Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

O "Tiro cego".

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por PANDILUS »

Tiro cego pra mim significa impericia, imprudência, falta de respeito, ausência de honra.

Ninguém tem direito de expôr outros jogadores ao perigo, no caso do tiro cego acho muito fácil ser evitado basta orientação :fair: .
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por nemezes »

Boa Vlama! Gostei do artigo!

Bem, "tiro cego" é uma atitude antidesportiva e insegura como já falaram. E pior que isso, a pessoa deixa de apreender diversar coisas, por exemplo:

- Não sabe o que é ângulo de tiro e aquisição de alvo. O famoso "fatiar";
- Não aprende fundamentos simples como: Snap Shoot e Quick Pic;
- Não aprende que se alguém sabe sua localização (e não estiver na vantagem), a melhor coisa a fazer é sair dali;
- Não aprende que só se atira, se puder ver o seu alvo; Se atirar, só vai confirmar sua localização.
- Não entende que "tiro de cobertura" serve para dominar seu oponente, para buscar um angulo melhor ou se deslocar;
- Não sabe trabalhar em equipe, pois, "tiro cego" acontece quando o jogador está acuado e sozinho, e isto denota falta de trabalho em equipe.
- Não sabe o significado da palavra "flankear".
- Não aprende a ter autocontrole e rapidez de pensamento.

Em fim, as vezes é melhor colocar na balança o que se perde fazendo isso: você perde experiência. Na boa, paintball não é uma situação real, eu vou pro campo para tomar tiro mesmo, e apreender com cada tiro que eu tomo. Se vc sai de casa pra jogar paintball é inevitável, vai tomar bolada...não pense que vc é ninja, ou o neo do matrix.. e só se aprende a jogar, depois que tomou muito tiro... não pense que vai ser diferente. E tomar um tiro, e sair, não é desonra nenhuma, é aprendizado. No paintaball, vc pode errar quantas vezes tiver que errar para aprender, na vida real não, é UMA vez só...por isso vou ter que falar de medo.

Medo é um instinto básico de auto-preservação, muitas pessoas tem crise de pânico em campo. Tem pessoas que realmente tem medo de serem acertadas (literalmente congelam), outras ficam extremamente adrenadas e deixam de pensar... e estes as vezes são os grandes motivos do "tiro cego" existir...mas o que eu posso dizer é que vc jogando paintball... não precisa ter medo.... paintball foi feito para praticar pois, no máximo que vc vai sair lesionado é com um beliscão no corpo se seguir as regras de segurança.

Se fosse real, não seria paintball, seria Chumboll... as pessoas iriam em uma loja e comprariam espingardas de chumbinho para jogar... só que no chumboll não tem como praticar... os jogadores desistem da modalidade muito rapidamente (rsrsrs)...

Brincadeiras a parte, isto é uma fase que todo o iniciante tem, estes tem que se orientar, e mostrar que não é assim que se joga, porêmmm, para os que já passaram da fase de inciante... pelo amor de deus... toma vergonha na cara e joga direito! :grin:

E pra quem viu Karatê KId..lembre da frase do Senhor Miyagi.

“-Não existe problema algum em perder para o seu inimigo. O errado é perder para o seu próprio medo…” :horse:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Eu vou expor um pouco das regras que usamos no AS sobre o tiro cego...

Nos jogos de Airsoft, nós só disparamos por aberturas ou janelas, que permitam aos nossos adversários ter algum poder de reação caso sejam alvejados, normalmente, dizemos aos novatos no briefing: "só atire de aberturas ou janela, em que vc julgue suficiente para trepassar o seu corpo caso queira atravessar tal abertura!" Essa solução nos poupa do stress de ser alvejado e não ter a chance de revidar devidamente.

Voltando ao paintball...

Uma vez me perguntaram durante um briefing que eu e o leco pássavamos aos novatos no D22: "Ué, já cansei de ver videos de soldados e policiais atirando dessa maneira, pq no RA não pode?" A minha resposta no dia, e a resposta que eu sempre dou é o seguinte, armas de fogo, a partir do moento em que são disparadas, visam imobilizar o seu alvo, seja por ferimento grave ou por ferimento letal, ou seja, óbito. No paintball não procuramos ferir ninguém, e uma atitude covarde como o tiro cego, já feriu várias pessoas!

No meu prmeiro jogo de paintball, eu fui alvejado por diversas vezes a menos de 2 metros na cabeça. O babaca que aproveitou o momento em que eu subia uma escada, colocou o marcador para fora da parede que se abrigava e disparou mais de 20 vezes, eu quase desmaiei na hora, e sofri vários cortes leves no alto da cabeça. Já levei tiro na mão a 30 cm e fiquei 1 semana sem fechar a mão direito e etc.

