Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

E a soberania do Brasil?

O Local do Bate-papo off-topic!
Avatar do usuário
bobzila
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1069
Registrado em: 05 Nov 2010, 16:15

E a soberania do Brasil?

Mensagem por bobzila »

Algo me preocupa a muito tempo e gostaria de discutir isso aqui com vocês.

Já perceberam como somos fracos militarmente? Vários países investindo pesado em tecnologia militar, em recrutamento e treinamento de pessoal, e nós?

E.U.A, China, Coréia do norte, Alemanha, Austrália entre tantos países com exercitos fortíssimos, até o nosso saldoso vizinho Hugo Chávez que hoje investe grande parte das riquezas do país para fortalecer o exército venezuelano e novamente pergunto, e nós?

Quando comento isso com amigos a resposta é sempre a mesma: "Relaxa, qualquer problema temos os E.U.A ao nosso lado", ai eu pergunto, eles estão bastante ocupados com o Iraque, Afeganistão e provavelmente muito em breve com o Irã ou Coréia do Norte, imagine o cenário de um confronto com um desses 2 países, com certeza os E.U.A teriam que usar todo o seu poderio nesse confronto, e se nessa hora o Hugo Crazy Chavez resolve brincar? Vamos pedir ajuda a quem? Acho que já passou da hora de um país de proporções continentais como o nosso começar a investir pesado nas forças armadas.

Acho que um dos principais problemas que enfrentamos é o tráfico de armas, imaginem o CIGS com um contingente 10 vezes maior do que o de hoje patrulhando a fronteira o tanto de vagabundo que não ia virar comida de verme na floresta? Acho que o investimento nas forças armadas iria ajudar não só no caso de uma emergência más também a conter um pouco esse fluxo de armas que entram no país ilegalmente.

Qual a opinião de vocês?
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Wash »

Concordo com vc AMIGO. Mas a questão é bem mais complexa do que imaginamos. Se esse assunto realmente lhe interessa, sugiro que passe a ler diariamente esse blog: http://www.forte.jor.br/. Mas não só o do EB, acompanhe toda a trilogia. Leia os comentários dos assinantes. Tem muito bossal, mas boa parte das pessoas entendem muito a respeito dos assuntos. Vale muito à pena. Aí vc vai ver o esforço hercúleo das FA para se manter. Vai ver tb alguns atropelos, mas isso faz parte. . .
Avatar do usuário
Thiagon
sergeant
sergeant
Mensagens: 387
Registrado em: 10 Set 2010, 13:58

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Thiagon »

Investir eu até concordo, mas pesado?, já temos tantas outras coisas mais importantes pra acertar no nosso pais.
Na minha visão todos os paises que investem pesado nas forças armadas são aqueles que "gostam de uma guerrinha".
Bom essa é a minha opinião.

Abs
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Edgard »

Acho que o investimento não é feito por medo de darem corda e os militares resolverem re-tormar o poder por aqui.
Tendo um exército relativamente fraco e desatualizado, fica fácil o controle.
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Wash »

Edgard desculpe, mas a sua colocação é antiga e totalmente fora do contexto das FA. Não há a menor possibilidade disso acontecer por aqui. Sejam elas fortes ou fracas.
Para ser bem simplista, sem querer se aprofundar demais em questões técnico/políticas. Primeiro que não há o menor interesse por parte dos militares de voltar a governar o País. E para haver um novo golpe, haveria que se ter um apoio internacional. Oq está fora de questão no atual momento político/econômico mundial. Sem contar que se os militares tentassem isso sem o apoio citado, como vc acha que a "polícia do mundo", diga-se EUA, reagiria com este "golpe" a DEMOCRACIA? Que é sua principal bandeira.
Em tempo, concordo com o AMIGO que anseia por mais investimentos em nossas FA. O Brasil tem muito a defender para manter as FAs no estado em que se encontram. Porém para aqueles que não sabem, está acontecendo, em passos de cágado, mas está acontecendo uma reformulação nas FA. A END (Estratégia Nacional de Defesa) é o primeiro dos passos desse cágado.
Editado pela última vez por Wash em 13 Jan 2011, 10:50, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bobzila
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1069
Registrado em: 05 Nov 2010, 16:15

