Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Paintball na Novela da 8 na Globo

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
RINO
private
private
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Abr 2009, 17:53
Localização: Santos, SP
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por RINO »

Difícil opinar nesse assunto, são muitas cabeças com muitas opiniões, alguns pontos concordam outros divergem...acho ke é essa a grande dificuldade que o esporte sofre aki no brasil, independente das leis. posso falar com um minimo de experiência no esporte, conheci o paintball no brasil, mas vivi o paintball e fiz dele meu trabalho em Portugal, algumas pessoas ja convesaram comigo sobre isso, mas enfim, a dificuldade toda em grande parte é cultural, e contra mim falo ( vão entender no fim do texto). Portugal é o do tamanho de São Paulo, nao existem estados, apenas cidades, vilas, provincias e aldeias, que na verdade se reportam a uma cidade. sendo assim num país onde com 3 horas de carro a 120km/h voce pode atravessar o país de ponta a ponta e com população total de 30 milhoes de pessoas, fica mais facil reunir um contingente maior( o estado de sao paulo tem uma estimativa de 42 milhoes), discutir uma idéia, por em pratica uma federação, la por exemplo é dividido em Sul e Norte, apenas isso, e mesmo assim ja ha os conflitos de interesse, e de opiniões.
Então chega no ponto de porque acho ke é cultural o problema, pk nos anos ke vivi la fora percebi ke o brasileiro é um povo oportunista, temos tendencia a proveitar tudo em beneficio exclusivo de nos mesmos. nesse caso, alguns tentam se mobilizar, fazer algo, mas batem de frente com centenas e milhares, ke tao preocupados apenas com o seu mundinho e ke nao tem interesse nenhum em ajudar o crescimento de absolutamente nada...as vezes uma loja ke tem um monopolio de equipamento e nao se interessa ke uma federação surja e libere a importação pra kalker um, ou pra kalker loja...bom enfim, nao conheço as pessoas e nao vou ficar aki cutucando onça com vara curta...essas sao apenas ideias ke tenho ao ver a situação de fora. o ke seriam das lojas por exemplo se ao inves das bolas custarem os 100 e la vai cacetadas ke custam, elas custassem 70 reais em outro lugar???enfim ha muita coisa envolvida no atraso do esporte. muitas vezes o progresso nao é interessante pra alguns... assim como nesse país o mais interessante é ter um povo leigo, burro e ignorante, enkanto tiver novela das 20h futebol na tv e carnaval , o povo nao ker saber de mais nada... Quem nunca se pegou dizendo, "tal politico rouba mas faz ", porraaaaa, desde kando roubar é aceitavel??? vou roubar um banco e doar metade pra caridade..to perdoado???isso ja se vem de longe, o Coliseu em Roma foi criado nesse intuito, fazer os jogos, jogar paes ao povo e por 60 dias , as vezes 120 dias, o povo eskecia de tudo e achava o imperador maravilhoso.
Enfim aki no brasil somos enganados por interesses, o paintball sera atrasado por interesses...e uma coisa falo, se a pessoa tem um campo, uma loja e ta correndo atras de uma federação, parabéns, ele irá tirar proveito?? sim irá..mas como todos os praticantes e comerciantes que poderão usufruir de algo ke foi criado por kem se mecheu. é facil criticar kem tenta fazer algo, e ficar sentadinho em casa...acho ke os donos de campo, comerciantes, lideres de equipes conhecidas e renomadas, deveriam se unir, reunir e discutir, tudo tem um inicio, conturbado, dificultado, mas no final toda tempestade vem um dia de sol...

desculpem o longo texto, os devaneios na conversa, é so uma maneira de por pra fora esse meu sentimento de lastima, ao ver um país como o nosso ke tem tudo pra ser o melhor do mundo tao atrasado e sendo amarrado..


Abraço a todos
sanctus fight
Recruit
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mai 2009, 10:17

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por sanctus fight »

Sem querer tempestuar!!!! Jô creio que isso sim é muito serio!!! e pode de fato comprometer o andamento da boa conduta do esporte no País e consecutivamente seus participantes!!! não sei se repararam mas tinha tanto marcadores (paintball) como armas de airsoft no meio...(queriam regaçar mesmo) o canal que apresentou as cenas manipula o País principalmente nos fatores negativos........vamos a uma possivel solução (sugestão)!!!... Em todo veiculo de divulgação, eventos, jogos treinos, partidinhas rapidas "X1" jamais esquecer de abordar o assunto sobre a pratica responsavel do esporte (SEGURANÇA ACIMA DE TUDO), e tomar medidas radicais sobre os engraçadinhos, folgados (seguidores da infelicidade apresentada)... denuciando anonimamente as autoridades competentes. Acredito piamente que assim continuaremos com uma imagem correta... VAMO QUE VAMO...LENTOS É PRECISOS!!!!
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por Gagliani »

Roger escreveu:Vá em frente Alex.

