Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Comunicação, Estratégias e Perícias.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

Pessoal, nossa vai inciar uma fase de condicionamento físico, entçao estamos bolando um TAF - Teste de Aptidão Física mínimo para o grupo.... Logo, queria compartilhar com vcs o que estamos discutindo por lá, e espero que outras equipes tbém pensem no assunto, pois vale pra dentro e fora do campo... :legal: :legal: :legal:

Segue o início de nossas discussões, para apreciação de vcs, opiniões e sugestões, vamos discutir esse assunto... :legal: :legal: :legal:
Fabao escreveu:Senhores da comissão responsável pelos treinamentos da Equipe...

Antes de mais nada quero lembrar que ninguém é obrigado a fazer estes testes, somente é necessário para ser considerado possível membro da Equipe de Competição.

Vou começar propondo aqui um TAF inicial para irmos discutindo... Sei que é chato, mas é preciso... De nada adianta treinarmos técnicas se não conseguirmos executá-las por falta de preparo físico...

Isso é, quer queiramos ou não, a base de sustentação de um bom operador. Portanto vamos estabelecer aqui um TAF "Mínimo" para nossa equipe.

Para formação da "Equipe de Elite" proposta na nossa reunião, o TAF será mais rigoroso, mas creio que ainda seja cedo para discutirmos sobre isso... Nos próximos poderemos incluir, flexão de braço, abdominal, escala e travessia em corda e etc.

Portanto, proponho o TAF da Polícia Federal. Eu mesmo não me encontro preparado para ele, mas vou treinar pra isso... E aqueles que quiserem avançar deverão fazer o mesmo.... Seque a proposta:

Adaptado de: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2009-DGP/DPF, DE 23 DE JULHO DE 2009 >> http://issuu.com/equipe_banned/docs/in_ ... idao_fsica


O TESTE

:arrow: 1 - O exame de aptidão física constará de 3 (três) testes especificados a seguir:
I – teste em barra fixa; (Treino: http://concursos.depolicia.com/como-tre ... concursos/)
II – teste de impulsão horizontal; (Treino:
III – teste de corrida de 12 (doze) minutos; (Treino: http://concursos.depolicia.com/como-se- ... 2-minutos/)

1.1 - O candidato será considerado apto no exame de aptidão física se, submetido a todos os testes, obtiver o desempenho mínimo de 2 (dois) pontos em cada teste e o somatório mínimo de 9 (nove) pontos no conjunto dos testes.

1.2 - O candidato será considerado inapto no exame de aptidão física se não obtiver o
desempenho mínimo de 2 (dois) pontos em cada teste e o somatório mínimo de 12
(doze) pontos no conjunto dos testes.

:arrow: 2 - Teste em Barra Fixa
I – Ao comando “em posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação) e cotovelos estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição, devendo manter o corpo na vertical e sem contato com o solo e com as barras de sustentação laterais;
II – Ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da barra. Em seguida estenderá novamente os cotovelos até a posição inicial;
III - A contagem das execuções corretas levará em consideração o seguinte:
a) O movimento só será considerado completo após a total extensão dos cotovelos;
b) A não extensão total dos cotovelos antes do início de uma nova execução será considerada um movimento incorreto, não sendo computado no desempenho do candidato.
Art. 5º Serão concedidas duas tentativas ao candidato. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa será de no mínimo 5 (cinco) minutos. Será considerada a melhor marca obtida pelo candidato entre as duas tentativas.

Não será permitido ao candidato:
I – tocar com o(s) pé(s) o solo ou qualquer parte de sustentação da barra após o início das execuções, sendo para tanto permitida flexão dos joelhos;
II – após o início do teste, receber qualquer tipo de ajuda física;
III – utilizar luva(s) ou qualquer outro material para a proteção das mãos;
IV – apoiar o queixo na barra.

O teste será interrompido caso ocorra quaisquer das proibições do artigo anterior. O desempenho do candidato até o momento da interrupção será considerado como índice da tentativa.

