Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

O diz a legislação sobre a liberação dos marcadores.
Avatar do usuário
fgia
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Fev 2009, 14:18
Localização: São Paulo

Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fgia »

Para quem precisar, estou anexando um link para abaixar a nova CII (Certificado Internacional de Importação) e para saber as instruções e preenchimento da GRU( Guia de Recolhimento da União).

NOVA CII DOWNLOAD - Atualização em 09 Set 09
http://www.4shared.com/account/dir/1517 ... tml?rnd=75

Para se preencher a CII é preciso saber com antecedência:
FRENTE
1- EXPORTADOR (Nome, endereço, telefone e fax): Antes de mais nada vc precisa identificar alguma loja nos EUA, por exemplo, e colocar o nome, endereço, telefone e fax da loja nesse campo.
2- DESCRIÇÃO DA MERCADORIA: Coloque o nome em Português e em Inglês do que vc quer importar. Ex: Marcador de Paintball Tippmann A5 /Tippmann A5 Paintball Marker. Tome cuidado com os termos, não use nunca a palavra simulacro.
3-QUANTIDADE E VALOR: Coloque aqui as quantidades e o valor total.
VERSO
1- REQUERIMENTO: Colocar apenas o nome, nacionalidade, CPF e RG e o pais de procedencia do marcador. NOTA: Deixar em branco o nº de controle e o Grupo.
2- DADOS COMPLEMENTARES A - Colocar CR para CAC ou para Lojistas. Se a importação for para uso proprio e em pessoa física colocar: Pessoa Física - Não possuo Certificado de Registro (CR).
3- DADOS COMPLEMENTARES B - PJ: Endereço de onde ficarão estocadas os marcadores (lembrem-se que o deposito deverá estar apostilado no CR). PF: Endereço residencial.
4- DADOS COMPLEMENTARES C - PJ: Comércio. PF: Laser / Diversão
5- DADOS COMPLEMENTARES D - PJ e PF: Definitivo.
6- DADOS COMPLEMENTARES E - Equipamento para jogos de ação.

SFPC/2 - Se for em São Paulo. para outros Estados visite: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... 2&Itemid=3

7 - Ex: primeira. segunda, etc...

Não esquecer de assinar os 2 lados. Também é precios imprimir a segunda parte no verso da primeira. Não esqueçam, será aceito apenas páginas frente e verso. Sempre entregue 3 vias da CII.

GRU

Instruções como preencher a GRU PF e PJ: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... &Itemid=40
Preenchimento online da GRU: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br ... imples.asp

NOTA: Sugiro sempre darem entrada na Região Militar com uma cópia de tudo para ser protocolada. Ela é a prova que vc entregou os documentos no SFPC da sua Região.
Editado pela última vez por fgia em 10 Set 2009, 15:17, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por Roger »

Muito bom Franco!

Pessoal mais moleza que isto não tem.

Só uma ressalva na nota do Franco, que hoje as CII devem ser enviadas para a SFPC de sua região e não mais diretamente para o DFPC.

Quem der entrada na CII não deixe de comentar neste tópico o resultado.

:legal:
Avatar do usuário
neo-black hawks
corporal
corporal
Mensagens: 232
Registrado em: 28 Jan 2009, 10:31
Localização: Brazil - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por neo-black hawks »

Vlw Franco!

Execelente contribuição!

Vou preparar a minha!

Abraços
fidel
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2009, 16:08

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fidel »

Caro Franco,

acho que tem quase 2 meses atrás entrei em contato com voce por e-mail e voce muito atencioso me passou o formulário e ainda se ofereceu a me ajudar no preenchimento do mesmo caso houvesse duvidas.

Pois bem, eu preenchi o formulário todo e de acordo com o que voce especificou. Hoje, fui no Palacio Duque de Caxias, aqui no Centro, RJ.
Fui no setor do SFPC e no atendimento me disseram que este pedido não seria aprovado e que seria necessário eu obter um CR para tal. Por mais que eu tenha preenchido no formulário que se tratava de um MARCADOR de paintball e não um SIMULACRO. Entao, voltei atrás e nao enviei o pedido ainda. Preferi vir aqui tirar esta dúvida.

