Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Uso de AEGs no Paintball. Será?

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por PANDILUS »

Pessoal,

Recentemente comprei uma AEG AK47 e procurando por bolinhas de airsoft em alguns sites encontei paintballs de 6mm, calibre utilizado em airsoft.
Claro que a primeira coisa que veio na cabeça foi poder usar este tipo de equipamento em jogos de paintball. Essas bolinhas são infinitamente mais precisas e atingem uma distância muito mais longa.

Obviamente a marca deixada por um disparo de uma bolinha de 6mm é muito pequena, mais muito perceptível pelo impacto, face a isso exigirá muito fairplay entre os jogadores assim como deveria ser em qualquer tipo de jogo de paintball.

O emprego deste tipo de equipamento principalmente em RA acredito ser muito interessante pois as AEGs são muito mais parecidas com armas reais e possuem magazines para 30 e 50 bolinhas o que seria facilmente adaptávem as regras atuais.

Em conjunto com um amigo fizemos um relatório para medir a força que essas bolinhas exercem e chegamos a seguinte conclusão:

F . T = M . V - Onde F:força ; T:tempo de interação entre a bolinha e o obstáculo (corpo da jogador); M : massa da bolinha ; V: velocidade da bolinha


TEMPO
O intervalo de tempo (T) em segundos entre o instante em que a bolinha atinge a pessoa e o instante em que ela estoura será considerado um valor constante para todos os casos. Para efeito de cálculo vamos considerar T = 0,05 s


MASSA (pesos estimados, não foram medidas em balanças de precisão)
Utilizamos para um comparativo de massa dois tipos de bolinhas calibre .68 (Marballizer e PowderBalls GOLF) e as paintballs de 6mm de airsoft.
MARBALLIZER (tinta): 2,79g por unidade;
GOLF RAP4 (talco): 3,33g por unidade;
Airsoft 6mm (tinta): 0,25g por unidade


VELOCIDADE - Consideramos as cronagens mais comuns tanto para os marcadores de paintball quanto para as AEGs de airsoft.
Marcador de Paintbal: 250 FPS ou 76,2 m/s.
AEG Airsoft: 400 FPS ou 121.9 m/s


Imagem


Diante dos resultados podemos concluir que a força média trocada entre a bolinha e o obstáculo ( corpo da pessoa ) é menor quando se utiliza as bolinhas de airsoft.
Consequentemente a pressão exercida pela bolinha de 6mm sobre o corpo do jogador será menor podendo ser aproximadamente de 1/6 a 1/8 daquela exercida pelos outros dois tipos de bolinhas de paintball .68.

Isto acontece devido a grande diferença de massa entre elas. Embora a velocidade da bolinha de 6mm chega a ser 60% maior que as outras, sua massa é de 11 a 13 vezes menor.

Alguém pode alegar que o que poderia tornar a conclusão errada é a hipótese do tempo de interação (bolinha/corpo) ser o mesmo para todos os casos, mas essa hipótese só apresenta segurança maior à conclusão já que o tempo de interação da bolinha airsoft não é maior do que das bolinhas .68 uma vez que a rigidez destes tipos de bolinhas são semelhantes.

Sendo assim, o uso desse tipo de bolinha (6mm) acaba sendo até mais seguro, menos dolorido e pode oferecer uma dinâmica maior aos jogos pois sua velocidade é maior melhorando o alcance e precisão no disparo.

O custo das paintballs de 6mm é semelhante aos das paintball .68, isso se compararmos as bolinhas chinesas, pois as da RAP4 ficam muito caras em virtude do frete.

Imagem
http://shop.ehobbyasia.com/bb-battery/b ... 00rds.html

- 500 bolinhas Hellfire 6mm Paintball-Green: U$19,99 + Frete U$6,00 + IOF U$1,66 = U$27,65 x R$ 1,67 = R$46,17 x 4 = R$184,68


Imagem
http://www.rap4.com/store/paintball/6mm ... of-400-red

- 500 bolinhas 6mm Airsoft Paintballs-Red: U$14,95 + Frete U$43,50 + IOF U$3,73 = U$62,18 x R$ 1,67 = R$103,84 x 4 = R$415,36

Fiz um teste em uma farda multicam quanto a solubilidade desta tinta, não houve dificuldade na lavagem, não deixa manchas.

