WPaim escreveu:Parabens cara, ficou muito bom.
Landoc, o que seria esse "sensor" que vc falou? fala mais dele
O sensor ótico é o que permite que o motor funcione apenas quando se atira, ou seja, ao dar um tiro a bolinha que saiu deixa um espaço vago que deixa passar luz. Esta luz captada pelo sensor liga o motor, que coloca outra bolinha no lugar da que saiu interrompendo a luz e desligando o motor novamente, é como no sistema eye de alguns loaders comerciais. Para este circuito utilizei um LDR (sensor de luz resistivo), um LED branco de lanterna xing ling, um transistor BC337, um relé de um modem queimado que eu tinha (sucata), e uns resistores para polarização do transistor. Este efeito da para se ver bem no video de tiro a tiro, quando o motor só gira depois de um tiro.
Apesar de eu ter utilizado um LDR, poderia ser também utilizado um fotosensor infravermelho por exemplo, só que neste caso o led teria que ser também de infra vermelho, o mesmo que tem nos controles remotos de TV. Eu recomendo neste caso o LDR mesmo, porque fica dentro do cano que leva as bolinhas e não sofre influencia de luz externa. Quanto à velocidade de operação do LDR neste caso é mais que suficiente.
Já tentei swit de fim de curso (interruptor mecanico), swit magnética, etc, mas o que deu melhor resultado foi o LDR mesmo.
Para concluir, a função do sensor é garantir que o motor não funcione enquanto não se atira, pois isso iria esmagar as bolinhas. O motor é ligado apenas quando uma bolinha desce para o marcador.
Outra coisa que achei bem interessante é que o motor do aromatizador de ambiente possui uma economia ótima, usei muito e está com as mesmas pilhas até agora.
Para os que não estão familiarizados com eletronica, diga para aquele seu primo maluco (técnico ou engenheiro eletronico) que precisa ligar um motor DC chaveando com um LDR, um BC337 e um relé de 5V, isso deve ajudar.
Bem espero ter ajudado... Qualquer outra dúvida é só avisar.