Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs. pó)

Bolinhas, rádio, POD's, etc..
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs. pó)

Mensagem por landocf »

Amigos,

em virtude de reclamações acerca do uso das bolinhas Golf da RAP4 num evento no Rio de Janeiro, venho propor alguns testes com estas bolinhas, comparando com algumas bolinhas disponiveis no mercado. Este teste será dividido em algumas etapas, sendo a primeira um teste físico com as bolinhas, onde seriam avaliados, principalmente a massa da bolinha, pois influi diretamente na energia cinética, precisarei da ajuda de vcs para a obtenção de alguns dados, como a densidade, viscosidade das tintas. Nestes testes utilizarei dez bolinhas GOLF, escolidas aleatóriamente no meu pote, dez bolinhas Draxxus Triumph também escolhidas aleatoriamente das que possuo. Estas bolinhas serão pesadas ao décimo de miligrama em uma balança calibrada, medirei a espessura das cascas com um micrometro, e assim que tiver os resultados farei um cálculo da energia cinética de saída no cano, desconsiderando o atrito do ar, e verificarei se os resultados obtidos são estatisticamente similares.

Abraços.

Primeiros Resultados

1. Massa média (utilizei uma balança Sartorius com capacidade para pesar 0,1mg):
* GOLF: 4,0451g (1 bolinha pesada 3X).
* Draxxus: 3,2539g (1 bolinha pesada 3X).
2. Energia Cinética Inicial (boca do cano do marcador), considerando v=250fps (76,20 m/s):
* GOLF: 11,74J
* Draxxus: 9,45J
Editado pela última vez por landocf em 04 Nov 2010, 07:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por bkelmer »

Rapaz vc vai precisar do INMETRO pra te ajudar a ter um resultado fiel... nos que podemos ajudar?
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por fbrunello »

landocf escreveu:Amigos,

em virtude de reclamações acerca do uso das bolinhas Golf da RAP4 num evento no Rio de Janeiro, venho propor alguns testes com estas bolinhas, comparando com algumas bolinhas disponiveis no mercado. Este teste será dividido em algumas etapas, sendo a primeira um teste físico com as bolinhas, onde seriam avaliados, principalmente a massa da bolinha, pois influi diretamente na energia cinética, precisarei da ajuda de vcs para a obtenção de alguns dados, como a densidade, viscosidade das tintas. Nestes testes utilizarei dez bolinhas GOLF, escolidas aleatóriamente no meu pote, dez bolinhas Draxxus Triumph também escolhidas aleatoriamente das que possuo. Estas bolinhas serão pesadas ao décimo de miligrama em uma balança calibrada, medirei a espessura das cascas com um micrometro, e assim que tiver os resultados farei um cálculo da energia cinética de saída no cano, desconsiderando o atrito do ar, e verificarei se os resultados obtidos são estatisticamente similares.

Abraços.
qual a reclamação uso bolas de talco e sou o unico que reclama, pois tem uma precisão horrivel...

me coloca a par, por favor
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por bkelmer »

já vi mta gente recmando que machuca.. acho que ísso
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por nemezes »

O problema das powerballs são:

- Cronagem normal entre 240/280 - Causa mais danos se comparados a PBs normais
- A casca ser de cera - O que gera estilhaços sólidos e não "casca" maleável
- Variação de massa = Mais penetração em bolas mais pesadas

Eu vou fazer um video comparando as duas... mas, sempre alertei ao uso de powder ball.. sempre cronem bem abaixo da média normal... o pessoal do
PunkWorksPaintball...uns caras bem nerds que gostam de colocar fatos ao invés de boatos..fizeram um teste..e eles mesmos alertam:

PunkWorks


Paintball são paintballs, powderballs são powderballs...ou seja, coisas diferentes!