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por bobzila »

Wash escreveu:Concordo com vc AMIGO. Mas a questão é bem mais complexa do que imaginamos. Se esse assunto realmente lhe interessa, sugiro que passe a ler diariamente esse blog: http://www.forte.jor.br/. Mas não só o do EB, acompanhe toda a trilogia. Leia os comentários dos assinantes. Tem muito bossal, mas boa parte das pessoas entendem muito a respeito dos assuntos. Vale muito à pena. Aí vc vai ver o esforço hercúleo das FA para se manter. Vai ver tb alguns atropelos, mas isso faz parte. . .
Valeu Wash vou dar uma olhada sim pois isso muito me interessa.
Avatar do usuário
bobzila
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1069
Registrado em: 05 Nov 2010, 16:15

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por bobzila »

Thiagon escreveu:Investir eu até concordo, mas pesado?, já temos tantas outras coisas mais importantes pra acertar no nosso pais.
Na minha visão todos os paises que investem pesado nas forças armadas são aqueles que "gostam de uma guerrinha".
Bom essa é a minha opinião.

Abs
Concordo que temos vários setores que precisam de um grande investimento, más discordo que sejam mais importantes que a proteção do nosso país.

De que adianta um país com boas escolas, hospitais, uma excelente infra estrutura e incapaz de se defender de uma eventual invasão?
Acha loucura pensar em invasão? A cerca de 70 anos também achavam loucura colocar pessoas em campos e deixá-las morrendo de fome, porém veio um louco e o fez.

Acho que não é questão de guerrinha, é questão econômica, o mundo depende de petróleo e os E.U.A mais do que qualquer outro país depende desse recurso, é só falar que tem um doido com bombas num lugar, invadir e se não tiver ok, eles "libertaram" o país, são os heróis e são bons em passar essa imagem. Agora não se esqueça que a água também é um recurso que em breve começaremos a nos preocupar tanto quanto o petróleo e eu lhe pergunto, onde fica a maior bacia hidrografica do planeta?
Avatar do usuário
Thiagon
sergeant
sergeant
Mensagens: 387
Registrado em: 10 Set 2010, 13:58

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Thiagon »

bobzila escreveu:
Thiagon escreveu:Investir eu até concordo, mas pesado?, já temos tantas outras coisas mais importantes pra acertar no nosso pais.
Na minha visão todos os paises que investem pesado nas forças armadas são aqueles que "gostam de uma guerrinha".
Bom essa é a minha opinião.

Abs
Concordo que temos vários setores que precisam de um grande investimento, más discordo que sejam mais importantes que a proteção do nosso país.

De que adianta um país com boas escolas, hospitais, uma excelente infra estrutura e incapaz de se defender de uma eventual invasão?
Acha loucura pensar em invasão? A cerca de 70 anos também achavam loucura colocar pessoas em campos e deixá-las morrendo de fome, porém veio um louco e o fez.

Acho que não é questão de guerrinha, é questão econômica, o mundo depende de petróleo e os E.U.A mais do que qualquer outro país depende desse recurso, é só falar que tem um doido com bombas num lugar, invadir e se não tiver ok, eles "libertaram" o país, são os heróis e são bons em passar essa imagem. Agora não se esqueça que a água também é um recurso que em breve começaremos a nos preocupar tanto quanto o petróleo e eu lhe pergunto, onde fica a maior bacia hidrografica do planeta?

