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[FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
[FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
Durante o combate, muitas vezes, o simples fato de se avistar um alvo faz com que o atirador queira imediatamente abatê-lo, antes mesmo que sua presença se torne um risco real.
Contudo, essa prática pode implicar na eliminação de jogadores aliados, o que comumente é chamado de “fogo amigo”. Do inglês Friendly fire surgiu a expressão eufêmica utilizada no meio militar que ilustra ataques entre aliados. Pode-se citar o exemplo dos Pracinhas (Soldados brasileiros da II Guerra Mundial) que, por possuirem uniformes parecidos com os dos alemães, eram abatidos com frequência por aliados, devido ao despreparo do governo brasileiro em analisar os uniformes inimigos.
No paintball não é diferente. Vira e volta, alguém reclama que "morreu" de fogo amigo. Ruim para aquele que é eliminado, pois tem que abandonar a partida; péssimo para aquele que cometeu erro tão grosseiro, pois atesta sua completa ineficiência em campo.
Em cenários como favelas e outras edificações, onde é comum o jogador bater de frente com o oponente, o tempo de disparo é muito curto, pois a reação do adversário pode antever a do atirador. O que fazer nessas situações? Atuar com frieza e rapidez. Apesar da dificuldade, o atirador deve deixar a adrenalina de lado e manter a calma na hora de realizar o disparo. Agindo de maneira diferente, poderá comprometer seriamente sua equipe.
Ao identificar o alvo, deve-se fazer uma rápida leitura do mesmo. Esta leitura consiste em captar sinais que identifiquem o oponente, como vestimenta, braçadeiras, equipamentos etc... Se o atirador percebe que ainda não foi notado pelo suposto inimigo, vale a pena estudar ainda mais os movimentos do alvo, checando seu deslocamento em campo e as informações que envia a outros jogadores. Muitas vezes pode se identificar um aliado e não um oponente.
Com a prática reinterada desta “leitura”, o jogador passa a interpretar o alvo de forma cada vez mais rápida. Em situações onde o oponente subitamente aparece para o atirador, ainda assim ele consegue fazer o reconhecimento adequado, com um tempo de resposta menor, mas nunca deixa de fazê-lo.
O objetivo deste artigo foi o de alertar nossos jogadores contra essa prática cada vez mais constante, tendo em vista os frequentes acontecimentos de “fogo amigo” em nossos jogos.
É preciso controlar a tensão e trabalhar a percepção no jogo.
Texto: Brandão Freire do Paintball Bahia
Abcs!
Contudo, essa prática pode implicar na eliminação de jogadores aliados, o que comumente é chamado de “fogo amigo”. Do inglês Friendly fire surgiu a expressão eufêmica utilizada no meio militar que ilustra ataques entre aliados. Pode-se citar o exemplo dos Pracinhas (Soldados brasileiros da II Guerra Mundial) que, por possuirem uniformes parecidos com os dos alemães, eram abatidos com frequência por aliados, devido ao despreparo do governo brasileiro em analisar os uniformes inimigos.
No paintball não é diferente. Vira e volta, alguém reclama que "morreu" de fogo amigo. Ruim para aquele que é eliminado, pois tem que abandonar a partida; péssimo para aquele que cometeu erro tão grosseiro, pois atesta sua completa ineficiência em campo.
Em cenários como favelas e outras edificações, onde é comum o jogador bater de frente com o oponente, o tempo de disparo é muito curto, pois a reação do adversário pode antever a do atirador. O que fazer nessas situações? Atuar com frieza e rapidez. Apesar da dificuldade, o atirador deve deixar a adrenalina de lado e manter a calma na hora de realizar o disparo. Agindo de maneira diferente, poderá comprometer seriamente sua equipe.
Ao identificar o alvo, deve-se fazer uma rápida leitura do mesmo. Esta leitura consiste em captar sinais que identifiquem o oponente, como vestimenta, braçadeiras, equipamentos etc... Se o atirador percebe que ainda não foi notado pelo suposto inimigo, vale a pena estudar ainda mais os movimentos do alvo, checando seu deslocamento em campo e as informações que envia a outros jogadores. Muitas vezes pode se identificar um aliado e não um oponente.
Com a prática reinterada desta “leitura”, o jogador passa a interpretar o alvo de forma cada vez mais rápida. Em situações onde o oponente subitamente aparece para o atirador, ainda assim ele consegue fazer o reconhecimento adequado, com um tempo de resposta menor, mas nunca deixa de fazê-lo.
O objetivo deste artigo foi o de alertar nossos jogadores contra essa prática cada vez mais constante, tendo em vista os frequentes acontecimentos de “fogo amigo” em nossos jogos.