Afinal, é ou não é permitido? Voce me garante que é possivel, sendo uma pessoa do ramo de armas alias confio bastante na sua palavra e experiencia. No entando, o funcionario do SFPC me diz que não será aprovado. E agora?

Realmente é um processo trabalhoso compreender a mecanica da importação de Marcadores de paintball. No entando, garanto que se eu conseguir conforme te disse por e-mail, farei o possível para disseminar a informação para que as pessoas possam adquirir seus marcadores a preços honestos diferente dos preços praticados no Brasil, onde um marcador usado ou novo disputam o mesmo preço inflacionados em torno de 400 a 500% do custo de um mesmo lá fora.

Abraços!
Avatar do usuário
fgia
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Fev 2009, 14:18
Localização: São Paulo

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fgia »

Caro Fidel,

Se seu objetivo é trazer o marcador para uso próprio e não para revender, vc realmente não precisa de CR.

Infelizmente, na SFPC/1 do Rio, o pessoal não interpreta assim. Portanto te aconselho voltar na SFPC e conversar com o responsável e pedir a ele que entre em contato com o Ten Cel Marsíglia na DFPC, pois foi o mesmo que informou que o CR é necessário apenas para quem quer importar marcadores para venda, ou seja, um CR com atividade de Importação e Comércio. Que não é seu caso.

Te sugiro também ligar ao Cel Marsíglia e conversar com ele para que ele te confirme isso por telefone e informe como proceder. Pode fale que eu te passei as informações.

Tel e maiores detalhes: http://www.dfpc.eb.mil.br

Abraços e boa sorte!
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por AsdEspada »

Fidel,

Cada região militar tem um SFPC, o do Rio (1aRM, SFPC/1), aqui em São Paulo SFPC/2, todos os CII's passam pelo respectivo SFPC da região e depois vão para Brasilia (DFPC).

Infelizmente, embora exista uma "legislação única", me parece que cada SFPC tem lidado com a questão de maneira distinta. Pelo menos aqui no SFPC/2 a informação é exatamente como o Franco informou. Eu estive pessoalmente algumas semana atrás e conversei com o pessoal e seria necessário apenas CII.

Agora, vejo a situação por outros angulos, precisa saber se o CII não será "liberado", pois o SFPC/1 não dará prosseguimento, ou eles já sabem que ao chegar em Brasilia o DFPC irá indeferir (acho dificil, pois normalmente, a ida para Brasilia, seria apenas formalização, por isso que comentei que cada SFPC tem lidado com a situação de forma distinta).

Mas se já sabem que será barrado em Brasilia, então a coisa pode dificultar inclusive para quem já pediu CII para coprar marcador aqui em SP. Outra coisa é se o pessoal no SFPC/1 já está levando em conta que todo marcador de paintball é simulacro...daí ferrou de vez...e provavelmente...algumas pessoas fizeram o preenchimento colocando simulacro e com o crescimento dos pedidos e consequentemente a quantidade de CII's, já ligaram uma coisa com a outra... :cry:
Mas seria bom vc tentar esclarecer com o SFPC/1 a razão por trás do inderimento. Boa Sorte! :yessir:
fidel
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2009, 16:08

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fidel »

Franco e AsdEspada, agradeço demais a resposta de voces!

Farei o procedimento indicado pelo Franco. Esqueci de mencionar que na breve conversa com o atendente do SFPC o mesmo de antemao me disse "SIMULACRO nao esta sendo aprovado hein!". No entando, tomei o cuidado de dizer que nao se tratava de simulacro e sim um MARCADOR de paintball e o mesmo me respondeu prontamente "Pois é! Simulacro nao sera aceito". No momento, tive uma ligeira impressao de que ele poderia desconhecer a diferença e/ou categorias mas preferi nao prolongar.

Vou em primeiro contato tentar falar com um responsavel pelo SFPC/RJ. E caso eu nao consiga elucidar a situacao vou munido deste contato de Brasilia se me permite, Franco, e vou pedir para o responsavel entrar em contato enquanto eu aguardo no local. Desta forma, será mais prático e mais esclarecedor para ambos. Tanto para o SFPC/RJ quanto eu.

