1º TORNEIO FPESP - CENÁRIO/RA
RANK PAULISTA DE EQUIPES FEDERADAS
(Jogo Piloto)
1 - APRESENTAÇÃO:
1.1 – O 1º torneio FPESP – Cenário/RA terá uma etapa em 2012 a ser realizada no campo do Delta Paintball no dia 09/12/12, este torneio contará apenas com a participação de jogadores devidamente federados, sejam na FPESP, ou nas demais federações do Brasil.
Observação: O sediador do evento bem como a FPESP, poderão transferir a data do torneio para uma data futura caso haja necessidade, o comunicado será feito com antecedência de pelo menos 10 dias através dos canais oficias.
1.2 – A etapa será realizada no período de um dia, assim, tendo seu início as 07h00min e término por volta das 19h00min.
2 – OBJETIVO:
2.1 – Criar um rank das equipes Federadas do Estado de São Paulo através de um torneio, o critério de classificação será através de pontuação obtida pelos confrontos entre as equipes, neste dia, será apresentada a equipe campeã, bem como a classificação dos demais times. Dessa forma a FPESP vem fomentar o esporte, bem como elevar o nível de seus praticantes e organizadores, assim, gerando uma competição saudável e principalmente mantendo a boa relação entre as equipes.
3 – INSCRIÇÃO/PREMIAÇÃO:
3.1 – Somente participarão os jogadores/equipes que efetuarem sua inscrição de forma antecipada, através de uma ficha padrão por equipe (conforme item 8.8 – Anexo I); não haverá exceções, a ficha será disponibilizada apenas no site do Delta Paintball (Sediador do Evento), desta forma, estará à disposição de todos os interessados.
3.2 – O valor de inscrição por equipe será de R$ 400,00 o valor deverá ser depositado diretamente na conta da empresa sediadora/organizadora, de forma antecipada e conforme os dados abaixo:
Dados Bancários:
BANCO ITAU S/A
AGENCIA: 0253, Cotia - SP
CONTA: 93.988-8
Delta Paintball ME
CNPJ: 09.430.122/0001-92
3.3 – O limite máximo de equipes participantes será de 18 (dezoito), sendo que, cada uma delas poderá ser composta por quantos jogadores o Líder/Capitão da equipe julgar necessário inscrever. Cada equipe entrará jogando apenas com cinco (5) integrantes, sendo que, na falta de algum integrante (caso a equipe tenha inscrito apenas 05 jogadores) não serão aceitas substituições de última hora, pois, havendo tal necessidade a referida troca deverá ser efetuada/comunicada por escrito através de email direcionado a organização do evento com o mínimo de até sete (7) dias antes do jogo.
Observação: O prazo limite para as inscrições esta sendo prorrogado até o dia 30/11/2012.
3.4 – A equipe poderá efetuar quantas trocas/substituições forem necessárias (caso tenha inscrito mais de 05 jogadores), mas apenas serão aceitas antes do início de cada partida.
Observação 1: É vedada a substituição de jogadores durante as partidas, qualquer que seja o imprevisto a equipe finaliza aquele jogo com jogador ou jogadores a menos.
Observação 2: O limite de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrições das equipes; a FPESP divulgará frequentemente a quantidade das vagas em aberto.
3.5 – Serão premiadas as 03 (três) primeiras equipes de acordo com a pontuação obtida na fase final, tendo confirmada até o momento, a quantia de R$ 3.000,00 a ser distribuída em produtos e dinheiro aos colocados.
Observação: A FPESP vem pleiteando junto às empresas voltadas ao esporte, patrocínios significativos ao torneio, desta forma os valores acima poderão ser aumentados, bem como, poderão ocorrer sorteios as demais equipes participantes.
4 – PONTUAÇÃO:
4.1 – A pontuação será registrada para cada equipe em cada partida e serão anotados os pontos de acerto, os pontos de erro e os pontos pelo desempenho em relação ao tempo, ou seja, quanto mais rápido a equipe finalizar o jogo, maior será a bonificação em pontos.
4.2 – A equipe que não tiver seu quadro de competidores completo também poderá competir, mas será penalizada em pontos pelo número de jogadores não participantes, conforme tabela 4.3.
4.3 – A tabela de pontuação é composta da seguinte forma:
DESCRIÇÃO PONTOS
ELIMINAÇÃO DE JOGADOR ADVERSÁRIO + 10
SALDO DE TEMPO EM MINUTOS¹ + 02
MENOR TEMPO DE PISTA POR CHAVE + 05
PENALIZAÇÃO POR FALTA DE INTEGRANTE (INDIVIDUAL)² - 10
MISSÃO CONCLUIDA + 15
COMPETIDOR ABATIDO NA PRÓPRIA EQUIPE - 05
¹ Não serão levados em consideração frações de minuto e nem proporcionalidade.
² A penalização será aplicada em cada partida durante o dia de competição.