Segue um video bem rápido do efeito das paintballs 6mm.

Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por AsdEspada »

Grande Pandilus!

Sempre tive essa opinião, faz alguns anos que penso exatamente nisto, o uso de AEG no paintball.

Mas todas vez me remeto para alguns pontos que me fizeram desistir:

1) A dificuldade de encontrar as bolinhas (o uso de paints em airsoft não é novidade já tem algum tempo, mas muito pouco divulgado e usado pelos jogadores, eu particulamente nunca vi) e o preço.

2) O segundo ponto, a quebra das bolinhas, muitos jogadores de airsoft alegam que elas quebram com muita facilidade no interior da AEG ou magazine (talvez seja lenda, simplesmente por que não querem aderir).

3) Um ponto adicional, e contraditório a questão acima, é que muitas vezes o paint simplesmente não estoura ao atingir o alvo (talvez seja outra lenda).

4) A dificuldade de alguem sentir o impacto caso atingisse o colete ou capacete por conta da massa.

Achei que o custo de comprar uma AEG e simplesmente não funcionar o teste, um tanto caro.... :loko:

Alguns outros pontos que me fizeram desistir na época, seria, unico em campo...imagina todo mundo com .68, e apenas eu com 6mm...fiquei imaginando se os jogadores, mesmo com o melhor fairplay sairiam do jogo ao ser atingido? Se pegasse na mascara poderia achar que fosse um splash ou no corpo pela insignificancia do impacto se perceberia ter sido atingido, imagina no colete? Enfim...seria um paradigma forte de ser quebrado...

Minha opinião é que poderia com todas as dificuldades funcionar, mas para dar certo, os pontos que mencionem precisariam realmente ser sanados (principalmente a quebra das bolinhas), e mais jogadores utilizassem as AEG's para esse fim, assim, todos estariam adaptados (sensibilidade no impacto) para esse jogo, pois para um praticante de paintball que está habituado a ser atingido por um paint de .68 e receber um de 6mm, mesmo com fps maior...precisa se "acostumar"...

Quanto a precisão, minha experiência com AEG's, não achei que a precisão e distância fosse muito diferente dos marcadores de paintball (tive uma AEG e oportunidade de jogar algumas partidas quando morei em Taiwan nos anos de 2003/2004).

Tem um outro ponto que me fez de alguma maneira ter "desistido" de usar a AEG em paintball, é inegável, que ficamos mais "corajosos" jogando piantball, comparado com uma situação real, pois em tese ser atingido não é fatal.

Mas evitamos ser atingidos por conta do jogo e também para não "machucarmos", pois convenhamos não é fatal, mas dolororo...será que com as AEG's não ficariamos mais corajosos ainda? E por conta disto mudar a nossa dinâmica de jogo? Como buscamos o realismo, será que essa mudança não ficaríamos menos realista em uma ação??? São apenas algumas reflexões que fiz...não necessariamente verdadeiras...

Bom, de qualquer maneira, tem o lado do realismo, sem dúvida é algo que me agrada e por muitas vezes pensei na questão...bom, vc tem a chance de testar e nos contar! Se o resultado for positivo...não penso 2 x em partir para as AEG's!!! :gberet:

Ainda mais que haverá pelo menos mais 1 adepto :gberet:

Abraços,

:gberet:
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por PANDILUS »

Valeu pelos questionamentos, você me lembrou de muitas coisas que eu havia esquecido de escrever e como você disseainda existem muitos mitos a este respeito.
AsdEspada escreveu:
1) A dificuldade de encontrar as bolinhas (o uso de paints em airsoft não é novidade já tem algum tempo, mas muito pouco divulgado e usado pelos jogadores, eu particulamente nunca vi) e o preço. Não existe dificuldade de encontrá-las, grande parte dos sites de airsoft que visitei possuem para venda, demoram a chegar e no mercado interno não encontramos por falta de demanda, quando ao preço acaba ficando muito parecido com o paintball, vide comparativo. Além disso não haverá mais despesas com CO2 ou HPA, parece pouco mais ao longo do tempo e dependendo da frequência de jogo irá pesar positivamente.

