Em meio a escombros, sombras, ruidos e disparos...é verdade, a adrenalina vai a mil quando sabemos que o inimigo pode estar a espreita no proximo pilar ? Considero estas situações muito boas para desenvolvermos friesa e poder de decisão eficaz mediante a uma situação de stress. Diante deste cenário descrito, não é incomum jogadores do próprio time se atingirem, em meio as sombras. Recomendo como médico que utilizem estas oportunidades para treinarem seu poder de decisão mediante stress e que nestas situações, observem, calculem com mais calma e friesa sem tanto impulso emocional a flor da pele . Portanto, antes de disparar( marcar), um suposto inimigo em meio as sombras,
easy brother..calma...observe com atenção se ele realmente é inimigo ou é do seu time ? e somente depois da ter certeza, tenha a atitude correta !...valeu moçada...aprimorando,aprendendo e todos crescendo juntos..grande abraço a todos...LUCCHINI
Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
Antes de atirar (marcar), certifique-se que é inimigo!
- sergiolucchini
- lance corporal
Re: Antes de atirar (marcar), certifique-se que é inimigo!
Grande dica Sérgio !!!
É difícil de por em prática, mas quando é colocado, o resultado é fenomenal e ainda acrescento a isso a comunicação, ela é vital para o bom andamento do jogo, seja ela por rádio ou gritando, existem situações que um bom grito, mesmo que denuncie sua posição, pode evitar muitas baixas no time !!!
É difícil de por em prática, mas quando é colocado, o resultado é fenomenal e ainda acrescento a isso a comunicação, ela é vital para o bom andamento do jogo, seja ela por rádio ou gritando, existem situações que um bom grito, mesmo que denuncie sua posição, pode evitar muitas baixas no time !!!
- Roger
- Administrador
- Federado: FPESP #2
- Contato:
Boa observação Sérgio. Geralmente entramos em campo prontos para abater qualquer coisa que se movimente e quando o jogo demora muito a acabar e os jogadores acabam se misturando no cenário o fogo amigo acaba sendo inevitável. Acredito que o que diferencie um bom jogador é o camarada aguardar o momento certo de abater sua vitima, sem afobação de atirar de primeiro. As vezes o cara atira logo de bate pronto e quando percebe atras do inimigo abatido tinha um pelotão de 20 caras ai mermão já era você esta morto. Portanto antes de atirar analise todas as rotas de fuga e veja se tem condições de trocar com a possibilidade minima de ser abatido.
O fogo amigo tende acabar com um grupo que joga muito tempo junto e tem condições de adequar técnicas de identificação. Com jogadores mais novos isto acontece e vai continuar acontecendo.
O fogo amigo tende acabar com um grupo que joga muito tempo junto e tem condições de adequar técnicas de identificação. Com jogadores mais novos isto acontece e vai continuar acontecendo.
Muito legal os dois temas abordados Sergio.
- Realmente o fogo amigo é inevitavel.
- Para diminuir ideal é ter uma boa estratégia e de preferencia todos do time definir suas posições dentro de campo,(mapas, comunicação por rádio, mãos, etc.) mas isso é uma coisa muito dificil de seguir a risca, principalmente em grandes eventos.
Mas é um assunto legal pra se tratar.
- Realmente o fogo amigo é inevitavel.
- Para diminuir ideal é ter uma boa estratégia e de preferencia todos do time definir suas posições dentro de campo,(mapas, comunicação por rádio, mãos, etc.) mas isso é uma coisa muito dificil de seguir a risca, principalmente em grandes eventos.
Mas é um assunto legal pra se tratar.
- Marcelo Utsch
- major general
- Contato:
Fogo amigo é coisa muito comum!
Aqui nós adotamos braçadeiras azuis e vermelhas (para os dois braços), sendo que cada time usa uma cor (obviamente).
Eu acho azul e vermelho osso duro... porque matam a camuflagem, mas em contrapartida... fogo amigo agora é coisa raríssima!
