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Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 29 Mai 2008, 10:44
por Grenader
marbaeta escreveu:Galera existe uma grande diferença entre lubrificar a ASA com 3 gotas e o fill niple, no marcador temos uma pressão de 850psi enquanto dentro do cilindro mais de 2000. Já fiz isso na minha spyder e o que aconteceu foi ela trabalhar muito mais suave, não tem nada de combustão. Claro deve-se utilizar o óleo próprio para paintball.

OBS: o manual da spyder manda lubrificar o marcador em certas áreas, sendo estas locais onde existe alta pressão em funcionamento, então caso existisse algum problema o simples fato iria ocasionar a relatada combustão.

Abraço.
Brow...

O perigo de combustão ou explosão existe sim, principalmente se for utilizado um cilindro de HPA, existem algun artigos e principalmente alertas de empresas como a White Martins sobre o uso de lubrificantas em cilindros de ar comprimido.

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 30 Mai 2008, 14:39
por olavodiniz
fill niple e oleo = cabummm
a pressão de saida do ar vai esquentar o oleo e cabummm
pq vc acha que colocam oleo no carão para pegar fogo mais facil.
agora imagine aumentando a pressão ele libera calor e o oleo pega fogo, espirra e tal.

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 11 Jul 2008, 17:29
por scandura
Só 2 observações:

1- qual é a quantidade de oleo que vcs estão imaginando?! 1 gota, 2 no máximo?! o CABUMMM não seria no máximo um PIFFF?
2- regras de quimica: para haver combustão tem que ter O², e o CO² é o resultado da combustão, logo acredito que no sistema de CO² não teriamos problemas, mesmo sobre pressão! certo?! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o)

:lol:

Abs

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 11 Jul 2008, 19:21
por Grenader
scandura escreveu:Só 2 observações:

1- qual é a quantidade de oleo que vcs estão imaginando?! 1 gota, 2 no máximo?! o CABUMMM não seria no máximo um PIFFF?
2- regras de quimica: para haver combustão tem que ter O², e o CO² é o resultado da combustão, logo acredito que no sistema de CO² não teriamos problemas, mesmo sobre pressão! certo?! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o)

:lol:

Abs
1- 1 ou 2 gotas é igual a CABUMMM se voce estiver usando HPA ( High Pressure Air), também conhecido como ar comprimido.
2- regras da química: para haver combustão é necessário ter um combustível, um comburente e calor, num cilindro de ar comprimido voce tem o comburente (ar) e o calor (ar sob pressão), basta colocar o óleo (combustível) e voce terá uma combustão. Por se tratar de ar comprimido em alta pressão, fatalmente há o risco de uma explosão e das bem grandes.

O uso de óleo só é recomendado em sistemas de CO2, pelo fato do CO2 não ser um comburente e no cilindro não haver calor.

PS: Liga não Scandura, é que trabalho e gosto muito de química. :legal:

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 14 Jul 2008, 09:25
por scandura
Grenader escreveu:
scandura escreveu:Só 2 observações:

1- qual é a quantidade de oleo que vcs estão imaginando?! 1 gota, 2 no máximo?! o CABUMMM não seria no máximo um PIFFF?
2- regras de quimica: para haver combustão tem que ter O², e o CO² é o resultado da combustão, logo acredito que no sistema de CO² não teriamos problemas, mesmo sobre pressão! certo?! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o)

:lol:

Abs
1- 1 ou 2 gotas é igual a CABUMMM se voce estiver usando HPA ( High Pressure Air), também conhecido como ar comprimido.
2- regras da química: para haver combustão é necessário ter um combustível, um comburente e calor, num cilindro de ar comprimido voce tem o comburente (ar) e o calor (ar sob pressão), basta colocar o óleo (combustível) e voce terá uma combustão. Por se tratar de ar comprimido em alta pressão, fatalmente há o risco de uma explosão e das bem grandes.

O uso de óleo só é recomendado em sistemas de CO2, pelo fato do CO2 não ser um comburente e no cilindro não haver calor.

PS: Liga não Scandura, é que trabalho e gosto muito de química. :legal:

Entao Grenader, foi o que eu falei, que nao teria problemas com o CO2 jah com o Ar comprimido ai sim pois tem O2, mas mesmo assim cara 2 gotas!! podemos mandar essa sugestao para o mythbusters e ver o que acontece... o que acha?!

Abs

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 14 Jul 2008, 10:39
por Grenader
Já aconteceu algo parecido... o Scubalab, acho que foi eles, simularam algo parecido e o resultado foi... CABRUMMM !!!

Mas acho legal mandar para o Mythbusters !!! :grin:

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 14 Jul 2008, 10:59
por scandura
hehehehe CABRUM!! CABRUM!! CABRUM!!!

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 14 Jul 2008, 11:08
por Roger
Cabrum, cabim ou piff acho que a experiencia não deve ser nada agradavel. 8)

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 18 Jul 2008, 23:43
por Gagliani
Roger escreveu:Cabrum, cabim ou piff acho que a experiencia não deve ser nada agradavel. 8)
uahuahuahuahuuhaahuhauuh...só tem loco mesmo

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 13 Set 2008, 12:19
por NegoN
onde se adquire graxa especial pra paintball?

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 15 Set 2008, 12:57
por Gagliani

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 31 Out 2008, 09:38
por Sepulcro
O assunto no tópico foi, voltou e não se chegou a um consenso. O manual da minha Tippmann não manda colocar óleo diretamente no ASA, mas somente manda lubrificar o o-ring do cilindro, coisas que são bem diferentes.

Se há realmente a necessidade de fazer esta lubrificação da válvula interna deste modo, a informação não estaria no manual, explícita, preto no branco? Independentemente disso, se for necessário fazer esta lubrificação, não seria o caso de gotejarmos o óleo diretamente na abertura do ASA, de modo que o óleo já rumasse direto para a linha do gás, ação que dificultaria muito um refluxo do óleo pra dentro do cilindro?

Dando uma olhada nos fóruns em inglês, inclusive no da própria Tippmann, onde também constam informações conflitantes, constatei que a idéia de que se precisa pingar óleo no ASA é visivelmente mais difundida do que a de que não se deve. Mas a dúvida permanece.

É tanta informação conflitante sobre este assunto que ficamos num dilema danado. Por uma lado, queremos tirar o máximo de nosso equipamento e tenho certeza de que todos aqui querem que os marcadores durem o máximo possível. Na outra via, há o medo de algum acidente, pois um cilindro explodindo é praticamente uma granada.

Alguém tem o e-mail so SAC da Tippmann? Acho que seria uma boa perguntarmos diretamente e eles.

Re: Dica para donos de A5 e X7 ou 98 com ciclone !

Enviado: 31 Out 2008, 10:26
por Sepulcro
Só para constar. Acabo de mandar um e-mail para o suporte da Tippmann perguntando sobre a necessidade das tais gotas de óleo no ASA e perguntando também se há algum perigo nisso. Vamos ver se eles respondem e põe fim a este dilema.