2) O segundo ponto, a quebra das bolinhas, muitos jogadores de airsoft alegam que elas quebram com muita facilidade no interior da AEG ou magazine (talvez seja lenda, simplesmente por que não querem aderir). Eu efetuei muitos disparos com estas bolinhas, mais de trezentos e nenhuma BB estourou no cano, sua casca é bem resistente acredito que isso não será problema.

3) Um ponto adicional, e contraditório a questão acima, é que muitas vezes o paint simplesmente não estoura ao atingir o alvo (talvez seja outra lenda). Isso é verdade, não é 100% das bolinhas que estouram, assim como no paintball, terá que prevalecer o fairplay.

4) A dificuldade de alguem sentir o impacto caso atingisse o colete ou capacete por conta da massa. Bom, o impacto é bem pereceptível, mais o risco de quem for atingido realmente não sentir é verdadeiro, assim como ocorre quando somos atingidos no cilindro com bolinhas de paintball.

Achei que o custo de comprar uma AEG e simplesmente não funcionar o teste, um tanto caro.... :loko: Uma boa AEG custa o mesmo que uma TM15.

Alguns outros pontos que me fizeram desistir na época, seria, unico em campo...imagina todo mundo com .68, e apenas eu com 6mm...fiquei imaginando se os jogadores, mesmo com o melhor fairplay sairiam do jogo ao ser atingido? Se pegasse na mascara poderia achar que fosse um splash ou no corpo pela insignificancia do impacto se perceberia ter sido atingido, imagina no colete? Enfim...seria um paradigma forte de ser quebrado... Novidades sempre causam impactos, não vai ser simples mudar o pensamento de muitos, uma coisa que acho importante é no briefing contar a todos que existirá(ão) uma AEG(s) em jogo, somente a prática para ver no que dá.

Minha opinião é que poderia com todas as dificuldades funcionar, mas para dar certo, os pontos que mencionem precisariam realmente ser sanados (principalmente a quebra das bolinhas), e mais jogadores utilizassem as AEG's para esse fim, assim, todos estariam adaptados (sensibilidade no impacto) para esse jogo, pois para um praticante de paintball que está habituado a ser atingido por um paint de .68 e receber um de 6mm, mesmo com fps maior...precisa se "acostumar"... Isso é verdadeiro, se tudo der certo eu pretendo começar a jogar com ela e se funcionar bem acredito que teremos um aumento nos adeptos, mais isso irá levar um tempo.

Quanto a precisão, minha experiência com AEG's, não achei que a precisão e distância fosse muito diferente dos marcadores de paintball (tive uma AEG e oportunidade de jogar algumas partidas quando morei em Taiwan nos anos de 2003/2004). São bem diferentes sim, as AEGs são mais precisas e atingem uma distância bem superior com precisão, já me alertaram que existem marcas bem ruins, assim como existem marcardores que são horríveis.

Tem um outro ponto que me fez de alguma maneira ter "desistido" de usar a AEG em paintball, é inegável, que ficamos mais "corajosos" jogando piantball, comparado com uma situação real, pois em tese ser atingido não é fatal.

Mas evitamos ser atingidos por conta do jogo e também para não "machucarmos", pois convenhamos não é fatal, mas dolororo...será que com as AEG's não ficariamos mais corajosos ainda? E por conta disto mudar a nossa dinâmica de jogo? Como buscamos o realismo, será que essa mudança não ficaríamos menos realista em uma ação??? São apenas algumas reflexões que fiz...não necessariamente verdadeiras... Também é uma grande verdade, vai aumentar o nr de "valentes", mais acho que é uma questão de adaptabilidade.

