Página 1 de 4

Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Enviado: 24 Mai 2007, 09:12
por Santos
Bom dia Pessoal.
- Finalmente tive tempo pra limpar minha marcadora e decidi fazer este pequeno tutorial sobre a desmontagem e limpeza .

Tutorial sobre limpesa preventiva e desmontagem da Tippmann98 Custom

:arrow: Identificando Parafusos:

# Coloque sua marcadora em uma superficie plana de preferencia em uma mesa, pois fica facil de achar se um parafuso for mais rebelde e tente fugir.
# Estes são os parafusos indicados para serem soltos, utilize uma das chaves allen que acompanham sua marcadora
# Se quiser pode soltar os parafusos do frame também, mas estes não são necessário para a desmontagem da marcadora.

Imagem

:arrow: Soltando os Parafusos:

# Começe pelos parafusos na base do frame e um-por-um va soltando com cuidado.

Imagem

:arrow: Abrindo a marcadora:

# Agora chegou a hora que requer um pouco de cuidado.
# Após todos os parafusos estarem soltos remova a lateral de maneira uniforme para não fazer as molas pularem (utilize as duas mãos ou peça a ajuda de alguém)

Imagem

# Pronto a Tip98 está Nua!!!

Imagem

:arrow: Removendo a Trava do Loader:

# Muita atenção neste momento, marque bem as poisições das peças para não ter dor-de-cabeça na hora da remontagem
# Atenção: atraz desta trava se esconde uma molinha sapeca que se você distrair ela sai pulando..
# Apoie a trava e com a outra mão, segure a mola e extraia a trava, tomando cuidado para não deixar o pino cair (Você não imagina o trabalho que dá para procurar ele no carpete escuro...

Imagem

# olha a mola sem vergonha ai:

Imagem

:arrow: Removendo os Bolts:

# Remova a mola do gatilho.
# Pressione a mola do bolt trazeiro para retila-la
# Em seguida remova a guia do sistema ACT
# Pronto os Bolts estão soltos é só retira-los

Imagem
Imagem

:arrow: Limpeza

# Voce pode remover a valvula também,apenas soltando os parafusos de fixação.
# Após a desmontagem você pode fazer o "lapping" interno usando se preferir um "bombril", mas se quiser um melhor resultado, utilize lixas finas entre 800 e 1200
# Limpe tudo com um pano seco e limpo, de preferencia algum que não solte fiapos.

Imagem

# Depois de tudo limpo, antes da lubrificação, costumo dar uma borrifada de silicone em spray em toda a área interna da marcadora, é muito bom, pois impermeabiliza seu interior.

Imagem

:arrow: Lubrificação:

# O Ultimo passo é a lubrificação.
# Use o óleo qua acompanha a marcadora e aplique nas áreas de movimentação interna como nas passagens dos bolts, molas, gatilho e Guia do ACT.

Imagem

:arrow: Montagem

# Se vc prestou atenção na desmontagem, não vai ter grandes surpresas para montar a marcadora
# Recoloque todas as peças retiradas.
# Antes de fechar o corpo da marcadora, faça um checkout de todas as peças e verifique se estão na mesma posição de montagem.

# Bolt dianteiro, mola e trava

Imagem

# Sistema ACT

Imagem

# Bolt Trazeiro e molas

Imagem

# Gatilho

Imagem
Imagem

:arrow: Finalização:

# Proceda com a montagem, faça alguns testes de disparos (sem munição) e pronto.

Imagem
Imagem

- Espero ter ajudado quem ainda tinha dúvidas quanto a desmontar sua 98.
- É um procedimento até simples comparado a outras marcadoras do mercado.
- Na minha, procedo com esta limpeza de rotina ao final de cada jogo, fica a critério de cada um quando proceder com essa preventiva.

- Valeu Galera.

Grande Abraço.

