RogerDiver escreveu:Fala Gagli,
No final de semana o HHirata, postou um link para esse video, eu fiz o comentário abaixo sobre ele:
O video é muito bom, posso sugerir alguns pontos para vc observar antes de tirar suas conclusões e assumir que overbore é melhor que bore match?
Observa a velocidade marcada no chrono no primeiro cano que ele usa, e observa a velocidade no ultimo cano. Por que existe essa diferença?
Observa que o cano que ele usa nao tem porting, no entanto, tem rosca para muzzle. O que vc acha que aconteceria se tivesse um muzzle ou porting nesse cano?
Discussão de referencia: viewtopic.php?f=4&t=15570
No meu tempo de colégio eu jogava volleyball, sempre fui um perna de pau para o futebol, cheguei a jogar na seleção de Guarulhos. Uma das coisas que o técnico que tomava conta do time ensinou para a gente foi algumas variações de saque, e um dos que deu mais resultado para a gente durante alguns anos foi um saque que ele chamava de flutuante, e chamava assim porque a bola não fazia uma trajetória reta, e nem a gente mesmo sabia onde ia cair a bola, por isso era importante não sacar perto das laterais da quadra.
Para conseguir esse efeito, a perfeição era bater na bola de forma que ela viajasse sem nenhuma rotação, a resistência no ar no objeto esférico fazia ela mudar de trajetória constantemente. Já no saque viagem tinhamos que bater forte na bola, e de forma que ela fosse girando pra frente, para cair o mais rapido possivel assim que passasse a rede.
Posso estar enganado, mas zero rotação na bola de paintball é o pior cenário para nós.
[]'s
Roger
Fala Roger !
Sim quando vi o video também reparei que o FPS diminui bastante com o aumento dos Bores , e isso é normal e de se esperar mesmo , porém fiquei encucado e é algo óbvio que o agrupamento a 250 FPS normalmente é melhor do que o de 290 FPS devido a menor turbulência , na minha opinião ele deveria ter cronado após cada troca de canos, por isso o teste é plausivel porém não 100% efetivo.
Porém não me surpreende pois sempre defendi o Over atravéz de testes com equipamentos e varios tipos de canos nesses últimos anos de paintball.
Bom vamos lá ver se eu consigo expor meu pensamento:
- Por que a Maioria dos canos de Qualidade no mercado possuem um tratamento interno e investem nisso ? Para diminuir o coeficiente de atrito blz ! - mas pra que? economizar AR ou diminuir o Spin ?
Nenhuma Bola de Paintball é perfeita ! isso quer dizer que o Spin pode sair para qualquer lado dependendo da posição em que a bolinha entrar no cano. Se a bola sair girando pra esquerda a bola vai pra esquerda , pra direita ela vai pra direita , pra frente ela cai , como que o Spin pode ser bom pra nós ?
Posso estar errado , mas acredito que quanto menos Spin Melhor. Nenhum cano TOP por exemplo de Speed que investem furtunas em desenvolvimentos usam nenhum sistema de Spin porque ?
Quanto a comparação com o Volei acredito que não seja a mesma coisa pelo fato de terem Massa / Peso x Area / Atrito diferentes ! Uma tem Ar outra é densa por dentro e por ai vai ...bom sou horrivel de fisica deixa pra lá
Tenho um amigo (lequinho) que tem um laboratório de balística e ainda irei lá fazer todos esses testes em um ambiente controlado e adequado para tal.
Sempre muito bom debater com você meu amigo !
Abraço