Número de flexões / Pontos (Abaixo de 3 / 0,00 Eliminado)
3 / 2,00
4 / 2,33
5 / 2,67
6 / 3,00
7 / 3,33
8 / 3,67
9 / 4,00
10 / 4,33
11 / 4,67
12 / 5,00
13 / 5,33
14 / 5,67
15 / 6,00


:arrow: 3 - Teste de Impulsão Horizontal

I – Ao comando “em posição”, o candidato deverá posicionar-se atrás da linha de medição inicial (5 cm de largura – fazendo parte do valor medido), em pé, estático, pés paralelos e sem tocar a linha;
II – Ao comando “iniciar”, o candidato saltará à frente com movimento simultâneo dos pés. A marcação da distância saltada será a partir da linha de medição inicial, a qual será computada na marcação, até a marca no solo, de qualquer parte do corpo do candidato que estiver mais próxima da linha;
III – A marcação levará em consideração o seguinte:
a) A última parte do corpo (mais próxima da linha de saída) que tocar o solo será referência para a marcação;
b) Na aterrissagem com os pés, o calcanhar do pé que estiver mais próximo da linha de saída será a referência.

Serão concedidas duas tentativas ao candidato. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa será de 5 (cinco) minutos. Será considerada a melhor marca obtida pelo candidato nas duas tentativas.

Não será permitido ao candidato:
I – receber qualquer tipo de ajuda física;
II – utilizar qualquer equipamento, aparelho ou material de auxílio à impulsão;
III – perder o contato de algum dos pés com o solo antes da impulsão;
IV – tocar com o(s) pé(s) a linha de medição inicial (salto “queimado”);
V – projetar o corpo à frente com consequente rolamento.

A pontuação do teste de impulsão horizontal, para os candidatos, será atribuída conforme a tabela a seguir:

Distância (metros) / Pontos (Abaixo de 2,14 / 0,00 Eliminado)
2,14 a 2,22 / 2,00
2,22 a 2,30 / 3,00
2,30 a 2,38 / 4,00
2,38 a 2,45 / 5,00
Acima de 2,45 / 6,00


:arrow: 4 - Teste de Corrida de 12 (doze) Minutos

I – o candidato deverá, no tempo de 12 (doze) minutos, percorrer a maior distância possível. O candidato poderá, durante os 12 (doze) minutos, se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir;
II – o início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro;
III – após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou se deslocando em sentido perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca.

Cada candidato terá apenas uma tentativa para realizar o teste.

Não será permitido ao candidato:
I – uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca examinadora;
II – deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após finalizados os 12 (doze) minutos, sem ter sido liberado pela banca;
III – dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.

A pontuação do teste de corrida de 12 (doze) minutos, será atribuída conforme as tabelas a seguir:
Distância (metros) / Pontos (Abaixo de 2.350 / 0,00 Eliminado)

2.350 a 2.440 / 2,00
2.440 a 2.530 / 3,00
2.530 a 2.620 / 4,00
2.620 a 2.710 / 5,00
Acima de 2.710 / 6,00
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por AsdEspada »

Fala Fabão, realmente este ponto é algo que cada dia mais vem se mostrando necessário.

Tenho notado que operações mais longas (ou mais exigentes no aspecto físico), muitos de nós acabamos não concluindo a missão por falta de preparo físico, eu mesmo já sucumbi por conta disto. Adicionalmente usamos equipamentos que acabam pesando bastante e a máscara é um ponto que pode agravar a situação (troca de ar e acumulo de dioxido de carbono).

Alguns anos atrás tinha iniciado uma discussão entre amigos (de paintball) que acabou não indo para frente por diversos motivos. Mas é fato, para uma melhor execução da tarefa e em consequencia uma melhor elaboração de missões...o condicionamento físico é essencial.

Creio que com a evolução do RA, vem também a evolução do preparo físico e é inevitável esta discussão. Como um processo de evolução, o preparo físico também deve seguir uma evolução, para evitar riscos maiores, ou contusões desnecessárias.

