Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

[Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Modificações e customização de equipamentos.
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

[Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por mauhilst »

Tutorial de Construção Homemade para Trilho 21 ou 16 mm padrão por Mauricio Hilst

Imagem

Hoje todo acessório de paintball de qualidade vem com seu acoplamento padronizado em trilhos de 21 ou 16 mm de diversos comprimentos porém eles são meio chatinhos de achar pra comprar, ou tem seus preços abusivos.

Sou adepto do Did it Yourself (DIY) / Homemade e não pude deixar de achar o pequeno desenvolvimento interessante.

Confesso que apanhei bastante até voltar pra primeira tentativa que me pareceu bem mais simples hoje do que da primeira vez.

Já vi de tudo na net, desde clonagem de peças com alga gel e resina acrilica até usinagem de luminio, não descarto as ideias, mas a palavra da vez é FACILITAR então segue o pequeno tutorial para que qualquer um possa construir seus proprios trilhos 21mm padrão e assim pendurar seus acessórios em seus marcadores de paintball, airsoft, airgun, e afins.

As imagens abaixo foram feitas no Google Sketchu 8.0 simplesmente pra ilustrar o procedimento.
Na figura abaixo vc pode ver a planta do trilho, que vai suportamente encostada na “plataforma base” (le-se marcador , airsoft, airgun, capacete, vassoura, depentendo do seu caso).
Esta peça, como as abaixo, é feita com uma placa de poliestireno ou mesmo PVC de 3mm de espessura, você pode encontrar essas placas em lojas de Sign, serigrafia ou mesmo reaproveitar um material parecido que você tenha ai em casa. Lembrando: Placa 3mm de espessura.
A peça tem um corte feito por estilete que deixou ela com 15 x 60 mm (meu resto de material tinha 85 x 60mm).

Imagem

A próxima peça vai por cima da passada, é do mesmo material de 3mm e tem um corte de 21 x 60 mm. Como vocês podem ver, ela tem as bordas chanfradas em 3mm, dando assim um angulo de 45° no chanfro.
Faça 2 peças identicas a esta, você vai monta-las como na próxima imagem.

Imagem

Aqui como vocês vão montar a pilha de placas, observe que as duas iguais foram invertidas, pra para criar o mesmo perfil do trilho padrão.
Utilize alguma cola bond ou similar, no caso de placas de PVC, pode-se utilizar “cola de cano”, passe a cola e pressione as peças para mante-las alinhadas e na posição correta.

Imagem

Com as peças coladas, vocês podem fazer os furos do tamanho que desejarem, dependendo de como e onde o trilho for ser fixado. No caso fiz 2 furos de 4mm com um pequeno rebaixo para CASO eu precise usar parafusos de cabeça cônica, veja o que lhe é melhor.

Imagem

Os rebaixos foram feitos para que os acessórios possam se encaixar e não se movam ao uso deles. Todos os acessórios como lunetas, LASERs, suportes de lanternas, Red Dots, etc tem alem do “grampo” que pega no trilho, os parafusos para prender as duas peças.
No meu caso, fiz o trilho na medida MINIMA para usar no Red Dot da BSA Contender de um amigo e companheiro de time e também para o suporte de lanterna como vocês podem ver nas fotos ao final do Tutorial.
Fiz os rebaixos usando minha mini retífica com o disco de corte, não tinha muito apoio, então não ficou grande coisa já que os rebaixos ficaram meio esfolados por dentro. Pode-se usar uma lima, uma peça quadrada na medida envolta com uma lixa ou sua imaginação.
Outra opção seria antes de colar a peça superior, que ela seja já cortada nas medidas e depois coladas na posição desejada, dando os devidos espaços entre elas, porém os furos seriam feitos depois desse passo.

Imagem

Visões superior e frontal da peça acabada.

Imagem Imagem

Fotos do Trilho construido 21 x 60 mm

Imagem
Reparem no furo dentro do rebaixo, ele é “original” da peça utilizada.

Imagem Imagem

Imagem
Materiais ao lado do Trilho semi pronto.

Imagem
Red Dot BSA Contender instalado no Trilho.

Imagem
Suporte para lanterna tática 25mm instalado no Trilho.


Imagem
Furo indesejado tampado com resina acrílica.

Imagem
Agora pintado com Spray preto normal pronto pra instalar, firme e justo de encaixe.


Conclusão
O uso de plastico no caso não arranha, mastiga ou força os grampos dos acessórios pela deformação plástica do material.

Os trilhos podem ser contruídos de diversos materiais e de diversos comprimentos, estou fazendo um trilho 16mm pra minha Tasco 4x20, posto imagens assim que possível.

É isso ai, agradeço a todos que estarão lendo o material.
Bons projetos e FAIR PLAY sempre. :fair:

:legal: :tropa:
Avatar do usuário
RicardoGarra
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 595
Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
Localização: Ipiranga-São Paulo

Re: [Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por RicardoGarra »

HEHEHE, já sou seu fã véio, adoro esse tipo de improviso. To ligado no seu projeto L96...
Avatar do usuário
goncalves07
private
private
Mensagens: 84
Registrado em: 16 Dez 2010, 12:14
Federado: 207

Re: [Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por goncalves07 »

Nussa mano parabens pelo tutorial ficou show de bola... isso ae me resolveu um problema que teria, marcador zero km... furar ele e riscar com trilhos zicaria a garantia... vou tentar fazer um desses mas fixar de alguma forma que não seja parafuso, impedindo danos ao marcador...
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: [Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por Furlan »

Cara, esse tutorial foi simplesmente fantástico... já sei agora como farei meus trilhos...
Gostei da ideia pra fazer a parte superior separada, cortando nos tamanhos definidos para depois colar na distância desejada... será um pouco mais trabalhoso, só que mais viável no meu caso que não tenho uma retífica.
thiagomsousa
private
private
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Out 2010, 14:54

Re: [Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por thiagomsousa »

Kraleooous!

Quero ser como você quando eu crescer, hehehehe...

Todo dia você posta uma parada homemade nova! Vamo acompanhando pra ver como fica sua sniper!

(OFF Topic: Você já cogitou usar cilindro de 3,5 oz? Ele é bem pequeno, acho que uns 15cm de comprimento e 6 cm de diâmetro)

Abraços!
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: [Tutorial] Trilho 21mm Padrão

Mensagem por mauhilst »

thiagomsousa :yessir: salve eheheh

cara... eu só sou fuçado... ehehehe e me falta $$$ então tenho q fazer as coisas...

Valeu ! :drink:

[off topic] Cara... pensei nos cilindros de 3.5oz... mas eles custam o dobro dos de 16 ou 20oz... dai fica sem chance... o problema ainda é a regulagem do tiro ehehhehe [/off topic]
Responder

Voltar para “MOD's e Customização.”