Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
Rillian
private
private
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:32
Localização: Brasília - DF

Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Rillian »

Olá Pessoal,

Sou novo no fórum e estou me interessando cada dia mais por PB. Hoje jogarei pela primeira vez PB, vou a um campo comercial aqui no DF. To pesquisando para adquirir um Marcador, e me indicaram, aqui no fórum, o Smart Parts SP1, que me pareceu indicado para jogar Cenário. Mas em Brasília pelo que me pareceu ainda não são realizados muitos jogos de PB Cenário/Woods, portanto se eu adquirir um marcador "direcionado" ao ambiente de Cenário terei problemas ao jogar em campos comerciais comuns?

Pelo que vi dos campos do DF, eles devem ter mais ou menos 100mx50m, alguns até menores.

Existe essa diferenciação explícita de Marcadores para Cenário e Marcadores para Speed?
Se eu adquirir um SP1, terei problemas para jogar Speed?
Esse marcador Sp1 é muito potente para um jogo em espaços pequenos? Há o risco de machucar outros jogadores utilizando esse Marcador num jogo de Speed?

Um abraço.

Avatar do usuário
laurenceij
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 471
Registrado em: 21 Dez 2007, 13:48
Localização: Santa Rita do Sapucaí-MG / São Paulo

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por laurenceij »

Grande Rillian! Primeiramente, bem vindo ao mundo do Paintball!

Bom, sobre os marcadores, a grosso modo podemos dizer que a única coisa que diferencia um marcador para jogar Speed e um marcador para jogar Cenário é a estética do mesmo. Não se preocupe se o marcador "é forte demais para speed" ou coisas desse tipo, pois todos marcadores tem regulagem de velocidade. Atirando a 200 ou 250 fps você estará na média dos marcadores usados em campos comerciais pelo Brasil (os campos sérios verificam as velocidades dos marcadores antes dos jogos, inclusive marcadores particulares).

Um detalhe é o seguinte: Marcadores de Speed geralmente são marcadores que atiram muitas bolinhas por segundo, tem tecnologia superior aos de Cenário (com algumas excessões vide SP1, SP8...) porem eles são mais coloridos (dificil de esconder num jogo de cenário) e em alguns casos mais frágeis. Marcadores de Cenário são mais parecidos com armas reais, existem várias possibilidades de customização nessa linha (inclusive com lanternas, miras do tipo luneta ou red dot, etc...) e geralmente são mais robustos e mais lentos, uma vez que no Cenário os jogadores utilizam menos bolinhas e não há necessidade de atirar 483 bolinhas por segundo... rsrs

Resumindo, você pode jogar Cenário com marcador de Speed e jogar Speed com marcador de Cenário. O que vai mandar mesmo é o seu gosto.


Abraços e bons jogos! :fair:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Grenader »

Comlementando o que o Laurence lhe informou: em Brasilia é comum o pessoal jogar cenário com marcadores de speed.

A SP1 tem as partes internas da Vibe, que é um marcaodr de speed e a SP8 tem as partes internas da Ion que também é um marcador de speed, alem dessas tem a TM7 cujo mecanismo é da Mini. Basicamente a grande diferença do speed e do cenário quanto aos marcadores são: tecnologia, cor, peso e custo. Com o mesmo valor que voce adquire um marcador top para speed, voce adquire um marcador top de cenário e ainda TODO o equipamento e indumentário.

Para speed:
:arrow: Marcador top de Speed - DM8, EGO8, Infamus, Shocker: R$ 3.500,00
:arrow: Loader eletronico: R$ 500,00
:arrow: Cilindro HPA: R$ 850,00
:arrow: Jersey: R$ 250,00
:arrow: Calça: R$ 300,00
:arrow: Total: R$ 5.400,00

Para cenário:
:arrow: Marcador top - SP8, X7, TM7: R$ 1.500,00 (SP1 R$ 850,00 e é top)
:arrow: Loader gravitacional: R$ 50,00
:arrow: Cilindro CO2: R$ 350,00
:arrow: Farda completa: R$ 200,00
:arrow: Coturno Guatelar: R$ 400,00 (esse é um dos mais caros)
:arrow: Colete: R$ 250,00
:arrow: Remote: R$ 150,00
:arrow: Total: R$ 2.900,00

Esses são valores médios de equipamentos top para ambas as categorias, claro que voce pode encontrar equipamentos mais baratos, esses exemplo são apenas para comparação de custo médio.