Você já tentou, nós já tentamos, enfim a grande maioria já tentou.

O que conseguimos?

Nada!

Sim são palavras fortes, mas vazias para você.

Quando as pessoas "grandes" pararem com as briguinhas de egos e disputas ai sim poderemos tentar caminhar todos com o mesmo objetivo.

Em 2007 fizemos um jogo beneficiente em nossa base e todo dinheiro arrecadado foi revertido para uma creche. Agora te pergunto, quantas pessoas foram no jogo? Foi amplamente divulgado no fórum e poucas pessoas apareceram.



http://paintballcenario.com/forum/viewt ... %A7a+feliz

Pessoal façam o que é melhor para o esporte. Apensa coloquei minha opinião.

:legal:

Concordo plenamente com você Roger !!

E ao Vlamir Parabéns pela atitude !!

....agora falar bonito é facil porém realmente fazer algo ainda só vi poucos....

E digo mais essa não é a primeira nem a ultima vez que vejo aqui coisa parecida ...no fim isso não vai dar em nada e daqui a um mês ninguém nem lembra mais disso.

Ou vocês já se esqueceram o país que vivemos ???
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por CoelhoPB »

Na minha opinião, poderiamos utilizar a RECORD ou o SBT , ou sei lá, pra rebater o fato!
concorrencia vai a tona contra...sempre SEMPRE....pra cobrar um posicionamento da globo, aconteceu com alei do xenon, que um cara aqui de Joinville, importador de kit's xenon, fez o jonal nacional "afirmar" que houve um erro quendo falaram da lei no dia aterior, e fizeram as devidas correçoes, e não simplesmente dizer(XENON SERA PROIBIDO , quem tem vai ter que tirar..o que na verdade era, XENON SERA REGULARIZADO, quem tem terá que regularizar..eu fui atraz e regularizei...
Tinhamos que envolver Mercenários, Kamikasi sei lá....Preciamos de apoio!

e pra não esquecer """"RONALDO""""" :balls:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por nemezes »

Pessoal,

Eu sou a favor de criar um tópico de abaixo assinado e enviar uma nota a globo. Porém, visto a cena mundial (alemanha) mais, a opinião pública (a novela) mais a nova lei para simulacros... hoje estamos vivendo em um ambiente INSTÁVEL.... em condições normais de calor e pressão... não ficaria preucupado, mas visto que tem muito aproveitador ai nestas situações (mídia e político) estou Extremanete preucupado... galera... pessoal de SAMPA principalmente...vocês devem ter um bom contigente de jogadores... o seu estado é referência nacional.... e as pessoas se enganam que é necessário patrocinadores, quando se organiza as coisas, eles aparecem...pessoas atuantes full time... e não é nada disso... é necessário QUERER e todos DEVEM apoiar...e SIM se UNIR... tivemos épocas negras entre os jogadores de cenário no Rio...times DECLARADAMENTE inimigos...hoje...jogam juntos... em fim galera... basta cada um fazer um pouco...que tudo funciona! Galera..enquanto todos não se indignarem...e pensarem que (e digo, os próprios jogadores e nao a sociedade).....

PAINTBALL CENÁRIO NÃO É CRIME, É ESPORTE!

Nada muda....Se os egos não forem deixados de lado... quem tem a perder é o esporte! Vamos fazer este tópico "abaixo assinado" logo? ou vamos esperar a poeira baixar e a situação vai ficar por isso mesmo?

Abs irmãos
Editado pela última vez por nemezes em 26 Mai 2009, 20:48, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
eduardohawks
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 02 Dez 2008, 20:03
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por eduardohawks »

