Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Marcelo Utsch escreveu:Não sei porque, mas quando leio isso, me lembro de certas coisas que aconteciam na éoca do XRA... pode até ser loucura minha...

Não sei porque, também acho que há uma vetorização de críticas ao trabalho de um certo Grupo de adeptos do Paintball, que recentemente postou um vídeo onde mostram o seu trabalho em conjunção com uma Força Policial, extremamente séria e respeitável.

Minha opinião:

Este é um fórum de paintball cenário.

Entretanto

Não há como negar o fato que como adeptos do paintball cenário, somos também aficcionados pelo assunto bélico em geral, seja em desdobramentos históricos, seja em equipamentos e maquinaria a ele associados.

Não há como negar que somos aficcionados por livros, filmes e jogos que retratam batalhas, conflitos e embates.

Em nossas seções, em geral postamos sobre assuntos relacionados ao paintball cenário e sua prática, e vez ou outra, fazemos menção a armamentos reais sim... porque trabalhamos cenicamente e lúdicamente na intepretação ou simulação de lazer de combates reais.

Caso alguém deseje postar algo co-relativo à armamentos reais, sempre indicamos a seção Miscelânea pra tal, ou transferimos os posts irregulares pra lá.

Sobre a má interpretação de imagens do paintball... numa boa... se alguém tem intenção de coletar imagens pra caluniar o esporte, não precisa de muito esforço.

O que mais tem é foto de jogador apontando marcador pra cabeça de outro, sem máscara... em posição de refém! (é isso, não precisa nem editar pra parecer tosco!)

Não acho que devemos nos podar... porque seria hipocrisia e anti-natural.

Vamos manter o bom nível e procurar mostar para as autoridades que somos pessoas respeitáveis e cidadãos direitos. Uma forma de se fazer isso, por exemplo, é ter uma boa relação com as Forças Policiais e Militares Estaduais e Federais, com trabalhos institucionais que desmitificam a modalidade.
Caro Marcelo,

Embora eu não pense como você, devo lhe dizer que concordo com muitas coisas que foram retratadas no teu texto, somos todos aficcionados por combates e a tecnologia resultante disto, porém infelizmente temos que nos policiar quanto a isso. Porém infelizmente a unica coisa em que discordo de vc é quanto a indicação ou transferências de posts irregulares para os tópicos da area de transferência, tanto é que há pouco tempo atrás, um video postado pelo mesmo "certo Grupo de adeptos do Paintball" teve que gerar um enorme flame no fórum, algo que eu nunca tinha visto aqui, e que foi uma situação ridicula, pois somos todos adultos. Depois de mta discussão o video foi transferido, mas gerou um grande mal-estar, inclusive com um dos membros da minha equipe. Com certeza ambas as partes participantes desse evento ridiculo receberam as devidas advertências e com razão, porém gerou uma situação em que nada contribuiu para o crescimento do nosso esporte. Eu falo por mim, quando digo que não tenho rivalidade com ninguém, tampouco desejo criar confusões, já temos problemas demais por tentar nos divertir um pouco com os amigos, porém infelizmente cada um compartilha de uma situação/realidade diferente, e isso já é suficiente para formar opniões completamente ambíguas entre as pessoas que buscam o mesmo fim, praticar paintball em paz. Brother desculpe qualquer coisa, ou mesmo se demonstramos em nossas palavras algum tipo de intolerância a certo grupo ou equipe, não é essa a realidade, inclusive conheci pessoalmente o Adolphi desse mesmo grupo e pude ver quão gente-fina ele é, quanto aos outros não conheço, porém na minha opnião e de muitos outros certas exibições não ajudarão a construir uma boa imagem da gente no mundo fora do PB. Infelizmente sei tbm como é complicado dar a cara a tapas como moderador de um fórum com mais de 2.000 pessoas e admiro todos vcs por isso, mas é isso aí o fórum serve p/ expor as nossas opniões mesmo.

Forte abraço
Avatar do usuário
leleco
corporal
corporal
Mensagens: 227
Registrado em: 31 Ago 2008, 15:19

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por leleco »

Entendo perfeitamente o "desespero" do Nemezes.
Acho que realmente se existe essa interpretação por trás midia e afins , temos que se preocupar bastante .Porém queria fazer uma ressalva positiva quanto ao forum .

Desde o final de 2007 eu frequento aqui ( so me cadastrei quando comecei a jogar paintball)e pude ler MUITA COISA IMPORTANTE e assim acrescentar ao meu comportamento como jogador. Desde como se deve transportar um marcador que lembre um armamento real, até posturas que devem ser adotadas por todos que jogam.

Então acho que qualquer um interessado pelo esporte pode acrescentar e muito desde que tenha boa fé .

E aos que não tem , só podemos tentar afastálos , pois normalmente não fazem jus nem ao fairplay , e não seria diferente com sua postura fora de campo.
Avatar do usuário
faboxrj
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 421
Registrado em: 03 Fev 2009, 12:03

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por faboxrj »

Jogo paintball cenario pq gosto da historia, da adrenalina e coisas do tipo, vejo o paintball como um esporte de ação e simulação, e na boa pouco me importa a estratégia de treinamento dele desde que ele jogue limpo, lembro a muito tempo atrás do Amauri Bitteti quando deu entrevista para uma revista de lutas, logo após ganhar o mundial absoluto de JiuJitsu, o cara treinou em Deodoro(RJ) na vila militar, treinamento pesado resistência pura, achei fantastico, o cara lutou limpo e levou o mundial para casa, vou condena-lo pelo tipo de treinamento pelo contrario acho que isso mostra determinação, lembro do filme o "Grande Dragão Branco"...Rsrsrsrs Achava o Van-Damme o Cara.

Meu ponto de vista.
Avatar do usuário
Marinner
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 466
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:06
Localização: Ilhabela /SP

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Marinner »

Não existe esta coisa de homem feito por si mesmo. Somos formados por milhares de outros. Cada pessoa que alguma vez tenha feito um gesto bom por nós, ou dito uma palavra de encorajamento para nós, entrou na formação do nosso caráter e nossos pensamentos, tanto quanto do nosso sucesso. Então podemos escolher as atititudes que tomamos perante ao esporte, pois é a opinião da maioria dos jogadores de paintball que dá a prova do que é certo
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Marcelo Utsch »

Olá a todos,

Bom, como já dito sou contra os argumentos do Nemezes, porque de fato não acho que devemos nos podar, nos esconder nas sombras, nem evitar associações eventuais e ou permanentes com organismos policiais e de esferas legais de mesma ordem.

Acredito que em toda nossas histórias de vida dentro do paintball, sempre haverão imagens, textos, retalhos que possam – se interpretados ao bel prazer de outrem – serem usados contra nós, à qualquer momento - mesmo que dentro de nossas vidas tenham sido momentos de descontração, ou elementos componentes de enredos de eventos, missões e similares.

Portanto, expurgar nossas paixões, crenças, referências por medo de oferecer subsídio a essas associações não me parece a melhor das opções, nem tão pouco algo que possa ser absolutamente eficiente, face a manipulação da mídia e afins.