4.4 – Para o critério de desempate entre as equipes serão considerado o confronto direto realizado entre elas (na fase de classificação para classificar as equipes e na fase final para determinar a posição final) e na eventualidade de persistir alguma dúvida e/ou empate, será aplicada a média dos tempos obtidos dentro da chave em cada etapa (Classificação ou final).
Observação: No caso da equipe não ter completado um ou mais jogos, o tempo a ser considerado neste caso será o tempo estipulado para o jogo, ou seja, 10 minutos.
5 – COMPETIÇÃO:
5.1 – O local/cenário para esta competição será feito em área demarcada em ambiente semi-confinado, ou seja, serão utilizadas 06 casas desabitadas (Formato CQB) mais as áreas externas das casas.
5.2 – Serão sorteadas/formadas 03 (três) chaves com 06 (seis) equipes, cada equipe jogará com todas as demais dentro de sua chave e através da pontuação serão classificadas do 1º ao 6º lugar.
5.3 – Cada partida/jogo terá a duração máxima de 10 minutos.
5.4 – Os jogos serão alternados entres as equipes e as chaves, deste modo às equipes terão tempo para se reorganizar e se preparar para o próximo jogo.
5.5 – Ao final de todos os jogos nas 03 (três) chaves as 02 (duas) melhores equipes classificadas em cada chave farão a final no mesmo sistema de competição, todos contra todos.
5.6 – O objetivo de cada jogo será único para todas as equipes, ou seja, capturar a sua bandeira no campo adversário e traze-la até sua base dentro do tempo estipulado.
Observação: A estratégia ficará a critério de cada equipe, não há necessidade da eliminação da equipe adversária para vencer o jogo, mas conforme tabela de pontuação, quanto maior o numero de pontos que a equipe conquistar, melhor será a sua classificação no torneio.
6 – REGRAS e CONDIÇÕES:
6.1 – Os participantes deverão utilizar equipamentos destinados à prática da modalidade Cenário e/ou RA, porém, não será obrigatório á utilização do TAC CAP ou Loader tático, a utilização fica a critério de cada jogador e/ou equipe), pois para cada disputa haverá limitação de uso de bolinhas, neste caso estão liberados os equipamentos semiautomáticos, automáticos, eletrônicos, nas versões/modelos: curtos, longos e pistolas.
6.2 – Não serão aceitos equipamentos de Air-soft, apenas Paintball, nos calibres “0.43” e “0.68”.
6.3 – Não serão aceitas bolinhas sólidas ou maciças e powder-ball (Talco), apenas bolinhas de tinta.
6.4 – A quantidade de bolinhas para cada jogador em cada jogo será de 130 unidades.
6.5 – O jogador não deverá carregar seu equipamento com as bolinhas antes da sua entrada para cada jogo, ou seja, o tempo todo o equipamento deverá permanecer descarregado, mesmo os equipamentos que utilizem “magazine ou sistema de pente”, a carga de bolinhas será feita na presença de um fiscal/ranger que verificar o carregamento e certificara da quantidade exata de bolinhas para cada jogo na área de espera/concentração.
Observação: As bolinhas deverão ser transportadas exclusivamente em um único Speed Tube de 130 unidades.
6.6 – Não seram exigidas padronização de vestimentas e uniformes, mas está expressamente proibido o uso de fardas/padrões das forças militares brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), bem como utilização de padrões de uniformes das policias civil e militar.
Observação: Além dos equipamentos obrigatórios de proteção, aconselhamos aos jogadores o uso dos seguintes equipamentos: capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e botas.
6.7 – Liberado o uso de rádios comunicadores e Talk About’s independente do modelo.
6.8 – A pontuação será anotada pelos árbitros e repassada para a mesa diretora que fará a atualização da pontuação das equipes durante toda a competição.
6.9 – Os Rangeres/árbitros possuem a palavra/decisão final para cada ato, ação e situação dentro da área de jogo, ou seja, o que for decidido/determinado será cumprido pelo jogador, caso contrário o jogador estará sujeito ás infrações na tabela de penalização 7.1
6.10 – Toda a equipe de árbitros/rangeres convocada para este torneio é formada por jogadores de Paintball com experiência em torneios oficiais de Speed como CBP, CSP entre outros, além de pessoas selecionadas pela própria Federação, deste modo, não haverá envolvimento e/ou ligações entre os jogadores e equipes com o quadro de árbitros.
6.11 – A medição/Cronagem validará equipamentos com até 250 FPS para as bolinhas de tinta “0.68” e de 370 FPS para as bolinhas de tinta “0.43” (Dependendo do modelo do equipamento), haverá tolerância apenas de 10 FPS a mais.
Observação: Caso algum jogador possua marcador diferenciado que eventualmente em outros torneios e/ou competição apresentam problemas de Cronagem e não se enquadram dentro do limite estabelecido pela FPESP, não será liberada a utilização deste equipamento em hipótese alguma, não haverá exceções.