Eu apoio a ideia de investir, só acho que investir pesado como investem os paises que foram citados acima chega a ser loucura.
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Edgard »

Wash escreveu:Edgard desculpe, mas a sua colocação é antiga e totalmente fora do contexto das FA. Não há a menor possibilidade disso acontecer por aqui. Sejam elas fortes ou fracas.
Para ser bem simplista, sem querer se aprofundar demais em questões técnico/políticas. Primeiro que não há o menor interesse por parte dos militares de voltar a governar o País. E para haver um novo golpe, haveria que se ter um apoio internacional. Oq está fora de questão no atual momento político/econômico mundial. Sem contar que se os militares tentassem isso sem o apoio citado, como vc acha que a "polícia do mundo", diga-se EUA, reagiria com este "golpe" a DEMOCRACIA? Que é sua principal bandeira.
Em tempo, concordo com o AMIGO que anseia por mais investimentos em nossas FA. O Brasil tem muito a defender para manter as FAs no estado em que se encontram. Porém para aqueles que não sabem, está acontecendo, em passos de cágado, mas está acontecendo uma reformulação nas FA. A END (Estratégia Nacional de Defesa) é o primeiro dos passos desse cágado.

Só reiterando que sou a favor de investimentos e atualização das FA, mas o motivo para isso não ter sido feito até então é esse que citei. Posso estar errado mas não vejo outra "desculpa" para essa falta de investimentos nesta área.
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Wash »

Seu ponto de vista está correto. O lance é que a maioria das pessoas, e a mídia junto com nossos politicos tem forte culpa disso, não enchergam além de suas rotinas diárias. Só se chocam e só conhecem aquilo que é mostrado explicitamente na mídia.
Ex. Quem aqui não sabia da possibilidade de se encomendar armamento e de repente recebê-lo sem problemas?
Creio que nenhum dos amigos aqui tenha feito isso. Assim espero.
Mas ora, todos aqui conhecemos alguém que já importou seu marcador, por fora das vias regulamentares. Não que apoiemos o fato. Mas acontece. E qual a diferença da possibilidade de receber uma RAMX50 ou uma bereta 9mm?
Nenhuma. São muito parecidas e podem ser despachadas em embalagens do mesmo tamanho e vir ambas desmontadas para tentar desconfigurar, da mesma maneira.
Mas quando isso passa no Fantástico, de forma mega irresponsável, diga-se de passagem, muitos se mostram chocados.
Mas voltando ao assunto da soberania, recentemente enfrentamos, aliás continuamos enfrentando um seríssimo problema de ataque a nossa soberania. Ataque este interno, com apoio de "ongs" estrangeiras, oq ou quem, será que está por trás dessas "ongs"?
Basta pesquisar na internet sobre oq vem ocorrendo na reserva raposa serra do sol e nas demais reservas lá na Amazônia.
Não precisamos virar uma super potência. Mas precisamos ter forças armadas com poder dissuasório suficiente para fazer o nosso "possível inimigo", pensar duas vezes antes de nos atacar, ou mesmo tentar ferir um de nossos interesses politico econômicos, se ale à pena.
Senhores as guerras acontecem apenas por dois motivos. Política e economia. O Brasil vem despontando mundialmente justamente nestes dois setores. Quem é inocente de achar que mesmo que indiretamente, não estamos pisando no calo de ninguém? Quem acha que isso a longo ou médio prazo não vá despertar interesses escusos?
Senhores tentando mais uma vez, ser simplóreo. Quem conhece alguém que é muito rico, nos dias de hj e não anda em carro blindado, com seguranças, mora em condomínios seguros ou casas com muros altos? Ou seja, quem tem seus tesouros, tem que fazer por onde protegê-los.
No mundo de hj, o Brasil é um novo rico. Por isso precisamos de FA fortes, bem equipadas e bem treinadas. Para proteger as nossas riquezas.
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Wash »

Vc não deixa de ter razão. Só que os argumentos são outros.
Desde que os militares passaram o bastão. Só tivemos governos de pessoas, que de certa forma, sofreram ou foram prejuicadas pela ditadura. E por último, um governo de "esquerda", mas diga-se de passagem, foi o melhor de todos para os militares, em diversos aspectos. Mas a partir da passagem do poder, os militares de certa forma, foram vítimas de um revachismo. Revanchismo este que ficou explícito em diversos momentos no governo FHC.
O governo Lula, deu o pontapé inicial em um reaparelhamento e reestruturação das FA.
Vamos ver se isso vai prosseguir no governo Dilma, pois sabemos de seu passado, que não é de boas relações e lembranças com os militares. Espero que ela tenha noção de sua posição e deixe o passado, no passado e separe bem as coisas.