Bom, de qualquer maneira, tem o lado do realismo, sem dúvida é algo que me agrada e por muitas vezes pensei na questão...bom, vc tem a chance de testar e nos contar! Se o resultado for positivo...não penso 2 x em partir para as AEG's!!! :gberet:

Ainda mais que haverá pelo menos mais 1 adepto :gberet:

Mais uma vez estaremos juntos. Lembra a três meses atrás sobre as T68? Ninguém queria comprar pois davam um monte de problemas, ai falaram que era uma porcaria e hoje com inúmeros destes problemas sendo corrigidos olha a quantidade de gente que tem comprado. Compramos as nossas na mesma época e ouvimos inúmeras criticas baseadas em mitos e suposições, hoje ainda existe preconceitos sobre as T68 mais já está caindo por água abaixo.

Todos os testes em "laboratório"foram satisfatórios mas se faz necessário entender isso melhor na prática, em campo contra as .68. :legal:

Abraços,

:gberet:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por FabaoBH350 »

Pandilus... Vou ler calma todo o seu tópico, mas mesmo sem ler já merece os parabéns... :1place:

Quero só dar um contribuição aqui, eu ja vendi essas bolinhas de 6mm vermelhas da RAP4... E no teste que fiz aqui em casa elas mancharam o Rip-Stop... Não recomendo usarem as de tinta.... Elas são apenas revendidas pela RAP4, e a loja não controla a qualidade da produção, materiais, etc... Melhor usar as convencionais mesmo e confiar no Fair Play do adversário... :legal: :yessir:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Roger »

Pandilus o maior problema dos que tentaram utilizar bolinhas de tintas nas AEGS era a qualidade da bolinha que estourava dentro da AEG e acava ferrando o equipamento.

Pense bem se vale a pena.

Bata um papo com o pessoal do airsoftbrasil.com que é certo que aparece alguém que teve esta experiência.

:legal:
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por AsdEspada »

Pandilus, concordo, e por conta da compra das t.68 é que me voltou a idéia de usar a AEG, mas a meu ver é um passo um pouco largo, ainda, mas vou na mesma linha que vc!

Uma vez as MAG FEED's consolidadas, o próximo passo seriam as AEG's usando paints, ou se até lá não houver alguma evolução, como a facilidade de algum tipo de simunition (para uso "recreativo", meu sonho!) será a migração natural.

Bom, quando estive em Taiwan, eu tive um Tokyo Marui M4a1, era umas das top, lá é muito popular a modalidade, vc encontra até em algumas feiras "livres". Era uma das AEG's top da época, mas assim mesmo, minha impressão é que a distancia e precisão não diferem tanto dos nossos marcadores, se vc usar a feature HopUp, que faz um back spin nas BB's ganha em distância e perde em grupamento de tiro.

Quanto ao preço, eu acho que comparado com os marcadores, em alguns casos está até mais em conta pelo que oferece, mas mesmo assim, é um teste caro :-)...independente disso por muitas vezes me flagrei pensando em comprar, independente de poder ser usado ou não em jogos de paintball. :loko:

Bom, agora resta, os testes de campo!!! :twisted: ...se os mitos e lendas como mencionamos forem superados!!! A comunidade RA/MIlsim terá mais uma opção!!! Mas acho que a adrenalina de saber que não será tão doloroso (não sou masoquista :evil:, mas é uma realidade), pode ser também um divisor...

E que venham as AEG's para nossos jogos!!!

:gberet:
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por PANDILUS »

As Hellfires (link acima) que comprei não estouraram, efetuei mais de 300 disparos, semi e full e nada de estouros masssssssss é algo que pode acontecer. Risco de quem quiser usar.

