Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

zarro escreveu:Caraca, agora sim vi um vídeo com boas variáveis.. Realmente tem uma baita diferença ai.. O cano é o RAP4 raiado será?.. Esses tamanhos foram sequenciais 0,68, 068/7 e 0,69/0?..Foi isso mesmo?. Ñ estou conseguindo visualizar com perfeição aq..
Não não é !!

Quase certeza se tratar dos canos da FLASC .
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Fala Gagli,

No final de semana o HHirata, postou um link para esse video, eu fiz o comentário abaixo sobre ele:


O video é muito bom, posso sugerir alguns pontos para vc observar antes de tirar suas conclusões e assumir que overbore é melhor que bore match?

Observa a velocidade marcada no chrono no primeiro cano que ele usa, e observa a velocidade no ultimo cano. Por que existe essa diferença?

Observa que o cano que ele usa nao tem porting, no entanto, tem rosca para muzzle. O que vc acha que aconteceria se tivesse um muzzle ou porting nesse cano?

Discussão de referencia: viewtopic.php?f=4&t=15570


No meu tempo de colégio eu jogava volleyball, sempre fui um perna de pau para o futebol, cheguei a jogar na seleção de Guarulhos. Uma das coisas que o técnico que tomava conta do time ensinou para a gente foi algumas variações de saque, e um dos que deu mais resultado para a gente durante alguns anos foi um saque que ele chamava de flutuante, e chamava assim porque a bola não fazia uma trajetória reta, e nem a gente mesmo sabia onde ia cair a bola, por isso era importante não sacar perto das laterais da quadra.

Para conseguir esse efeito, a perfeição era bater na bola de forma que ela viajasse sem nenhuma rotação, a resistência no ar no objeto esférico fazia ela mudar de trajetória constantemente. Já no saque viagem tinhamos que bater forte na bola, e de forma que ela fosse girando pra frente, para cair o mais rapido possivel assim que passasse a rede.

Posso estar enganado, mas zero rotação na bola de paintball é o pior cenário para nós.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

PElo q observei, o mais largo teve melhor precisão,.. Já achava q era ao contrário, bom, também ñ sei qual era o diâmetro da bolinha..
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

RogerDiver escreveu:Fala Gagli,

No final de semana o HHirata, postou um link para esse video, eu fiz o comentário abaixo sobre ele:


O video é muito bom, posso sugerir alguns pontos para vc observar antes de tirar suas conclusões e assumir que overbore é melhor que bore match?

Observa a velocidade marcada no chrono no primeiro cano que ele usa, e observa a velocidade no ultimo cano. Por que existe essa diferença?

Observa que o cano que ele usa nao tem porting, no entanto, tem rosca para muzzle. O que vc acha que aconteceria se tivesse um muzzle ou porting nesse cano?

Discussão de referencia: viewtopic.php?f=4&t=15570


No meu tempo de colégio eu jogava volleyball, sempre fui um perna de pau para o futebol, cheguei a jogar na seleção de Guarulhos. Uma das coisas que o técnico que tomava conta do time ensinou para a gente foi algumas variações de saque, e um dos que deu mais resultado para a gente durante alguns anos foi um saque que ele chamava de flutuante, e chamava assim porque a bola não fazia uma trajetória reta, e nem a gente mesmo sabia onde ia cair a bola, por isso era importante não sacar perto das laterais da quadra.

Para conseguir esse efeito, a perfeição era bater na bola de forma que ela viajasse sem nenhuma rotação, a resistência no ar no objeto esférico fazia ela mudar de trajetória constantemente. Já no saque viagem tinhamos que bater forte na bola, e de forma que ela fosse girando pra frente, para cair o mais rapido possivel assim que passasse a rede.

Posso estar enganado, mas zero rotação na bola de paintball é o pior cenário para nós.