O teste de aptidão física da PF, para quem não treina com frequência (diria de 3 a 4 x por semana) e que não está nos 20 poucos anos, pode ser um exagero. Digo, pois comparativamente ao TAF de militares (EB), em alguns casos me parece um exagero se pensarmos em atingir pontuações médias (em alguns casos até para mínimas).

No caso do teste da PF, ele não leva em conta a idade e respectiva pontuação para faixas etárias. Não me lembro de cabeça, mas por exemplo no EB, dos 18 aos 26 anos, o teste praticamente não muda.

Dos 26 aos 32 me parece que já existe uma diminuição na ordem de 15 a 20% das repetições x tempo, e acho que a partir dos 34 anos não é executado mais a barra (obviamente as tabelas são dinâmicas, já se passaram 20 anos, pode ter mudado os índices).

Existe ainda a diferença entre militares que estão servindo em unidades operacionais e administrativas.

Entendo que existem operadores que estão com 40 anos e tem a disposição e o preparo de alguém de 20 anos, muitos fazem atividades física com frequencia e por isso o teste da PF, não seria problema. O que imagino é que a maioria com a vida atribulada, não está pronto para realizar estes testes.

Acho que o primeiro passo é procurar o médico para realizar atividade física (isso todos nós deveríamos fazer de qualquer maneira), depois procurar um profissional de Ed. Física para realizar um preparo para depois partir para um TAF.

E se usar um padrão (de índices e exercícios), verificar a factibilidade (e se faz sentido) atingir as metas. Lembro que quando estava na ativa, todo ano recebíamos novos recrutas, por incrível que pareça, apenas 20% tinham preparo físico de excelente a adequado, 60% estavam com preparo físico mediano para abaixo da média e uns 20% que tinham mais dificuldades, claro que baseado nas metas a serem atingidas.

Porém, antes do primeiro TAF os recrutas eram submetidos a treinamento que iam aumentando gradativamente o esforço e levava acho que umas 6 semanas.

Você imagina que um garoto de 18-19 anos tenha preparo, pois deve gostar de atividade física, pratica algum esporte...mas não é a regra, por incrível que pareça, presenciei isso na época de caserna.

O TAF consistia em Abdominal, Meio Sugado, corrida (12 min), flexão de braço horizontal, flexão de braço vertical (barra) e PPM (pista de pentatlo militar), este ultimo era aplicado apartir do 2º TAF e havia uma preparação específica para tal.

Para se ter idéia, acho que o minimo aceitável era de 2500m (o recomendável acho que era 2800)em 12 min para 18 anos (mas como na PF, vc não podia fazer o mínimo para todos os exercícios), o da PF é similar, mas lembrando que não determina faixa etária, ou seja, não faz distinção se o candidato tem 20 anos ou + de 40 anos.

Se pensarmos que todos tinham por volta de 18-19 anos, e existia uma dificuldade inicial imagina para alguém que está na casa dos 30, realizar estes testes?

Lembrando ainda que sempre havia uma equipe médica com ambulância e quem normalmente aplicava o teste ou coordenava era calção “preto” (detendor do curso de ed. Física do Exército).

Não sou profissional de Ed. Física, mas se fosse aplicar um TAF hoje, para nossos fins. Colocaria apenas alguns testes e algo alternativo, conforme evolução iria melhorando não só os índices mas adicionaria testes.

Uma sugestão, seria iniciar algo como 2300-2400m em 12 min (a pessoa não sendo sedentária, imagino que mesmo a idade não seja problema), 15 flexões de braço horizontal, 30 abdominais, e como alternativa para PPM uma marcha todo equipado (uniforme, mascara, coturno, colete com pod´s ou magazines, marcador) de 4km em 50min.

Mas lembrando, antes de fazer isso ter passado pelo médico e não estar sedentário, tenho certeza que se todos passarem por este teste com certa tranquilidade, está apto para a maioria de nossos eventos.

