Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Tudo sobre marcadores e partes internas.
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por vilsonfarias »

Pessoal,

neste fim de semana fui num evento no qual percebi que os marcadores do outro time tinham um alcance incrívelmente mais longo e preciso do que o meu. Bem, eles conseguiam boa precisão com quase o dobro da minha, enquanto que ao devolver os tiros, minhas bolinhas desviavam no fim do percurso, sem contar que a parábola era bem mais evidente.

Meu marcador, uma X7 com J&J Ceramics 16", deve está cronado entre 285-300fps. Conversando depois do jogo com um pessoal mais experiente e que já havia jogado contra aqueles oponentes antes, fiquei sabendo que eles usavam a velocidade muito mais alta e que numa cronagem chegaram a ver marcadores a 350fps.

Minha noiva tomou um tiro na coxa de um desses a curta distância e a marca ficou muito feia. Sendo ainda novato em cenário, fico pensando se não seria arriscado jogar assim por talvez exceder até mesmo a resistência dos materiais de proteção, como lentes de mascadas, grades da máscara na região da boca e orelhas, sem contar nos casos de um tiro no saco ou no pescoço.

Minhas perguntas são :

- Não fica perigoso de jogar com os marcadores disparando tão veloz?

- Não poderia haver ruptura das máscaras em curta distância?

- Tiros no pescoço e outras áreas sensíveis não seriam perigosos?

- Qual a distância real que os marcadores costumam conseguir manter a precisão (considerar atingir o tronco de um oponente, com velocidade de 300fps)? 20m, 30m, 40?

Valeu pela ajuda!
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Gagliani »

fala vilson!!

Cara os equipaemtos para pratica do paintball são projetados para tiros a 300 Fps, mas é obvio que ainda tem uma margem grande de segurança, mas em nenhum lugar é recomendado tiros acima dessa velocidade.
Perigo da mascara se romper é bem pequeno, mas existem outros perigos sim , em tiros a curta distancia no pescoço cabeça e partes baixas podem ser e muito desagradaveis.

Sobre prescisão e distancia é o seguinte !!, a prescisão nao melora em nada em marcadores nessa velocidade pelo contrario a maioria dos marcadores tem suamelhor performance em média a 280 Fps , sobre a distancia aumenta um pouco sim !!, mas isso vc tem que ver também o tipo de muniçao e tamanho de cano que seus advbersarios estavam usando!!, por exemplo um cano de 12 atira mais longe que um de 16 mas perde prescisão !!

Um conselho que te dou ...em jogos como esses em que o pessoal se preocupa em machucar o adversario em vez de se divertir pule fora cara !!, você poderá ter dores de cabeças com esse pessoal !!

No paintball você consegue tiros prescisos numa média de 25 a 30 metros !!

Se tiros acima de 300 pés são perigosos ......sim sem duvidas um tiro de 350 pés a queima roupa pode machucar sim e muito , ja vi até dedos serem quebrados assim .

pra mim esse pessoal que quer aumentar o marcador dessa maneira tem algum trauma com potencia ...ou impotencia ??? :naosei:


Grande abraço e se for de Sp venha jogar com nós no CTTR que não verá nada disso !!!
Avatar do usuário
Engenheiro
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 897
Registrado em: 26 Out 2007, 18:14

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Engenheiro »

assim a grosso modo maior velocidade = maior precisão o problema é que jogar acima de 300 é perigoso trincar e até rachar a lente da máscara (tanto que nos manuais das mascaras esta escrito para não atirar acima de 300) e um tiro de 300 de perto com certeza faz um bom estrago.

Meu conselho joge a 250~270. Tem gente que prefere mais , mas aí é questão de gosto, agora jogar acima de 300 eu já acho arriscado.

Engenheiro
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Marco-ABP »

Olá:

Seguem comentários...

- Não fica perigoso de jogar com os marcadores disparando tão veloz?

E como fica!!! O limite de 300 fps foi estabelecido em função de testes de resistência do materiais empregados nas lentes das máscaras. A tecnologia desses materiais evoluiu mas achou-se por bem manter o limite primeiramente estabelecido...
Se tinha gente usando arma à 350 fps de velocidade, a responsabilidade é do dono do campo ou do organizador do evento!!!! Isso é uma coisa que a gente aqui em Brasília fica em cima porque é um dos pricipais pontos de segurança a serem observados no esporte. Atualmente vejo vários donos de campo que não seguem procedimentos básicos de segurança. Sei de campos comerciais que nem tem um cronógrafo disponível para os jogadores! E quando tem, não fazem questão de usar nas armas do campo nem de checar as armas que os jogadores trazem de casa... :evil:

- Não poderia haver ruptura das máscaras em curta distância?

