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Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom
Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom
Bom dia Pessoal.
- Finalmente tive tempo pra limpar minha marcadora e decidi fazer este pequeno tutorial sobre a desmontagem e limpeza .
Tutorial sobre limpesa preventiva e desmontagem da Tippmann98 Custom
Identificando Parafusos:
# Coloque sua marcadora em uma superficie plana de preferencia em uma mesa, pois fica facil de achar se um parafuso for mais rebelde e tente fugir.
# Estes são os parafusos indicados para serem soltos, utilize uma das chaves allen que acompanham sua marcadora
# Se quiser pode soltar os parafusos do frame também, mas estes não são necessário para a desmontagem da marcadora.
Soltando os Parafusos:
# Começe pelos parafusos na base do frame e um-por-um va soltando com cuidado.
Abrindo a marcadora:
# Agora chegou a hora que requer um pouco de cuidado.
# Após todos os parafusos estarem soltos remova a lateral de maneira uniforme para não fazer as molas pularem (utilize as duas mãos ou peça a ajuda de alguém)
# Pronto a Tip98 está Nua!!!
Removendo a Trava do Loader:
# Muita atenção neste momento, marque bem as poisições das peças para não ter dor-de-cabeça na hora da remontagem
# Atenção: atraz desta trava se esconde uma molinha sapeca que se você distrair ela sai pulando..
# Apoie a trava e com a outra mão, segure a mola e extraia a trava, tomando cuidado para não deixar o pino cair (Você não imagina o trabalho que dá para procurar ele no carpete escuro...
# olha a mola sem vergonha ai:
Removendo os Bolts:
# Remova a mola do gatilho.
# Pressione a mola do bolt trazeiro para retila-la
# Em seguida remova a guia do sistema ACT
# Pronto os Bolts estão soltos é só retira-los
Limpeza
# Voce pode remover a valvula também,apenas soltando os parafusos de fixação.
# Após a desmontagem você pode fazer o "lapping" interno usando se preferir um "bombril", mas se quiser um melhor resultado, utilize lixas finas entre 800 e 1200
# Limpe tudo com um pano seco e limpo, de preferencia algum que não solte fiapos.
# Depois de tudo limpo, antes da lubrificação, costumo dar uma borrifada de silicone em spray em toda a área interna da marcadora, é muito bom, pois impermeabiliza seu interior.
Lubrificação:
# O Ultimo passo é a lubrificação.
# Use o óleo qua acompanha a marcadora e aplique nas áreas de movimentação interna como nas passagens dos bolts, molas, gatilho e Guia do ACT.
Montagem
# Se vc prestou atenção na desmontagem, não vai ter grandes surpresas para montar a marcadora
# Recoloque todas as peças retiradas.
# Antes de fechar o corpo da marcadora, faça um checkout de todas as peças e verifique se estão na mesma posição de montagem.
# Bolt dianteiro, mola e trava
# Sistema ACT
# Bolt Trazeiro e molas
# Gatilho
Finalização:
# Proceda com a montagem, faça alguns testes de disparos (sem munição) e pronto.
- Espero ter ajudado quem ainda tinha dúvidas quanto a desmontar sua 98.
- É um procedimento até simples comparado a outras marcadoras do mercado.
- Na minha, procedo com esta limpeza de rotina ao final de cada jogo, fica a critério de cada um quando proceder com essa preventiva.
- Valeu Galera.
Grande Abraço.
- Finalmente tive tempo pra limpar minha marcadora e decidi fazer este pequeno tutorial sobre a desmontagem e limpeza .
Tutorial sobre limpesa preventiva e desmontagem da Tippmann98 Custom
Identificando Parafusos:
# Coloque sua marcadora em uma superficie plana de preferencia em uma mesa, pois fica facil de achar se um parafuso for mais rebelde e tente fugir.
# Estes são os parafusos indicados para serem soltos, utilize uma das chaves allen que acompanham sua marcadora
# Se quiser pode soltar os parafusos do frame também, mas estes não são necessário para a desmontagem da marcadora.
Soltando os Parafusos:
# Começe pelos parafusos na base do frame e um-por-um va soltando com cuidado.
Abrindo a marcadora:
# Agora chegou a hora que requer um pouco de cuidado.
# Após todos os parafusos estarem soltos remova a lateral de maneira uniforme para não fazer as molas pularem (utilize as duas mãos ou peça a ajuda de alguém)
# Pronto a Tip98 está Nua!!!
Removendo a Trava do Loader:
# Muita atenção neste momento, marque bem as poisições das peças para não ter dor-de-cabeça na hora da remontagem
# Atenção: atraz desta trava se esconde uma molinha sapeca que se você distrair ela sai pulando..
# Apoie a trava e com a outra mão, segure a mola e extraia a trava, tomando cuidado para não deixar o pino cair (Você não imagina o trabalho que dá para procurar ele no carpete escuro...
# olha a mola sem vergonha ai:
Removendo os Bolts:
# Remova a mola do gatilho.
# Pressione a mola do bolt trazeiro para retila-la
# Em seguida remova a guia do sistema ACT
# Pronto os Bolts estão soltos é só retira-los
Limpeza
# Voce pode remover a valvula também,apenas soltando os parafusos de fixação.
# Após a desmontagem você pode fazer o "lapping" interno usando se preferir um "bombril", mas se quiser um melhor resultado, utilize lixas finas entre 800 e 1200
# Limpe tudo com um pano seco e limpo, de preferencia algum que não solte fiapos.
# Depois de tudo limpo, antes da lubrificação, costumo dar uma borrifada de silicone em spray em toda a área interna da marcadora, é muito bom, pois impermeabiliza seu interior.