Acredito sim no bom trabalho, na boa conduta e na seriedade... e isso se constrõe com o tempo, com boas associações e com muita conversa.

Em todos os tópicos de forma geral, vejo a proliferação do uso do termo “simulacro”, do temor contra a aparência de nossos marcadores... um verdadeiro pânico... quando o que se aplica é outro fator, que hoje nada tem haver com a cara de nosso equipamento e sim com o calibre dele!

Vou postar em detalhe o que acabo de dizer... e espero que compreendam o total off-topic, mesmo que me sirva como endosso a meus argumentos:
MINISTERIO DA DEFESA
EXERCITO BRASILEIRO
DEPARTAMENTO LOGISTICO
(D Log / 2000)

PORTARIA N° p - D LOG, DE -29 DE NOVEMBRO DE 2007

Regulamenta o art. 26 da Lei n° 10.826/03, sobre
replicas e simulacros de arma de logo e armas de
pressao, e da outras providencias.

0 CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGISTICO, no use das atribuigbes constantes do inciso IX do art. 11 do Capitulo IV da Portaria n2 201 , de 2 de maio de 2001 - Regulamento do Departamento Logistico (R-128), e por proposta da Diretoria de Fiscalizacao de Produtos Controlados (DFPC), resolve:

Art. 1 Aprovar as normal reguladoras da fabricacao , venda, comercializacao, importacao de replicas e simulacros de arma de logo e armas de pressao.

Art. 2° Revogar a ITA n° 13/96, a ITA n° 19/99 e art. 17 e 18 da Portaria 036-13M B de 09/12/99.


Art. 3° Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicacao.



Gen Ex RAYMUNDO NONATO DE CERQUEIRA FILHO
Chefe do Departamento Logistico



NORMAS REGULADORAS DA FABRICAÇAO, VENDA, COMERCIALIZAÇAO,IMPORTAQAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO

Capitulo I

DAS DISPOSIÇOES INICIAIS

Secao I

Da Finalidade

Art. 1º Estas normal tem por finalidade regular:

I - as condicoes para a fabricacao, a importaçao, o comercio e a venda de replica e simulacro de arma de fogo, para as atividades de instrucao, adestramento ou colecionamento de usuario autorizado, conforme estabelece o paragrafo unico do art. 26 da Lei n° 10.826, de 22 dedezembro de 2003; e

II - as condicoes para a fabricacao, a importacao, a exportacao e o comercio de armas de pressao por acao de gas comprimido, por acao de mola e arma de choque eletrico, conforme estabelece o art. 24 da Lei n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Seçao II

Das Definiçoes

Art. 22 Para aplicaçao destas normas, sao estabelecidas as seguintes definiçoes:

I - replica e uma copia de um determinado modelo de arma de fogo com aptidao para a realizacao do tiro real, tal qual a original;

II - simulacro e uma imitacao de arma de fogo, que nao possui aptidao para a realizacao de tiro;

III - arma de pressao e aquela que utiliza como propulsor a mola ou o gas comprimido para o lancamento de projeteis;

IV- arma de choque eletrico e uma arma que emite pulsos eletricos com efeito paralisante mediante o lancamento de contatos (eletrodos) a distancia.

Capitulo II

DAS REPLICAS

Art. 3°. Aplica- se as replicas a legislacao pertinente as armas de fogo.

Capitulo III

DOS SIMULACROS

(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAcAO, VENDA, COMERCIALIZAcAO, IMPORTAcAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA
DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Seçao I

Da fabricaçao

Art. 4°. A fabricagao de simulacro de arma de fogo, para os fins do paragrafo unico do art. 26 da Lei 10.826/03, fica condicionada a autorizagao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do Regulamento para a Fiscalizagao de Produtos Controlados aprovado pelo Decreto no 3.665/2000 (R-105).

Art. 5°. Os simulacros ficam dispensados de avaliagao tecnica, devendo ser apresentadas a Diretoria de Fiscalizagao de Produtos Controlados - DFPC as caracteristicas tecnicas para autorizagao previa de fabricaçao.

Seçao II

Da aquisiçao

Art. 6°. A aquisiçao de simulacro de arma de fogo somente sera permitida diretamente do fabricante nacional ou por importaçao , mediante autorizaçao previa da DFPC, para fins de instruçao , adestramento ou colecionamento de usuario registrado no Exercito , nos termos do paragrafo unico do art. 26 da Lei no 10.826/03.

§ 1°. A solicitaçao de aquisigao deve identificar o produto desejado, de forma inequivoca, por meio de documentaçao tecnica e especificar as atividades que serao desenvolvidas com o simulacro.

§ 2°. 0 adquirente de simulacro de arma de fogo devera manter a guarda permanente da nota fiscal ou fatura comercial de compra do produto, de modo a comprovar a origem licita, sob pena de sua apreensao nos termos do art. 241 do Decreto no 3.665/2000. da DFPC.

Art. 7°. A transferencia de propriedade de simulacro esta sujeita a analise e autorizaçao

Seçao III

Da identificaçao

Art. 8°. Os simulacros fabricados no Pais ou importados deverao apresentar as seguintes identificaçoes:

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do país de origem; e

III - numero de serie.

Capitulo IV

DAS ARMAS DE PRESSAO

Secao I

Da fabricadao
(NORMAS REGULADORAS DA FABRICACAO, VENDA, COMERCIALIZACAO, IMPORTACAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Art. 9°. A fabricaçao de armas de pressao por açao de gas comprimido ou por açao de mola fica condicionada a autorizaçao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do R-105.

Art. 10. As armas de pressao nao serao submetidas a avaliagao tecnica.

Segao II

Da aquisigao

Art. 11. As armas de pressao poderao ser adquiridas no comercio especializado, diretamente de fabricante nacional ou por importaçao.

§ 1° No comercio especializado, somente poderao ser adquiridas armas de pressao de uso permitido, assim consideradas as de calibre igual ou inferior a 6 (seis) mm, nos termos do art 17, IV, do R-105.

§ 2° A aquisiçao de armas de pressao diretamente do fabricante nacional ou por importagao esta sujeita a autorizagao previa da DFPC.

§ 3° Apenas colecionadores, atiradores e caçadores registrados no Exercito, bem como os orgaos, empresas ou entes publicos poderao adquirir armas de pressao de use permitido ou restrito diretamente do fabricante ou por importaçao.

Art. 12. 0 comerciante recolhera do adquirente copia da carteira de identidade e o comprovante de residencia ou copia do cartao de CNPJ, no caso de pessoas juridicas, mantendo-os a disposigao da fiscalizagao pelo prazo de 5 anos.

Art. 13. 0 adquirente de arma de pressao devera possuir no minimo 18 anos de idade, exceto se atirador registrado no Exercito.

Seçao III

Da importaçao, exportaçao e desembaraço alfandegario

Art. 14. A importaçao, exportaçao e realizaçao do desembaraço alfandegario de armas de pressao, adquiridas por pessoas fisicas ou juridicas , aplicam -se as disposiçoes do Regulamento para a Fiscalizaçao de Produtos Controlados e normas complementares.

