Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Como evitar Fogo Amigo!

Comunicação, Estratégias e Perícias.
Avatar do usuário
Vinicius Sanvi
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 732
Registrado em: 17 Jan 2011, 18:35
Localização: São Paulo Capital

Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Vinicius Sanvi »

Pessoal,

Gostaria de ver com vocês se têm algumas dicas para evitar fogo amigo. no ultimo jogo de paintball cenario, vi que teve muita gente saindo devido ao fogo amigo.
Se vocês tiverem dicas para evitar tomar e marcar amigos, nos ajude ai...!

Obrigado!
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por sktanaka »

Bom, pode parecer básico, mas acho que devemos ter:
- identificacao VISIVEL dos times, através de braçadeiras de cores vivas e distintas, ex, vermelho x azul. Nao adianta por ex usar cores discretas ou q mesclam na camuflagem. Coloquem faixa nos DOIS braços e se possível até memso uma faixa nas costas.
- COMUNICACAO entre os membros dos times: se eu nao souber que tem um GC aliado a minha frente, com ctz eu vou acabar pregando fogo na primeira moita que se mexer.
- as vezes o fogo amigo provém de novatos que estao afoitos para 'sentar o dedo', entao nesses casos é preciso orientacao dos mais veteranos durante o jogo nessas horas
Avatar do usuário
RicardoGarra
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 595
Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
Localização: Ipiranga-São Paulo

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por RicardoGarra »

Hoje fui eliminado de uma partida por um fogo amigo.

CAUSA: Jogador inexperiente, que joga/usa o marcador sempre com o dedo no gatilho

CONSEQUÊNCIA: Hot Shot na barriga a menos de 3 metros.
Avatar do usuário
Vinicius Sanvi
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 732
Registrado em: 17 Jan 2011, 18:35
Localização: São Paulo Capital

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Vinicius Sanvi »

Boa gente, muito legal!

Uma coisa que usamos em um dos jogos é a pergunta e resposta, por exemplo, quando estavamos na dúvida perguntavamos "Branco?" e a resposta certa tinha que ser "Azul!" esta resposta era sua certeza que era do seu time, mas isto trouxe também dois problemas, um é que no decorrer do jogo os adversários também respondiam "Azul!" já tinham descoberto. O outro problema é que toda vez que perguntávamos nossa posição também era descoberta, e isso era muito ruim.
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Furlan »

Na minha opinião, o que vale mesmo é a fita no braço para identificar, e no nosso caso utilizamos vermelho x amarelo. O azul evitamos pq quem o usa leva uma ligeira vantagem pois é mais difícil de ser verificado em meio a vegetação do que o amarelo ou vermelho.
E claro, ter muita "calma" na hora de disparar o marcador... somente disparar qdo realmente conseguir confirmar o alvo.
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por fbrunello »

Treino....

é você treinar a leitura de alvo, e cobrar que seus parceiros façam o mesmo.
Avatar do usuário
Petrukio
sergeant
sergeant
Mensagens: 320
Registrado em: 12 Jun 2010, 11:11

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Petrukio »

Aqui em nossa cidade usamos faixas bem discretas. Azul, verde, marrom e branco.

Como jogamos em cenario predominante de selva. uma faixa laranja simplesmente acaba com a sua camuflagem no meio da mata.
Nesse caso a faixa ser apenas p/ ter certeza em caso de divida em uma situação que vc seja capas de esperar antes de atirar.

Não somos livres de fogo amigo. porem e muito raro.
prevalece a comunicação e a movimentação em pelotões.

No nosso caso, a maioria do jogadores são experientes.

OBS. Temos 3 equipes locais. Cada equipe esta adotando um uniforme padrão p/ sua equipe.

* Zarros Taical: Wodiland
* FLC: Wodiland digital
* Facção norte: Preto
esperamos com o tempo dispensar o uso da faixa p/ identificar os jogadores.
Claro que sera um processo longo e demorado ate todos estarem com uniforme padronizado. "talvez nunca aconteça" e apenas uma experiência. Pelo menos vai ficar bonito cada equipe com seu padrão de uniforme. rsrsrsrsrs
Avatar do usuário
Billy_BR
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 801
Registrado em: 05 Jan 2011, 09:27
Federado: 1069

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Billy_BR »

No ultimo jogo amarrei uma faixa no elastico da mascara e outra no braço, não sei se tive sorte, mas não morri nenhuma vez por fogo amigo.
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por variedades »

Dependendo o jogo é inevitável mesmo. Ainda mais em matas fechadas, mesmo com camuflagem padronizada entre os times. Ideal é ninguém avançar demais, jogar junto, fazer linha. Mas na prática sempre tem um que faz uma correria, então...
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Edgard »

Vlamir CTTR escreveu:Podemos resumir em "leitura de alvo".

Pense sempre assim antes de acionar o gatilho:

V.I.D.A.


Ver (opa! tem alguem ali...)

Identificar (ele é inimigo ou amigo?)

Decidir (agora é um momento oportuno para elimina-lo?)

Atirar (bummm)

:legal:

Concordo plenamente e digo que só o treino posibilita usar esse e qualquer outro critério. Sempre que vejo fogo amigo foi alguem com pouca prática que acertou o amigo.
Avatar do usuário
ruihorta
private
private
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Ago 2009, 18:23

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por ruihorta »

Acho que o mais importante é estar ligado por onde seus companheiros vão avançar, porque parar para leitura das bandanas nos braços é praticamente atestado de óbito!
Avatar do usuário
Kowarick
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 415
Registrado em: 19 Abr 2010, 22:14

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por Kowarick »

ruihorta escreveu:Acho que o mais importante é estar ligado por onde seus companheiros vão avançar, porque parar para leitura das bandanas nos braços é praticamente atestado de óbito!
Em um campo grande não tem como vc saber por onde seus companheiros foram....muitas vzs vc da de cara com um grupo voltando do objetivo....SEMPRE é importante fazer a leitura do alvo antes de atirar
Avatar do usuário
lfsalles
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 406
Registrado em: 03 Fev 2009, 20:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por lfsalles »

Nunca gostei do uso de muitas faixas / braçadeiras. Nem as uso nos dois braços.
Para mim, não faz sentido investir em farda e depois se encher de coisas chamativas.
O uso de senha, calma antes de disparar, treino, combinar com seu time a estratégia são coisas que melhoram, mas não garantem o 100% de sucesso.
As vezes o fogo amigo é inevitável e tb acontece na vida real. Numa metáfora futebolística, o fogo amigo é o gol contra que ninguém gosta, mas mesmo assim acontece.
Abs
LFS
fabianolin
private
private
Mensagens: 82
Registrado em: 12 Abr 2010, 01:20
Localização: LINHARES-ES

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por fabianolin »

alem da identificação dependendo da distancia e da claridade sempre usamos um codigo de pergunta e resposta, tem funcionado

o ultimo foi um jogo noturno onde mesmo com as faixas reluzentes ficava meio dificil ai usamos codigos como sapo e brejo para resposta funcionou o que nao respondia porque nao sabia tomava chumbo não tivemos fogo amigo.
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Como evitar Fogo Amigo!

Mensagem por BCRick »

Não acho que faixas de identificação quebrem tanto assim a camuflagem, meu time usa faixas azul bem claro, chamativo, e vermelho, e não é por isso que fica fácil ver onde estão seus oponentes ou colegas de time no mato.
Aliás, quando acontece fogo amigo é muito mais por aquele lapso de o cara ser do time azul mas dá uma coisa na cabeça numa fração de segundo que ele tem certeza absoluta que é vermelho, do que pegar um colega de time por não ter visto a identificação.
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”