Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Dúvidas - Marcadores

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
phokiu
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 481
Registrado em: 03 Jun 2008, 18:30
Localização: SP
Contato:

Dúvidas - Marcadores

Mensagem por phokiu »

Olá a tds.............
joguei 2 veses no CTTR, simplesmente gostei muito, e gostaria de levar mais a sério, devido a isso gostaria de adquirir armamento para não ficar p/ trás com as semi-automaticas que usei lá, e que msm assim me diverti muito.

Tenho algumas dúvidas referente aos Marcadores para a modalidade cenário, - Os marcadores da marca Tippmann e suas atualizações, podem ser vendidos aqui no Brasil, eu sei que vende na Kamikase e talz, mas podem ser vendidos????, Pode-se transitar dentro do território nacional com esse marcador, exemplo, estou indo p/ o jogo e tem um comando ,.,.,.,.caso seja parado e estiver com o marcador que parece arma e tal, o que aconteceria????
Sei que para muitos esse tipo de conversa já deve ter dado no $###, mas sou novato e estou com muita vontade de engressar nesse esporte!!!

Desde já agradeço. :yessir:
[]'s
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por Roger »

Olá phokio!

Temos vários tópicos abordando este tema mas explico brevemente os procedimentos.

As lojas brasileiras só podem vender marcadores para maiores de 18 anos. Se você tiver mais que 18 anos sem problemas. Sempre que comprar um marcador exija a nota fiscal, pois ela é sua garantia que você comprou de uma loja que importou os marcadores de forma legal. Quanto ao transporte o marcador deve ser transportado "SEMPRE" no porta-malas do carro dentro de uma mala ou mochila e descaracterizada se possível. Ex: Se for uma X-7 tire o magazine e a parte frontal do cano para que se pareça o menos possível com uma arma. Evite transportar o marcador com cilindro de ar ou Co2 e loader já engatado no marcador.

Caso seja parado em algum comando e se for questinado se possui armamento no carro, explique que possui um MARCADOR de paintball dentro do porta malas e mostre a nota fiscal de compra.

De uma procurada no fórum que tem bastante gente comentando sobre o assunto.

:legal:
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por vilsonfarias »

phokiu,

hoje a tarde entrei em contato com o Departamento de Produtos Controlados do Exército aqui na minha cidade e a resposta das tuas perguntas (que também eram parte das minhas dúvidas) foram as seguintes :

---Os marcadores da marca Tippmann e suas atualizações, podem ser vendidos aqui no Brasil, eu sei que vende na Kamikase e talz, mas podem ser vendidos????
Sim, podem ser vendidos, pois há uma portaria do final do ano passado tratando especificamente do assunto, mas você tem que ser maior de 18 anos e tem uma burocraciazinha que precisa ser seguida.

---Pode-se transitar dentro do território nacional com esse marcador, exemplo, estou indo p/ o jogo e tem um comando ,.,.,.,.caso seja parado e estiver com o marcador que parece arma e tal, o que aconteceria????
Marcador é item controlado e ponto final e você NÃO pode andar por ai sem CR de ATIRADOR e guia de trânsito (GT) e não adianta chamar de marcador que ele continua sendo uma arma de pressão a gás. Foram as palavras do Exército. Inclusive, o Sargento que me atendeu era muito bem informado sobre o assunto, conhecendo inclusive as portarias mais novas sobre o assunto e ele mesmo tem amigos praticantes de cenário.

Na prática, os policiais não dão atenção aos marcadores de speed por serem feios demais (hehehe) e fazem vista grossa aos de cenário, primeiro por não reconhecerem as partes desmontados individualmente (alças de mira, bipés, trilhos, guarda-mão, elevadores de mira, canos etc) e segundo por perceberem que as pessoas que as portam são esportistas e não têm más intenções. Além disso, as vezes um bom papo ganha a simpatia das pessoas e resolve os problemas.

Além de seguir as recomendações do Roger, de sempre desmontar o marcador e deixa-lo no porta-malas, eu sempre tenho andando com uma pasta onde estão TODAS as notas fiscais dos meus equipamentos, incluindo bipés, lunetas, canos etc. Marcador sem nota fiscal, esquece. Porém, mesmo com nota fiscal e um bom papo, um policial honesto pode levar você à delegacia em caso de dúvidas ou pior ainda, um policial corrupto pode aproveitar-se da situação para te chantagear ou exigir propina. Ainda, se você for encaminhado a uma delegacia (não tem nada demais em ir a uma delegacia dar explicações, afinal um policial de rua não é obrigado a ser tão bem informado quanto um delegado ou um oficial) e o delegado não concordar em te liberar depois das explicações, você ficará a merce da legislação (estatuto do desarmamento), que no caso eu nem faço idéia de como funciona a punição (se é multa ou inquérito). Isto inclui os acessórios que você tem, que também são produtos controlados, como lunetas, red-dots, elevadores de mira, trilhos, punhos, bipés etc.