Pode! Principalmente se já houver rachaduras na lente ou se for uma sequência de tiros em uma área específica da lente. Cada vez que a lente recebe um tiro, ela deforma absorvendo o impacto e depois volta à forma normal. Se você receber vários tiros em sequência, não há tempo para ela dissipar a energia do impacto e pode vir a quebrar...

- Tiros no pescoço e outras áreas sensíveis não seriam perigosos?

São perigosos sim! Tiro na glote pode deixar uma pessoa sem conseguir respirar direito por alguns momentos (imagine o efeito de ficar sem respirar por alguns minutos). Tiros muito fortes em áreas sensíveis como a cabeça podem provocar ruptura de vasos ou formação de coágulos. Formação de coágulo é um processo lento, você pode achar que está tudo bem e aí depois de uns cinco anos vc descobre um coágulo na cabeça. O médico provavelmente vai perguntar se você não teria sofrido algum impacto forte e você vai acabar não lembrando que foi aquele "tirinho" forte que você tomou...
Bolas baratas (o que se usa em campo comercial) normalmente são muito duras pra quebrar, isso só potencializa o perigo...

- Qual a distância real que os marcadores costumam conseguir manter a precisão (considerar atingir o tronco de um oponente, com velocidade de 300fps)? 20m, 30m, 40?

A precisão nos tiros depende de vários fatores: qualidade da bolinhas, qualidade do cano, comprimento do cano, adequação do diâmetro da bolinha com o diâmetro do cano, velocidade do tiro (velocidades altas prejudicam a precisão porque a bola recebe muita energia do gás e dependendo de como essa energia se distribui atrás da bola você pode ter um efeito de "spin"), "estabilização" da arma pelo jogador no momento do tiro etc. Nos jogos promovidos pela nossa associação usamos 280 fps como velocidade limite. Como usamos bolinhas de boa qualidade e a maioria do pessoal usa bons canos, conseguimos tiros precisos em 30 ou 40 metros sem muito esforço. Outro dia um jogador tinha instalado uma red dot em uma A5 com canos J&J de 16"e estava tentando ajustar a mira. Ele não conseguia acertar uma árvore à 20 metros de distância. Foi só trocar a bola fuleira que ele estava usando por uma de boa qualidade (Evil, nesse caso específico) que o problema foi resolvido. Era um tiro em cima do outro...

O que eu te aconselho é não levar ninguém que você preze (isso inclui você mesmo :P ) a um campo comercial ou a um evento privado que o dono/organizador não estabeleça a obrigatoriedade de cronagem das armas em velocidades abaixo de 300 fps. Acho absurdo um campo comercial com uma área de jogo de 40 metros de comprimento usar 300 fps como limite de velocidade. Normalmente os tiros são em curta distância e 300 fps é velocidade excessiva. Nós jogamos em área de 100 x 60 mts usando 280 fps e isso é mais que suficiente...

Abraços,

Marco Corrêa
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Roger »

Em alguns casos fica bem complicado jogar acima dos 300fps porque as bolinhas estouram demais no cano.

Quanto a jogar acima para obter vantagem em cima dos outros, os demais acima já comentaram... :mal:

No jogo de monte castelo eu vi um cara com a lente da máscara trincada por causa de uma rajada que ele levou com a pressão aferida posteriormente pelos organizados a 320fps.
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Grenader »

- Não fica perigoso de jogar com os marcadores disparando tão veloz?

Por experiência: fica muito perigoso, machuca, pode quebrar seu equipamento. No evento Monte Castelo, vi vários loader deformando e se quebrando com impactos a curta distanco, isso aconteceu por que alguns "jogadores" mudaram a cronagem durante a partida. Em um outro evento que participei tive o stock da SP8, cotovelo e manometro (gauge) quebrados por uma rajada que tomei a 1m de distancia, um dos tiros acertou minha mascara na altura da orelha, ficou doendo um tempão...

- Não poderia haver ruptura das máscaras em curta distância?

O material usado na lente é o PC (policarbonato), é um material de alta resistencia ao impacto, mas mesmo ele pode se romper se: já estiver fragilizado por impactos sucessivos, se na limpeza voce usar alcool ou qualquer coisa diferente de aguam e sabão neutro. A curta ditancia com um fps alto, a chance de acidente cresce muito.

- Tiros no pescoço e outras áreas sensíveis não seriam perigosos?

Mais uma vez, por experiencia propria, tomei 3 tiros a queima roupa na cabeça e apaguei como uma lampada, quem viu diz que eu encostei numa parede e fui caido lentamente, estava com respiração dificil e bla, bla, bla, etc. Isso que aconteceu comigo não foi culpa do rapaz que me acertou, era a primeira vez que ele estava jogando e se assustou quando viu o meu deslocamento e atirou por reflexo, ele estava usando CO2 e esse bendito tem o mau hábito de dar um "hot shot" quando fica algum tempo parado e tive a felicidade de tomar 3...