Tambem vou perguntar se o pedido pode ser barrado em primeira instancia, ou seja, direto aqui no SFPC do RJ ou se eles apenas encaminham para Brasilia e lá seria aprovado ou nao.

O atendente de lá me passou um telefone de uma pessoa, Sgt. Tulio, para me esclarecer esta duvida pois insisti um pouco que o que eu queria trazer nao era um simulacro. No entanto, deixei o telefone no papelzinho la na minha mesa do trabalho :lol: .

Entao, devo ligar para o Sgt. Tulio primeiro amanha de manha visto que hoje tentei a tarde toda e dava ocupado. Acho que por questoes de "incomodo", prefiro incomodar primeiro um Sargento a um Coronel :grin:

Caso a resposta seja negativa, na hora do almoco dou um pulo la no SFPC e mato a questao de uma vez por todas. Sim, minha intencao é importar um unico marcador e para uso proprio. Escolhi até o Tp A5 por nao ser muito semelhante a uma arma quanto o X7 por exemplo ou até mesmo uma BT.

Mais uma vez, grato a voces pelos esclarecimentos! Postarei as novidades aqui.
Abraços!
Avatar do usuário
fgia
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Fev 2009, 14:18
Localização: São Paulo

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fgia »

fidel escreveu:Franco e AsdEspada, agradeço demais a resposta de voces!

Farei o procedimento indicado pelo Franco. Esqueci de mencionar que na breve conversa com o atendente do SFPC o mesmo de antemao me disse "SIMULACRO nao esta sendo aprovado hein!". No entando, tomei o cuidado de dizer que nao se tratava de simulacro e sim um MARCADOR de paintball e o mesmo me respondeu prontamente "Pois é! Simulacro nao sera aceito". No momento, tive uma ligeira impressao de que ele poderia desconhecer a diferença e/ou categorias mas preferi nao prolongar.

Vou em primeiro contato tentar falar com um responsavel pelo SFPC/RJ. E caso eu nao consiga elucidar a situacao vou munido deste contato de Brasilia se me permite, Franco, e vou pedir para o responsavel entrar em contato enquanto eu aguardo no local. Desta forma, será mais prático e mais esclarecedor para ambos. Tanto para o SFPC/RJ quanto eu.

Tambem vou perguntar se o pedido pode ser barrado em primeira instancia, ou seja, direto aqui no SFPC do RJ ou se eles apenas encaminham para Brasilia e lá seria aprovado ou nao.

O atendente de lá me passou um telefone de uma pessoa, Sgt. Tulio, para me esclarecer esta duvida pois insisti um pouco que o que eu queria trazer nao era um simulacro. No entanto, deixei o telefone no papelzinho la na minha mesa do trabalho :lol: .

Entao, devo ligar para o Sgt. Tulio primeiro amanha de manha visto que hoje tentei a tarde toda e dava ocupado. Acho que por questoes de "incomodo", prefiro incomodar primeiro um Sargento a um Coronel :grin:

Caso a resposta seja negativa, na hora do almoco dou um pulo la no SFPC e mato a questao de uma vez por todas. Sim, minha intencao é importar um unico marcador e para uso proprio. Escolhi até o Tp A5 por nao ser muito semelhante a uma arma quanto o X7 por exemplo ou até mesmo uma BT.

Mais uma vez, grato a voces pelos esclarecimentos! Postarei as novidades aqui.
Abraços!
Novamente, nunca fale em simulacro, todo simulacro será negado.

Fale em marcador de tinta , marcador the paintball.

Boa sorte!
fidel
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2009, 16:08

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fidel »

Nobres,

nao consegui ir la. Meu dia hoje foi bastante ocupado com reunioes improdutivas. Mas esse topico ainda vai virar referencia. Postarei as infos aqui assim que as tiver em maos, sem duvida 8)

Fidel.
RUSSOops
sergeant
sergeant
Mensagens: 387
Registrado em: 12 Dez 2007, 10:03
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por RUSSOops »

Fidel,se quem te atendeu foi o SGT aurelio ou o Soldado,não adianta nada,eles alem de ignorantes,não sabem nada sobre o assunto,são apenas robos automatizados para te entregar um papel,ja pre-impresso com o que você precisa para tirar o CR.