Lubrificação:
# O Ultimo passo é a lubrificação.
# Use o óleo qua acompanha a marcadora e aplique nas áreas de movimentação interna como nas passagens dos bolts, molas, gatilho e Guia do ACT.
Montagem
# Se vc prestou atenção na desmontagem, não vai ter grandes surpresas para montar a marcadora
# Recoloque todas as peças retiradas.
# Antes de fechar o corpo da marcadora, faça um checkout de todas as peças e verifique se estão na mesma posição de montagem.
# Bolt dianteiro, mola e trava
# Sistema ACT
# Bolt Trazeiro e molas
# Gatilho
Finalização:
# Proceda com a montagem, faça alguns testes de disparos (sem munição) e pronto.
- Espero ter ajudado quem ainda tinha dúvidas quanto a desmontar sua 98.
- É um procedimento até simples comparado a outras marcadoras do mercado.
- Na minha, procedo com esta limpeza de rotina ao final de cada jogo, fica a critério de cada um quando proceder com essa preventiva.
- Valeu Galera.
Grande Abraço.
- Marcelo Utsch
- major general
- Mensagens: 3918
- Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
- Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
- Contato:
Não estudou, agora aguenta!
Se tivesse dado uma olhada neste tópico antes de abrir a minha não teria ficado um tempão montando-a corretamente enquanto todos jogavam....
Montei a minha errado e fiquei na mão.... Já viu né.....
Montei a minha errado e fiquei na mão.... Já viu né.....
seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?
Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?
Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
Fala olain.oalim escreveu:seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?
Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
- Quando vc fala que tem 2 molas uma no centro e a outra onde está, mais pra cima???
- Tem um pino na mola central, a outra mola está sem pino??
- Se estiver, é provavel que seja uma mola reserva.
- Eu particularmente nunca vi esse sistema com 2 molas.
- Acho que vc pode tirar a que está sobrando sem problemas.
- compramos 6 tip98 e nenhuma veio com 2 molas.
Grande abraço.
Tem mais gente com 98 por aqui, vamos ver seus relatos.
Grande abraço e seja bem vindo ao fórum.
a mola é assim uma central e a outra é mais pra cima um pocorrssantos escreveu:Fala olain.oalim escreveu:seguinte eu tenhu um marcador tippmann que eu acabei de comprar joguei umas 3 vezes com ele só e quando eu fui fazer a limpeza após o jogo pq entrou tinta dentro eu vi esse tópico e percebi que na parte de trás (perto de onde tá escrito ACT) tem 2 molas ao invéz de uma e um
o-ring como q eu faço para montar de um jeito que não prejudique meu jogo?
Foto 7 está lá 1 mola ligando o bolt ao ACT e no meu marcador tem 2 molas e 1 o-ring
- Quando vc fala que tem 2 molas uma no centro e a outra onde está, mais pra cima???
- Tem um pino na mola central, a outra mola está sem pino??
- Se estiver, é provavel que seja uma mola reserva.
- Eu particularmente nunca vi esse sistema com 2 molas.
- Acho que vc pode tirar a que está sobrando sem problemas.
- compramos 6 tip98 e nenhuma veio com 2 molas.
Grande abraço.
Tem mais gente com 98 por aqui, vamos ver seus relatos.
Grande abraço e seja bem vindo ao fórum.
na parte que está escrito A.C.T. no meu marcador pelo menos existe um baraco central que está o pino e a mola e envolta do buraco central existem vários outros buracos e no de cima (no caso com o A.C.T. posicionado como se lê) uma outra mola com um pino que parece um prego porem com uma divisãosinha no meio --------|------- assim mais ou menos ela não me incomodou em nada até agora (exceto algumas vezes quando eu fui montá-la denovo que a mola exedente ficou travando o bolt ai tive que remonta-la)
Fala oalin.
Identifiquei a mola que vc tá falando em um post do usuário Fran:
Dá uma olhada:
http://img99.imageshack.us/my.php?image=img7383fg9.jpg
Identifiquei a mola que vc tá falando em um post do usuário Fran:
Dá uma olhada:
http://img99.imageshack.us/my.php?image=img7383fg9.jpg
Fala cara.
Descobri pra que serve a mola, ela é o pivô do sistema ACT.
dá uma olhada:
http://www.tippmann.com/product_guide/a ... ology.aspx
Valeu
Descobri pra que serve a mola, ela é o pivô do sistema ACT.
dá uma olhada:
http://www.tippmann.com/product_guide/a ... ology.aspx
Valeu
Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom
A minha também tem 2 molas... 1 no centro e outra mais acima!!!
Se eu não me engano, essa mola que fica mais acima do centro não é ligada ao bolt e sim num encaixe que tem acima da mola central do bolt!!! agora só não sei pra que serve!!! mas funciona normalmente!!!
Se eu não me engano, essa mola que fica mais acima do centro não é ligada ao bolt e sim num encaixe que tem acima da mola central do bolt!!! agora só não sei pra que serve!!! mas funciona normalmente!!!