Essa história de tiro cego é que nem highlander, sempre vai ter, considero balela, pois só permanecerão no nosso meio enquanto dermos espaço para eles! No dia em que a rapaziada parar de passar a mão na cabeça de marmanjo e criar aqui no fórum um tópico dizendo: "Fulano não entra mais nos nossos jogos/treinos pq ele não tem honra!!!" duvido que esse estado de "não 'se' e sim 'quando' vai acontecer" vai prevalecer por muito tempo.

abs a todos
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Zaca »

Tiro cego e imprudencia e impericia total da pessoa, alem da covardia aplicada!
concordo na criação de uma black list!! :legal:

Apoio sua ideia :legal: ...
Legionnaire_RJ escreveu:Essa história de tiro cego é que nem highlander, sempre vai ter, considero balela, pois só permanecerão no nosso meio enquanto dermos espaço para eles! No dia em que a rapaziada parar de passar a mão na cabeça de marmanjo e criar aqui no fórum um tópico dizendo: "Fulano não entra mais nos nossos jogos/treinos pq ele não tem honra!!!"
tem que haver uma black list e expor esses marmanjos, se eles forem banidos dos jogos da galera, dificilmente alguem fará isso denovo!
Avatar do usuário
Billy_BR
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 801
Registrado em: 05 Jan 2011, 09:27
Federado: 1069

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Billy_BR »

Sempre encarei o "Tiro Cego" um ato de desespero, por muitas vezes dava risada de deixa pra lá, nem reclamava...

Até acontecer comigo.

Em um ato de desespero um jogador colocou o marcador por cima de um banker de madeira e atirou duas vezes, sendo que uma foi com o marcador encostado na minha cabeça (fiquei com "galo" na cabeça).

A organização tenta, explica do breefing, avisa, mostra exemplo, os ranges ficam atentos, mas sempre acontece... E uma parcela de culpa é "nossa" (os jogadores) pois muitas vezes que acontece isso, tem outro jogador ao lado ou perto, acredito que não seja "obrigação" mas todos devem fiscalizar outros jogadores mesmo que seja do mesmo time.
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Edgard »

Pra mim o tiro cego é quando não se olha o alvo enquanto atira.

Outra coisa que abomino é quando a pessoa fica atrás de uma tela atirando...os outro veem vc, gastam bolinha e tempo atoa, acho que estao acertando e o cara simplesmente não sai e na verdade demoramo a ver que tem uma tela protegendo o figura!
Acho que este tipo de possibilidade deve ser eliminada de todo e qualquer campo/jogo.
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Ices_br »

Edgard escreveu:Pra mim o tiro cego é quando não se olha o alvo enquanto atira.

Outra coisa que abomino é quando a pessoa fica atrás de uma tela atirando...os outro veem vc, gastam bolinha e tempo atoa, acho que estao acertando e o cara simplesmente não sai e na verdade demoramo a ver que tem uma tela protegendo o figura!
Acho que este tipo de possibilidade deve ser eliminada de todo e qualquer campo/jogo.
Então ne edigar, o que o pessoal não entende é que tela em campo de paintball e parede!!!

Vc numca deve olhar por ela e sim tirar a cara pra ver e atirar!!!!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Edgard »

Ices_br escreveu:
Edgard escreveu:Pra mim o tiro cego é quando não se olha o alvo enquanto atira.

Outra coisa que abomino é quando a pessoa fica atrás de uma tela atirando...os outro veem vc, gastam bolinha e tempo atoa, acho que estao acertando e o cara simplesmente não sai e na verdade demoramo a ver que tem uma tela protegendo o figura!
Acho que este tipo de possibilidade deve ser eliminada de todo e qualquer campo/jogo.
Então ne edigar, o que o pessoal não entende é que tela em campo de paintball e parede!!!

Vc numca deve olhar por ela e sim tirar a cara pra ver e atirar!!!!

Com certeza, más gera muita confusão até porque só se vê a tela depois de estar mais perto e ai já foi tiro pacas...rs e gera muita confusão. Acho que não deveria usar, assim evita muito problema. Acho que tela só nas extremidades de campo e áreas de segurança, na area de jogo sou contra, porque acho que facilita o anti jogo.
Avatar do usuário
Marcio23
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 566
Registrado em: 07 Jan 2009, 17:19
Federado: FPERJ - #0106
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Marcio23 »

Esse topic é muito bom.. Ja vi varios videos aqui no forum .. nego dando tiro cego ate coletivamente... Chego ate me tremer de pavor quando eu vejo umas coisas dessas... otimo conversa...