Definitivamente nada impede voce de jogar cenário com equipamento de speed e vice versa, na minha opinião, no cenário o speed leva desvantagem quanto a mimetismo com o ambitente, assim como o cenário leva certa desvantagem na cadencia de tiro, mas isso não é verdade absoluta.
Avatar do usuário
Rillian
private
private
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:32
Localização: Brasília - DF

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Rillian »

Caramba,

laurenceij e Grenader,

Caramba vocês conseguiram sintetizar tudo o que eu precisava saber. Agora acho que já tenho bem em mente quais equips vou adquirir.

Ficou apenas uma dúvida: Grenader, você falou que é comum o pessoal jogar cenário em Brasília... Tem o contato desse pessoal?? Queria conhecê-los e assistir um jogo (talvez até participar logo).

Valeu... Abraços.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Roger »

off-topic
Grenader escreveu:
:arrow: Marcador top - SP8, X7, TM7: R$ 1.500,00 (SP1 R$ 850,00 e é top)
SP8 marcador top???? Só você mesmo Alex!!! hauhauhauhauhuah :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Roger »

O Marco_ABP que as vezes passa por aqui é de Brasilia e pode te informar alguma coisa a respeito.

Só um detalhe, antes de comprar qualquer equipamento procure se informar legal sobre cada um e se possível experimente. Se você optar por jogar speed e tiver com uma SP1 na mão e os demais com shocker, ego, angel, etc.. você vai ficar nervoso!!

Ela é boa mas não se compara com marcadores top de speed.

Bate um papo com o Marco_ABP por mensagem privada que ele pode te ajudar.

:legal:
Avatar do usuário
Rillian
private
private
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:32
Localização: Brasília - DF

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Rillian »

Opa... Beleza Rogers.

Valeu a dica. Po minha intenção é jogar Cenário... me amarro em simulações militares. Achei Speed legal também, vou jogar hoje para ver como é. Minha dúvida maior era se por exemplo eu comprasse um Marcador próprio para Cenário e só pudesse jogar Speed em Brasília. Mas como informaram que tem uma galera que joga Cenário por aqui, vou me dedicar a esse ambiente. :yessir:

Mais pra frente pretendo participar dos eventos que o pessoal anuncia aqui no fórum também. :D

Eu conversei com um cara que trabalha em um PB Comercial aqui em Brasília, e ele me falou que com um Marcador como a SP1 eu teria de ficar mais atrás, cantando a posição dos adversários e metendo bolinha neles, para proteger os companheiros que fazem o rush.

Abraços!!

PS: Com que frequência vocês realizam os eventos de Cenário em ES e SP? RJ e MG também acontece?
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por BCRick »

Seguinte, eu sou de Brasília e jogo com a ABP.
O presidente da ABP, o Marco, joga já há mais de 15 anos e sempre organizou os jogos aqui.
No geral, entre nós, há uma preferência por marcadores de speed mesmo, porque não adianta, a performance deles é infinitamente melhor que os marcadores mais comuns de cenário. Agora, o que foi falado sobre preço não é a nossa realidade, nenhum de nós gastou 5.400 reais em equipamento não, se for pra realmente ter equipamento high end PRA JOGAR SPEED, e comprando tudo novo e em loja aqui no Brasil, você vai gastar mais ou menos isso mesmo, mas os marcadores de speed que a gente usa não são os mais high end, eu mesmo tenho uma ego etek que comprei usada e gastei 1000 reais, uma ion é um ótimo marcador tb, por exemplo. Claro que eu tive um gasto com cilindro de ar e loader, mas a meu ver, o cilindro de ar é um investimento mesmo pra usar com uma tipp98, ou seja, o único gasto realmente maior que eu tenho em relação a um cara que compra os equipamentos mais normais pra cenário/woods é o loader. Além disso, há o fato que a gente se ajuda nessas compras, geralmente compra junto e tal de fora, eu mesmo paguei 500 reais num crossfire 70/4500 e 250 num reloader B, então quanto a gasto, não é lá tão maior.
Agora, não há o mínimo problema de você jogar com uma sp1, uma tipp ou o que vc quiser pra jogar com a gente não, tem gente com A5 com mod de m16, tem gente com x7, tem gente com tiberius e com rap4 ram50(o cara jogou com um em cada mão, muito massa), eu mesmo tinha uma A5, porém por questão de eu achar que um eletrônico me daria mais agilidade e teria uma melhor performance, além de eu querer me aventurar no speed mais pra frente, eu troquei, mas assim que tiver dinheiro compro um "simulacro" pra poder variar.
Esse mês o Marco viajou, então a gente só jogou um final de semana, mas ele deve voltar semana que vem, aí é só me dar um toque que eu passo o contato e vc pode jogar com a gente com o equipo alugado da ABP se ainda não tiver comprado seu material.
Ah, e detalhe que esqueci de falar, o que falam sobre os marcadores de speed chamarem atenção é no mínimo questionável, claro que se eu tenho uma ego8 sl8r branca ela vai chamar atenção, mas nenhum de nós tem marcador chamativo, a maioria é preto como qualquer tipp ou mesmo sp1, os únicos que não são pretos são uma mini e uma pmr verdes, que se for ver mesmo se esconde mais do que qualquer tipp preta, por exemplo.
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Grenader »

Boa explanação BCRick !!!