Quanto a ter sua AEG atingida por paintballs .68, acho que vale a pena dar uma olhada no geral e tentar encontrar um meio para que a tinta não entre em contato com as partes elétricas e engrenagens, no mais acho que não haverá problemas.

Acredito que todas estas duvidas só começarão a ser sanadas quando efetivamente começarmos a interagir nos jogos de paintball com AEGs e Marcadores.

Lembrando que quem começar a usar as AEGs terá que ter muita paciência quanto a acertar o adversário e ele não sair (sem ficar gritando "sai aê", isso é muito chato), num primeiro momento prefiro acreditar que todos estarão se adaptando ao baixo impacto que elas ocasionam ao atingir o alvo, por outro lado se perceber que houve má fé, full alto na bichinha e tá tudo resolvido.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Roger »

PANDILUS escreveu: Quanto a ter sua AEG atingida por paintballs .68, acho que vale a pena dar uma olhada no geral e tentar encontrar um meio para que a tinta não entre em contato com as partes elétricas e engrenagens, no mais acho que não haverá problemas.
Para este problema existem spray de resina ou silicone que praticamente "embalam" o componente eletrônico.

Você desmonta toda a AEG e aplica o produto. O único problema é o custo.

http://products3.3m.com/catalog/br/pt00 ... utput_html

Postei acima somente um exemplo, porque este item deve ser pesquisado a dureza da resina para não comprometer a peça a ser embalada.

:legal:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

bom primeiramente devo parabenizar...
o PANDILUS por mais um excelente topico!!! :1place: :1place: ...

bom quanto a minha opniao...
axo realmente que o jogador que quiser jogar com sua AEG por mim tudo bem...
caso aconteca algo com sua AEG e se caso acontecer ele ja sabe e ponto...
no caso de acertar ou naum o outro jogador...
realmente sera nescessario paciencia pois creio que alguns tiros realmente acabem naum sendo sentidos...
mas no restante axo que somente com a experiencia para ver os futuros resultados...

abraços
TAguchi
Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Henrique Padua »

Na minha cabeça, ficaria perfeito o paintball comum, do jeito que a gente já conhece, e os snipers com as ferrolhadas de airsoft, cronadas a 550 fps.
Pela distância do tiro sim, mas principalmente pelo silêncio de uma ferrolhada. O sniper não perderia em furtividade, penso eu.
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por PANDILUS »

Valeu Tagushi,
A idéia é simplesmente ter um equipamento diferente em jogo e não criar uma modalidade nova de se praticar paintball.

Henrique,
Olha ai uma excelente opção para um sniper. Infelizmente hoje não temos muitos marcadores que fazem de forma adequada esta função. Imagina você estar em um jogo onde haverá um sniper que poderá te acertar a uns 200 metros sem medo de errar... :sniper: :shock:
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Gagliani »

Pra mim cada coisa é uma coisa e ponto.

Quer jogar com AEGs 6mm seja com tinta ou sem vai jogar AirSoft.

Paintball não usamos AEGs e sim marcadores. Justamente por conta disso já existe ambas modalidades e cada uma é uma.

Não dá certo a mistura pois cada modalidade possui suas particularidades e seus equipamentos foram desenvolvidos para tal. Já não acho certo a galera que vejo usando Googles para AirSoft em jogos de Paintball quanto mais AEGs sem contar que a maioria dos jogadores de paintball não saem quando atingidos por uma e eu já presenciei isso.

Fazendo uma analogia ao futebol.

Seria a mesma coisa que jogar campo usando uma bola de salão.. nada a ver .


Antes que me xinguem essa é somente a minha opinião pessoal . Nada contra o AirSoft que dentro de seu contexto também me agrada.

Mas cada um no seu quadrado.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

PANDILUS e HENRIQUE
realmente nesse caso iria ajudar e muito...
pois com tantas variaveis que temos no paintball para ser um sniper...
utilizando as AEGs isso acabria de vez...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por Edgard »

Concordo com o Gagli, fazendo um adendo:

Acho que poderia ser usado algumas AEG´s pela organização em jogos noturnos ou final de tarde para efeito visual usando munição traçante e só.