Olá a todos! Quando ví as imagens na TV não pude deixar de colocar esse tópico! Tudo que foi comentado até agora tem razão, mesmo com algumas divergências, mas tem razão. Quando entrei no site paintball cenário pela primeira vez resolvi mostrar o site do time de minha cidade e na oportunidade recebi uma bronca do nosso amigo Marcelo Ustuch por ter no site fotos com amigos sem mascaras apontando a arma entre tantas outras barbarícies. Logo em seguida me coloquei a inteira disposição de mudar essa rotulação do site, modificamos tudo demos cara nova a página web e hj creio que contribuímos com a divulgação do esporte. Com isso aprendi a ter conciência sobre o que é PAINTBALL Cenário! A responsabilidade que é fazer parte desse esporte, ou seja, hoje sou um formador de opinião "Paintball Seguro" aqui em minha cidade. Para tanto, não podia deixar de lado minha indignação com as imagens geradas pela emissora (diante de tudo o que vivi com o paintball hoje entendo a delicadesa da situação).
O Hawks Paintball - Grupo de Combate, dispõe de uma página WEB que pode ser usada para o abaixo assinado estamos abertos a ajudar.
Para terminar gosaria de parabenizar as palavras de RINO, frases muito sábias quanto a enorme dificuldade que nos jogadores (principalmente nós do interior de sampa), com a prática da amodalidade. Estou me referindo a valores mesmo a dificuldade de se chegar um marcador aqui no interior é imensa. Por isso, creio que precisava ser repensado a elaboração do esporte paintball, pois é possível existir futebol de fim de semana e escolinhas pagas tudo ao mesmo tempo, porque não existir campo de paintball juntamente com grupo de fim semana apaixonados pelo esporte! Tive e tenho enorme dificuldade em fazer um campo que não tivesse dono, não fosse um ponto comercial! Fui discriminando e deixado de lado por muitas pessoas, mas acredito no esporte e vejo uma passífica harmonia entre o lucro e a paixão pelo Paintball.
Valewww abraços a todos...
Fica aqui nossa página WEB
http://www.hawkspaintball.com.br
Estamos aí para ajudar!

Eduardo Figueiredo
Avatar do usuário
ANDREMARTINS
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Set 2008, 18:24

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por ANDREMARTINS »

Olá à todos,

Vlamir, não se deixe abater, falar que vc tem interesse financeiro, por fazer e ou tentar abrir uma federação, deixe de lado esqueça pois aqui no Rio todo mundo criticou a abertura da FPERJ, diziam as mesmas coisas de todos os envolvidos, e o que mais me irrita é que no domingo teremos um evento que totalizará sem os reservas 90 pessoas para participar de um jogo, entre no site da FPERJ e vc verá 81 associados?! que pessoas são essas que o bem comum é deixado de lado pelo seu proprio, e antes de falarem, para se associar custa 45,00 no mundo de gastos que temos não é nada, então qual é o problema? Justamente o que o Grenade falou é bonito falar se indignar mas não fazemos nada.
Vlamir sua atitude é realmente bonita, espero que outros sigam seu exemplo mas não desista se precisar de ajuda mande uma MP a minha equipe TITANS SPORT PAINTBALL, está a disposição de vcs para o que for preciso e já deixo aqui que estamos dispostos a ir jogar em SP principalmente quando sabemos que vamos ajudar.
Só uma opinião quando marcar o jogo dependedo de quem formos ajudar seria legal levar a instituição e as pessoas para assistirem e se aproximarem um pouco com o Paintball e desmitificar os marcadores deixar chegar perto, ver e quem sabe até jogarem uma partida, quem sabe assim eles não vêem o Paintball como vemos? É apenas uma sugestão.
Quanto a questões que o Nemezes levantou de certa forma está certo não é um momento favoravel para estabelecermos um contato agressivo sobre o assunto, mas nem por isso vamos esquecer.

Abraços a todos.

André Martins
Titans Sport Paintball.
Avatar do usuário
lrds
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 14 Dez 2008, 17:26

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por lrds »

chas escreveu:Quando digo que deviamos ao menos enviar um e-mail para a Rede Globo seria mais para demonstrar que no Brasil há muito mais jogadores de paintball e que respeitam-o como um esporte mesmo do que playboys que saem pela rua atirando nas pessoas.

A cena exibida, infelizmente ja se deu na vida real, isso é fato, não podemos negar. Mas foram casos muito raros. Não é todo dia que lemos alguma reportagem dizendo que pessoas foram feridas por bolinhas atiradas por marcadores de paintball.

Porém, uma cena como essa, exibida na novela de maior audiência, da maior emissora de TV do Brasil, faz com que as pessoas achem que todo mundo que tem um marcador faz isso sempre.

A ideia do e-mail seria mais para sensibilizar a produção da rede Globo para que da próxima vez que for exibir uma cena como essa (e ja não é a primeira novela que aparece uma cena como essa) e ainda mais agora nesse momento tão importante para o paintball se informasse mais sobre o assunto para fazer algo que não prejudicasse as pessoas como estamos sendo prejudicados com isso.