Enviado: 24 Mai 2007, 09:16
por Flávio
Uma aula! :legal:

Enviado: 24 Mai 2007, 09:29
por gmoraes
Parabéns,

muito boa a instrução. :legal:

Enviado: 24 Mai 2007, 10:00
por Marcelo Utsch
Sensacional Ronaldo!!!

Altíssima qualidade!

Grande Abraço!

Enviado: 24 Mai 2007, 10:45
por Grenader
Nota 10 !!! :legal:

Enviado: 24 Mai 2007, 21:07
por Thiago
Caramba! Que show!! :legal: :legal:

Enviado: 27 Out 2007, 13:00
por Chiozzo
Bela desmontagem !!! Show

Não estudou, agora aguenta!

Enviado: 12 Nov 2007, 23:05
por Dornelas
Se tivesse dado uma olhada neste tópico antes de abrir a minha não teria ficado um tempão montando-a corretamente enquanto todos jogavam....

Montei a minha errado e fiquei na mão.... Já viu né.....

Enviado: 16 Nov 2007, 19:33
por oalim
seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?


Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring

Enviado: 16 Nov 2007, 22:07
por Santos
oalim escreveu:seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?


Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
Fala olain.

- Quando vc fala que tem 2 molas uma no centro e a outra onde está, mais pra cima???
- Tem um pino na mola central, a outra mola está sem pino??

- Se estiver, é provavel que seja uma mola reserva.
- Eu particularmente nunca vi esse sistema com 2 molas.
- Acho que vc pode tirar a que está sobrando sem problemas.
- compramos 6 tip98 e nenhuma veio com 2 molas.

Grande abraço.
Tem mais gente com 98 por aqui, vamos ver seus relatos.
Grande abraço e seja bem vindo ao fórum.
:tropa:

Enviado: 24 Nov 2007, 13:27
por oalim
rrssantos escreveu:
oalim escreveu:seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?


Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
Fala olain.

- Quando vc fala que tem 2 molas uma no centro e a outra onde está, mais pra cima???
- Tem um pino na mola central, a outra mola está sem pino??

- Se estiver, é provavel que seja uma mola reserva.
- Eu particularmente nunca vi esse sistema com 2 molas.
- Acho que vc pode tirar a que está sobrando sem problemas.
- compramos 6 tip98 e nenhuma veio com 2 molas.

Grande abraço.
Tem mais gente com 98 por aqui, vamos ver seus relatos.
Grande abraço e seja bem vindo ao fórum.
:tropa:
a mola é assim uma central e a outra é mais pra cima um poco
na parte que está escrito A.C.T. no meu marcador pelo menos existe um baraco central que está o pino e a mola e envolta do buraco central existem vários outros buracos e no de cima (no caso com o A.C.T. posicionado como se lê) uma outra mola com um pino que parece um prego porem com uma divisãosinha no meio --------|------- assim mais ou menos ela não me incomodou em nada até agora (exceto algumas vezes quando eu fui montá-la denovo que a mola exedente ficou travando o bolt ai tive que remonta-la)

Enviado: 24 Nov 2007, 20:15
por Santos
Fala oalin.
Identifiquei a mola que vc tá falando em um post do usuário Fran:

Dá uma olhada:
http://img99.imageshack.us/my.php?image=img7383fg9.jpg

Enviado: 25 Nov 2007, 00:02
por oalim
essa mesmo kra pra q ela serve?
interfere alguma coisa?

Enviado: 22 Dez 2007, 17:53
por Santos
Fala cara.
Descobri pra que serve a mola, ela é o pivô do sistema ACT.
dá uma olhada:

http://www.tippmann.com/product_guide/a ... ology.aspx


Valeu

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Enviado: 01 Dez 2008, 16:41
por DJTom
A minha também tem 2 molas... 1 no centro e outra mais acima!!!
Se eu não me engano, essa mola que fica mais acima do centro não é ligada ao bolt e sim num encaixe que tem acima da mola central do bolt!!! agora só não sei pra que serve!!! mas funciona normalmente!!!