Edgard escreveu:
Wash escreveu:Edgard desculpe, mas a sua colocação é antiga e totalmente fora do contexto das FA. Não há a menor possibilidade disso acontecer por aqui. Sejam elas fortes ou fracas.
Para ser bem simplista, sem querer se aprofundar demais em questões técnico/políticas. Primeiro que não há o menor interesse por parte dos militares de voltar a governar o País. E para haver um novo golpe, haveria que se ter um apoio internacional. Oq está fora de questão no atual momento político/econômico mundial. Sem contar que se os militares tentassem isso sem o apoio citado, como vc acha que a "polícia do mundo", diga-se EUA, reagiria com este "golpe" a DEMOCRACIA? Que é sua principal bandeira.
Em tempo, concordo com o AMIGO que anseia por mais investimentos em nossas FA. O Brasil tem muito a defender para manter as FAs no estado em que se encontram. Porém para aqueles que não sabem, está acontecendo, em passos de cágado, mas está acontecendo uma reformulação nas FA. A END (Estratégia Nacional de Defesa) é o primeiro dos passos desse cágado.

Só reiterando que sou a favor de investimentos e atualização das FA, mas o motivo para isso não ter sido feito até então é esse que citei. Posso estar errado mas não vejo outra "desculpa" para essa falta de investimentos nesta área.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por nemezes »

Bem, detesto discutir certas coisas ... mas a vida/código militar é totalmente diferente da vida/código civil, e tem interesses, lógica e valores totalmente diferentes do que a sociedade civil poderia de imediato entender...porque o contexto é BEM MAIOR que apenas ARMAMENTO. Mas, li algumas coisas aqui, que realmente tem um pensamento arcaico com relação as forças armadas. Nosso país de FATO é a maior potência da américa do SUL, isto, incomoda nossos visinhos "hermanos"do norte ao sul do continente. Aumentar o poderio bélico do brasil de imediato, traria UM grande incomodo para todos países vizinhos...e por isso existe o CADA desde 2003... hoje, nenhum país da américa do sul tem capacidade de invadir ou declarar guerra ao Brasil... nenhum estado isoladamente, talvez, se TODOS os países da america do sul se unissem em uma coalisão, talvez, poderiam depor o poder etc e etc...mas, isto não aconteceria por influência política.. senhores, somos um gigante e a única vez que fomos APENAS potência militar, exterminamos 90% da população do paraguai!

O que realmente acontece (e é o mais importante) são os grupos de interesse ($$) e paramilitares que se unem a traficantes/contrabandistas e tomam certas localidades em nossas fronteiras e ali criam estados "out-of-law"...mas, como de imediato aumentar o contigente e equipamentos nas fronteiras sem criar crises? O assunto é complicado e polêmico..e por isso o contigente das forças especiais aumenta a cada ano e o uso de vigilância eletrônica (leia-se SIVAM) são itens de prioridade nos planos do estado maior....preciso lembrar que soberania é manter o modo de vida da sociedade intacto..guerras trazem o caos para sociedade, a ecônomia e ao modo de vida como um todo.

Lembrando que os USA não são 100% "brothers" e nunca serão... para quem não tem conhecimento, os USA solicitou ao governo brasileiro a instalação de bases militares dentro da amazônia legal, e por sapiência, o brasil negou..porém... a bolivia e colombia assinaram um acordo com os USA para terem bases dos USA na amazônia... e fora o fato que temos um maluco em nosso quintal..leia-se venezuela. o que me preucupa é nosso Itamaraty... se envolvendo em problemas que não são de nossa ausada para ter possição na ONU. A ONU respeita o poder ecônomico, e caga e anda para questões como a da palestina..ou as guerras tribais na africa ou a questão dos bascos... em fim.. no final é $ quem manda na ONU... e a maior soberania não é pelas armas, é pela ecônomia, e nosso país..pasmem ...está bem na fita depois de mais de 80 anos subvertido ecônomicamente.... porém..vem o nosso querido itamaraty, e nesta semana, se inclinou a favor da ARGENTINA contra a inglaterra (leia-se OTAN) com relação a questão das ilhas Falkland (malvinas) indo a favor da argentina que quer aquele território desde de 1740!!! e qual o motivador ? pesca.. limite marítimo ou seja..dinheiro..grupos de interesse e etc e não este blah blah de soberania que os argentinos falam... por todos estes motivos... e me pergunto... pq o brasil vai se meter com a OTAN ea 5o potência (UK) militar do planeta?