Alguns podem até fazer com pés nas costas, mas é um inicio, pelo menos.

Aos poucos melhorar os índices (metas mínimas), respeitando algumas faixas etárias. O que vejo é que não adianta colocarmos metas de concurso ou aqueles que temos nas FFAA, se não estamos prontos (ou a maioria). O risco de contundir ou mesmo de ter alguma complicação mais séria existe. O mais prático é que todos tivessem consciência e fizessem atividades físicas.

Te digo por experiência própria, só realizar corrida 3x por semana, já melhoraria o rendimento em muito.

Abraços,

:gberet:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

É isso ai As.. Concordo contigo...

Eu não entrei em detalhes aqui, mas claro que toda a nossa equipe vai procurar um médico antes para uma avaliação, tivemos essa preocupação sim... E realmente ela é muito importante...

Para a realização deste TAF proposto, estabelecemos um prazo de 60 dias para o pessoal se adaptar.... E cumprir o TAF não é condicionante para permanecer na equipe, aliás nem é obrigatório.... Faz quem quer...

Será obrigatório para quem quiser compor uma Equipe Especial a ser criada dentro do time, aquela que deverá ter dotes para uma competição real contra outros times... Além do condicionamento físico outros temas serão cobrados desta equipe...

Mas, como o bom condicionamento físico é a base de tudo, começamos por ai....

Além deste objetivo interno da equipe, a aplicação regular de um TAF acaba por incentivar a prática de atividades físicas, que vai refletir na performance do Operador dentro e fora do campo tbém, melhorando muito sua qualidade de vida...

Sobre as idades, eu tenho 43 anos, e sei que estou melhor que muitos mais jovens que eu, mas, sei tbém que tenho muito a melhorar... Mas chego lá... Quero cumprir este TAF ai com louvor daqui 60 dias... Tô correndo atrás pra isso...:legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por AsdEspada »

FabaoBH350 escreveu:É isso ai As.. Concordo contigo...

Eu não entrei em detalhes aqui, mas claro que toda a nossa equipe vai procurar um médico antes para uma avaliação, tivemos essa preocupação sim... E realmente ela é muito importante...

Para a realização deste TAF proposto, estabelecemos um prazo de 60 dias para o pessoal se adaptar.... E cumprir o TAF não é condicionante para permanecer na equipe, aliás nem é obrigatório.... Faz quem quer...

Será obrigatório para quem quiser compor uma Equipe Especial a ser criada dentro do time, aquela que deverá ter dotes para uma competição real contra outros times... Além do condicionamento físico outros temas serão cobrados desta equipe...

Mas, como o bom condicionamento físico é a base de tudo, começamos por ai....

Além deste objetivo interno da equipe, a aplicação regular de um TAF acaba por incentivar a prática de atividades físicas, que vai refletir na performance do Operador dentro e fora do campo tbém, melhorando muito sua qualidade de vida...

Sobre as idades, eu tenho 43 anos, e sei que estou melhor que muitos mais jovens que eu, mas, sei tbém que tenho muito a melhorar... Mas chego lá... Quero cumprir este TAF ai com louvor daqui 60 dias... Tô correndo atrás pra isso...:legal: :legal: :legal:
É isso aí!!! :legal: Então somos contemporaneos! Estou nos meus 43 anos tb...indo para 4.4 :gberet:

Já vai de muito meu TAF Menção E (Excelente)...hoje faria o minimo e olhe lá! 60 dias é um tempo bom para se condicionar!

Mas dependendo dos indices, pode ser pouco. Dá uma olhada neste link: http://www.pm.pb.gov.br/concursos/uploa ... 8_2011.pdf

É uma portaria do EB colocando diretrizes, nele tem as tabelas com menção e atividades por idade, já dá para ter uma idéia tb, acho que é mais realista :gberet:

[]'s

:gberet:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

Legal As.... Vou dar uma olhada no texto...

