Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Tudo sobre marcadores e partes internas.
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por BCRick »

Fabão, o foda é que tem o negócio do cano.
Se for com o cano original, a TM7 gasta comparativamente menos gás que a TM15, que tem que mandar a bolinha por um cano de 14" e cheio de porting.
Obrigado pela ajuda, se alguém usar especificamente um cilindro de 13ci, pode falar também pra gente comparar se só calculando proporcionalmente a um cilindro maior dá certo.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

Alessandro Gagliani escreveu:Uso um cilindro de 56/4500 e a minha faz 280 disparos com 1000 psi ..qual tamanho do seu cilindro Fabão ??
13 ci Gagli, mais de 4 vezes menor que o seu.. ehehhe foi pra responder a dúvida do BCRick...
Mas tem o lance da pressão tbém, o seu cilindro, com a mesma pressão do meu, certamente vai dar muito mais disparos, teoricamente 4 vezes mais...

Mas eu acho que enganei com o número :oops: , agora me veio na memória aqui que foi na casa dos 170 disparos.... :mrgreen: Mas mesmo assim tá bom demais, com 2500 a 300 psi consigo jogar uma missão tranquilamente... :legal:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

BCRick escreveu:Fabão, o foda é que tem o negócio do cano.
Se for com o cano original, a TM7 gasta comparativamente menos gás que a TM15, que tem que mandar a bolinha por um cano de 14" e cheio de porting.
Obrigado pela ajuda, se alguém usar especificamente um cilindro de 13ci, pode falar também pra gente comparar se só calculando proporcionalmente a um cilindro maior dá certo.

BCRick, salvo minha ignorância no assunto, o volume de ar gasto por disparo vai ser sempre o mesmo, independente com comprimento do cano, pois o que regula esse volume é a válvula solenóide, desde que vc não mexa na regulagem da marcadora, ou ela esteja com defeito, esse volume não vai mudar.... Tanto um cano de 20 cm ou 20 m.... :legal: :legal: :legal:
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por BCRick »

Não é bem assim cara, porque tem o negócio da cronagem.
Numa mesma velocidade, você necessita de mais propelente pra mandar a bolinha por um cano maior.
Por isso que fiz a ressalva do cano original da TM7, porque pode ser que com outro cano a diferença diminua, mas mesmo assim a diferença de tiros não é tão grande, talvez você daria uns 15 ou 20 tiros a menos usando uma TM15 com esse mesmo tanto de gás.
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por BCRick »

Ah Fabão nem vi que você tinha comentado qua um de 13ci.
Porra, 170 disparos com 1800 psi, com uns 2800psi então, pra mim que jogo com 100 bolinhas no loader por round, dá tranquilo, num dia longo de jogo eu precisaria encher no máximo umas duas vezes, e isso se gastar muita bolinha.
Só fica a dúvida agora pelo fato de que um de 48/3000 de alumínio da Ninja é 10 dólares mais barato.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

Como diria o JAck, vamos por partes, acho que vc tá meio que confundindo as coisas.... ou não tá entendo bem o funcionamento do equipamento..

BCRick escreveu:Não é bem assim cara, porque tem o negócio da cronagem.
O "negócio da cronagem" é justamente a regulagem que eu falei ali pra cima, se vc mudar a velocidade do disparo, lógico que aumenta o volume de gás utilizado
BCRick escreveu:Numa mesma velocidade, você necessita de mais propelente pra mandar a bolinha por um cano maior.
Veja bem, vc precisa de uma maior quantidade de propelente em um cano maior SE, e somente se, vc quiser mandar a bolinha até a mesma distância que vc mandou com o cano menor. Pq é lógico, o cano maior oferece mais resitência para a bolinha, MAS, se vc não fizer essa regulagem, a marcadora não faz isso sozinha, as eletrônicas, vão utilizar sempre o mesmo volume de gás, se vc colocar um cano menor a bolinha vai à maiores distâncias, se vc usar um cano maior elas irão à menores distâncias.
BCRick escreveu:Por isso que fiz a ressalva do cano original da TM7, porque pode ser que com outro cano a diferença diminua, mas mesmo assim a diferença de tiros não é tão grande, talvez você daria uns 15 ou 20 tiros a menos usando uma TM15 com esse mesmo tanto de gás.
Não, a mudança do tipo de cano não altera o consumo do volume de propelente nas eletrônicas, e na verdade nem nas mecânicas.
Repetindo: Se vc quiser atingir a mesma distância (60 m, por exemplo) do disparo de um cano de 10" com um cano de 16" vc vai precisar de mais gáz sim, MAS, vc tem que pegar uma chave e mudar a regulagem... Senão o volume de gás consumido continuará sendo o mesmo, independente do tamanho do cano e a bolinha atingirá um distância menor....