6.12 – Os equipamentos poderão ter propulsão a CO² ou Ar Comprimido.
6.13 – Serão disponibilizadas sem custo adicional aos competidores ás cargas e recargas de CO² e Ar comprimido, sendo, que as cargas e recargas de ar comprimido terão pressão máxima de 3000 PSI.
6.14 – Uso obrigatório do Barrel Sox ou Barrel Plug.
6.15 – Jogadores alvejados em qualquer parte do corpo, bem como, em seus equipamentos são considerados eliminados, devem se acusar imediatamente e sair da área de jogo sem se comunicar com seus colegas de equipe ou demais presentes na área de jogo.
6.16 – No caso do jogador eliminado estiver utilizando radio comunicador ou outro equipamento de comunicação e for observado pelo ranger, pelo árbitro, ou qualquer outro membro da organização efetuando contato ou insinuando eventual contato pelo equipamento, a equipe será punida de forma imediata com sua eliminação do jogo atual e declarada perdedora.
Observação: Jogador alvejado se retira da área imediatamente sem nenhum tipo de comunicação verbal, simplesmente levanta o equipamento e dirigi-se para a área de Safety Zone/Stand-By.
6.17 – A empresa sediadora do evento disponibilizara uma área específica para as equipes que aguardam sua entrada, ou seja, em Stand-by, local este, onde os competidores poderão ou não ter visão direta para a área de competição.
7 – PENALIZAÇÕES:
7.1 – Poderá ser penalizada a equipe, cujo o(s) jogador(es) não cumpra(m) ou descumpra(m) com as condições abaixo:
DESCRIÇÃO PONTOS
O não uso do “BARREL SOX/BARREL PLUG” em área comum ou safety zone *(a) - 50
O não uso ou retirada da mascara de proteção na área de combate *(a) - 50
Progredir por área não demarcada/autorizada *(a) (ELIMINAÇÃO DO JOGADOR) - 20
Efetuar disparos fora da área de cronografagem ou área de combate *(a) - 100
Jogador identificado com número de bolas além do permitido no check in ou em jogo -30
Desrespeito verbal aos adversários, organizadores e demais presentes no evento *(a) - 20
Desrespeito ou contestação aos árbitros em atuação *(a) - 50
Cronagem acima do permitido pela Organização *(a) -50
Agressão física para qualquer pessoa presente no evento *(b) - 300
Uso de bolas de borracha, talco ou que não sejam de tinta (Paintball) *(b) - 150
Competidor alvejado (Tronco, Membros e Cabeça, ou seja, corpo inteiro), que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) -40
Competidor alvejado em equipamentos, acessórios e Sola das Botas que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) - 10
Ação desleal ou antiesportiva *(b) - 100
Competidor eliminado (morto) se comunicando com seus integrantes de equipe - 20
*(a) Penalidade/pontuação computada por fato observado, podendo ser apontada pelos seguintes grupos individualmente ou em conjunto:
- pelos árbitros,
- por representantes da FPESP e
- por representantes do campo sediador.
*(b) Alem da pontuação computada o competidor será expulso imediatamente do evento, seu ato será levado a observação e julgamento do Tribunal de Ética Desportiva da FPESP e será convocado a dar a devida explicação e/ou apresentar defesa, sendo que o mesmo poderá ter sua inscrição não aceita nas demais etapas deste torneio bem como nos eventos com apoio FPESP, após julgamento do Tribunal.
*(c) Alem da pontuação computada o jogador alvejado será retirado imediatamente da pista de progressão.
Obs: - Respingos de tinta não são considerados tiros, mas sim “splash”.
8 – CONSIDERAÇÕES:
8.1 - Não será permitido o uso de bebidas alcoólicas durante o evento, caso contrário, a equipe será penalizada e o jogador suspenso do torneio.
8.2 – Será proibido o uso de armas de fogo, brancas e/ou explosivos mesmo se o jogador for militar.
8.3 – Liberado o uso de sinalizador de fumaça e granadas de tinta (sem acionamento por explosão).
8.4 – Proibido o uso de qualquer artefato militar, caso contrário, o jogador será suspenso do torneio e a equipe penalizada.
8.5 – O campo sede disponibilizará datas para treino de todas as equipes participantes para conhecimento da área com divulgação prévia.
8.6 – A FPESP manterá a disposição a todos os jogadores federados toda a sua estrutura: socorrista, seguro, espaço FPESP, gerador e compressor com cascata.
8.7 – Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos os contatos devem ser feitos pelo e-mail: contato@fpesp.com.br ou pelo fone: 11 – 4243-8738 de segunda a sexta das 16:00h ás 18:00hs.
8.8 – Ficha de inscrição: Anexo I – Disponibilizada no site do Delta Paintball, segue link:
http://www.deltapaintball.com.br/site/torneios.html
Atenciosamente,
Diretoria de jogos e Eventos