Bem interessante mesmo.... Tem muita informação, vou ler tudo com cuidado e certamente dá pra tirar muita coisa desse material...

Obrigado pela contribuição As.... ;)...
Quasar
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Mai 2011, 19:11

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por Quasar »

Olá Combatentes!!

Fabão, realmente o primeiro passo é este mesmo, procurar um médico e fazer uma avaliação criteriosa, não apenas no "olhometro" como alguns fazem. Mas creio que verificar taxas sanguíneas, pressão arterial e um teste de esteira sejam suficientes.

Segundo passo é procurar um bom Professor de Educação Física e iniciar os trabalhos, primeiramente um treinamento voltado para qualidade de vida e depois pensar em algo mais voltado ao esporte. Conheço pessoas que foram atletas ou militares e por isso acham que estão qualificados para elaborarem seu próprio programa de exercício, mas uma coisa é fazer e outra é saber o motivo de se fazer. Havia um comercial que dizia assim "Existem mil maneiras de preparar Neston.", com o treinamento é parecido, é necessário levar em conta o histórico de cada um, seu dia-a-dia, suas particularidades e outras variáveis, por isso o profissional é importante.

Sobre o TAF imagino que seja necessário adaptar os testes a realidade da equipe e não o contrário. 60 dias é um prazo razoável para uma primeira avaliação, e aconselho não estipular valores mínimos nem máximos, assim você não corre o risco de rotular ninguém (mesmo que acidentalmente) e ainda poderá avaliar a dedicação e empenho de cada um. Após o primeiro TAF fica bem mais fácil saber se a meta é algo plausível ou totalmente fora da realidade. Outra sugestão é incluir como parâmetro do TAF a avaliação física realizada previamente pelo Educador Físico, normalmente utilizada em academias ou no serviço de personal, coisas como teste de flexibilidade e percentual de gordura, assim terá vários olhares sobre a mesma coisa e com o passar do tempo você vai filtrando o que realmente conta para o seu objetivo.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

Quasar escreveu:Olá Combatentes!!

Fabão, realmente o primeiro passo é este mesmo, procurar um médico e fazer uma avaliação criteriosa, não apenas no "olhometro" como alguns fazem. Mas creio que verificar taxas sanguíneas, pressão arterial e um teste de esteira sejam suficientes.

Segundo passo é procurar um bom Professor de Educação Física e iniciar os trabalhos, primeiramente um treinamento voltado para qualidade de vida e depois pensar em algo mais voltado ao esporte. Conheço pessoas que foram atletas ou militares e por isso acham que estão qualificados para elaborarem seu próprio programa de exercício, mas uma coisa é fazer e outra é saber o motivo de se fazer. Havia um comercial que dizia assim "Existem mil maneiras de preparar Neston.", com o treinamento é parecido, é necessário levar em conta o histórico de cada um, seu dia-a-dia, suas particularidades e outras variáveis, por isso o profissional é importante.

Sobre o TAF imagino que seja necessário adaptar os testes a realidade da equipe e não o contrário. 60 dias é um prazo razoável para uma primeira avaliação, e aconselho não estipular valores mínimos nem máximos, assim você não corre o risco de rotular ninguém (mesmo que acidentalmente) e ainda poderá avaliar a dedicação e empenho de cada um. Após o primeiro TAF fica bem mais fácil saber se a meta é algo plausível ou totalmente fora da realidade. Outra sugestão é incluir como parâmetro do TAF a avaliação física realizada previamente pelo Educador Físico, normalmente utilizada em academias ou no serviço de personal, coisas como teste de flexibilidade e percentual de gordura, assim terá vários olhares sobre a mesma coisa e com o passar do tempo você vai filtrando o que realmente conta para o seu objetivo.
Interessante seu ponto de vista Quasar.... Vou levar o tema pra equipe, quem sabe o pessoal conhece alguém que possa executar estas avaliações mais técnicas a um preço razoável...