Seçao IV

Da identificaçao

Art. 15. As armas de pressao fabricadas no Pais ou importadas deverao apresentar as seguintes identificaçoes:

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do Pais; e

III - numero de serie.


(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAçAO, VENDA, COMERCIALIZAçAO, IMPORTAçAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Capitulo V

DAS ARMAS DE CHOQUE ELETRICO

Seçao I

Da fabricaçao

Art. 16. A fabricaçao de armas de choque eletrico fica condicionada a autorizaçao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do R-105.

Art. 17. As armas de choque eletrico fabricadas no Pais ou importadas serao submetidas a avaliagao tecnica.

Paragrafo Unico. As armas de choque eletrico importadas poderao ser dispensadas da avaliagao tecnica no Pais, desde que apresentem documentagao , acompanhada de traduçao para o idioma portugues, realizada por tradutor publico juramentado , a qual comprove a realizaçao de avaliaçao tecnica em laboratorio estrangeiro de renome internacional e homologado no Centro de Avaliaçao do Exercito - CAEx.

Segao II

Da aquisiçao

Art. 18. As armas de choque eletrico e suas muniçoes nao podem ser vendidas no comercio especializado.

§ 1°. Os entes publicos poderao adquirir armas de choque eletrico diretamente do fabricante ou por importaçao, mediante autorizaçao previa da DFPC.

§ 2°. As empresas de seguranga privada, apos portaria autorizativa da aquisiçao, expedida pelo Departamento de Policia Federal, poderao adquirir armas de choque eletrico, mediante
autorizaçao da DFPC, diretamente do fabricante ou por importaçao.

§ 3°. 0 adquirente de arma de choque eletrico devera manter a guarda permanente da nota fiscal ou fatura comercial de compra do produto, de modo a comprovar a origem licita, sob pena de apreensao do material nos termos do art. 241 do R-105.

Art. 19. A transferencia de propriedade de arma de choque eletrico esta sujeita a autorizagao da DFPC.

Seçao III

Da importaçao, exportaçao e desembarago alfandegario

Art. 20. A importaçao, exportaçao e realizaçao do desembarago alfandegario de armas de choque eletrico e suas muniçoes, aplicam-se as disposiçoes do R-105 e normal complementares.

Seçao IV

Da identificaçao

Art. 21. As armas de choque eletrico fabricadas no Pais ou importados deverao
apresentar as seguintes identificaçoes:

(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAcAO, VENDA, COMERCIALIZAÇAO, IMPORTACAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do Pais de origem; e

III - numero de serie.

Capitulo V

Das Disposiçoes Finais

Art. 22. No caso de perda, extravio, furto ou roubo dos produtos descritos no art. 2° desta Portaria, cabera ao proprietario informar a unidade policial mais proxima para lavratura da ocorrencia.

Art. 23. E vedada a fabricacao, venda, comercializacao e importacao de armas de
brinquedo.

Art. 24. Enquadram-se na definicao de armas de pressao, para os efeitos desta Portaria, os lancadores de projeteis tais como "paintball" e "airsoft".

Art. 25. No caso de descumprimento das presente normas, aplica -se o disposto no Regulamento para a Fiscalizacao de Produtos Controlados (R-105).

Art. 26. Os casos nao previstos nestas normas serao submetidos a apreciagao do Chefe do Departamento Logistico.



Fonte:www.dfpc.eb.mil.br/index.php?option=com ... view&id=65
Bom... o buraco é mais embaixo... e por favor parem com esse medinho de simulacro, porque como viram, o termo não corresponde a nosso esporte e se fosse ainda valer dentro da idéia geral do assunto, hoje, Airsoft é mais legal (permitido) que paintball!

Bom, é isso!

Obrigado

[informar]O texto original foi editado, removendo elementos que tratavam de um debate inflamado ocorrido nesta seção.

Com base na análise de todas as circunstâncias, a moderação determinou a exclusão das postagens irregulares, com intuíto de não propagar ainda mais a discussão e os danos provenientes dela.

Da mesma forma, não serão tolerados mais nenhum post de flame neste tópico.

Se você tem intenção de travar qualquer debate não correlativo ao assunto tratado aqui, ou queira ainda exprimir sua opinião sobre o foco da dicussão inflamada, use as Mensagens Particulares e se dirija pessoal e particularmente à(s) pessoa(s) alvo do seu escrutíneo.

Agradecemos a colaboração de todos[/informar]
Avatar do usuário
andolphi
private
private
Mensagens: 20
Registrado em: 02 Jun 2007, 17:42

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por andolphi »

Bom senhores, retornarei ao assunto pelo qual o tópico foi criado. "Gostaria de saber a opinião de vcs..." (Paintball X Armas de fogo).

Bom antes de dizer a minha opinião vou dizer o meu testemunho do que venho sempre presenciando no paintball ao logo de todos esses anos que começei a jogar.

Discussões debates e coisas do tipo sobre este tema vão sempre acontecer, como em qualquer assunto sempre haverá pessoas de ambos os lados discutindo para chegar a um resultado em comum, mas este assunto em particular, é um assunto que nunca terá fim, eu mesmo já vi inúmeras vezes debates deste tipo (inclusives mais ferozes e violentes do que está acontecendo aqui).

Para quem é da época do evento de Monte castelo (bragança paulista) vai lembrar que o que realmente motivou a criação deste forum foi justamente a intorlerancia de um moderador do forum pintabrasil.com.br(vale lembrar que era o único forum de paintball no brasil ao qual o pessoal da modalidade cenário se encontrava.), que simplesmente proibiu as palavras do tipo , guerra, tiro, exercito, e coisas do tipo, não preciso dizer que toda a comunidade que praticava paintball cenario na época ficou P da vida.

Este ato motivou a criação de um forum realmente especializado no cenário, nem preciso dizer o que aconteceu logo depois, a idéia deu certo cresçeu, e hoje o paintballcenário.com é na minha opinião o melhor forum sobre paintball cenario do Brasil.

Para quem é desta época, tb já viu inúmeras apreenções da Policia Federal levando marcadores com aparencia de arma real de algumas lojas especializadas, de tempos em tempos isso sempre acontece, e ao contrário do que muita gente acha isso não fere a imagem do esporte, o motivo das apreenções era que eles não tinham nota fiscal de compra, e sem a nota fiscal a mercadoria passa a ser tratada como contrabando (isso vale para qualquer mercadoria, sendo ela produto controlado pelo exército ou não).

Para os jogadores que praticam paintball a mais de 5 anos, é fácil perceber que eles tem uma opinião muito parecida quando o assunto é (Paintball x Armas de fogo) e não é para eles que eu escrevo este post, é para os que ainda não tem informações para terem uma opinição formada sobre o assunto (Paintball X Arma de fogo).