Rillian, agora voce está apresentado as pessoas certas em BSB, tenho certeza que o pessoal vai te ajudar.
Avatar do usuário
Bonilla
private
private
Mensagens: 26
Registrado em: 07 Dez 2008, 15:54

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Bonilla »

Rillian escreveu:Opa... Beleza Rogers.

Valeu a dica. Po minha intenção é jogar Cenário... me amarro em simulações militares. Achei Speed legal também, vou jogar hoje para ver como é. Minha dúvida maior era se por exemplo eu comprasse um Marcador próprio para Cenário e só pudesse jogar Speed em Brasília. Mas como informaram que tem uma galera que joga Cenário por aqui, vou me dedicar a esse ambiente. :yessir:

Mais pra frente pretendo participar dos eventos que o pessoal anuncia aqui no fórum também. :D

Eu conversei com um cara que trabalha em um PB Comercial aqui em Brasília, e ele me falou que com um Marcador como a SP1 eu teria de ficar mais atrás, cantando a posição dos adversários e metendo bolinha neles, para proteger os companheiros que fazem o rush.

Abraços!!

PS: Com que frequência vocês realizam os eventos de Cenário em ES e SP? RJ e MG também acontece?
E aí Rillian, sou do RS e jogo cenário, mas o campo que mais jogo é um grande `pequeno`campo de cenário, ou seja, a estrutura toda é como se fosse de speed, pois é num campo de 120x40 mais ou menos, cheios de obstaculos de proteçao e com um dique (morrinho) no meio do campo, o que o transforma em dois campos em um, e tudo isso no meio de muita vegetaçao. Primeiramente comprei uma TP A-5 e um cano tamanho médio pra grande, um J&J 14, com bom alcance e ótima precisao, mas o marcador era lento sem os Ups tecnológicos (RT ou Egrip) e grande demais pro meu tipo de jogo onde jogo pra frente,avançando e indo pro combate. Cada vez que me posicionava era uma dificuldade reagir de forma ágil com um marcador tão grande, mas ele é excelente e muitos se adaptaram bem a qualquer estilo de jogo com ela. Então resolvi investir em uma Sp1, que é leve, pequena e ágil. Atira bem pra caramba até com o cano que vem de fábrica com ótimo alcance e precisão e uma cadencia de tiros bem boa pro estilo cenário. Se a necessidade é customizar o marcador, tanto um qto o outro possuem excelentes opçoes para isso, mas as Tippmann são quase imbativeis nesse quesito, pela quantidade inquestionavel de peças de customizaçao no mercado. Já a Sp1 possui uns kits montados bem legais. Sugiro que tu jogue primeiro e nao sinta vergonha de jogar sem teu proprio equipamento. Aproveite os encontros para ver de perto os diferentes tipos de marcadores e peça para dar um tirinho ou dois, hehehehehehe. Isso ajuda a economizar dinheiro na hora da compra e ter certeza daquilo que tu quer. Reitero que, tanto as Tippmann quanto as SP sao excelentes marcadores, apenas escolha seu estilo de jogo e aí sim invista. Ahhh, esquecendo de dizer, comprei a Sp1 e fiquei com a A-5 tb, pois continua sendo minha ``menina dos olhos``, hehehehehe
Espero q tenha ajudado. Abraço
:fair: :drink:
Avatar do usuário
Ishida
corporal
corporal
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Nov 2008, 02:08
Localização: Sao Paulo \ Brasil
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Ishida »

Baum gente, deixando aqui meu depoimento.

Jogo toda segunda de noite no Megaplay Morumbí, que tem no Campo 1 um Airball e no Campo 2 uma favelinha de cenário.

Tenho jogado sempre que possível cenário no CTTR Fábrica pq fica do lado de casa e o local é fantástico.

Apesar de irmos toda segunda de noite no Megaplay, NUNCA joguei no campo de Airball e nem sinto muita curiosidade em jogar tb...