Ja vieram me perguntar se também dei tiros à toa nas pessoas na rua. Será que se houvesse um moleque com uma raquete de tenis jogando bolinhas nas pessoas na rua, as pessoas iam perguntar para os tenistas se eles fazem isso à toa tb?
Eu ia até fazer um tópico ontem sobre isso, quando minha mãe me chamou e falou "Luan olha lá paintball na novela". Eu crente crente que veria uma simulação de combate ou pelo menos uma ION atirando em um campo de airball, vejo é uns mulekes atirando nas pessoas e nas casas com os marcadores de PB, com que cara eu fico ao pensar que minha própria mãe que sabe oque é paintball pensar que aquilo é realmente uma cena de paintball.
Como o próprio chas disse acima, quando falamos de paintball ao nossos amigos a 1º coisa que lhes vem a cabeça é ( você é maluco, aquelas bolinhas doem pra Kra@#$|, ai você faz a 1º pergunta mais básica a seu amigo "já jogou?" e ele diz que não...Este é só um exemplo de muitos que antes mesmo do cara jogar ele já diz que doí muito porque os outros falam.
Outro exemplo é quando você fala que tem um marcador de paintball, até mesmo nos campos os próprios rangers ou players normais perguntam "ai, vai dizer que você nunca brincou de assaltar alguém a noite na rua ou atirou nelas?" Eu respondo bem sério e digo Não.... Eu jogo paintball, se fosse pra assaltar alguém que eu pelo menos comprasse uma arma de verdade que hoje em dia custa menos que um simulacro de paintball e ainda mata pessoas -.-! O fato de termos marcadores simulacros não significa que sejamos uns marginais, nós apenas gostamos do fato de simularmos uma guerra.
Fiz 18 anos Hoje e pretendo me filiar a federação do rio de janeiro logo logo, pois acredito que seja o único meio de podermos mostrar que o paintball não está só crescendo, mais também se tornando um esporte oficial com regras e deveres.
Um abraço a todos e espero que está imagem que foi mostrada na rede globo passe despercebida por muitos e não reflita em nosso esporte :tropa:
Avatar do usuário
RINO
private
private
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Abr 2009, 17:53
Localização: Santos, SP
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por RINO »

É isso ai, vou contratar uma firma de advocacia, vou largar o trabalho, e vou dedicar minha carreira filantropica a legalizar o paintball no Brasil...

huahuahuahua....

sozinho não da, é um lindo sonho....

massssssssssssss...unindo grandes formadores de opinião aki presente.... é algo mais facil...

kanto ao ke falam do vlamir, nao o conheço pessoalmente, mas kando cheguei por aki foi a primeira pessoa a me mandar um e mail e me convidar pra conhecer o pessoal a jogar em sao paulo, e pelo pouco ke conversei vejo ke faz tudo pelo esporte, na medida do possivel..kanto a kerer uma federação, ele ta certo, se tem interesse nisso...deve ter, assim cmo eu tenho, e varios jogadores e donos de campo tem, assim como ha kem nao keira em hipotese nenhuma ke isso se legalize, pk senao perde-se o monopolio...enfim.... nao importa o ke cada um ira ganhar, o ke importa é ke o esporte ganhará e o ke todos os jogadores irão ganhar nesse país....

o ke vai acontecer kando houver regulamentação pra campos de paintball??? kando tiverem ke ser empresas com seguros pra clientes e toda uma regra de segurança e fiscalização ??? so ficarão os ke realmente tem competencia.
o ke acontece kando vc tiver 200 lojas pra peskisar preço ao inves de 2 ???
kando vc nao precisar mais comprar coisas no mercado livre, ou pelo e-bay e se sujeitar a ficar sem, e ir a uma loja e comprar seu marcador, principalmente tendos muita concorrencia pra vender????

lei da oferta e da procura....kanto maior a oferta..menor os preços...


a la revolucion compadre...

e pra comemorar isso...vou convidar a todos pra uma bacalhoada, com um bom vinho maduro tinto e degustação de vinho do porto... o ke acham ???
huahua
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por Grenader »

Bono... ®

Apenas o Vlamir... ele simplesmente colocou tudo de lado, respondeu a um chamado e aceitou o desafio !!!

Brow, conte comigo com que for necessário para esse evento beneficente acontecer, prometo que vou tentar levar muita gente e alguns moto clubes, vai ser um evento bonito, só vamos melhorar essa data para que o negócio seja de qualidade e credibilidade !!!
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por Gagliani »

Grenader escreveu:Bono... ®

Apenas o Vlamir... ele simplesmente colocou tudo de lado, respondeu a um chamado e aceitou o desafio !!!