Não consegui falar com o superior deles,pois não se encontrava no local.

vamos entender um pouco as leis que estão em vigor sobre o paintball.

existem varios tipos de CR:
CR especial(pessoa juridica):para quem quer vender produtos controlados.
CR de atirador(pessoa fisica):é o nosso caso,este temos a possibilidade de tirar a GTE ou GT.
CR de caçador(pessoa fisica):não é nosso caso
CR de colecionador(pessoa fisica):não é nosso caso tb,pois este so da direito de você ter o marcador ou arma de fogo em casa.
TR(pessoa juridica):este serve para vc fabricar armas ou marcadores e etc...
GTE:serve para podermos tranportar o marcador ou arma,da nossa casa ao campo ou estande de tiro. validade de 1 ano
GT:tambem serve pra o transporte,mais tem validade so para aquele evento,campeonato etc...

para termos tudo legalizado nos conformes,temos que tirar CR de atirador,isso não tem o que discutir,esta na lei.

hoje em dia temos a duvida se é simulacro ou não,a lei é clara paintball e airsoft são hoje consideradas armas de pressão de uso permitido,tanto o marcador como a munição.
veja bem,não quer dizer que sendo de uso permitido,o exercito não controla ok.

simulacro,são aquelas armas de plastico coloridas(azul e vermelha) e que não tem como efetuar nenhum disparo,são utilizadas em treinamento especifico para tal,ou seja,paintball e airsoft tem capacidade para tiro,seja de bolinhas de plastico ou de tinta.

obs:tanto faz ser marcador de speed,cenario,airsoft ou chumbinho,todos teremos que tirar CR de ATIRADOR,ou esperar sair um portaria nova que nos exclua desta obrigação.

espero ter esclarecido algumas duvidas.
RUSSOops
sergeant
sergeant
Mensagens: 387
Registrado em: 12 Dez 2007, 10:03
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por RUSSOops »

Fidel,se quem te atendeu foi o SGT aurelio ou o Soldado,não adianta nada,eles alem de ignorantes,não sabem nada sobre o assunto,são apenas robos automatizados para te entregar um papel,ja pre-impresso com o que você precisa para tirar o CR.

Não consegui falar com o superior deles,pois não se encontrava no local.

vamos entender um pouco as leis que estão em vigor sobre o paintball.

existem varios tipos de CR:
CR especial(pessoa juridica):para quem quer vender produtos controlados.
CR de atirador(pessoa fisica):é o nosso caso,este temos a possibilidade de tirar a GTE ou GT.
CR de caçador(pessoa fisica):não é nosso caso
CR de colecionador(pessoa fisica):não é nosso caso tb,pois este so da direito de você ter o marcador ou arma de fogo em casa.
TR(pessoa juridica):este serve para vc fabricar armas ou marcadores e etc...
GTE:serve para podermos tranportar o marcador ou arma,da nossa casa ao campo ou estande de tiro. validade de 1 ano
GT:tambem serve pra o transporte,mais tem validade so para aquele evento,campeonato etc...

para termos tudo legalizado nos conformes,temos que tirar CR de atirador,isso não tem o que discutir,esta na lei.

hoje em dia temos a duvida se é simulacro ou não,a lei é clara paintball e airsoft são hoje consideradas armas de pressão de uso permitido,tanto o marcador como a munição.
veja bem,não quer dizer que sendo de uso permitido,o exercito não controla ok.

simulacro,são aquelas armas de plastico coloridas(azul e vermelha) e que não tem como efetuar nenhum disparo,são utilizadas em treinamento especifico para tal,ou seja,paintball e airsoft tem capacidade para tiro,seja de bolinhas de plastico ou de tinta.

obs:tanto faz ser marcador de speed,cenario,airsoft ou chumbinho,todos teremos que tirar CR de ATIRADOR,ou esperar sair um portaria nova que nos exclua desta obrigação.

espero ter esclarecido algumas duvidas.
BDAVID
Recruit
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:36

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por BDAVID »

E aí fidel, conseguiu?