Para todos que me conheçem sabem que eu pertubo todo mundo com relação a segurança dos jogos, mascaras em bom estado e sem adulterações que comprometam a segurança do atleta, não são itens opcionáis, é obrigatório, assim como o uso de barrel sox/plug bloqueando o cano sendo retirado apenas no momento do jogo, isso é o basico que todo mundo deveria saber, assim como a lei, na minha opinião é obrigatório todo jogador de paintball saber a lei, quem me conheçe sabe que eu sou muito chato com relação a isso, o nosso esporte tem um problema sério, diferente do tiro prático ou do mergulho por exemplo, onde o atleta tem que fazer curso e estar apto para praticar o esporte, o paintball não tem nada disso, é comprar um marcador, uma mascara e jogar.

Muitos jogadores me add no orkut ou msn e trocam idéia comigo sobre o paintball, as leis que regulamentam (ou deveriam regulamentar ) o nosso esporte, e para todos faço a mesma pergunta: "Se vc for parado em uma blitz, com um simulacro de fuzil, e o PM disser que vai te levar preso, o que vc vai dizer ?", não encontrei um novato até hoje que soubesse me responder esta pergunta, e este é o que eu procuro fazer, orientar os iniciantes no nosso esporte, e todo ao qual eu orientei são meus amigos até hoje, pois este é o medo de todo jogador, e pelomenos no RJ o policial sabe que é fácil arrancar o equipamento do jogador e uma grana junto, pois o mesmo não tem conheçimento da lei, e esta é minha primeira missão, orientar os jogadores novatos para que não caiam ou saibam sair destas situações conheçendo e estudando a lei, quem já teve a oportunidade de converçar comigo sobre este assunto sabe que eu sou FDP e aterrorizo o até estar safo para se livrar dessas situações.

Os jogadores veteranos em sua unanimidade compartilham da mesma opinião que o Marcelo Utsch e outros, nem preciso dizer qual é, pois o próprio Marcelo escreveu muito bem a sua opinião em todos os posts feitos por ele neste tópico.

Com relação ao medo de que alguns jogadores tem com relação as autoridades proibirem a prática do nosso esporte, digo com conhecimento de causa, se as autoridades tivessem interesse de proibir, ele seria proibido, podem ficar tranquilos que pelomenos por enquanto não há este interesse de proibir o nosso esporte no Brasil.

Com relação a alguns videos de jogadores estarem segurando armas de fogo, dou meu testemunho com base na equipe ao qual faço parte, todos eles são atiradores e habilitados para manuseio de tal armamento, é a mesma coisa que dirigir um carro sem habilitação, dirigir um carro sem estar habilitado é crime, mas se estiver habilitado não é, a mesma coisa vale para armas de fogo.

Bom este assunto é um assunto muito extenso, mas caso alguem queira trocar uma idéia sobre este assunto, podem me add no msn: fabioandolphi@hotmail.com ao contrário do que muita gente diz por ai, eu nem ninguem da minha equipe somos monstros assassinos.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por nemezes »

Primeiramente obrigado ai ao Adolphi por manter a linha do topico sem agressoes e tecer um exelente texto com conteudo abordando o tema.

O lance deste topico nem e' questionar a legitimidade de praticantes de tiro pratico, e sim, associar armamento real (e nao MODS) ao paintball, conduta, e sociedade. Bem, como muita gente disse ai, nao tem como fugir HOJE, a essencia do esporte e simular um combate e simular armas, mas, como desmistificar isso a um leigo? Como explicar que na pratica, NAO E SO ISSO?

A primeira vez que vi paintball na vida foi na taca masterfield de 2001 em sampa pois, morei la de 2000 a 2003, e joguei muito no playpaintball...em fim, joguei muito speed. Pouca gente sabe, que os marcadores de speed sao tambem regulados pelas mesmas leis que regulam os marcadores de cenario, e contudo, existe la a mercenarios vendendo SP1 e A5, patrocina varios campeonatos... bem, o cerne da questao, na minha opniao (e como coloquei la em cima) nao e a similaridade, marcadores sao controlados e nao proibidos.

Como o Adolphi perguntou com propriedade, o que acontece se um PM te parar na rua com uma simulacro ou ate mesmo um marcador de speed dentro de uma mala ou uma bolsa?

Nada... se vc estiver em conformidade com duas coisas.... 1o - se deve estar com o marcador desmontado (pois um marcador possui um aspecto ameacador para um leigo e existem leis no codigo civil que abordam este tipo de tema) e 2o - Vc tem que ter a nota fiscal nacional( dai nao e tratada como contrabando, ou de procedencia duvidosa).....

Ja tomei varias duras...e ja aconteceu comigo umas 3 vezes com marcador... muita gente nao sabe disso...mas de fato, o que pega mais ai dos dois, e' andar com o seu marcador montado...tem post meu ai do ano passado falando que e' possivel levar marcadores em aviao... fiz questao de ir na delegacia da policia federal em congonhas e no galeao...e a resposta e a mesma..em voos nacionais...desde que que os marcadores estejam DESMONATADOS, cilindros vazios...e com a nota fiscal..pode transportar tranquilamente, vao no porao do aviao... e por que seria diferente dentro do seu carro ou bolsa?

Eu comecei a jogar somente cenario tem 2 anos (mas eu tive um periodo de transicao, entao acho que e ate mais rsrsr), larguei o speed pois existe pouca estrategia, e muita velocidade, e sinceramente, o trabalho de equipe dura menos de 10 min em possicionamentos muito simples...No cenario, vc tem um leque de opcoes, extremamente variado e varias Modalidades dentro de unico contexto, cenario. Nao desmerecendo o Speed, mas acho o cenario muito mais completo, pois em Woodball a gente alem de se divertir, interage com a natureza (sem destruir) e isto e muito bom, em CQB, TEAMWORK e' tudo...R.A e' mais disciplinado... e' toda uma equipe com sua funcoes definidas e estrategias memorizada para alcancar um objetivo em comum....e eu sempre gostei de estrategias complexas, dai, me simpatizei mais com o cenario....em fim..isto e papo pra chopp... rsrsrsr voltando ao assunto.

O que eu quero dizer com isto tudo... o speed (esporte) ja existe a 20 anos no brasil gracas ao Huamani e aos atletas...temos times, temos jogadores brasileiros no campeonato mundial, e eles estao sobre as mesmas leis que as nossas. Entao, por que o cenario ainda possui poucas entidades que representam o esporte e AINDA somos tao mal vistos?

Me lembro que de dois anos pra ka, o cenario teve um BOOM... a cada dia mais gente joga cenario, mas, o motivador para as pessoas jogarem ainda sao os mais absurdos... me lembro quando surgiu o Tropa de Elite.. quando eu ia em um campo, vc escutava..ou rap das armas...ou aquela musica de traficante do CS...era gente gritando " - Veeeeeeeeem cumpadi, invade a BOCA!"... eram pessoas que ostentavam marcadores como se fossem armas de verdade... e poucos falavam...po que marcador legal, poxa, tem regras ne? Este marcador usa gas e cospe bolinhas de tinta.. po, o instrutor falou de Fairplay... po, jogar com honra... Trabalho de equipe... e nao e isso, o que acontece de fato..sao as fotos para internet tipo " E' o Comando" ... e estas coisas... Em fim, as pessoas ja iniciam um esporte fazendo a alusao a violencia, armas e criminalidade.