[]'s
Roger
Concordo.. Me lembro bem dessa variação nos saques retos "tapa seco na bola", já outros saques como vc disse ia de boa... Mas creio q o cano com ranhuras retas ñ tras tal rotação certo:?, só é para eliminar a resistência do ar dentro do cano, creio q o ideal seria o em espiral.. Correto?
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Marcos RS »

Zarro, em projeteis como os de armas de fogo a espiral do cano é fundamental para a trajetória do disparo, porém ainda não se chegou á uma conclusão definitiva quanto a sua eficiência para projeteis redondos.

Eu agora não troco meu HH por nada, mas foi um caso de amor e ódio até achar seu ponto certo.
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

Marcos RS escreveu:Zarro, em projeteis como os de armas de fogo a espiral do cano é fundamental para a trajetória do disparo, porém ainda não se chegou á uma conclusão definitiva quanto a sua eficiência para projeteis redondos.

Eu agora não troco meu HH por nada, mas foi um caso de amor e ódio até achar seu ponto certo.
Poise, essa parada eu to ligado, mas creio q levando em consideração a bola de Volley q também é esférica e ainda sim tem o efeito spim, creio q de uma melhorada.. Qual bore usa?, OU ainda ñ usa?.
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

RogerDiver escreveu:Fala Gagli,

No final de semana o HHirata, postou um link para esse video, eu fiz o comentário abaixo sobre ele:


O video é muito bom, posso sugerir alguns pontos para vc observar antes de tirar suas conclusões e assumir que overbore é melhor que bore match?

Observa a velocidade marcada no chrono no primeiro cano que ele usa, e observa a velocidade no ultimo cano. Por que existe essa diferença?

Observa que o cano que ele usa nao tem porting, no entanto, tem rosca para muzzle. O que vc acha que aconteceria se tivesse um muzzle ou porting nesse cano?

Discussão de referencia: viewtopic.php?f=4&t=15570


No meu tempo de colégio eu jogava volleyball, sempre fui um perna de pau para o futebol, cheguei a jogar na seleção de Guarulhos. Uma das coisas que o técnico que tomava conta do time ensinou para a gente foi algumas variações de saque, e um dos que deu mais resultado para a gente durante alguns anos foi um saque que ele chamava de flutuante, e chamava assim porque a bola não fazia uma trajetória reta, e nem a gente mesmo sabia onde ia cair a bola, por isso era importante não sacar perto das laterais da quadra.

Para conseguir esse efeito, a perfeição era bater na bola de forma que ela viajasse sem nenhuma rotação, a resistência no ar no objeto esférico fazia ela mudar de trajetória constantemente. Já no saque viagem tinhamos que bater forte na bola, e de forma que ela fosse girando pra frente, para cair o mais rapido possivel assim que passasse a rede.

Posso estar enganado, mas zero rotação na bola de paintball é o pior cenário para nós.

[]'s
Roger

Fala Roger !

Sim quando vi o video também reparei que o FPS diminui bastante com o aumento dos Bores , e isso é normal e de se esperar mesmo , porém fiquei encucado e é algo óbvio que o agrupamento a 250 FPS normalmente é melhor do que o de 290 FPS devido a menor turbulência , na minha opinião ele deveria ter cronado após cada troca de canos, por isso o teste é plausivel porém não 100% efetivo.

Porém não me surpreende pois sempre defendi o Over atravéz de testes com equipamentos e varios tipos de canos nesses últimos anos de paintball.

Bom vamos lá ver se eu consigo expor meu pensamento:

- Por que a Maioria dos canos de Qualidade no mercado possuem um tratamento interno e investem nisso ? Para diminuir o coeficiente de atrito blz ! - mas pra que? economizar AR ou diminuir o Spin ?

Nenhuma Bola de Paintball é perfeita ! isso quer dizer que o Spin pode sair para qualquer lado dependendo da posição em que a bolinha entrar no cano. Se a bola sair girando pra esquerda a bola vai pra esquerda , pra direita ela vai pra direita , pra frente ela cai , como que o Spin pode ser bom pra nós ?

Posso estar errado , mas acredito que quanto menos Spin Melhor. Nenhum cano TOP por exemplo de Speed que investem furtunas em desenvolvimentos usam nenhum sistema de Spin porque ?