Eu particularmente, tenho aproveitado o professor de musculação, que é formado em EFI para pegar dicas de preparação.... Meus exercícios são bem anaeróbicos e encurtadores, só puxo ferro mesmo... kkkk... Então, vou ter que sair da minha zona de conforto se quiser fazer parte dessa Equipe Especial....

Sobre o TAF é o seguinte, nossa intenção é formar pelo menos uma equipe realmente competitiva, por isso não podemos "aliviar" nesse quesito... Agora, ninguém é obrigado a participar, aqueles que quiserem continuar apenas no "For Fun" não terão nenhum problema, e continuarão na equipe do mesmo jeito... Mas esperamos que todos se sintam incentivados a buscar certas metas e superar seus próprios limites... Eu mesmo serei um deles... Vai ser difícil acompanhar uma mulecada entre 18 e 25, mas, "vamolá" pelo menos vou tentar até o fim... eheheh...

A sua dica tbém foi importante, vou levar pra equipe estes outros testes para avaliações de possibilidade... :legal: :legal: :legal:
Quasar
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Mai 2011, 19:11

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por Quasar »

FabaoBH350 escreveu: Interessante seu ponto de vista Quasar.... Vou levar o tema pra equipe, quem sabe o pessoal conhece alguém que possa executar estas avaliações mais técnicas a um preço razoável...
Fabão, se você estiver se referindo aos exames mais voltados para a parte médica, a coisa é um pouco mais salgada, mas os testes simples realizados por um Professor de Educação Física são bem em conta (ao menos aqui em Recife).
FabaoBH350 escreveu: Sobre o TAF é o seguinte, nossa intenção é formar pelo menos uma equipe realmente competitiva, por isso não podemos "aliviar" nesse quesito... Agora, ninguém é obrigado a participar, aqueles que quiserem continuar apenas no "For Fun" não terão nenhum problema, e continuarão na equipe do mesmo jeito... Mas esperamos que todos se sintam incentivados a buscar certas metas e superar seus próprios limites... Eu mesmo serei um deles... Vai ser difícil acompanhar uma mulecada entre 18 e 25, mas, "vamolá" pelo menos vou tentar até o fim... eheheh...
Fabão, captei sua mensagem desde o início, e vou ter a liberdade de dar mais um "pitaco" nessa prosa.
Por mais que vocês não queiram, vai surgir uma competição saudável entre os membros da equipe que querem faze parte deste Esquadrão de Elite, isso se vocês pensam em limitar o número de participantes. Se este for o caso, sugiro que façam o primeiro TAF, separem os melhores resultados e, com base nestes, calculem um percentual a ser atingido no segundo TAF a ser realizado.

EXEMPLO:
:arrow: Teste de 12min de corrida
:legal: Melhor marca no 1º TAF: 3000m.
:!: Percentual mínimo do 2º TAF: 70% da melhor marca do 1º TAF = 2100m.

Assim, vocês irão julgar o desempenho de cada um com base na realidade de vocês e não em uma tabela, que na grande maioria das vezes, não condiz com o povo brasileiro, quanto mais com a especificidade da Equipe de vocês.

E a coisa pode ficar ainda melhor... Para aproveitar os pontos fortes de todos, vocês podem elaborar diferentes pontuações para percentuais diferentes e fazer uma média ao final do TAF (parecido com o sistema da PF, só que com parâmetros mais realistas), sendo assim, o cidadão que não é muito bom no teste de 12min de corrida, pode compensar em força ou velocidade, se manter acima da média e participar do Esquadrão de Elite. Mas, se não existe limite para o número de participantes dentro deste Esquadrão, então boa parte disto que falei não é necessário.