Acredito que a cada dia, mais e mais pessoas iniciam no esporte com esta mentalidade... dando um chute em numeros, acho que triplicou a quantidade de jogadores de cenario nestes 5 anos... e se isto continuar assim, o esporte vai regredir....ao inves de evoluir. Por culpa nossa...por nossa omissao.

Dai entramos no assunto sociedade, e' assim que as pessoas (Jornalistas, Esposas, Filhos Maes e Pais...) percebem o nosso esporte, sei que impossivel tirar da psique dos inciantes, estes "motivadores", mas acho que com trabalho focado nisso.. estas coisas podem mudar.

Sabe, eu me lembro quando mostrei a minha irma meu primeiro marcador Milsin...ela quase entrou em panico, ficou branca, entrou em desespero (rsrs)... perguntou se eu tinha entrado para algum exercito, policia, Talibam, legiao estrangeira, menos para um time de paintball cenario (mulher aumenta tudo rsrs)... quem nunca passou por isso? kkkkk ....bem, agora ela curte muito os videos que faco.... e ate me ajuda la de Sampa a revisar uma missao ou uma estrategia de jogo... se quisermos, as coisas podem mudar, basta a gente mostrar para os leigos como as coisas realmente sao, e um esporte e nada mais.

Acho que este assunto tambem tinha que ser mais abordado por donos de campos... tudo inicia la, o primeiro contato com esporte, deveria ser mais focado em explicar o que REALMENTE e o paintball cenario (trabalho de equipe, estrategia, amizade e fairplay), existe muitos campos serios que fazem isto, mas infelizmente nao sao todos. Ate mesmo os times serios deveriam ter uma postura mais educativa com os iniciantes, mostrando o que e'..e o que nao e' paintball cenario.

No speed, existe uma geracao inteira em sampa (na casa dos 20 anos) que comecou ja no caminho certo, quem inicia no speed (novos ou velhos) sao muito sabatinados nas regras de conduta e do esporte. A maioria comeca cedo, e propaga esta conduta para os demais conforme o tempo. Acho que este e' o X da questao, damos valor demais aos Nossos marcadores Tunados, fardas e a guerra REAL em si...e esquecemos qual o BARATO do cenario...estrategia, trabalho de equipe, fairplay, a conduta, a resistencia, a adversidade do terreno, e os objetivos a serem conquistados....

ninguem comentou sobre meu post do arco e flexa... mas, existe uma modalidade do arco e flexa que simula batalhas tambem, as pessoas vestem fardas e etc...porem, elas nao atiram em gente de carne e osso...sao em alvos espalhados por um terreno predeterminado...e as pessoas vao SOZINHAS.

O adolphi falou uma coisa seria sobre armas de fogo, precisa de documentacao e passar por avaliacao psicologica pq elas sao letais... no arco a pessoa tem que estar apta a usar um arco...ele nao precisa de licenca (avaliacao psicologica, registro, comprovantes e estas coisas)... mas mesmo assim o arco e uma arma tao letal como uma arma de fogo...mas precisa praticar para chegar a um determinado nivel... precisa confrontar suas habilidades para poder chegar a ter experiencias de simulacao...como faixas no judo ou peso no boxe...qualquer um compra um arco no brasil... so ser maior de 18 anos, e e' um esporte de elite...extremamente respeitado pela sociedade.

O paintball cenario nao tem nada disso, talvez porque os marcadores nao sejam letais ? mas perai...entao pq elas sao tratadas como armas de fogo? Pq precisamos para comprar um marcador milsin...temos que tirar CI, CII e o escambal? Por causa de nossas leis...pelo calibre e etc..e espero que esta nova revisao nos tire deste erro BURROcratico. Pois se um arco e liberado e e' mortal...pq um marcador que nao e letal e tao controlado? Isso e' Brasil!

Mas acho que ate chegarmos nesta maturidade... devemos primeiro tentar educar os recem chegados nas boas praticas, nos motivadores corretos, na conduta correta e desta forma respeitar a sociedade por que dai, evoluimos e nao regredimos. E dai, a sociedade nos vera realmente como somos... se falarmos mais de cenario... e sim, pegar as taticas militares mas, trazer elas para o contexto do paintball, e' valido. Agora, quando damos mais valor ao militarismo do que ao paintball cenario..e esquecemos de mostrar como ele e praticado, ai acho que nao esta certo, esta e minha visao.

Novamente obrigado ao Adolphi por fazer este post uma maneira das pessoas colocarem sua visao do que querem para o futuro do esporte... ou hobby, muitos so querem jogar em paz, mas, como disse o santos, nao somos um exercito de mascarados, somos pessoas comuns que curtem paintaball cenario, mas todos devem fazer a sua parte.

E realmente Adolphi...nenhum jogador serio de Paintball Cenario e um monstro ou assasino e isto e a pratica que vemos nos campos... mas infelizmente, a sociedade nao esta nos vendo assim irmao...gente que nao conhece (leigos) distorcem ou tem interpretacoes dubias de nosso esporte, por que nao mostramos como ele e' realmente... e devemos mudar isso nao acha? Este post tem 9 dias...e teve quase 1000 hits... se cada um parar e pensar nestas coisas e agir cada um fazendo um pouco...vamos melhorar em muito o nosso esporte...e teremos um futuro promissor no brasil...assim como e no canada e nos USA.
Julio
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 404
Registrado em: 15 Jun 2007, 13:21

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Julio »

O grupo de São Paulo que arrecadou verba em um jogo para comprar brinquedos para distribuir entre as crianças de um orfanato foi o ESQUADRÃO CÃES DE GUERRA.

http://paintballcenario.com/forum/viewt ... papai+noel

Promovemos diversas ações deste tipo e contamos sempre com a participação de todos nossos membros, inclusive do Roger que nos honra sendo um de nossos jogadores.
As atitudes do Roger fazem a diferença em nosso esporte.
Oswaldo
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Julio escreveu:O grupo de São Paulo que arrecadou verba em um jogo para comprar brinquedos para distribuir entre as crianças de um orfanato foi o ESQUADRÃO CÃES DE GUERRA.

http://paintballcenario.com/forum/viewt ... papai+noel

Promovemos diversas ações deste tipo e contamos sempre com a participação de todos nossos membros, inclusive do Roger que nos honra sendo um de nossos jogadores.
As atitudes do Roger fazem a diferença em nosso esporte.
Oswaldo
Vlw Julio p/ refrescar as nossas memórias realmente não lembrava quem havia feito isso, mas sempre terei em minha mente que foi uma das ações mais belas já postada aqui no fórum.

forte abraço
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Grenader »

Nemezes...

Só para relembrar, marcador de paintball por mais similar que seja a uma arma real NÃO É SIMULACRO, a definição de simulacro é bem outra, marcadores estão enquadrados como armas de pressão.