Quanto a comparação com o Volei acredito que não seja a mesma coisa pelo fato de terem Massa / Peso x Area / Atrito diferentes ! Uma tem Ar outra é densa por dentro e por ai vai ...bom sou horrivel de fisica deixa pra lá :lol:


Tenho um amigo (lequinho) que tem um laboratório de balística e ainda irei lá fazer todos esses testes em um ambiente controlado e adequado para tal.

Sempre muito bom debater com você meu amigo !

Abraço :legal:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Você citou uma coisa que pra mim é um bom mistério, o movimento do líquido dentro da bola. Já procurei algum estudo menos teórico mas nao achei nada muito conclusivo.

Mesmo nos canos com menor atrito, deve produzir algum spin, principalmente pela costura da bola, acho que o grande lance do overbore é nao precisar de porting, se o cano tiver comprimento suficiente para a bola voltar ao formato original antes de sair do cano ela deve ter uma trajetória mais consistente, mas para ser realmente efetivo com certeza ia precisar ainda de uns ajustes de dwell, imagino que para deixar a solenóide mais tempo aberta, mas estou especulando.

As raias dos HH são para produzir backspin e sempre backspin, nao para produzir rotação como a de projetil de arma de fogo, e o objetivo é produzir o backspin com o RPM o mais consistente possível.

Eu queria mesmo era ter acesso á aquelas câmeras de alta velocidade para conseguir ver essa dinâmica toda acontecendo.

[]'s
Roger
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por nemezes »

RogerDiver escreveu:Você citou uma coisa que pra mim é um bom mistério, o movimento do líquido dentro da bola. Já procurei algum estudo menos teórico mas nao achei nada muito conclusivo.

Mesmo nos canos com menor atrito, deve produzir algum spin, principalmente pela costura da bola, acho que o grande lance do overbore é nao precisar de porting, se o cano tiver comprimento suficiente para a bola voltar ao formato original antes de sair do cano ela deve ter uma trajetória mais consistente, mas para ser realmente efetivo com certeza ia precisar ainda de uns ajustes de dwell, imagino que para deixar a solenóide mais tempo aberta, mas estou especulando.

As raias dos HH são para produzir backspin e sempre backspin, nao para produzir rotação como a de projetil de arma de fogo, e o objetivo é produzir o backspin com o RPM o mais consistente possível.

Eu queria mesmo era ter acesso á aquelas câmeras de alta velocidade para conseguir ver essa dinâmica toda acontecendo.

[]'s
Roger
Tá na mão Roger!
:yessir:




Passa ano..após ano.. eu ainda amo meu HH. =)
Estou voltando aos pouquinhos... já estou conseguindo ler o fórum..rsrs
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Fala Rapa!!!

Esses Punkworks eu acho eles meio tosco, inclusive tem um vídeo do Mike do TechPB tirando eles.

Já o vídeo feito pela HH tem uma qualidade legal, demonstra um pouco do que estamos falando.

[]'s
Rogerl
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

bom ja usei um HH e posso dizer que por enquanto foi o melhor cano que eu ja utilizei...
usava em conjunto com a Phenom e o unico problema que eu tinha com ele era em tempos de frio...
como a bolinha ficava quebradiça ela quebrava no cano quase que sempre...
mas resolvia isso trocando o cano por um JJ em tempos de frio...
confesso que com o HH o tiro ia mais longe e mais preciso...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
bidu168
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 593
Registrado em: 07 Dez 2009, 15:01
Federado: FPESP #81
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por bidu168 »

Acho que pra terms um comparativo mais eficaz, deveriamos primeiramente pegar canos de diferentes marcas, mas com as mesmas medidas no bore e ai fazer um comparativo o pq um e melhor que o outro, acho que esta seria o tira teima.
Avatar do usuário
bidu168
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 593
Registrado em: 07 Dez 2009, 15:01
Federado: FPESP #81
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por bidu168 »

Complementando....
Como tinha fabricado alguns canos usando canos de msm diametro 0.693 ou do mesmo pedaco de cano para o meu TM7, onde ja saiu da usina com um acabamento muito bom sem precisar fazer polimento, o que reparei em relacao aos tamanhos dos canos de 5",10",15":

