Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Tudo sobre Paintball Cenário.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Pessoal,

Vejo em jornais e em revistas muito sobre o Speed, a modalidade que é a mais patrocinada do Paintball. Muitos não conhecem a SPPL (Scenário Paintball Players League) americana, e desconheço uma Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC), o meu intuito neste post é jogar lenha na fogueira e stressar este assunto com os times de paintball cenário no Brasil... Por que não jogamos entre nós, com regras universais?

As regras da SPPL estão aqui:
http://www.playsppl.com/media/2008_updated_rules.pdf

Para quem não conhece a SPPL:
http://www.playsppl.com/

Exemplo de Layout de campo padronizado:

Imagem

Bem, apelo para qualquer pessoa ligado a Confederação Brasileira de Paintball para nos esclarecer o que está sendo feito por nossa modalidade no esporte.

É isso, conto com a colaboração de todos que curtem o nosso estilo de jogo.
Editado pela última vez por nemezes em 27 Set 2008, 12:39, em um total de 2 vezes.
Airborne
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 106
Registrado em: 25 Nov 2007, 03:11
Localização: EUA, Daytona Beach

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Airborne »

Senhores devolta agora e já na nossa terra Brasillllll.
Acho muito importante a criação de uma liga brasileira, a SPPL promove jogos, organiza papelada para translados de marcadores (pois em alguns estados dos EUA é proibido o uso de marcadores Milsim), criando regras, e mais um monte de coisas, hj nos EUA digo que 90% dos jogos cenarios sao organizados ou pelo menos tem as regras da SPPL. Em um lugar como o Brasil que o governo é contra tudo, acho que quanto mais unidos estivermos melhor sera para nois jogadores de cenario.
To dentro!!! :smile:

Francisco Nassif Fortes
Avatar do usuário
Capeta
private
private
Mensagens: 99
Registrado em: 25 Mai 2007, 11:10

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Capeta »

Otima ideia, precisamos mesmo profissionalizar a coisa. Isso deveria partir da CBP
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Srs,

Iniciei esta semana a tradução do documento da SPPL para postar neste forúm. Equipes, por favor... preciso da colaboração de vocês, acho que o processo INICIAL seria, todos os times organizados pelo Brasil afora, definir uma regra universal e única (eu vou traduzir o documento) a partir das regras criadas SPPL.

Eliminaríamos as regras muito onerosas e com a aplicabilidade difícil e após fecharmos o documento (em mútuo acordo), seguimos treinamdo com a mesma regra. Se notarem neste documento (da SPPL), existe até a extenção do campo (para não fatigar em demasiado o jogador), em fim, a partir dai ... todos treinam e entendem as regras, e desta forma, fica mais fácil realizar jogos entre nós. Esta é a idéa básica.

Acho que com o decorrer do tempo e dos jogos, podemos evoluir para, o profissionalismo, patrocínio e etc. No final, todos ganham, porque com isso, o patrocinador vende mais (Em eventos), dá uma forçada de barra para a CBP nos apoiar (já que existem regras e jogos) e oficializar a categoria. Creio que, com isso, as portarias são melhor estudadas (por que vira esporte e não hobby) e consequentemente, saimos da "ilegalidade"... será mais fácil inportar, os preços caem, teremos apoio da mídia (quem não gosta de esportes radicais e de aventura?), teremos apoio das autoridades (militares já jogam o nosso estilo), em fim... tudo na vida começa com um primeiro passo, o que estou tentando fazer é uma coisa simples... definir regras...e tudo começa a partir dai.

Quem quiser entrar em contato comigo para discutir este assunto menezes_wander@hotmail.com
Editado pela última vez por nemezes em 26 Set 2008, 09:23, em um total de 1 vez.
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por vilsonfarias »

Ola pessoal,

esta é uma das melhores idéias que já li neste fórum. Pode contar integralmente comigo. Na minha opinião, além de termos um conjunto de regras claro, é importantíssimo que tenhamos uma representação legal, um órgão ou liga que tenha voz perante os órgãos de fiscalização e regulamentação. O pessoal do airsoft é extremamente orgazinado e tem conseguido excelentes resultados, inclusive a portaria sobre comercialização de airsoft e paintball é resultado do esforço deles. Enquanto isto, seguimos legalmente desamparados. Quanto ao paintball speed, há abertamente uma aversão deles em relação aos jogadores de cenário e sinto que nos consideram uma aberração que só traz problemas para o esporte.