Peso


Bom, eu vou fazer testes e vou colocar aqui...mas vou comparar "dano"...PB normal versus Powderballs..mas digo, cuidado! Use com moderação e bom senso sempre! Powderballs necessita de atenção triplicada com relação a cronagem e não é algo simples de regular.
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por Arrigow »

Acho que a principal finalidade das bolinhas de pó estilo Golf da RAP4, R.A.D e mesmo as Water Balls é para o treinamento Force on Force policial e militar os quais muitas vezes são realizados em locais particulares que não existe a possibilidade de sujar o local com tinta. Fora isso não vejo serventia para o jogador de paintball convencional.
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por landocf »

Caros companheiros de tinta,

já separei uma amostra com 10 bolinhas GOLF, e outra com 10 bolinhas Draxxus Triumph para os primeiros testes. Comforme tiver os primeiros resultados editarei o primeiro post deste tópico.

Abraços.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por nemezes »

Fiz este teste, não é um teste científico e nem uma prova de conceito, é um teste prático. É um teste EXTREMO, a casca da maça é algo muito mais frágil que a pele humana (não tem elásticidade para absorver o impacto) mas, mesmo assim, estou simulando um hotshot a 240 fps com uma pistola a dois metros de distância para mostrar a diferença do dano em relação a estilhaços. Lembrando que pistolas devem ser cronadas abaixo 240 se for jogar cqb.



Por favor, não me entendam mal, só quero "salientar" que DEVE-SE ter um EXTREMO cuidado quanto a CRONAGEM quando se
joga com Powderball. Cronagem deve ser abaixo da média e deve ser feita cuidadosamente.

P.S: Uma coisa que não falei sobre a powderbal no video... esta casca de cera "golf", gera muito mais atrito que uma bola de pb, e quando ela
estilhaça, estas colmeias na casca, geram muito mais pontas que uma pb normal, o que faz o dano aumentar absurdamente. O efeito e precisão
é muito legal, porém, para jogar de forma segura, não seria muito útil jogar com uma bola que não marca, pois quanto maior a distância e
menor cronagem, as bolas não quebraram.
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por bkelmer »

Definitivamente não gostaria de ser esta maça...
O fato é que no proximo jogo so entro em campo se ninguem estiver com powder... ou se a cronagem for feita na minha presença...
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por landocf »

Prezados.

Algum companheiro de tinta tem acesso as normas ASTM para paintball??? Gostaria de ter acesso a esses documentos para poder comparar os resultados obtidos com referências normativas, afim de poder gerar conclusões com embasamento cientifíco neste teste que estou realizando.

Abraços.
leandrolima
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 156
Registrado em: 09 Set 2008, 14:48
Localização: Niteroi/RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por leandrolima »

Até onde eu sei Paintball é Paintball... casca de gelatina... recheio de tinta.... esse é o nome da munição e do esporte....

PowderBall não é bolinha de paintball com pó, é powderball, ponto. Tem outro uso, já explicado no tópico e eu não entro em campo para jogar powderball e sim paintball. Nossas máscaras e equipamentos de segurança são para paintball.

Pô Grillo!! 2 Metros! Errou a maçã e acertou na parede!
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por Ices_br »

leandrolima escreveu: Pô Grillo!! 2 Metros! Errou a maçã e acertou na parede!
Verdade né!!! Grillo ja foi melhor em!!! kkkk!!!

Voltando ao topico:

Eu tenho mienha duvids quanto a essa bolinha, quanse comprei uma caixa mas o custo é muito alto!
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por landocf »

EQUIPAMENTOS MÍNIMOS REGULAMENTARES PARA A PRÁTICA DE REAL ACTION/ MILSIM:

- Marcador completo (com loader tático e Barrel Plug/Sox)
- Cilindro de HPA ou CO2 (compatível com a oferta da organização ou auto-suprido)
- Pods de 30 bolinhas (em número equivalente ao mínimo exigido pela organização)
- Colete-tático, chest ou porta-pods
- Máscara de Paintball apropriada e homologada para o esporte (com lente integra e em boas condições)
- Farda ou roupa resistente (que ofereça algum nível proteção à pele contra o atrito direto com elementos naturais ao ambiente de jogo, e absorva parte do impacto direto das bolinhas, diminuíndo as lesões à pele)
- Bota, Coturno, ou Bota de Trekking (calçados estes com cano alto, reforço para a articulação do tornozelo e solado resistente).
- Quantidade de bolinhas máximo/ por partida (conforme critério da organização)