O cano curto de 5" atira muito, um pouco barulhento em relacao ao original, e houve uma economia de ar, por ter que diminuir de fps, excelente pra CQB. 100% de mobili//
O cano medio de 10" atira ainda mais, com uma distancia um pouco maior, menos barulhento, mas tive que aumentar o ar pra chegar no mesmo fps do curto, e horrivel pra CQB por ter 50% de mobili//.
O cano longo de 15" atira com mais precisao, ainda menos barulhento, mas tive que aumentar ainda mais pra chegar no mesmo fps do medio, e se o medio era horrivel no CQB, imagina o de 15", 0% de mobili//.

Conclusao: Todo marcador precisa de uma certa polegada pra atingir a sua maxima eficacia, nem muito curto, nem muito longo e um certo diametro interno pra ter folga, independente de ser riflado espiral ou reto.
O meu intuito e na verdade poder intercalar os canos usando apenas uma rosca padrao pra todos, sem precisar ter varios canos.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por nemezes »

Respondendo ao Galego (Gagliane):

P: Posso estar errado , mas acredito que quanto menos Spin Melhor. Nenhum cano TOP por exemplo de Speed que investem furtunas em desenvolvimentos usam nenhum sistema de Spin porque ?

R: Porque o tipo de jogo é diferente. Os campos de airball tem 50 metros de fundo, porém, no brake, isto cai pela metade (25 metros) com os fronts (cobra e doritos), todo o cano com alma lisa tem queda (de egos a dms/nts) o jogo é sempre em um plano e o confronto é direto e progressivo sempre...sempre a distância diminui...e na verdade, entre precisão e agrupamento, o item mais importante é o agrupamento no airball. Ademais, a queda da bola é muito importante no airball, e ela serve para eliminar o jogador na snake e para os backs, a queda ajuda a fazer a linha (o Shower) entre os bunkers mais baixos, lembrando que sempre se tem um plano no jogo. A queda também é importante para pegar os jogadores no rush...fazendo superman ou slides...e outra, usar bolas com qualidade mediana no speed é proibitivo e se ve muitoo efeito de bolas "loucas" no speed em função da alma lisa.

Já no cenário/ra, vc pode atirar de baixo para cima e de cima para baixo, e em distâncias maiores. Precisa de um tiro mais retilíneo em campo aberto o vento é muito maior e em prédios existem correntes de ar. Mais sustentabilidade no voou da bola, te oferece menos compensação e, ao contrário do Airball, a precisão é muito mais importante que o agrupamento. A bola com efeito de spin atravessa o mato muito mais facilmente que em canos com almas lisas, e consegue trabalhar melhor com a resistência do ar em diferentes ângulos de tiro. Se uma bola é torta, um cano riflado força ela a rodar em uma direção conforme o riflado, por isso que se regula entre 275/280 fps... isto diminui a força do arrasto de uma bola torta dentro do cano e isso gera o spin sem estourar a bola... o spin ajuda na sustentação da bola no ar por mais tempo, te dando mais precisão e diminuindo o efeito da bola louca.

Eu vou fazer um video (não sei quando!) em campo aberto com uma ego 11 vs uma tm15 com HH a 50 metros. Eu consigo ver esta diferença dos 25 metros claramente nas duas, e quero compartilhar isto com vcs. Existem muitos mitos com relação a precisão dos marcadores de speed...na verdade, falamos de jogos diferentes, e cada equipamento é pensado para cada modalidade.
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

nemezes escreveu:Respondendo ao Galego (Gagliane):


Eu vou fazer um video (não sei quando!) em campo aberto com uma ego 11 vs uma tm15 com HH a 50 metros. Eu consigo ver esta diferença dos 25 metros claramente nas duas, e quero compartilhar isto com vcs. Existem muitos mitos com relação a precisão dos marcadores de speed...na verdade, falamos de jogos diferentes, e cada equipamento é pensado para cada modalidade.

Opa, tamo ai na espera.. :drink:
Responder

Voltar para “Acessórios.”