Em relação a colaboração, podem contar comigo. Inclusive nos últimos dias estive no comando do Exército aqui da região, sede da Polícia Federal, sede da Polícia Civil, no Comando da Polícia Militar e no Comando da Polícia Rodoviária Estadual e em delegacias, para verificar e questionar qual o tratamento que cada órgão dá ao paintball cenario. Cheguei a conversar com policiais de rua para perguntar se conheciam e como tratariam um marcador desses numa eventual blitz. Bem, resumindo, cada órgão tem uma interpretação própria e o Exército, que seria o responsável por emitir a guia de trânsito (paintball é item controlado segundo o R-105), não o faz, mas também não fornece um documento alegando que não é necessário. Também não adianta dizer que a portaria 555/99 torna os marcadores permitidos porque ela não tem mais validade. É exatamente este vácuo que exige a existência de uma associação que nos represente, regule as atividades, mantenha nosso pessoal cadastrado e faça pressão nos órgãos competentes para que nos tratem com mais respeito, não como bandidos em potencial.

Estou no trabalho agora, mas em breve colocarei algumas idéias aqui, para debate.

Abraços,

Vilson
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Gagliani »

Quanto ao povo do Speed nos achar uma ''aberração'' eu nem vou comentar nada......só acho que esse pensamento é o que traz problemas ao esporte mas deixa pra lá que o assunto é outro.

Também acho que deve existir uma Liga que controle e torne o Hobbie um esporte , mas também acho complicado definir regras '' universais'' de jogo .

Por exemplo o RA é legal , mas existem times que não querem jogar com 30 bolinhas e nem ser eliminados no braço por exemplo, acho que ficariamos discutindo eternamente quais seriam essas regras ,ao meu ver temos que nos organizar legalmente para podermos ter mais tranquilidade quanto ao esporte (transporte , importação de marcadores etc) , deixando o estilo de jogo livre para quem quiser jogar o que gosta.

Se unificarmos regras daqui a pouco vira Speed ,competição , rivalidade o que não é a proposta do Cenario.

Esse é meu ponto de vista !!

Abraços :yessir:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Alessandro,

Com todo o respeito, posso discordar com o que pensa, mas estou muito feliz em você discordar... debate é isso. No meu ponto de vista, todo mundo joga futebol com as mesmas regras, tanto na copa do mundo, como no campo aqui perto de casa. Apenas as PELADAS não seguem regras rígidas, e mesmo assim, seguem regras, poucas mas seguem.

Se sua explanação realmente está fundamentada (retirando questões de preferência, ego e individualidade), apelo para sua lógica e razão, pensando em coletividade... me responda, porque 90% dos jogos organizados nos USA/Canada (não as peladas de mata-mata) são feitas com as regras da SPPL? Porque nos estados que a SPPL atua, o esporte não é discriminado? Porque existem patrocinadores no evento? Se notar este documento, ele é universal, uma base para gerar regras... em nenhum momento tira a liberdade, habilidade e criatividade de um jogador, pelo contrário ...ele estimula, o protege e organiza as coisas. Vão de normas de segurança, campo, técnica etc & tal.

Não concordo com alguns pontos na Regra da SPPL, acho que deveriam ser adaptadas ao nosso estilo no Brasil, mas, continuo dizendo, ter regras, é dar um passo muito importante.

Hobby é hobby, peladas...seguem um resumo de regras, mas não se mede competência em peladas, é Forfun....esporte, possue regras e define no final os melhores.. o debate está aqui, qual o jogo jogaremos?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Grenader »

Na minha opinião, uma instituição que visa representar o paintball modalidade cenário, deve antes de discutir regras de jogo, deve definir os parâmetros legais da lei, ajustando-a ou pelo menos tentando ajusta-la a nossa necessidade, todo restante acontecerá naturalmente.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Capitão Granede,

Eu respeito muito a sua opinião. De fato, sim... devemos criar um entidade, não discordo disso, e minha intenção é esta! Mas, para isso, haja visto toda a burocracia (Além dos Egos e Individualidades) ....para que isto de fato aconteça (o primeiro post deste assunto foi no final de 2006 e ainda não existe nada conclusivo), poderíamos fazer um caminho de forma diferente:

1 - Discutir, Definir as regras junto aos times aqui representados e criar a regra universal.
2 - Definirmos os jogos (definição dos campos, datas, locais, patrocinadores e etc)
3 - Nos eventos, nos integramos e discurtimos os fatos ligados a Liga, através dos representantes dos times participantes. Estimular a mídia (um exemplo no meu post http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =38&t=4159), para dismistificar o esporte perante a opnião pública e toda a sociedade.
4 - Criar o estatuto da liga, e a entidade em si. Desta forma, saímos da informalidade com força e fatos.
5 - Fazer nossa categoria reconhecida na CBP e FPB... ou não, dependendo do que for proposto.
6 - Com isso, na minha opinião, teremos força para lutar por uma Exclusão de Marcadores nos Itens Controlados pelo EB.