É preciso controlar a tensão e trabalhar a percepção no jogo.
Texto: Brandão Freire do Paintball Bahia
Abcs!
Editado pela última vez por FPERJ em 01 Set 2009, 10:20, em um total de 2 vezes.
Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
Boa Tarde,
Acredito que o fogo amigo também pode ser a falta de um plano de atuação ou até mesmo uma má formação de entrada tática. Em grande partes dos casos o fogo amigo,vem do jogador iniciante,pois,por ser ainda imaturo no jogo,deixa a sua adrenalina tomar conta e aí já viu né rs rs rs rs rs rs rs . Em muitos casos eu peço que os iniciantes fiquem proximos de jogadores mais experientes,para que assim minimizem ao máximo tal erro. E para mim resumo um bom jogo em 3 partes:
1 - Plano extratégico;
2 - Atenção;
3 - comunicação.
Desde já deixo um abraço e sempre estou à disposição.
Acredito que o fogo amigo também pode ser a falta de um plano de atuação ou até mesmo uma má formação de entrada tática. Em grande partes dos casos o fogo amigo,vem do jogador iniciante,pois,por ser ainda imaturo no jogo,deixa a sua adrenalina tomar conta e aí já viu né rs rs rs rs rs rs rs . Em muitos casos eu peço que os iniciantes fiquem proximos de jogadores mais experientes,para que assim minimizem ao máximo tal erro. E para mim resumo um bom jogo em 3 partes:
1 - Plano extratégico;
2 - Atenção;
3 - comunicação.
Desde já deixo um abraço e sempre estou à disposição.
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- sergeant
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Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
É o famoso 2s,analisa e atira,senão vira alvo! claro que tem que ter muito treino,mas com o tempo se pega a manha.
Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
So uma coisa ... vamos dar a Cesar , o que é de Cesar !
O texto é de Brandão Freire do Paintball Bahia !
http://www.paintballbahia.com/index.php ... #yvComment
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- FabaoBH350
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Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
Nós temos algumas táticas pra evitar isso, sempre combinado antes do início, tipo:
Soma 8: Vc grita 3, se o camarada gritar 5 é amigo.
Orgânico/não orgânico: Vc grita mesa, o camarada grita gato.
E por ai vai, da pra criar várias formas de identificação assim....
Se o cara não responder, aheuahueha ... Ou não é amigo, ou vacilou no Briefing..... heheh
Soma 8: Vc grita 3, se o camarada gritar 5 é amigo.
Orgânico/não orgânico: Vc grita mesa, o camarada grita gato.
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- Roger
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Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk usando esta regra o cara tem que se desligar do mundo e focar muito na senha e contra senha. Já fizemos isto diversas vezes só que uma vez esqueci a contra senha...advinha!!!FabaoBH350 escreveu:Nós temos algumas táticas pra evitar isso, sempre combinado antes do início, tipo:
Soma 8: Vc grita 3, se o camarada gritar 5 é amigo.
Orgânico/não orgânico: Vc grita mesa, o camarada grita gato.
E por ai vai, da pra criar várias formas de identificação assim....
Se o cara não responder, aheuahueha ... Ou não é amigo, ou vacilou no Briefing..... heheh
no Roger
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Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
Pior é quando vc diz a contra senha e nego mesmo assim te fuzila, ou quando ele dá a senha e uma rajada em seguida huahauhua
Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
A reportagem é tão boa e foi recebida por email de um colaborador, que esquecemos da fonte. De qualquer forma, crédito comprovado e concedido! Parabéns ao Brandão e Parabéns ao Paintball da Bahia!leleco escreveu:So uma coisa ... vamos dar a Cesar , o que é de Cesar !
O texto é de Brandão Freire do Paintball Bahia !
http://www.paintballbahia.com/index.php ... #yvComment
Abcs!
Re: [FPERJ] Dica do dia: Fogo Amigo ...
Já vi isso !!!! hahahahahahahahahaaRoger escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk usando esta regra o cara tem que se desligar do mundo e focar muito na senha e contra senha. Já fizemos isto diversas vezes só que uma vez esqueci a contra senha...advinha!!!FabaoBH350 escreveu:Nós temos algumas táticas pra evitar isso, sempre combinado antes do início, tipo:
Soma 8: Vc grita 3, se o camarada gritar 5 é amigo.
Orgânico/não orgânico: Vc grita mesa, o camarada grita gato.
E por ai vai, da pra criar várias formas de identificação assim....
Se o cara não responder, aheuahueha ... Ou não é amigo, ou vacilou no Briefing..... heheh
no Roger
A parte engraçada é que não podia nem reclamar com o cara que atirou !!!!
hahahahahahahahahahaa