- Recomendado: Remote, luvas, capacete e Joelheiras.
Não é possível comparar a pele humana com uma casca de maçã, e outra coisa, para jogar o paintball são necessários os equipamentos citados acima, de acordo com o Copendio Nacional, quanto a questão da bolinha ser mais dura, deve-se lembrar da física, pois quanto mais duro for o material, mais frágil, é por isso que não se utilizam muniçoes de vidro. Quanto aos valores da energia cinética, expressos em joules, estão no primeiro post, e gostaria verificar quais são as especificações de norma para este valor na saída do cano do marcador.

E por falar em física, é bom que as bolinhas quebrem ou estourem, pois desta maneira estaram dissipando parte de sua energia cinética, todas a bolinhas GOLF que utilizei estouraram, entretanto, corriqueiramente me acertam com bolinhas de tinta que não estouram, e caros amigos, os danos destas, podem ser piores que as GOLF que utilizo, pois elas transferirão toda a sua energia para o ponto de impacto. Então antes de bradarem contra as powderballs, vejam os resultados que publicarei neste post, depois deixem a cargo das organizações verificarem se há esta necessidade na redução de cronagem, mas também elas devem exigir dos participantes o cumprimento do Copêndio em relação aos trajes utilizados nos eventos.
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por landocf »

Ainda, de acordo com o copendio, a cronagem dos marcadores deve ser no máximo 280ft/s, que para uma bolinha comum, resulta numa enregia cinética inicial de aproximadamente 12J, que é equivalente a energia cinética da GOLF a 250 ft/s, ou seja, não é necessário reduzir cronagem das bolhas de talco, caso as pessoas sigam as regras e se protejam, ao invés de jogarem de camisa de malha.

Abraços.
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Testes comparativo com bolinhas de paintball (tinta vs.

Mensagem por bkelmer »

landocf escreveu:Ainda, de acordo com o copendio, a cronagem dos marcadores deve ser no máximo 280ft/s, que para uma bolinha comum, resulta numa enregia cinética inicial de aproximadamente 12J, que é equivalente a energia cinética da GOLF a 250 ft/s, ou seja, não é necessário reduzir cronagem das bolhas de talco, caso as pessoas sigam as regras e se protejam, ao invés de jogarem de camisa de malha.

Abraços.
Fica meio dificil manter a mesma margem de cronagem se a massa da powderball é maior, logo a energia cinética é maior. Outro fato, pelo menos pela impressão inicial, é que a powderball necessita de dispersar mais energia cinética no ponto de impacto para liberar o conteudo, traduzindo em miudos, ela é mais dura, e precisa de mais energia para estourar, e essa energia se dispersa ao tocar o ponto de impacto.
Só pra lembrar as aulas de ciências da tia Maricota, segue abaixo a formula para calculo a energia cinética.
Imagem

Sendo a massa uma das variaveis para o calculo, obviamete se a massa da powderball é maior, a energia cinética é maior. E isso somado ao fato dela ser mais dura faz com que ela tenha que se apoiar mais no ponto de impacto para estilhaçar e perder a energia cinéticas em outras direções. Só pra exemplificar e não restar mais duvidas.. um balão d´água, atirado de certa altura pode ter mais energia cinética que uma paintball, mas no entanto nao gera hematoma, pois a dispersão dessa energia sob a superficie do balão e a direção que se perde a energia cinética não geram dano em um único ponto.

Deveria-se então ter uma max e min de cronagens segundo uma tabela de correções para se manter a mesma energia cinética.

Então meu caro... Pime­ta­bi­lis raborum outrem refres­co­rum est (precisa de tradução??)
Responder

Voltar para “Outros.”