Não concordo sobre a "omissão" que voce diz que os jogadores mais veteranos tem junto com os jogadores mais novos, pelo simples fat de existir 2 tipo de jogadores iniciantes: os esporádicos que jogam uma ou duas vezes e nunca mais aparecem e os novatos que passam a gostar e jogar com freqüência e até a adquirir equipamento próprio. A pessoa que joga uma vez ao ano em algum campo, vai fatalmente brincar de "policia e ladrão", "mocinho e bandido" e por ai vai... sempre mantendo esse binômio, ele simplesmente não está interessado em saber quanto custou seu equipamento, que tipo de gás voce usa e até o que é fair play, para eles será uma ou duas horas em que ele vai atirar muita bolinha, se divertir com alguns amigos e tirar muito sarro exibindo os hematomas. Me arrisco a dizer que a cada 50 novatos, no máximo 3 levaram o paintball mais a sério.

Quanto a questão do speed ser mais organizado que o cenário, a resposta é muito simples: no speed existem campeonatos muito bem estruturados, que distribuem R$ 50.000,00 em uma etapa e existem jogadores e times profissionais, dentre outras coisas. No cenário, ele é basicamente encarado como uma diversão de fim de semana pela maioria das pessoas.

Algumas grandes empresas utilizam o paintball como dinâmica de grupo que admissão e promoção de executivos, nos PAN do Rio a policia utilizou o paintball para treinamento e simulação de atentados, o exercito o utiliza para adestramento de tropas (350 fps ou mais !!!), as pessoas comuns como diversão...

Separar totalmente a vinculação do paintball modalidade cenário de armas reais é o mesmo que querer separar um membro do corpo, a pessoa até sobrevive sem, mas vai ficar aleijada. A maior partida de paintball do Brasil foi "A Batalha de Monte Castelo" que reuniu quase 400 jogadores de todo Brasil e uma tropa do exercito, nesse evento foi feita uma homenagem a ex-combatentes que estavam presentes na cerimônia de abertura do evento.

O próprio pano de fundo que usamos para fazer nossos jogos de fim de semana é algum cenário de guerra atual ou passada, por tanto, separar as duas coisas não é possível, assim como não é possível querer educar um jogador que vai a um campo brincar algumas horas e nunca mais voltar.

Em linhas gerais a população tem medo de qualquer coisa que se assemelhe a uma arma, seja de brinquedo, marcador de speed bem colorido, ou marcador de cenário.

Quanto a maneira de transportar o equipamento, temos alguns tópicos bem antigos que já orientavam a fazer esse transporte do marcador desmontado e longe do alcance das mãos, o crime está na intenção e não no porte do equipamento.

A unica coisa a acrescentar é: Campo de paintball não é clube de tiro, quer usar armas reais, procure um lugar adequando para isso.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por nemezes »

Concordo em varios pontos greneder...estou conversando com bastante gente...fora daqui e aqui no forum a respeito deste tema... e vc explanou muito bem a respeito de "Criar cenarios ludicos" para nos divertir e dos jogadores sazionais que querem viver uma pariedade (bem vs o mal), mas, devemos tambem esclarecer quem sao os jogadores ativos e que sao praticantes. Mas o que vc falou e verdade.


So acresentando(esclarecendo)...la fora (canada e USA especificamente) ja tem muitos times de "cenario' jogando em competicoes... exemplo disso e' o Armchair Commandos (patrocinado pela special ops) e o BT Team Warriors (Pela BT e events)... Os times patrocinados pela Opsgear... em fim... ja existe a SPPL (Scenario Paintball Players League) com campeonatos pelos USA o ano inteiro, com TODOS os fabricantes de cenario patrocinando eventos... nossa greneder, competir e saudavel.. transforma hobby em esporte.. e isto traz milhoes de beneficios...e pouca gente sabe..mas a SPPL quer fazer um campeonato mundial de cenario... em fim, cara a coisa esta mais evoluida do que muita gente pensa...po grillo...mas tem neguinho de speed... no meio... mas tambem tem pessoas que vestem roupas militares... o lance e alcancar os objetivos e estar dentro de uma mesma regra...mas tem o pessoal mais " purista" digamos assim.. e diriam.. po isto nao daria certo..ai pergunto aqui... nunca ouvi ninguem falar da http://www.tacten.com/ (ate ia esquecer, quem patrocina, e a RAP4).... ninguem aqui nunca falou disto (eu dei um find no forum)... e o negocio existe desde de 2007... isto ai e paintball tatico encarado como esporte...e tem a jungle magazine (http://www.jungle-magazine.com/) que e especializada SO em scenario, meio que uma zoacao com a Splat? Nada Pq o lance cresceu la, como esta acontecendo aqui...em fim ....sabe.. tem tanta coisa dentro do paintball cenario que eu acho que as pessoas deveriam olhar mais para DENTRO do paintball cenario...grenader..pouca gente sabe destas coisas... por que nao olham fora da caixa...

Inclusive um dos eventos que promete ser UM dos maiores eventos de cenario no MUNDO e' guerra MUNDIAL criada pela BT e o lance e uma competicao global e tal... cheia de modalidades e tem apoio da SPPL no mundo inteiro, campos do mundo inteio vao sediar o evento... Olha que legal?...o proprio Oklahoma Day (que e o maior Big Game do mundo) ja acontece a anos e traz mais 4 mil pessoas em uma grande festa de paintball (mistura todas as modalidades em um GRANDE CENARIO - alemaes vs aliados - Guerra da normandia e o tema)... em fim...o cenario no mundo nao e mais desorganizado...e as coisas estao sendo encaradas...da mesma forma que o speed.. pois a evolucao do speed e um bom exemplo de maturidade..e pra mim, a evolucao do Speed e o Cenario... se pegar a regra da SPPL...ou o book do Tacten.. vai ver muita coisa sobre conduta, a regra do jogo, o que e permitido o que nao e, das modalidades dentro do cenario...em fim...pra mim sao exelentes fontes de informacao de um paintball maduro e com boas praticas feitas por jogadores de cenario para jogadores de cenario..

Em fim, concordo com varios pontos que vc colocou... acho que o topico comecou a fluir..e a intencao e essa...e com certeza a melhor fonte de informacao...e aqui...como vc citou... existem varios topicos falando de conduta...e sempre e bom relembrar eles... bem e isso. abs :legal:

P.s: Vou comecar a escrever no word antes de postar aqui...rsrsr
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Grenader »

Quando disse que o paintball cenário não está organizado, me referi ao Brasil, lugares como USA e Canadá, não tem os problemas culturais que temos em relação a paintball e armas de fogo, ale de que a legislação deles é muito diferente da nossa.