Conta pra nós, também estou em busca de comprar meu marcador... Estou começando agora...

Aproveito e pergunto: eu comprando diretamente numa loja americana, ao chegar no Brasil o produto vai ser retido pela Receita, certo? Eu vou ser notificado desse fato?

E mais, tendo o CII, ao retirar o produto, ele será taxado em 60% como um produto normal? Qual seria a forma de conseguir trazer sem que ele seja taxado?

Abraços,

Bruno David
Avatar do usuário
fgia
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Fev 2009, 14:18
Localização: São Paulo

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fgia »

BDAVID escreveu:E aí fidel, conseguiu?

Conta pra nós, também estou em busca de comprar meu marcador... Estou começando agora...

Aproveito e pergunto: eu comprando diretamente numa loja americana, ao chegar no Brasil o produto vai ser retido pela Receita, certo? Eu vou ser notificado desse fato?

E mais, tendo o CII, ao retirar o produto, ele será taxado em 60% como um produto normal? Qual seria a forma de conseguir trazer sem que ele seja taxado?

Abraços,

Bruno David
Bruno,
Basta tirar a CII. Lembre-se de preencher corretamente conforme explicado no início do tópico.
Sempre fale (e escreva) em marcador de paintball. NUNCA ESCREVA SIMULACRO.
Quanto aos impostos, traga o marcador com vc. Vc tem direito de 500 dolares sem impostos.
Trabalho com armas de fogo e tenho varios conhecidos que fazem o mesmo processo com armas de fogo. 100% garantido.
Espere ter te ajudado.
Abraços,
Franco
Avatar do usuário
Laercio
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2009, 12:50

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por Laercio »

Fgia, ótimas informações, parabéns!

Estou de viagem marcada, e já tento a algum tempo consseguir informações reais sobre o processo de importação. Trabalho em uma cia aérea, e lá temos alguns instrutores da área de Security que estão me ajudando. Mas suas informações estão muito detalhadas, obrigado pela postagem.

Sou de São paulo, existe algum tel ou pessoa do SFPC 2 onde eu possa tirar as dúvidas restantes?
Se eu estiver abaixo da cota de US 500, precisarei apresentar meu marcador à alfândega? Não se esqueça, que existe aquela ficha de entrada no país, e lá, se não me engano, tem arma de fogo ou pressão.

Você sabe quanto tempo leva para ser aprovada esta CII?
Avatar do usuário
fgia
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Fev 2009, 14:18
Localização: São Paulo

Re: Nova CII em MS-Word e Preenchimento Online GRU

Mensagem por fgia »

Laercio escreveu:Fgia, ótimas informações, parabéns!

Estou de viagem marcada, e já tento a algum tempo consseguir informações reais sobre o processo de importação. Trabalho em uma cia aérea, e lá temos alguns instrutores da área de Security que estão me ajudando. Mas suas informações estão muito detalhadas, obrigado pela postagem.

Sou de São paulo, existe algum tel ou pessoa do SFPC 2 onde eu possa tirar as dúvidas restantes?
Se eu estiver abaixo da cota de US 500, precisarei apresentar meu marcador à alfândega? Não se esqueça, que existe aquela ficha de entrada no país, e lá, se não me engano, tem arma de fogo ou pressão.

Você sabe quanto tempo leva para ser aprovada esta CII?
Cara a CII pode demorar até 1 mes.
Ligue na SFPC/2 em Sampa e fale com o Ten Cel Veiga. Ele é gente boa.

SÃO PAULO
SFPC/2 – Cmdo 2º RM
Av. Sgt Mario Kozel Filho, 222 – Paraíso
CEP: 04005-903
Fone: (11) 3888-5546/Fax: 3888-5465
Trancado

Voltar para “Liberação dos marcadores”