:legal:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

BCRick escreveu:Ah Fabão nem vi que você tinha comentado qua um de 13ci.
Porra, 170 disparos com 1800 psi, com uns 2800psi então, pra mim que jogo com 100 bolinhas no loader por round, dá tranquilo, num dia longo de jogo eu precisaria encher no máximo umas duas vezes, e isso se gastar muita bolinha.
Só fica a dúvida agora pelo fato de que um de 48/3000 de alumínio da Ninja é 10 dólares mais barato.
Eu escolhi um desses pelo peso, 425 gramas, contra 1,5 do de 48ci, sem falar que, com esse de 13ci, vc não precisa mais do Remote, com isso, aqui no Brasil vc economiza R$ 140,00... heehehhe
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por BCRick »

O negócio é que eu assumo que, sendo uma mini por dentro, arma que eu conheço e por isso a inferência, provavelmente a sua TM7 e a TM15 do Gagliani estavam numa regulagem de velocidade parecida e tendem a não sofrer grandes variações nesse aspecto, portanto é provável que o consumo de gás do Gagliani fosse maior.
Não concordo sobre o item de alcançar a mesma distância. Se você vai atirar por um cano maior, a bolinha sofre mais arrasto, portanto pra ela sair com 280fps da ponta do cano, ela usa um volume x de gás. Se você atira por um cano menor, pra bolinha sair com os mesmos 280fps da ponta do cano, ela vai precisar de menos gás, já que não vai ter que enfrentar a mesma quantidade de arrasto dentro do cano, é como se comparativamente você cronasse a arma que está com o cano maior a um nível 5 de "passagem de gás" e a arma com o cano menor a um nível 3. Se você trocar de canos e for checar a cronagem, é fácil ver que a tendência é que se você cronou a uma determinada velocidade com o cano maior, ao colocar o cano menor, a bolinha vai estar saindo mais rápida.
E sobre o tipo de cano, ele altera sim o consumo de gás, não em proporões absurdas, mas altera.
É só lembrar que quanto mais cedo começa o porting no cano, mais cedo você perde gás que é usado pra fazer o disparo. É um bom recurso pra conseguir menos barulho, e é exatamente nesse sentido que é usado na TM15. Como a TM15 tem porting desde o começo, pra poder fazer bom uso das câmaras no handguard, ela exige mais propelente por disparo que a TM7, que se bem me lembro só tem porting no final do cano. Outro teste fácil de fazer, só pegar dois canos de mesmo comprimento, um de progressive smart parts(só tem porting no 1/4 final do cano) e original da TM15, por exemplo. A tendência geral é de que, se você só trocar os canos sem mudar cronagem, o smarts parts mande a bolinha com maior velocidade que o original TM15, já que ele "retém" mais gás.
Mas claro, são diferenças muito pequenas e talvez imperceptíveis pela própria variação causada pelo regulador. Só me preocupei com essas coisas porque, pra um cilindro tão pequeno, uma diferença de 20 disparos poderia ser o limite entre eu comprá-lo ou não, nada que seja importante usando remote num 70/4500.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por nemezes »

BCRick..+/- brother... a quantidade exata de pressão é feita pelo regulador... de fábrica é 200psi..o consumo de AR neste caso, é independente do cilindro ou cano nas Tms...canos afetam a saída final sim..em FPS..mas não em autônomia..é um pouquinho diferente do que vc está pensando...

Independentemente do cilindro ser de alta ou baixa...vão sair somente 200 psi por disparo:

1 - Disparo
2 - DIminui a tensão da mola do regulador
3 - Enche 200 psi
4 - Aumenta a tensão da mola do regulador
4 - O poppet abre
5 - Solta o ar
6 - Enche de 200 psi (ou completa..depende do crono)
7 - Loop

... a velocidade (ou seja mais pressão) se dá através válvula/parafuso de crono.. que aperta ou afroxa a mola que gera tensão do poppet ... e isso na prática diminui ou aumenta a quantidade de psi liberada pela exposição de HPA dentro da câmara do bolt..quanto mais tensionada mola..menos pressão...quanto menos tensionada.. o poppet ficará mais tempo aberto..mais pressão você terá (mais FPS) ...mais nunca passará de de 200 psi....

Conclusão... o máximo de crono que as TMs chega é 200 psi (valor de fábrica, mas pode ser regulado para mais ou menos) ..e este limite é ditado pelo regulador. ....logo..com relação a consumo, se os dois modelos estiverem reguladas da mesma forma (crono e psi)..o consumo é o mesmo... é a mesma mini por dentro, não existe diferença nisso....