A melhor conjunção é braçadeira (para os dois braços) para apenas um time (tirado no Par-ou-impar), em cor não muito contrastante, com o azul escuro, cinza claro, amarelo ovo, verde-pálido, laranja-pastel.
Com isso, cada jogador pode perceber se o jogador é do seu time ou não, pela presença ou não das braçadeiras.
AInda assim, acho que o cara tem que se certificar visualmente se o camarada é ou não inimigo. Em RA, como a munição é regrada, a moçada já evita os disparos aleatórios e planeja melhor os ataques.
SIM... acontece fogo-amigo, mas são bem mais raros!
Abraço
Aqui nós adotamos braçadeiras azuis e vermelhas (para os dois braços), sendo que cada time usa uma cor (obviamente).
Eu acho azul e vermelho osso duro... porque matam a camuflagem, mas em contrapartida... fogo amigo agora é coisa raríssima!
A melhor conjunção é braçadeira (para os dois braços) para apenas um time (tirado no Par-ou-impar), em cor não muito contrastante, com o azul escuro, cinza claro, amarelo ovo, verde-pálido, laranja-pastel.
Com isso, cada jogador pode perceber se o jogador é do seu time ou não, pela presença ou não das braçadeiras.
AInda assim, acho que o cara tem que se certificar visualmente se o camarada é ou não inimigo. Em RA, como a munição é regrada, a moçada já evita os disparos aleatórios e planeja melhor os ataques.
SIM... acontece fogo-amigo, mas são bem mais raros!
Abraço
Teve um tempo na Fabrica que usavamos a cor do uniforme para diferenciar os times, nos eventos: Born to Kill e Tropa de Elite, isso funcionou muito bem.
Hoje como a diversidade de jogadores aumentou bastante, voltamos a adotas as braçadeiras.
Hoje como a diversidade de jogadores aumentou bastante, voltamos a adotas as braçadeiras.
- Caue CZ
- lance corporal
- Contato:
É Granader...
verdade seja dita! bem melhor as fardas diferentes!
Aqui no Black Hawk Down ( http://www.combatzonepaintball.com.br/g ... expand=397 ) o pessoal da Somalia vai a "carater" isso ajuda em muito os combatentes!
Utsch
Realmente as braçadeiras tipo Vermelhas, Azuis, Amarelas, prejudica em muito os jogadores! eu pessoalmente acho uma sacanagem! pois os cara sempre investem em camo, para na hora chegarmos e obrigarmos eles a usarem uma cor "cheguei"
Uma das alternativas que uso nos meus eventos é; um Exército não usa braçadeira, e o outro usa uma verde(verde Bandeira) o que já da um destaque suficiente para evitar o fogo amigo, mas não denuncia tanto como as outras cores.
Outra coisa que acho também.... fogo amigo faz parte! como uma "simulação de combate" todo combate tem fogo amigo!
Lembrem que em umas das ultimas guerras modernas(Golfo) 80% das baixas Americanas foi de fogo amigo!!!!!! inacreditavel!
verdade seja dita! bem melhor as fardas diferentes!
Aqui no Black Hawk Down ( http://www.combatzonepaintball.com.br/g ... expand=397 ) o pessoal da Somalia vai a "carater" isso ajuda em muito os combatentes!
Utsch
Realmente as braçadeiras tipo Vermelhas, Azuis, Amarelas, prejudica em muito os jogadores! eu pessoalmente acho uma sacanagem! pois os cara sempre investem em camo, para na hora chegarmos e obrigarmos eles a usarem uma cor "cheguei"
Uma das alternativas que uso nos meus eventos é; um Exército não usa braçadeira, e o outro usa uma verde(verde Bandeira) o que já da um destaque suficiente para evitar o fogo amigo, mas não denuncia tanto como as outras cores.
Outra coisa que acho também.... fogo amigo faz parte! como uma "simulação de combate" todo combate tem fogo amigo!
Lembrem que em umas das ultimas guerras modernas(Golfo) 80% das baixas Americanas foi de fogo amigo!!!!!! inacreditavel!