Quanto ao uso para sniper....acho que não serve porque você traz a realideda sniper do airsoft para a realidade de jogo do paintball...e isso não fica justo e volto a concordar com o Gagli "cada um no seu quadrado".
Avatar do usuário
RCosta
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 886
Registrado em: 27 Set 2008, 22:21
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Uso de AEGs no Paintball. Será?

Mensagem por RCosta »

Galera,

O Pandilus mandou uma MP pedindo que eu desse minha opinião aqui. Jogo ambos, Paintball e Airsoft e digo:
Treino sem tiro, eu treino com AEG. Facil de levar, facil de manusear, não preciso deslocar CO2 ou HPA.
Jogo? Ainda prefiro minha .43 APS RAM... Airsoft de perto é PIIIIIIIIIIIIIICA. Tanto que é estimulado o rendimento ou caso dois jogadores se encontrem, os dois são neutralizados sem tiros. Coisa que não acontece no Patinball. A 6mm a 350fps não vai rasgar a pele, mas pode deixar uma tatuagem permanente.

1) Não existe dificuldade de encontrá-las, grande parte dos sites de airsoft que visitei possuem para venda, demoram a chegar e no mercado interno não encontramos por falta de demanda, quando ao preço acaba ficando muito parecido com o paintball, vide comparativo. Além disso não haverá mais despesas com CO2 ou HPA, parece pouco mais ao longo do tempo e dependendo da frequência de jogo irá pesar positivamente. (concordo)

2) Eu efetuei muitos disparos com estas bolinhas, mais de trezentos e nenhuma BB estourou no cano, sua casca é bem resistente acredito que isso não será problema. (aí voce entra em COMO está sendo feita a estocagem e você comprou em um site integro que tem um giro de estoque bom, no caso da eHobby. temos o problema que enfrentamos MUITO no airsoft. As bb's, mesmo não sendo produto controlado SÃO encaminhadas para o Exército. eu tenho 2 sacos indo pra lá, de encomendas diferentes, só em 2011! Sabe quando vou ver? Menor ideia!)

3) Isso é verdade, não é 100% das bolinhas que estouram, assim como no paintball, terá que prevalecer o fairplay. (concordo 100%)

4) A dificuldade de alguem sentir o impacto caso atingisse o colete ou capacete por conta da massa. Bom, o impacto é bem pereceptível, mais o risco de quem for atingido realmente não sentir é verdadeiro, assim como ocorre quando somos atingidos no cilindro com bolinhas de paintball. (Uma bb acertando um capacete PASGT, segundo relatos de uma pessoa que eu atingi, ele se sentiu um sino... Bb's atiradas a menos de 20m COM CERTEZA são sentidas.)

Uma boa AEG custa o mesmo que uma TM15. (AEGs de menos de R$1600 são AEGs de plastico ABS com mola menor que 120mm e tem potencia INFERIOR a 320fps. Podem ser confiáveis, mas são mais básicas. As com mola de 150mm que atingem 380 a 390fps com bb de peso de .20g (não conheço bb de .25g que chegue a 400fps numa AEG sem upgrade) custam mais de R$2200, obviamente pelos sites que vendem LEGALMENTE o produto.)

Alguns outros pontos que me fizeram desistir na época, seria, unico em campo...imagina todo mundo com .68, e apenas eu com 6mm...fiquei imaginando se os jogadores, mesmo com o melhor fairplay sairiam do jogo ao ser atingido? Se pegasse na mascara poderia achar que fosse um splash ou no corpo pela insignificancia do impacto se perceberia ter sido atingido, imagina no colete? Enfim...seria um paradigma forte de ser quebrado... Novidades sempre causam impactos, não vai ser simples mudar o pensamento de muitos, uma coisa que acho importante é no briefing contar a todos que existirá(ão) uma AEG(s) em jogo, somente a prática para ver no que dá. (sim, grande ponto de vista. Os de Vanguarda abertos a novas experiências são poucos perto do universo paintballesco. Cansamos de ver jogadores que tem a tip98 dele, desde 2008, que o cara mal abre pra limpar, o colete Policia Militar com marca de tinta de dois anos atrás e que o cara quer tacar bolinha no domingo e acabou. E esse padrão É grande dentro do nosso universo)