São passos graduais na minha visão, e definir as regras universais, e nos organizarmos por ela, é o primeiro esforço (mínimo) para podermos mudar alguma coisa. Muita gente espera, e não se mexe, com a desculpa que espera a EB mude a calssificação do "hobby"... ou na ansia de uma portaria menos rígida e tenho curiosidade de saber como é classificado os esportes como Arco-e-flexa, lançamento de dardos, esgrima ou de peso(rsr)...e com isto o tempo passa, e de fato, ainda não somos vistos como esportistas, pela sociedade (Salvo o video), pelas autoridades, nossos familiares, pelo Speed, e as vezes até por nois mesmos.

É isso, obrigado Granede! Espero que me faça entender neste texto, e minhas intenções..não só minha, acho que de todos aqui, jogar paintball cenário.
Editado pela última vez por nemezes em 27 Set 2008, 13:14, em um total de 12 vezes.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Vilson,

Preciso de ajuda para traduzir o documento, poderia revisar a primeira versão assim que estiver traduzida? Creio que na sexta-feira que vem já estará pronta, a primeira versão... Posso contar?
vilsonfarias escreveu:Ola pessoal,

esta é uma das melhores idéias que já li neste fórum. Pode contar integralmente comigo. Na minha opinião, além de termos um conjunto de regras claro, é importantíssimo que tenhamos uma representação legal, um órgão ou liga que tenha voz perante os órgãos de fiscalização e regulamentação. O pessoal do airsoft é extremamente orgazinado e tem conseguido excelentes resultados, inclusive a portaria sobre comercialização de airsoft e paintball é resultado do esforço deles. Enquanto isto, seguimos legalmente desamparados. Quanto ao paintball speed, há abertamente uma aversão deles em relação aos jogadores de cenário e sinto que nos consideram uma aberração que só traz problemas para o esporte.

Em relação a colaboração, podem contar comigo. Inclusive nos últimos dias estive no comando do Exército aqui da região, sede da Polícia Federal, sede da Polícia Civil, no Comando da Polícia Militar e no Comando da Polícia Rodoviária Estadual e em delegacias, para verificar e questionar qual o tratamento que cada órgão dá ao paintball cenario. Cheguei a conversar com policiais de rua para perguntar se conheciam e como tratariam um marcador desses numa eventual blitz. Bem, resumindo, cada órgão tem uma interpretação própria e o Exército, que seria o responsável por emitir a guia de trânsito (paintball é item controlado segundo o R-105), não o faz, mas também não fornece um documento alegando que não é necessário. Também não adianta dizer que a portaria 555/99 torna os marcadores permitidos porque ela não tem mais validade. É exatamente este vácuo que exige a existência de uma associação que nos represente, regule as atividades, mantenha nosso pessoal cadastrado e faça pressão nos órgãos competentes para que nos tratem com mais respeito, não como bandidos em potencial.

Estou no trabalho agora, mas em breve colocarei algumas idéias aqui, para debate.

Abraços,

Vilson
Airborne
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 106
Registrado em: 25 Nov 2007, 03:11
Localização: EUA, Daytona Beach

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Airborne »

Alessandro Gagliani escreveu:me responda, porque 90% dos jogos organizados nos USA/Canada (não as peladas de mata-mata) são feitas com as regras da SPPL? Porque nos estados que a SPPL atua, o esporte não é discriminado?
So uma coisa passei 2 anos morando nos EUA e participei de varios jogos em vaios estados, e sei que nao se segue a risca as regras da SPPL diria que apenas 30% dos jogos são com as regras SPPL, um exemplo disso são os jogos do dia D, la eles tem regras propias ( é um RA, porem se o jogador quiser jogar com 30 no load joga se quiser usar um load de 500 tb pode ficando a criterio de cada um). Tem campos que tiro no braço ou mesmo um tiro no PÉ o cara ta fora, e em outros so sai do jogo com tiro no peito e cabeça, e isso tudo em campos onde a SPPL está la presente nos campos. Oque está rolando nos EUA é que estao sendo criadas regras para cada tipo de cenario os RA (MILSIM - simulacao militar) esse sim é um jogo que esta em crescimento nos EUA onde os jogadores jogam apenas com 30 bolinhas, temos medicos, engenhiros, e mais um monte de coisas. E esses tipode jogos ainda nao estao com regras escritas na SPPL, da mesma forma que as regras da Special Ops quem tem regras de RA so que o RA que se utiliza quantas bolinhas o jogador poder levar. Ent~ao acho que falar de regras devemos sentar e criar regras para cada estilo de jogo.
Acho sim que o primeiro passo seria a criacao da liga, ai sim ja com a liga encaminhada apenas colocar no papel as regras hehe pq basta apenas colocarmos as regras que ja estamos jogando.
:swat: RA (MILSIM) :sniper2:
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Gagliani »

Concordo com o Airbone em genero numero e grau !!