Meu marcador era até a pouco tempo uma Spyder VS2 Eletrônica de Speed que manda muuuito bem no cenário tb... Agora estou fazendo um upgrade prás Egos (tenho uma Ego5 preta e estou comprando uma Ego8) e depois desse upgrade pretendo comprar uma gun de cenário (provávelmente uma BT Delta Elite)

Minha escolha por um marcador eletrônico Spyder VS2 se deve simplesmente pelo fato de ser um marcador polivalente, simples, barato (paguei na época R$ 700,00), de fácil e pouca manutenção e performance superior a qualquer arma de cenário, e por tudo isso muito mais versátil, servindo tanto prá Speed quanto prá Cenário.

Eu tenho jogado sempre todo paramentado com produtos de Speed pois ainda não tive tempo($$) prá comprar meus uniformes de cenário, mas em breve eles chegam... mas mesmo as roupas, tem performances interessantes, a calça protege muito bem, muito melhor que qualquer farda existente, afinal, jogadores de speed vivem se jogando no chão e por isso o uniforme de speed tem que ser muito resistente.

Jogando com a minha Spyder com remote e tal, ela vira praticamente uma SubMetralhadora, cuspindo até 25BPS, sendo curta, ágil, muito leve e resistente tb.. Excelente prá embates de CQB com o cano original de 12" e excelente prá embates abertos usando cano maior como o de 16" que o CptnemO tem usado..

Acho que em termos de performance, os Equipamentos de Speed são imbatíveis, e funcionam muito bem prá cenário tb. Claro que tem alguns que são coloridos e tal, mas tb tem muitos que são bem camuflados e discretos, como a minha Ego5 Preta, por exemplo ou as PMR Camo.

Agora a grande sacada das armas de cenário é justamente a aparência e customização, enquanto numa arma de Speed vc só pode trocar ítens prá melhorar o desempenho (Placas, chips, Bolts, canos e etc..) no cenário vc troca tudo, deixando uma simples Tippman 98 parecendo uma AK47 ou uma M16... com mira laser, red dot, bipé, magazine, stock, lanternas e etc.. coisas que difícilmente se encaixam num marcador de speed. E que convenhamos, é muuuito mais legal do que jogar com um marcador todo colorido que atira 600BPS...

Por tudo isso, tracei meus planos de comprar 2 marcadores de Speed bons (1 prá ficar de backup) e depois investir em cenário, uma vez que com um marcador de speed meu desempenho será bom num campo de Speed e excelente num campo de Cenário, já que um marcador de cenário não vai conseguir ser bom num campo de Speed, onde vc precisa ter agilidade e cadência de tiros boa.

Segue a minha foto jogando no CTTR Fábrica...

Imagem

Imagem

Nessa outra foto eu estava estreiando a minha Ego5 com o Loader Dye Rotor

Imagem
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Grenader »

Ishida,

Voce disse algumas boas verdades, principalmente quanto a calça para speed, acho que seria o unico item que usaria sem problemas, quanto aos marcadores, outra verdade, em matéria de performance, a maioria dos marcadores de cenário perdem feio para os de speed, digo a maioria pelo advento das: SP8, SP1 e TM7, que internamente são marcadores de alta performance e aliaram a estética do cenário.
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por BCRick »

Eu acho que já comentei isso aqui em outro tópico, alguém mais acha que há a chance de a BT ter usado essa tm7 como teste e, dando tudo certo, ela talvez comece a produzir marcadores caracterizados como ainda outras armas?
Avatar do usuário
Ishida
corporal
corporal
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Nov 2008, 02:08
Localização: Sao Paulo \ Brasil
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Ishida »

BCRick escreveu:Eu acho que já comentei isso aqui em outro tópico, alguém mais acha que há a chance de a BT ter usado essa tm7 como teste e, dando tudo certo, ela talvez comece a produzir marcadores caracterizados como ainda outras armas?
Acho que esse é o caminho natural das coisas, customizar cada vez melhor prá que uma arma de paintball fique cada vez mais parecida com uma arma real. Afinal, esse é o objetivo do cenário, não? Simular situações reais de embate em todos os sentidos.. nas vestimentas, nos objetivos, nas técnicas & táticas nos ambientes e etc..
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Marcadores de Cenário VS Marcadores Speed

Mensagem por Grenader »

BCRick escreveu:Eu acho que já comentei isso aqui em outro tópico, alguém mais acha que há a chance de a BT ter usado essa tm7 como teste e, dando tudo certo, ela talvez comece a produzir marcadores caracterizados como ainda outras armas?
Eu acredito que isso vá acontecer mais sim, na verdade, até tenho alguma esperança que a Tippmann resolva lançar algum marcador verdadeiramente eletrônico, aliar a performance de um marcador eletrônico com a ampla possibilidade de customização seria muito interessante !!!
Responder

Voltar para “Marcadores.”