Minha opinião é que poderia com todas as dificuldades funcionar, mas para dar certo, os pontos que mencionem precisariam realmente ser sanados (principalmente a quebra das bolinhas), e mais jogadores utilizassem as AEG's para esse fim, assim, todos estariam adaptados (sensibilidade no impacto) para esse jogo, pois para um praticante de paintball que está habituado a ser atingido por um paint de .68 e receber um de 6mm, mesmo com fps maior...precisa se "acostumar"... Isso é verdadeiro, se tudo der certo eu pretendo começar a jogar com ela e se funcionar bem acredito que teremos um aumento nos adeptos, mais isso irá levar um tempo.

Quanto a precisão, minha experiência com AEG's, não achei que a precisão e distância fosse muito diferente dos marcadores de paintball (tive uma AEG e oportunidade de jogar algumas partidas quando morei em Taiwan nos anos de 2003/2004). São bem diferentes sim, as AEGs são mais precisas e atingem uma distância bem superior com precisão, já me alertaram que existem marcas bem ruins, assim como existem marcardores que são horríveis. (CONCORDO. o calibre permite uma superioridade muito maior e pode trazer discussões. Não é um cano riflado e sim todo um conjunto de obra. Seria equiparar o cara entrar com um mosquete versos o outro entrar com uma Barret - comparando em precisão a distancia)

Tem um outro ponto que me fez de alguma maneira ter "desistido" de usar a AEG em paintball, é inegável, que ficamos mais "corajosos" jogando piantball, comparado com uma situação real, pois em tese ser atingido não é fatal.

Mas evitamos ser atingidos por conta do jogo e também para não "machucarmos", pois convenhamos não é fatal, mas dolororo...será que com as AEG's não ficariamos mais corajosos ainda? E por conta disto mudar a nossa dinâmica de jogo? Como buscamos o realismo, será que essa mudança não ficaríamos menos realista em uma ação??? São apenas algumas reflexões que fiz...não necessariamente verdadeiras... Também é uma grande verdade, vai aumentar o nr de "valentes", mais acho que é uma questão de adaptabilidade. (já acho o contrário. Pelo tiro de perto ser mais perigoso, desestimularíamos o CQB e confrontos de perto, tal qual o airsoft)

Bom, de qualquer maneira, tem o lado do realismo, sem dúvida é algo que me agrada e por muitas vezes pensei na questão...bom, vc tem a chance de testar e nos contar! Se o resultado for positivo...não penso 2 x em partir para as AEG's!!!

Ainda mais que haverá pelo menos mais 1 adepto

Mais uma vez estaremos juntos. Lembra a três meses atrás sobre as T68? Ninguém queria comprar pois davam um monte de problemas, ai falaram que era uma porcaria e hoje com inúmeros destes problemas sendo corrigidos olha a quantidade de gente que tem comprado. Compramos as nossas na mesma época e ouvimos inúmeras criticas baseadas em mitos e suposições, hoje ainda existe preconceitos sobre as T68 mais já está caindo por água abaixo.

Todos os testes em "laboratório" foram satisfatórios mas se faz necessário entender isso melhor na prática, em campo contra as .68.

Quanto aos testes, temos que levar em conta a área que recebe a força também. Quanto maior a área, maior a dissipação da força... Quanto menor... mais concentrada essa dissipação se dá... uma bb de 6mm concentra muito mais cinética num ponto da pele que uma .689... Por isso que de perto o estrago é maior...
Responder

Voltar para “Geral.”