Fala parceiro!
Precisão não está ligada diretamente ao tamanho do cano, nem a qualidade das bolinhas (claro, as de mais baixa qualidade estão sujeitas á amassados e rebarbas). Eu pesquisei muito sobre isso, e o único fator que reflete com maior peso na precisão é chamado "ball to barrel", ou seja, o diâmetro da bolinha em relação ao diâmetro do cano.
Cada fabricante de cano e bolinha possui um diâmetro levemente diferente, a diferença é de centésimos, porém existe. Para saber se a bolinha é do tamanho ideal para o seu cano, remova o cano do marcador, coloque uma bolinha dentro e:
1) Se ao virar o cano a bolinha rolar livremente por dentro e cair do outro lado, o diâmetro do cano é bem maior - a bolinha irá quicar mais e ar passará á frente dela, causando mais turbulência e perda na precisão. Procure uma bolinha de tamanho um pouco maior.
2) Se a bolinha não atravessar o cano apenas com a força da gravidade, assopre. Se ainda sim ela não passar, o diâmetro dela é grande demais para seu cano. Será necessário mais força para dispará-la - novamente perda na precisão e maior chance de quebra dentro do cano.
3) Se a bolinha não atravessar o cano com a gravidade, mas passar com certa facilidade ao ser soprada - BINGO! Perfeito, você terá o máximo de precisão possível!
Lembrando que a balística das paintballs é PÉSSIMA, você nunca terá uma precisão extraordinária. Se mesmo com a técnica "ball to barrel" a precisão ainda não for satisfatória, você pode optar pelo uso das First Strikes, que praticamente dobram o alcance e precisão em relação ás paintballs "redondas".
Quanto ao tamanho cano, diversos estudos apontam que o melhor desempenho está nos tamanhos entre 8" e 12", e acima de 14" você tem PERDA de precisão devido ao atrito prolongado (por incrível que pareça!).
Claro que existem os fatores "gosto" e "aparência" kkkkk
