim. Voce topa desenvolver um material para o uso comum da galera de cenario para publicarmos aqui no forum que ajude o desenvolvimento e organização de futuros jogos?

franskaf@hotmail.com

abraxx
Tenho msn mas raramente acesso. É mais fácil me achar por aqui mesmo (ou me mande mp que eu mando meu email)...
Eu vou abrir um tópico pra apresentar os procedimentos de segurança que a nossa associação de jogadores utiliza. Vai assustar um pouco o pessoal porque é extremamente rigoroso (mas tudo tem uma justificativa)... :lol:
Acho que deveríamos abrir alguns tópicos no fórum para apresentar propostas para:
1) procedimentos de segurança em jogos normais e em eventos;
2) regras de eliminação em jogo;
3) disciplina; e
4) organização de eventos. Ações pré, durante e pós evento.

Seria bom que quem mandasse posts nesses tópicos incluisse fotos, cópias de formulários de inscrição, cópias de termos de responsabilidade, cópias de termos de isenção de responsabilidade, roteiros usados em briefings, textos explicativos etc.

Agrupando essas informações, seria mais fácil o pessoal dar uma checada nas diversas opções existentes e a partir daí tentar propor alguns protocolos fechados. O problema pra fechar esses protocolos é que, como não há uma entidade nacional de jogadores que tenha o poder de tornar isso "oficial", vai ficar difícil bater o martelo nas discussões. Uma opção seria escolher representantes nos diversos estados e fazer uma votação mas tem que criar uma regras para evitar predomínio de algum estado. O predomínio tem que ser de idéias e não de grupos de jogadores...

Marco
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Fran »

Acho uma boa.
Gerar material de referencia já seria um bom caminho, mesmo que discordem dele.
Abra um post Marco, e começe a postar seu material disponivel da ABP...
Começando isso, entraremos em contato com outros estados para que ajudem tambem.


abs
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Marco-ABP »

Fran escreveu:Acho uma boa.
Gerar material de referencia já seria um bom caminho, mesmo que discordem dele.
Abra um post Marco, e começe a postar seu material disponivel da ABP...
Começando isso, entraremos em contato com outros estados para que ajudem tambem.


abs
Terei que tirar umas fotos em dia de jogo pra ilustrar o texto então vai ficar pra depois desse fim de semana...
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Comentários sobre a Carta dos Moderadores

Mensagem por Fran »

tranquilo Marco...

O importante é que o forum sirva para a criação e divulgação de material de referencia para futuros games...
Chegamos até aqui sem isso...mais um final de semana não é problema!!! :legal: :legal: :legal:
Responder

Voltar para “Jogos e Eventos.”