Na minha opinião o paintball cenário no Brasil ainda não esta pronto para ter torneios como os deles, isso não quer dizer que eles não possam acontecer por aqui, quer dizer apenas que temos coisas mais importantes para fazer antes de se pensar em algum tipo de competição, uma delas é que tão básica poucos o fazem: utilizar o barrel sox ou barrel plug. eu sempre deixada o barrel sox preso na SP8, quando saía do campo, desplugava o HPA, dava o ultimo disparo, colocava o barrel sox e desligava ela. Coisa básica, mas a maioria dos jogadores não faz.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Bem, realmente aqui no brasil o paintball cenário ainda é levado como recreação de fim de semana, e é isso que realmente acontece ainda. Mas devemos levar em conta que o pb cenário brasileiro da forma que conhecemos e estamos jogando só surgiu com força mesmo em 2007, antes já haviam grupos que jogavam woods e cenário em alguns estados do país, mas não com a força que vemos há mais ou menos 2 anos. Sendo assim é praticamente impossivel termos uma estrutura para organizar eventos como nos USA e Canada que já possuem mais de 20 anos de experiencia.
Outra coisa, não vejo com bons olhos a competição dentro da nossa modalidade. Infelizmente tem muita gente que diz ter fairplay, mas quando o sangue esquenta esquece todos os principios e cria confusão, acabando não só com a própria diversão como a de todos os outros. Hj em dia vejo uma evolução legal dentro do esporte aqui no RJ, vemos cada vez mais adeptos do RA, em eventos como o Enduro eu vi pouquissimas pessoas com fardamento do padrão das FA's e eram mais de 150 pessoas fora o grupo de defesa do local. na Operação Quimera não havia ninguém com tais padrões de camuflagem e o melhor durante aproximadamente 5 horas de jogo, não vi ninguém reclamando ou criando confusão ou por ter visto alguém se limpando ou por ter havido ausência de esportividade. Só temos uma instituição relacionada ao paintball no Brasil, a FPERJ sendo assim ainda é inviavel uma organização valida a nível nacional, porém a estrutura dos times está evoluindo, e isso tá ficando muito legal. Quando jogo com a minha equipe, as vezes sou marcado por que estou prestando a atenção nos "novatos" mas isso é porque quero analisar a conduta de cada um e isso pelo oq eu converso com outros squad leaders e capitães é uma coisa normal no inicio. Nosso esporte tem evoluído de uma maneira lenta porém positiva.
Avatar do usuário
ANDREMARTINS
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Set 2008, 18:24

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por ANDREMARTINS »

Grenader escreveu:Só para relembrar, marcador de paintball por mais similar que seja a uma arma real NÃO É SIMULACRO, a definição de simulacro é bem outra, marcadores estão enquadrados como armas de pressão.
Grenader, só para explanação essa afirmação não é totalmente verdadeira, visto que a lei do desarmamento tipifica "qualquer brinquedo que se pareça ou assemelhe a arma real é considerado simulacro", as leis deste País ainda tem muito o que avançar pois são confusas e as vezes dicotomicas, mas enfim desculpe o off-topic já refletimos sobre isso em outros topicos.

Mas seguindo com o assunto, realmente jogos desse nivel (Oklahoma day) vão ser dificeis, pois não temos representação nacional para isso, acredito que aqui no Forum há pessoas com capacidade para mudar o estigma que o nosso esporte sofre.
No fundo acho que se não temos como disvincular a nossa imagem, então, porque não tentamos justamente o contrario, pegamos o que a de melhor no MILITARISMO, como, companherismo, obediencia as normas e conduta, e etc... e fazemos propaganda disso, que como soldados de jogo queremos não só a amizade mas o respeito dado aos demais jogadores, o fairplay em que vivemos no jogo podemos levar para as nossas vidas mostrando que somos cidadões de bem e criando assim pessoas de carater, assim como os pais botam o filho no Judo para terem mais diciplina, porque não no Paintball, pois ensinamos as mesmas coisas, mas enfim é apenas o que eu acho...

André Martins
Titans Sport Paintball
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Gostaria de saber a opiniao de vcs..

Mensagem por Marcelo Utsch »

André, vc tem alguma coisa mais recente sob "Simulacro" que isso:
MINISTERIO DA DEFESA
EXERCITO BRASILEIRO
DEPARTAMENTO LOGISTICO
(D Log / 2000)

PORTARIA N° p - D LOG, DE -29 DE NOVEMBRO DE 2007

Regulamenta o art. 26 da Lei n° 10.826/03, sobre
replicas e simulacros de arma de logo e armas de
pressao, e da outras providencias.

0 CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGISTICO, no use das atribuigbes constantes do inciso IX do art. 11 do Capitulo IV da Portaria n2 201 , de 2 de maio de 2001 - Regulamento do Departamento Logistico (R-128), e por proposta da Diretoria de Fiscalizacao de Produtos Controlados (DFPC), resolve:

Art. 1 Aprovar as normal reguladoras da fabricacao , venda, comercializacao, importacao de replicas e simulacros de arma de logo e armas de pressao.

Art. 2° Revogar a ITA n° 13/96, a ITA n° 19/99 e art. 17 e 18 da Portaria 036-13M B de 09/12/99.


Art. 3° Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicacao.



Gen Ex RAYMUNDO NONATO DE CERQUEIRA FILHO
Chefe do Departamento Logistico



NORMAS REGULADORAS DA FABRICAÇAO, VENDA, COMERCIALIZAÇAO,IMPORTAQAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO

Capitulo I

DAS DISPOSIÇOES INICIAIS

Secao I

Da Finalidade

Art. 1º Estas normal tem por finalidade regular:

I - as condicoes para a fabricacao, a importaçao, o comercio e a venda de replica e simulacro de arma de fogo, para as atividades de instrucao, adestramento ou colecionamento de usuario autorizado, conforme estabelece o paragrafo unico do art. 26 da Lei n° 10.826, de 22 dedezembro de 2003; e

II - as condicoes para a fabricacao, a importacao, a exportacao e o comercio de armas de pressao por acao de gas comprimido, por acao de mola e arma de choque eletrico, conforme estabelece o art. 24 da Lei n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Seçao II

Das Definiçoes

Art. 22 Para aplicaçao destas normas, sao estabelecidas as seguintes definiçoes:

I - replica e uma copia de um determinado modelo de arma de fogo com aptidao para a realizacao do tiro real, tal qual a original;

II - simulacro e uma imitacao de arma de fogo, que nao possui aptidao para a realizacao de tiro;

III - arma de pressao e aquela que utiliza como propulsor a mola ou o gas comprimido para o lancamento de projeteis;

IV- arma de choque eletrico e uma arma que emite pulsos eletricos com efeito paralisante mediante o lancamento de contatos (eletrodos) a distancia.

Capitulo II

DAS REPLICAS

Art. 3°. Aplica- se as replicas a legislacao pertinente as armas de fogo.

Capitulo III

DOS SIMULACROS

(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAcAO, VENDA, COMERCIALIZAcAO, IMPORTAcAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA
DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Seçao I

Da fabricaçao

Art. 4°. A fabricagao de simulacro de arma de fogo, para os fins do paragrafo unico do art. 26 da Lei 10.826/03, fica condicionada a autorizagao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do Regulamento para a Fiscalizagao de Produtos Controlados aprovado pelo Decreto no 3.665/2000 (R-105).