Sim... devemos nos preparar para manter o modo de vida da sociedade...mas não só pelas armas.. armas só servem para manutenção e não como meio fim para nada...temos que investir PESADO é em sistemas de vigilância (como TODAS as potências fazem) para se antecipar a qualquer coisa.. não nos envolvendo em interesses internacionais que não nos ajudaram em nada...investindo em tecnologia..melhorando o modelo econômico, melhorando as nossas leis... somos um país que não declara guerra a nenhum país de fronteira a mais de 141 anos..e somos a 8o potência militar do mundo sem termos armas nucleares (http://www.globalfirepower.com/)....dizer que somos fracos? O que é ser fraco? Dizer que tivemos uma participação forte na segunda guerra... é inocência ou romantismo.. declaramos guerra ao eixo pq afundaram nossos navios..e fomos combater em uma terra devastada do outro lado do mundo... mas o nosso estado NUNCA foi ameaçado de fato....imaginem, se estourasse uma guerra em nossas fronteiras? As pessoas acreditam mesmo que teríamos SOBERANIA? O seu modo de vida não seria alterado?

Eu penso que defenderia meu país com meu sangue a qualquer custo contra qualquer invasor... não pela ecônomia, não pelo o presidente, não pela soberania..mais sim pelo meu próximo e pelos meus compatriotas...mas, pensar que só se tem soberania por armas, é muito inconsequencia... lembre que em uma guerra em terrítório nacional... o código militar e as decisões do estado maior é soberana... baixas humanas e perdas de propriedade são necessárias... a guerra, só gera o caos e perdas...e nenhum militar quer de FATO entrar em uma guerra em seu país.... o nosso país não depende de guerras para manter o seu PIB ou para manter a sociedade estável... para quem entende de história.. o USA vive de guerra desde da sua colonização...a segunda guerra mundial alavancou sua ECÔNOMIA com a desgraça da europa..depois da crise de 20 e foi um NEGOÇÃO pois as pessoas iam a guerra e seu país estava intacto do outro lado do mundo...pearl harbor foi um bodão espiatório..armas de destruição em massa no iraque também... e por isso que faz o que faz até hoje...atacar fora de casa..destruir...e ganhar reconstruindo ou vendendo para quem não tem nada... se antecipando...e almejando mais dinheiro...impulsionado com um nacionalismo radical e apoiado em hipocracia...ou o "american way of life"..... mas, até lá...esta história está mudando... senhores... neste mundo QUEM TEM A ECONÔMIA FORTE é que pode se declarar soberano ou não! E em paises SOBERANOS quem decide...NUNCA são as armas... sou nacionalista...amo meu país...mas detestaria ver o nosso povo sofrendo por causa de algo parecido com "O modo de vida do Brasileiro".... é o que eu penso, e não peço que concordem...mas respeitem o meu modo de ver as coisas.
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Wash »

Não há o que discordar. Fico muito feliz em ler palavras de alguém que vê além do óbvio. Sua visão é aprofundada e abrangente.
Ganhou o meu respeito Grilo. Bela esplanação.
Avatar do usuário
Vitureira
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 106
Registrado em: 16 Jan 2010, 09:37
Localização: Pará de Minas MG

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Vitureira »

nemezes, Wash fantastico.
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: E a soberania do Brasil?

Mensagem por Santos »

Grillo!!!!!
:goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Fantástica a explicação.
Parabéns
Responder

Voltar para “Miscelânea.”