[]s
Avatar do usuário
AlexCastilho
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Out 2008, 17:25

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por AlexCastilho »

A grande amioria aqui abomina o tiro cego. Eu mesmo não gosto mas entendo que faz parte do comportamento de defesa do ser humano.....muito veteranos conscientes e que não particam o tiro cego ou hora ou outra se traem e cometem a infração.

Uns a favor....outros contra. Mas a grande pergunta permenece no ar: O que fazer???

1. Avisar no briefing (o que não tem sido suficiente);
2. Fiscalizar através dos rangers (nao tem sido eficiente mesmo porque num jogo de cenário a figura do ranger é meramente, na maioria da vezes, de orientar);
3. Faz parte do comportamento instintivo de defesa;~
4. Interpretar no calor do jogo o que é tiro cego e o que não é....e como jogadas e terceiros sao prejudicados com esta situacao.

Bom esses são os problemas.....quais as sugestôes práticas?????

Minha sugestãao: SIMPLES......tiro na arma elimina o jogador, considera-se o equipamento completo como extensão do corpo. Sem discussão. Colocou o marcador para fora e levou tiro??? Fica para o proximo jogo.

Mas e no R.A.??? Se o nome é real action.....e de deato deve ser real action.....me parece que se vc loevar um tiro de 7,62 ou 556 no meio da sua arma, fazendo mira ou apenas apoiada no seu peito... acho que vc ficaria "meio" fora de combate. Ou não???

Sem contar aqueles que enchem a arma com red dot, lanterna, rip clip e quando vc troca tiro com o cara a aram dele esta pingando (ainda que nao seja tiro cego) e ele segue em jogo....Convenhamos amigos.....isso não tem o menor sentido.
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Santos »

Lei de Gerson - O cara só quer ter vantagem.
Tiro cego pra mim é inconsebivel em um jogo de adultos.
Ninguém é moleque.
Portanto Tiro cego = oportunismo e sacanagem.
Ponto!!!!!
:legal:

Ótimo tópico Vlamir.
Avatar do usuário
Billy_BR
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 801
Registrado em: 05 Jan 2011, 09:27
Federado: 1069

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Billy_BR »

A eliminação com tiro no marcador vai forçar o uso de lowder tactico para diminuir o tamanho do marcador.

Menos bolinhas
Menos tiro cego
Mais ação

Jogo totalmente tactico!!

Se quiser ver se tem alguem vai ter que "botar a cara".

APROVADO!!

Onde assino???
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por PANDILUS »

Eu sou totalmente favorável quanto a eliminação do operador quanto tiver seu marcador alvejado.

Isso me fará ter muito mais prudência na movimentação.

A partir de hoje eu vou me policiar e sair do jogo quando acertarem meu marcador, mesmo não sendo regra do campo. Auto punição pelo relaxo em ter deixado o oponente me marcar :sux: .

Onde assino 2
wilfredparker
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 613
Registrado em: 10 Out 2008, 19:18

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por wilfredparker »

Bom dia .....

Tanto tiro cego como highlanders teremos por um longo tempo, porem cabe a cada um aqui dono de campo, membro de time e diretor da FPESP trabalhar na conscientização dos jogadores.
Tiro Cego é uma violencia descabida! Tem que mostrar para este jogador que existem inumeros fatores de risco como
- Alvejar alguem a queima roupa
- Overshot
- Alvejar Rangers
- Fogo Amigo

Concordo com todos aqui referente a esta questão e agradeço ao assunto ser levantado, isto deu uma ideia ao Mega Jogo!

Placas com uma campanha de não permitido o Tiro Cego ... vou ver se pensamos algo meio engraçado.

E espero que cada um daqui possa levar aos seus campos. times e federações os conselhos escritos aqui.
Obrigado pela discussão seria e saudavel !!!
Aqui quem ganha somos nós!!!

Will
Avatar do usuário
Carlos_valle
major
major
Mensagens: 1584
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:39
Localização: São Paulo - Capital

Re: O "Tiro cego".

Mensagem por Carlos_valle »

Eu fico feliz, muito feliz, por ler as opiniões dos jogadores veteranos ae. Lindos posts!
Eu acredito que cada um na sua área de influência deve coibir esse tipo de atitude seja qual for a modalidade que esteja jogando. A gente que tem mais tempo no esporte e um grau de consciência desenvolvido através dos anos de prática podemos nos esquecer como funciona a cabeça de um novato. Então podemos e devemos pegar na mãozinha e ensinar a escrever direito, com generosidade e clareza. O cara chegou hoje pra jogar a primeira vez? Traz ele junto de vc no campo, pra ele copiar direito, aprender com o modelo correto. Passa 3 jogos e ele tá 70% adestrado. Aí é técnica e refino. A maldade, a má intenção, não sobreviverá num ambiente saudável.
Responder

Voltar para “Geral.”