Art. 5°. Os simulacros ficam dispensados de avaliagao tecnica, devendo ser apresentadas a Diretoria de Fiscalizagao de Produtos Controlados - DFPC as caracteristicas tecnicas para autorizagao previa de fabricaçao.

Seçao II

Da aquisiçao

Art. 6°. A aquisiçao de simulacro de arma de fogo somente sera permitida diretamente do fabricante nacional ou por importaçao , mediante autorizaçao previa da DFPC, para fins de instruçao , adestramento ou colecionamento de usuario registrado no Exercito , nos termos do paragrafo unico do art. 26 da Lei no 10.826/03.

§ 1°. A solicitaçao de aquisigao deve identificar o produto desejado, de forma inequivoca, por meio de documentaçao tecnica e especificar as atividades que serao desenvolvidas com o simulacro.

§ 2°. 0 adquirente de simulacro de arma de fogo devera manter a guarda permanente da nota fiscal ou fatura comercial de compra do produto, de modo a comprovar a origem licita, sob pena de sua apreensao nos termos do art. 241 do Decreto no 3.665/2000. da DFPC.

Art. 7°. A transferencia de propriedade de simulacro esta sujeita a analise e autorizaçao

Seçao III

Da identificaçao

Art. 8°. Os simulacros fabricados no Pais ou importados deverao apresentar as seguintes identificaçoes:

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do país de origem; e

III - numero de serie.

Capitulo IV

DAS ARMAS DE PRESSAO

Secao I

Da fabricadao
(NORMAS REGULADORAS DA FABRICACAO, VENDA, COMERCIALIZACAO, IMPORTACAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Art. 9°. A fabricaçao de armas de pressao por açao de gas comprimido ou por açao de mola fica condicionada a autorizaçao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do R-105.

Art. 10. As armas de pressao nao serao submetidas a avaliagao tecnica.

Segao II

Da aquisigao

Art. 11. As armas de pressao poderao ser adquiridas no comercio especializado, diretamente de fabricante nacional ou por importaçao.

§ 1° No comercio especializado, somente poderao ser adquiridas armas de pressao de uso permitido, assim consideradas as de calibre igual ou inferior a 6 (seis) mm, nos termos do art 17, IV, do R-105.

§ 2° A aquisiçao de armas de pressao diretamente do fabricante nacional ou por importagao esta sujeita a autorizagao previa da DFPC.

§ 3° Apenas colecionadores, atiradores e caçadores registrados no Exercito, bem como os orgaos, empresas ou entes publicos poderao adquirir armas de pressao de use permitido ou restrito diretamente do fabricante ou por importaçao.

Art. 12. 0 comerciante recolhera do adquirente copia da carteira de identidade e o comprovante de residencia ou copia do cartao de CNPJ, no caso de pessoas juridicas, mantendo-os a disposigao da fiscalizagao pelo prazo de 5 anos.

Art. 13. 0 adquirente de arma de pressao devera possuir no minimo 18 anos de idade, exceto se atirador registrado no Exercito.

Seçao III

Da importaçao, exportaçao e desembaraço alfandegario

Art. 14. A importaçao, exportaçao e realizaçao do desembaraço alfandegario de armas de pressao, adquiridas por pessoas fisicas ou juridicas , aplicam -se as disposiçoes do Regulamento para a Fiscalizaçao de Produtos Controlados e normas complementares.

Seçao IV

Da identificaçao

Art. 15. As armas de pressao fabricadas no Pais ou importadas deverao apresentar as seguintes identificaçoes:

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do Pais; e

III - numero de serie.


(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAçAO, VENDA, COMERCIALIZAçAO, IMPORTAçAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

Capitulo V

DAS ARMAS DE CHOQUE ELETRICO

Seçao I

Da fabricaçao

Art. 16. A fabricaçao de armas de choque eletrico fica condicionada a autorizaçao do Comando do Exercito, nos termos do art. 42 do R-105.

Art. 17. As armas de choque eletrico fabricadas no Pais ou importadas serao submetidas a avaliagao tecnica.

Paragrafo Unico. As armas de choque eletrico importadas poderao ser dispensadas da avaliagao tecnica no Pais, desde que apresentem documentagao , acompanhada de traduçao para o idioma portugues, realizada por tradutor publico juramentado , a qual comprove a realizaçao de avaliaçao tecnica em laboratorio estrangeiro de renome internacional e homologado no Centro de Avaliaçao do Exercito - CAEx.

Segao II

Da aquisiçao

Art. 18. As armas de choque eletrico e suas muniçoes nao podem ser vendidas no comercio especializado.

§ 1°. Os entes publicos poderao adquirir armas de choque eletrico diretamente do fabricante ou por importaçao, mediante autorizaçao previa da DFPC.

§ 2°. As empresas de seguranga privada, apos portaria autorizativa da aquisiçao, expedida pelo Departamento de Policia Federal, poderao adquirir armas de choque eletrico, mediante
autorizaçao da DFPC, diretamente do fabricante ou por importaçao.

§ 3°. 0 adquirente de arma de choque eletrico devera manter a guarda permanente da nota fiscal ou fatura comercial de compra do produto, de modo a comprovar a origem licita, sob pena de apreensao do material nos termos do art. 241 do R-105.

Art. 19. A transferencia de propriedade de arma de choque eletrico esta sujeita a autorizagao da DFPC.

Seçao III

Da importaçao, exportaçao e desembarago alfandegario

Art. 20. A importaçao, exportaçao e realizaçao do desembarago alfandegario de armas de choque eletrico e suas muniçoes, aplicam-se as disposiçoes do R-105 e normal complementares.

Seçao IV

Da identificaçao

Art. 21. As armas de choque eletrico fabricadas no Pais ou importados deverao
apresentar as seguintes identificaçoes:

(NORMAS REGULADORAS DA FABRICAcAO, VENDA, COMERCIALIZAÇAO, IMPORTACAO DE REPLICAS E SIMULACROS DE ARMA DE FOGO E ARMAS DE PRESSAO)

I - nome ou marca do fabricante;

II - nome ou sigla do Pais de origem; e

III - numero de serie.

Capitulo V

Das Disposiçoes Finais

Art. 22. No caso de perda, extravio, furto ou roubo dos produtos descritos no art. 2° desta Portaria, cabera ao proprietario informar a unidade policial mais proxima para lavratura da ocorrencia.

Art. 23. E vedada a fabricacao, venda, comercializacao e importacao de armas de
brinquedo.

Art. 24. Enquadram-se na definicao de armas de pressao, para os efeitos desta Portaria, os lancadores de projeteis tais como "paintball" e "airsoft".

Art. 25. No caso de descumprimento das presente normas, aplica -se o disposto no Regulamento para a Fiscalizacao de Produtos Controlados (R-105).

Art. 26. Os casos nao previstos nestas normas serao submetidos a apreciagao do Chefe do Departamento Logistico.



Fonte:www.dfpc.eb.mil.br/index.php?option=com ... view&id=65
Responder

Voltar para “Geral.”