Para regularizar a situação, você pode solicitar um CR de Atirador, que permite POSSUIR e TRANSPORTAR todos estes itens. Você solicita a emissão de uma guia de trânsito (GT), que garante que você possa andar com a arma de paintball por ai sem nenhum problema. A dificuldade de se conseguir um CR de atirador é o fato de você precisar pertencer a um clube de tiro de armas de fogo, o que pode ser impeditivo pois você será obrigado a pagar mensalidade as vezes caras demais para valer a pena.

Há outro tipo de CR, o de colecionador, que dá direito a possuir, ter em casa e importar equipamentos de paintball à vontade, sem precisar estar filiado a clube algum. Mas, nas palavras do Exército, CR DE COLECIONADOR NÃO DÁ O DIREITO DE TRANSPORTE NEM DE USO DELAS PARA TIRO ESPORTIVO, POIS CR DE COLECIONADOR É PARA A ARMA FICAR BONITINHA DA PAREDE DE CASA.

Na próxima semana irei pessoalmente ao exército para dar entrada no meu CR e esclarecer outras dúvidas.

Bem, eu recomendaria que todos tirassem CR, pelo menos de colecionador, só comprassem marcadores com nota fiscal e pressionassem o Exército a respeito da regulamentação do paintball cenário. NÃO VALE A PENA CORRER O RISCO DE PROBLEMAS LEGAIS POR CAUSA DE UM ESPORTE. O pessoal do airsoft tem feito isso constantemente e eles têm conseguido ótimos resultados, inclusive estão entrando em contato com a Diretoria de Produtos Controlados para propor a criação de um CR específico para airsoft, pois o CR de colecionador dá direito de importar não só uma arma de paintball ou airsoft, mas armamentos reais, o que impõe uma série de restrições e controles que não deveríamos nos preocupar, como por exemplo passar por inspeção para verificar se você tem local seguro para guardar as armas.

Abraços,
Vilson
Avatar do usuário
phokiu
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 481
Registrado em: 03 Jun 2008, 18:30
Localização: SP
Contato:

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por phokiu »

Muito Obrigado pela atenção e pela ajuda!!!
Enquanto não pudermos importar sem tanta burocracia será td com NF então!!!!e que o esporte cresça!!!
:legal:
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por vilsonfarias »

phokiu,

Olha, tem burocracia, mas não é o fim do mundo e na minha opinião vale a pena gastar uns dias de incomodação em órgãos públicos para depois poder jogar tranquilo, transportar o marcador sem receios ainda por cima importar o que quiser. Mas isso vai de cada um, sempre tem uns malandros que vivem reclamando mas que não movem um dedo para mudar coisa alguma.

Quanto a nota fiscal, ela só vai garantir que o teu marcador não é produto de contrabando. Mesmo com a nota, você continua portando um equipamento que é CONTROLADO pelo Exército e que exige registro adequado (CR DE ATIRADOR) para garantir que jamais você terá problemas.

Vale lembrar também que estou sendo o mais rigoroso possível em relação a legislação e normas vigentes. Pode acontecer (como parece ser a realidade atual) de você transitar a vontade com o marcador e nunca ter problemas. Eu mesmo ainda não tenho toda a documentação pronta (apenas tenho nota fiscal) e mesmo assim tenho jogado bastante. Fui descobrir que marcador era item controlado há pouquíssimo tempo. A desinformação entre os jogadores de paintball é alarmante e as vezes ouvimos tantas pessoas falando que não tem problemas de andar com marcador por ai que acabamos por acreditar.

Abraços.
Avatar do usuário
leleco
corporal
corporal
Mensagens: 227
Registrado em: 31 Ago 2008, 15:19

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por leleco »

Eu sei que ja tem muitos topicos falando desse assunto e que muita coisa que está ja foi dita , mas gostei muito das palavras do vilsonfarias, escalarece bastante coisa, inclusive eu nao sabia desse lance de CR de colecionador !

E é muito bom deixar as pessoas sabendo da importancia de ter um CR quando se tem um marcador que se parece uma arma real !
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Dúvidas - Marcadores

Mensagem por Roger »

[editar]Já existem vários tópicos abordando o assunto. Favor utilizar o mecanismo de busca[/editar]
Trancado

Voltar para “Geral.”