Foi o que disse acima , existem muitos estilos de jogos e unificar uma regra para todos não daria e nem vai dar certo !!

Independente de regras temos que criar uma liga e depois dividir em sub categorias RA, Milsim, Speednario, como quiserem chamar!! ai sim criar regras de acordo a cada estilo !!

Na minha opinião se tentarmos lutar pela unificação de regras esse só será mais um post esquecido daqui a alguns dias !! como ja foi feito antes !!

Abraços aos amigos :legal:
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Fran »

criar uma regra unica, apenas iria limitar nosso esporte. A oganização do esporte deverá acontecer inicialmente com a criação da liga, para nos registar e nos LEGALIZAR. Posteriomente, a liga poderá criar grupos de regras para diversos estilos onde donos de campo ou organizadores de jogos, podem ou não usa-las de referencia.

A categoria de paintball da qual jogamos, seja ela qual for [exeto speedball], não precisa ter uma regra unica pois não existem campeonatos para a modalidade e coisa que eu jamais irei estimular/concordar.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por nemezes »

Acho que todos fizeram o que era de ser esperado, dar a sua opnião. E já fui convencido que o melhor caminho é criar a entidade. Mas como, quando e onde?
Acho que devemos sair com algum norte deste debate, e que este tópico não fique esquecido. Como a maioria tem a mesma opinião a respeito de regras.... os passos mudariam para :

1 - Definirmos os jogos da pré-liga (definição dos campos, datas, locais e etc)
2 - Nos eventos, nos integramos e discurtimos os fatos ligados a Liga, através dos representantes dos times participantes. Estimular a mídia (um exemplo no meu post viewtopic.php?f=38&t=4159), para dismistificar o esporte perante a opnião pública e toda a sociedade.
3 - Criar o estatuto da liga, e a entidade em si. Desta forma, saímos da informalidade com força e fatos.
4- Discutir, Definir as regras junto aos times aqui representados e criar regras para cada sub-modalidade do cenário (ra, milsim e etc)
5- Fazer nossa categoria reconhecida na CBP e FPB... ou não, dependendo do que for proposto.
6 Com isso, na minha opinião, teremos força para lutar por uma Exclusão de Marcadores nos Itens Controlados pelo EB.

No item 3... o mais importante, quem criaria esta liga legalmente? Se alguém neste forum já teve a iniciativa de criar algo semelhante por favor, se pronuncie. Se não, eu gostaria de pesquisar os tramites legais e colocar em discurção o que é necessário aqui para ser debatido.

Uma outra coisa, vcs acham que os passos acima estão coerentes agora?
Airborne
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 106
Registrado em: 25 Nov 2007, 03:11
Localização: EUA, Daytona Beach

Re: Liga Brasileira de Jogadores de Paintball Cenário (LBJPC)

Mensagem por Airborne »

Bom durante um tempo eu estive a frente da federacao de paraquedismo do amazonas e digo que isso é uma coisa complicada que temos que ver com muita calma.
A
Fran escreveu:3 - Criar o estatuto da liga, e a entidade em si. Desta forma, saímos da informalidade com força e fatos.
Diria que este é o primeiro passo que temos que dar fazer um estatuto. (na minha opniao a parte mais dificil).
Vai ser criado uma liga ou federacoes e uma confederacao de paintball cenario?
No caso de federacoes se a lei nao mudou tem qeu se ter 3 clubes cadastrados, na liga apenas o pessoal se juntar, com a liga teriamos que nos juntar por estado cada estado com sua liga regional e uma liga nacional, que determina tudo.
Nao teremos vida facil nao.
Fran escreveu:6 Com isso, na minha opinião, teremos força para lutar por uma Exclusão de Marcadores nos Itens Controlados pelo EB.
Esse vai ser um outro passo que teremos que dar que vamos dar muito mais muito murro em ponta de faca, mais achoq eu vai dar certo sim, esse sera um assunto que tera que ser tratado em Brasilia junto ao Comandante do exercito e demais oficiais. Nao acho que deveriamos tentar tirar da lista de controaldos nao mais sim um material controlado com mais regalias. :swat:
Responder

Voltar para “Geral.”