Brow, conte comigo com que for necessário para esse evento beneficente acontecer, prometo que vou tentar levar muita gente e alguns moto clubes, vai ser um evento bonito, só vamos melhorar essa data para que o negócio seja de qualidade e credibilidade !!!

Podem contar comigo também :goodjob:
Avatar do usuário
eletrichead
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2007, 09:30
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por eletrichead »

Pra quem não viu essa palhaçada.

La pelos 7min30.
Eu ja mandei email p/ o diretor da novela (pelo menos é oq diz o site da novela) sobre isso e a falta de resposabilidade dele.
Avatar do usuário
neo-black hawks
corporal
corporal
Mensagens: 232
Registrado em: 28 Jan 2009, 10:31
Localização: Brazil - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por neo-black hawks »

Grande amigos,

eu tinha acabado de chegar em casa e nem trocado de roupa....

logo que liguei a TV, tive que presencia o "lixo" exibido pela "Tv Globo". Mas enfim, o que esperar de uma emissora dessas!? Nada.

A Globo é um lixo em tudo que faz!

Tentar algo contra a mesma, não fará diferença alguma. Não conseguimos o básico para regularização dos nosso marcadores, quanto mais bringar com a maior emissora do Brasil.

Hoje pela manhã quando vinha trabalhar, estava escutando a BANDNEWS, umas das matérias era sobre a grande necessidade de doadores de sangué e medula óssea. Escutando a mesma pensei, pq não fazer um evento de paintball tipo "Enduro" e entrar em contato com o Hemorrio da sua cidade e solicitar a presença da equipe de coleta de sangué e a medula ósseo?

Caso não saibam, o hemorrio envia uma equipe ao local para colete. se for em grande quantidade de pessoas.

Com isso, podemos fazer um evento que seja beneficiente, com reportagem (Rede Record) e ainda com cdoação de sangue.

Garanto a vocês que isso daria muita midia.

Melhor, as pessoas vão assistir uma galera que se reuni para jogar um esporte tão visto de forma marginalizado, mas que não tem nenhum marginal e ainda por cima executando diversas ações beneficientes.

Eu mesmo na minha empresa já solicitei uma equipe do Hemorrio, e eles vieram.... não tivemos um numero alto de doações (somente 32 pessoas), mas isso já contou muito!

Abraços a todos e podem contar comigo
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por FabaoBH350 »

Neo a idéia é boa, aliás excelente, e super humanitária, porém creio que o ambiente de jogo não seja apropriado pra essas coisas de agulhas e similares, sempre é muito sujo, com muita poeira e coisas microscópicas.... Não me pergunte sobre isso pois sou engenheiro...rsrsr...

Uma coisa legal seria, um kilo de alimento não perecível por partida, além do din din normal do jogo, não creio que vá fazer falta a nínguém do jogo mas ajudará muito quem não tem nada... e o time organizador fica encarregado de entregar o arrecadado em orfanatos, asilos e etc.

Nessa época em que estamaos entrando, (início de inverno), uma campanha do agasalho, com cobertores e roupas de frio seria excelente....

Nesse fim de semana tem jogo aqui em BH, vou sugerir ao pessoal pra arrecadar agasalhos, e me colocarei à disposição pra buscar e entregar em algum lugar... Acho que é por ai... :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Paintball na Novela da 8 na Globo

Mensagem por FabaoBH350 »

eletrichead escreveu:Pra quem não viu essa palhaçada.

La pelos 7min30.
Eu ja mandei email p/ o diretor da novela (pelo menos é oq diz o site da novela) sobre isso e a falta de resposabilidade dele.
Eu não tinha visto ainda, pois a última coisa no mundo que vou assistir é novela.... Mais vendo esse pedacinho ai creio que a Rede Globobo, nesse caso, é passível de punição pelo MP, (os Advogados ai se manifestem por favor)... Pois colocou a integridade física de muita gente sob sério risco de lesão corporal irreversível (tiro no olho ou ouvido por exemplo), sem o mínimo controle da situação... Aliás, a idéia era mesmo de quanto mais bagunçado melhor.....

Outro dia o SBT foi condenado, por ação do Ministério Público, a pagar 1 milhão de Reais por danos morais para aquela menininha que responde perguntas, acho que é Marisa sei lá, por ela ter chorado no palco e batido a cabeça, de leve, em uma câmera....

Desculpe não detalhar bem os fatos, mais é que prefiro sempre assistir filmes e canais de documentários.... History, Discovery, NatGeo, essas coisas.... :yessir:
Responder

Voltar para “Geral.”