Bono... ®
Não jogo paintball a tanto tempo quanto parece, mas acredito no seguinte: não é o marcador que faz o jogador no cenário e sim a postura e fairplay.
Digo isso pelo seguinte, a maioria do povo sabe que estou vendendo minha SP8, marcador eletronico de ponta, o a maioria não sabe é que a muito tempo tenho jogado com loader tático até em eventos e acrescento, joguei 2 ou 3 vezes no CTTR com Tipp 98C e continuei sendo perigoso em campo, claro que em alguns momentos eu senti falta da precisão da SP8, mas o que de fato fez e faz a diferença é a movimentação e respeiro a estratégia estabelecida antes da partida, cheguei a defender sozinho por 10 minutos o térreo de um dos prédios e tinha 6 atacantes vindo para cima.
O que acontece é que a pessoa que está jogando pela primeira vez quer se divertir e não guardar possição, embora algumas pessoas se divirtam fazendo isso. Certa vez na Fabrica (
saudades 
) levei um pelotão de 3 novatos pelos buracos, tuneis e passagens secretas de maneira furtiva, eles entenderam que o silencio era nosso aliado, fizemos a prograssão atraves da linha inimiga sem dar um disparo e chegamos no objetivo, foi quando o combate começou, os caras adoraram a esperiencia e repetiram a dose.
Talves falte esse tipo de interação com os jogadores principiantes, particularmente, eu gosto muito de jogar com principiantes e tentar mostrar algo novo e divertido que é jogar de forma tática sem necessariamente ser um RA, os caras ficam super alerta quando falo: "Voce assumi o fundo", "Ali tem 2 subindo o morro, cuidado", "toma conta desse flanco por que vou avançar", "pode avançar que te faço a cobertura", "Me proteje, vou recarregar". Coisas simples mas que dão uma experiencia unica para os novos jogadores.
Sempre vão haver os jogadores que não conseguem jogar bem em equipe e sempre vão haver os jogadores que só jogam em equipe. Várias vezes deixei de avançar e participar de combates mais ferozes para desempenhar a função que me foi dada no briefing, e foi justamente isso que fez a diferença em vários jogos, mas isso sou eu...