Desculpe-me pelo prolongamento e espero poder ajudar.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

Quasar escreveu:
FabaoBH350 escreveu: Interessante seu ponto de vista Quasar.... Vou levar o tema pra equipe, quem sabe o pessoal conhece alguém que possa executar estas avaliações mais técnicas a um preço razoável...
Fabão, se você estiver se referindo aos exames mais voltados para a parte médica, a coisa é um pouco mais salgada, mas os testes simples realizados por um Professor de Educação Física são bem em conta (ao menos aqui em Recife).
FabaoBH350 escreveu: Sobre o TAF é o seguinte, nossa intenção é formar pelo menos uma equipe realmente competitiva, por isso não podemos "aliviar" nesse quesito... Agora, ninguém é obrigado a participar, aqueles que quiserem continuar apenas no "For Fun" não terão nenhum problema, e continuarão na equipe do mesmo jeito... Mas esperamos que todos se sintam incentivados a buscar certas metas e superar seus próprios limites... Eu mesmo serei um deles... Vai ser difícil acompanhar uma mulecada entre 18 e 25, mas, "vamolá" pelo menos vou tentar até o fim... eheheh...
Fabão, captei sua mensagem desde o início, e vou ter a liberdade de dar mais um "pitaco" nessa prosa.
Por mais que vocês não queiram, vai surgir uma competição saudável entre os membros da equipe que querem faze parte deste Esquadrão de Elite, isso se vocês pensam em limitar o número de participantes. Se este for o caso, sugiro que façam o primeiro TAF, separem os melhores resultados e, com base nestes, calculem um percentual a ser atingido no segundo TAF a ser realizado.
EXEMPLO:
:arrow: Teste de 12min de corrida
:legal: Melhor marca no 1º TAF: 3000m.
:!: Percentual mínimo do 2º TAF: 70% da melhor marca do 1º TAF = 2100m.

Assim, vocês irão julgar o desempenho de cada um com base na realidade de vocês e não em uma tabela, que na grande maioria das vezes, não condiz com o povo brasileiro, quanto mais com a especificidade da Equipe de vocês.

E a coisa pode ficar ainda melhor... Para aproveitar os pontos fortes de todos, vocês podem elaborar diferentes pontuações para percentuais diferentes e fazer uma média ao final do TAF (parecido com o sistema da PF, só que com parâmetros mais realistas), sendo assim, o cidadão que não é muito bom no teste de 12min de corrida, pode compensar em força ou velocidade, se manter acima da média e participar do Esquadrão de Elite. Mas, se não existe limite para o número de participantes dentro deste Esquadrão, então boa parte disto que falei não é necessário.

Desculpe-me pelo prolongamento e espero poder ajudar.
Não tem nada de desculpas não Quasar... Vc ajudou muito e esse é o objetivo deste tópico; Discutirmos metodologias mais apropriadas para o nosso esporte... Todas as sugestões que forem surgindo por aqui servirão pra nossa equipe e espero que pra outras tbém...

Não haverá limite de pessoas para fazer parte dessa equipe especial, o limite vai ser dado justamente com bases nos resultados de condicionamento físico e conhecimento e aplicação de táticas voltadas para os jogos... Movimentação, comunicação e etc.. Mas, mesmo assim suas considerações foram importantes, pois trás os testes para a realidade da equipe sem "aliviar"....

Eu não entendo nada desse assunto, sou engenheiro florestal... kkk Então todas as opiniões certamente nos ajudarão a compor melhor esse TAF, e principalmente, a melhorar o condicionamento físico da equipe como um todo... :1place: :1place: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

Boa FABAO...
ate pq o paintball naum é um esporte???
entao vamos faze-lo da maneira correta!!!
so espero que isso naum se torne regra do forum senao eu to FU!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por FabaoBH350 »

hehehhe....

Cara, eu nem te conto... Essa tal barra é barra mesmo.. kkkkkkk
Mas tõ correndo atrás... ahueua
Quasar
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Mai 2011, 19:11

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por Quasar »

E ai Fabão, como foram os resultados do TAF?
Luck-RJ
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 112
Registrado em: 10 Nov 2009, 17:08

Re: Condicionamento Físico - TAF para aplicação na equipe

Mensagem por Luck-RJ »

Metade do meu time foi reprovado... kkkkk... vamos ter que repensar o treinamento físico durante a semana...
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”