Agora falando de autonômia de disparo...vai depender do tamanho do cilindro claro...mas, uma coisa a salientar, é que existe um continha ai destes 200 psi e a tensão do poppet (voltas no parafuso de crono)... isto é para forçar a barra para as Tms não passarem de 300 fps...e se chegarem a 350 +.. o poppet não abre e a pressão sai pela válvula de emergência (embaixo do regulador)... dai, deve ser feito o reset do regulador.. :legal:
Avatar do usuário
GUKM
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 618
Registrado em: 13 Out 2008, 21:57

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por GUKM »

Galera

Alguem pode postar uma foto do marcador aberto?

preciso ver como fica organizado a fiação interna.
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Gagliani »

Mais ou menos Bro

Por exemplo ...se eu cronar meu marcador a 250 FPS e vc cronar o seu a 300 FPS não teremos o mesmo consumo independente se a pressão interna de trabalho (200 psi ) é a mesma , com certeza você irá gastar mais pois vc está usando mais ar para o disparo .

Concordo com o BCrick , canos maiores gastam mais gás sim !! e canos abertos mais ainda !!
Um exemplo disso : minha TM-15 tava cronada em 260 FPS coloquei o ripclip e tive que tapar os ports do cano ...na hora ela subiu para 280 Fps , precisei regular para descer para 260 Fps resumindo estou usando menos ar para atingir a mesma velocidade de disparo .260 FPS

canos Grandes fora o arrasto possui uma coluna de Ar ( na frente da Bolinha) maior para ser empurrada para fora do cano , portanto se precisa de uma quantidade maior de propelente para o disparo do que um cano menor ...isso é fato !!

Portanto sou da Opinião do Rick...a diferença final no consumo é bem pequena porém existe !! :legal:
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Ices_br »

Alessandro Gagliani escreveu:Mais ou menos Bro

Por exemplo ...se eu cronar meu marcador a 250 FPS e vc cronar o seu a 300 FPS não teremos o mesmo consumo independente se a pressão interna de trabalho (200 psi ) é a mesma , com certeza você irá gastar mais pois vc está usando mais ar para o disparo .

Concordo com o BCrick , canos maiores gastam mais gás sim !! e canos abertos mais ainda !!
Um exemplo disso : minha TM-15 tava cronada em 260 FPS coloquei o ripclip e tive que tapar os ports do cano ...na hora ela subiu para 280 Fps , precisei regular para descer para 260 Fps resumindo estou usando menos ar para atingir a mesma velocidade de disparo .260 FPS

canos Grandes fora o arrasto possui uma coluna de Ar ( na frente da Bolinha) maior para ser empurrada para fora do cano , portanto se precisa de uma quantidade maior de propelente para o disparo do que um cano menor ...isso é fato !!

Portanto sou da Opinião do Rick...a diferença final no consumo é bem pequena porém existe !! :legal:
Perfeita explicação Gagliani!!!!
Explicação fisicamente perfeita tb kkkkk!!!! :goodjob: :goodjob: porém :goodjob: :goodjob:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

Gagli... eu acho que existem duas coisas diferentes sendo discutidas.... até levando o post pra um off topic danado....

Canos maiores, precisam de mais ar sim, mas, o simples fato de vc trocar um cano menor por um maior, não fará sua marcadora, por si só, começar a gastar mais ar, ela continuará com o mesmo consumo, até que vc mude a regulagem.... :legal: Foi o que eu falei, e pelo que eu entendi, foi o que o Nemezes descreveu tbém....

Vamo que vamos....
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Gagliani »

FabaoBH350 escreveu:Gagli... eu acho que existem duas coisas diferentes sendo discutidas.... até levando o post pra um off topic danado....

Canos maiores, precisam de mais ar sim, mas, o simples fato de vc trocar um cano menor por um maior, não fará sua marcadora, por si só, começar a gastar mais ar, ela continuará com o mesmo consumo, até que vc mude a regulagem.... :legal: Foi o que eu falei, e pelo que eu entendi, foi o que o Nemezes descreveu tbém....

Vamo que vamos....

Ai sim Fabão , porém você terá uma velocidade de disparo menor :legal: :legal:

Bom vamos voltar ao tópico então !!
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Arrigow »

Fiz umas comprinhas pra minha hj.

1 Fin do Hammerhead rosca Cocker bore .688
1 M16 Snaggle Tooth Muzzle
2 pack Special Ops Paintball 9v battery
1 Rip Clip Adapter by FLASC

Logo mais Hammerhead, Rip Clip e Eotech 551, não quero nem ver a máquina. Agora é só esperar sair uma placa de upgrade "real full auto" da APE e nada mais! :m16:
Responder

Voltar para “Marcadores.”