- Qual a distância real que os marcadores costumam conseguir manter a precisão (considerar atingir o tronco de um oponente, com velocidade de 300fps)? 20m, 30m, 40?

Como foi falado, existem muitos fatores que influenciam na precisão, o fps é mais um.

Num resumo geral, se voce perceber que o cronografagem não está sendo feita ou respeitada, não vale a pena jogar, é preferível só assistir ou ir embora. Se voce usa CO2, sempre após uma recarga, passe pelo cronógrafo, voce verá que ela estava com um valor bem diferente do que o inicial.
Tormod
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 446
Registrado em: 08 Abr 2008, 19:51

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Tormod »

Lembrando que uma das regras do esporte e poder solicitar a cronagem de qualquer marcador presente na partida a QUALQUER momento do game, o ranger e o responsavel pelo cronografo (basta ver alguns filmes de partidas de speed no youtube). Quanto a jogadores que mudam cronagem durante partida, 300 - 320 e inaceitavel, mas alguem conscientemente jogar a 350, ainda mais com mulher em campo, tem que resolver na mao mesmo...
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Marcelo Utsch »

Única resposta pra isso é CRONÓGRAFO!!!

É tão importante e tão básico... mas tem muita gente que nem sabe o que é!

Tem jogador que não tem noção do risco... e tem jogador que tem noção e faz de má fé... pra ter mais precisão!

Pra mim, não existe situação fora do usual!

Limite é limite!

Se os caras jogam com 350 FPS e acham normal... sai fora cara!

Abraço e juízo
Oni
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 402
Registrado em: 20 Abr 2007, 01:17

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Oni »

350fps?! Carniceiros!

Não vejo graça nenhuma em jogar assim só pra machucar os outros, se for pra machucar é melhor jogar com uma clava. :mal:

Nessas horas é bom denunciar o nome do campo e o nome dos jogadores.
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por vilsonfarias »

Pessoal,

só não digo o nome do campo/local porque eu mesmo não tinha um cronógrafo para saber a velocidade real das bolinhas, além disso ainda não tenho tanta experiência assim para garantir que realmente a velocidade era tão alta Tudo que eu tenho é uma mancha roxa maior do que qualquer outra que eu já tenha visto, o relato de alguns jogadores (que falaram sobre a velocidade de 350-370fps), a indignação de outros jogadores e minhas memórias dos meus tiros que não alcançavam os jogadores que estavam me chacinando.

Quanto ao Ranger, não havia nenhum. Inclusive, por falta de juizes, vimos gente voltando ao jogo sem problemas (o correto era ficar esperando a próxima partida depois de ter sido eliminado).

O que posso garantir é que, até haver boas garantias de conduta naquele local, vou evitar jogar com eles novamente, pois se é para me preocupar e correr riscos, prefiro fazer alguma outra coisa.

Abraços a todos e obrigado pelas opiniões!
Avatar do usuário
Caue CZ
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 132
Registrado em: 25 Jun 2007, 12:22
Localização: POA RS
Contato:

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Caue CZ »

Caso você vá no evento de Ilha Bela, vai haver um WorkShop muito legal onde vou levar um material muito interessante, lentes rachadas e fotos do resultado de disparos acima de 300 FPS.
vilsonfarias
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 13 Mai 2008, 18:06

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por vilsonfarias »

Caue,

seria muito legal se você pudesse colocar algumas fotos aqui no fórum. Com certeza vai ajudar o pessoal a tomar mais consciência dos riscos do exagero.

Valeu!
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Gagliani »

Boa Caue !!

São pessoas com sua boa vontade que faz nosso esporte crescer cada vez mais !!

Vamos nos conhecer na Ilha !!!

Grande abraço parceiro !!! :legal:
Avatar do usuário
Fran
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 970
Registrado em: 10 Nov 2007, 15:17
Localização: São Paulo . SP

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por Fran »

Bela iniciativa Caue!

Porque voce não faz um tópico aqui no forum com esse material?!
Seria de grande ajuda para nosso esporte!

Abraços
Avatar do usuário
BeQuick
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1026
Registrado em: 06 Jun 2008, 17:49
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Velocidade da bolinha Vs Risco a curta distância

Mensagem por BeQuick »

Qdo comprei meu marcador fiquei meio decepcionado com ele pq alguns tiros a 25m. saiam vesgos, ao cronografar reparei que ele estava atirando a absurdos 360 fps, ao reduzir para 270 fps reparei que os tiros iam com muito mais eficiência, diga-se mira, ao alvo. Sem falar que os fabricantes das mascaras avisam que teoricamente elas aguenta o impacto de até 300 fps.
Responder

Voltar para “Marcadores.”